O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de outubro de 2012

As eleições III

. 6 comentários


Portugal, 27 de Outubro de 2012

As eleições já passaram e aquilo que se queria que fossem, eleições no sentido de escolher duas soluções, duas visões distintas, para o clube, afinal acabou por se tornar um referendo em torno da figura do Srº Filipe Vieira. Muito por força do papel da comunicação social, tal como eu já avisara no texto anterior (eleições II) mas também pela inépcia e incompetência da lista B em perceber o que é o Benfica hoje.

Para os que não leram, respigo desse texto: “a proverbial crença dos românticos na tal poção mágica que acham existir, levou-os a agruparem forças e vontades a pouco mais de 20 dias das eleições. Relaxados por incapacidade de perceberem aquilo em que o Benfica se transformou, fruto das alterações empresariais que eles – inocentemente - aprovaram no mandato de Vilarinho, estão condenados ao fracasso, mas ainda não o sabem” e “os românticos, que apoio na base de serem o mal menor, vão ser trucidados eleitoralmente da mesma forma que foi Vale e Azevedo, que eles na altura, como guardiões do templo, tanto combateram. Vão ser trucidados com a manipulação que a comunicação social tem feito das actividades, posições, programas ou não programas, de uns e de outros”.

Dito isto, devo corrigir. Os românticos da lista B não anunciaram a candidatura às “eleições” pouco mais de 20 dias das mesmas, mas sim dia 11 de Outubro, ou seja, a 15 dias do acto! Nem no clube aqui da terra, que está na 2ª divisão B, tal situação acontece! Mas acontece no nosso glorioso Benfica...

Por outro lado, não foi só a comunicação social a responsável por um resultado tão baixo e preocupante, como o obtido pela lista B, que na inversa proporcionou a Vieira mais uma aprovação referendária de 83%! Preocupante porque a votação não espelhou a qualidade do(s) mandato(s) de Vieira! 

Os sócios do Benfica não perceberam que votando Vieira estavam a aprovar os 2 títulos de campeões em 11 anos da sua gestão, estavam a aprovar os 232 milhões de dividas à Banca, estavam a aprovar os contratos ruinosos com a Olivedesportos celebrados em 2003 por 8 milhões por época para 12 anos, estavam a aprovar a politica de relacionamento do Benfica com os órgãos federativos e Liga de Clubes que tanta humilhação têm trazido ao Clube/SAD, estavam a aprovar o trajecto governativo de uma pessoa que mente para beneficio da sua imagem de líder?

Pois parece que não perceberam. Isto é: a comunicação social não os deixou perceber. Rangel também não soube contrariar a vantagem que Vieira trazia de 11 anos de boa comunicação social. Para cúmulo, ainda avaliou o mandato de Vieira à frente do Benfica com um 14 de zero a 20! Os românticos são mesmo assim. Eu chamo-lhe “burrice”, eles chamarão “benfiquismo”...

O que Rangel tinha de contrariar era mais ou menos simples: aos que lhe lembravam a obra feita por Vieira, deveria contestar com a obra que poderia ter sido feita com tão gigantesco endividamento do clube/SAD. Aos que lhe acenavam com o que ainda falta fazer a Vieira, deveria ter respondido com o que falta pagar do que Vieira já fez. Para além claro, de explanar o seu projecto.

Ora nada disso aconteceu e Rangel foi trucidado, confesso com números mais pesados, 13%, do que os que previ (entre 25 a 30%). Perdeu ele, a sua lista e o Benfica. O Benfica precisava de uma Direcção que se sentisse politicamente fiscalizada pela oposição. Ora 13% é para continuar tudo como até aqui.

E para começar mesmo “bem”, o mesmo Vieira que afirmou ao canal BOLA TV que no próximo quadriénio pretendia ganhar 3 títulos de campeão nacional, estar numa final europeia e ganhar 50 títulos nas modalidades, não é que pediu à lista derrotada que se tivesse o segredo para ganhar o campeonato, que lho mostrasse. Esperem aí. A lista B não foi derrotada porque os sócios não confiaram nela? Não era o contrário que devíamos esperar, isto é, que fosse o Sr.º Vieira a explicar o que vai fazer para ganhar os 3 campeonatos?

