O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Refundação da Benfica TV

. 45 comentários
Foi com grande regozijo que todos assistimos à fundação da Benfica TV.

Depois de anos a assistir ao fraco jornalismo com que a TV portuguesa brindava os benfiquistas, o lançamento de um canal próprio deixou os benfiquistas com uma sensação de libertação de um universo bafio, condicionado, tendencioso e que por vezes escolhia o Benfica para alvo de ataques cobardes, com o propósito de favorecer a imagem do FCP.

O lançamento da Benfica TV foi também, aliado a um campanha publicitária bem montada com os Gato Fedorento, a grande chave do sucesso do MEO, que entrava num mercado dominado à muito pela ZON.
Isto comprovou que a Marca Benfica não tem paralelo em Portugal. E que é um dos maiores patrimónios do nosso centenário clube.

O programa 'Vitórias e Património' demonstra claramente a importância vital da Marca Benfica num caminho de liberdade e verdade que o desporto português durante muito tempo seguiu.

No entanto, após um período inicial de grande fulgor, em que a sensação de 'novidade' imperava, a BTV não soube manter esse crescendo.

O ajustamento da grelha de programação, sem tentar ser mais que um canal de um clube, eliminando alguns programas incómodos como o 'Em Defesa do Benfica', ou a eliminação de um painel de análise após um deles ter desejado que um porco fosse para o céu.

De facto, a BTV seguiu um caminho que pareceu demasiado próxima da direcção e demasiado distante dos reais anseios do benfiquista comum.
São comuns os comentários de benfiquistas que deixaram de acompanhar o canal do nosso clube.

A quase inexistente cobertura da campanha para as eleições do Benfica apenas comprovou que a BTV está longe de ser o canal de todos os benfiquistas. 
Pelo menos no canal do clube, os benfiquistas esperavam ser esclarecidos quanto às listas e programas que se apresentavam. 
Podemos reclamar quando os outros canais censuram notícias incómodas para o adversário quando a BTV censurou toda uma campanha eleitoral de ambos os candidatos?

Por isso, e em virtude da decisão histórica que é a passagem dos jogos do clube para a BTV, é essencial a refundação da BTV, quanto à sua grelha e critérios de atuação.

Mais programas de debate aberto, incluindo convidados permanentes de outros clubes, estimulando assim a discussão sem os tabus de jornalistas avençados.

Um programa de análise completa da jornada, exigindo que como canal desportivo que é, receba também os restantes resumos da jornada para serem esmiuçados.

Programas que investiguem o que se passa no futebol português e que denunciem os compadrios e influências nefastas para a verdade desportiva.

Mais programas que descentralizem a BTV, que dêem voz aos benfiquistas que estão longe do estádio, mas perto do clube com o coração. Que não sejam apenas inaugurações de Casas do