Ah, claro, percebe-se: não há fórmula nenhuma! Simplesmente ele sabe que quem ganhou as eleições foi a sua imagem. Não as suas ideias. Foi a imagem alicerçada em anos de boa comunicação social, de analistas pouco ou nada incómodos ou assertivos, que criaram a ideia que ele é o homem certo no lugar certo. Não foi a qualidade do seu trabalho, os títulos de campeão no futebol, o rigor da gestão, a transparência da sua estratégia...

O povo benfiquista votou. Condicionado, mas votou. A democracia é assim. E por ser assim é que me recuso a ser sócio deste presidente. Já tinha decidido, esperei pelo milagre, mas não deu. Os 83% dos sócios que o referendaram e validaram 11 anos de mediocridade desportiva e obras que comprometem o futuro do clube/SAD, pois continuem a pagar pois sentem-se bem. Façam lá esta democracia com o dinheiro deles, com o meu não....
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Os grandes benfiquistas fazem como vc.
    Força.


    Esmeralda marques
    socia de Aljustrel

    ResponderEliminar
  2. Como portista, embora nao goste da pessoa Vieira, agradou-me a sua vitoria. Alias se estiveram c atencao, houve varios apoios de gente ligada ao Porto e Sporting. em equipa que ganha nao se mexe.
    Infelizmente para o Benfica, os adeptos que conseguem ver e pensar por si proprios, nao sao muitos (assim como no Porto nao se preocupem), por isso, para quem gosta do Benfica e tem um QI mais alto que a norma, resta-lhes lutar contra moinhos de vento, tal D Quixote. Mas para quem esta por fora, deixem-me dizer que este senhor so vai sair quando quiser (e nao me parece que seja para breve) ou se puser o pe em ramo verde como o Vale e Azevedo. Honestamente, so espero que nao vos aconteca o mesmo que o Sporting.

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. justiceiro30/10/12 18:43

      P.Carneiro vai enganar outros para outros lado, portista tu não és!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Estás enganado e com este comentário é o teu QI que fica abaixo dos 90.

      Se fores ver os nomes da lista de apoiantes de LFV verás que são muitas as personalidades deste país que lá estão! Se alguns devem o seu nome ao que deram ao clube, a maior parte é pelo "mérito" que atingiu na sua actividade profissional!

      E com o teu clube então é que o teu QI vai parar ao de qualquer animal (sem menosprezo para estes)! Ainda ontem ouvi (quase nada porque o asco que sinto faz-me mudar imediatamente de canal), que o presidente da Comissão Europeia veio à feira da distribuição dos prémios da fruta que o teu clube faz anualmente! E a feira devia estar cheia de gente que se acha com QI elevado. Mas o que importa é a qualidade da fruta...

      Isto do QI não se mede pelos anos que se anda na faculdade... E a verdade só importa quando nos dá jeito!!

      Eliminar
  3. I Have a Name Boy30/10/12 15:17

    É, os burros que votaram na Lista A não perceberam nada disso. Ainda bem que existe o EAGLE01 para nos esclarecer. Já me sinto um bocadinho menos burro só por ler o seu texto.

    Mas pensando bem, e relendo o seu último parágrafo, acho que não devo seguir a opinião, mesmo que iluminada pela verdade divina, de alguém que coloca o ódio a um qualquer presidente à frente do amor pelo clube.

    ResponderEliminar
  4. fds cambada de que tem uma obcesao por lfv, lfv nao tem o direito de usar o boxistas do clube pa batar nos soçios mesmo que nao estajam de acordo,ouve mulheres agradidas que nada tiveram haver com os petardos que teem a dizer disso?o slb ta aser tranformado num fcp,e mais todos os que foram na cantiga da olivedesportos falir sem o Benfica nao precebem nada de nada so temos os jogos em casa,e fora?e para as taças(champions,liga,portugal) como é?mas pronto, somos poucos mas farei o possivel pa salvar o benfica das maoes do tirano do lfv que alem de cobarde e um aldrabam e pior ainda e amigo de pinto da costa e reinaldo telles,lfv so conseguiu uma coisa que e benfiquistas andarem as turras isso ele conseguiu,vieristas vs minotia que pensa de outra maneira, mas com vale e azevedo foi a mesma coisa e depois nao votei nesse eu nao, cambada que nao abrem os olhos, e se lfv defendese a verdade desportiva jamais apoiaria fernando gomes para a federaçao ex membro do fcp,

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking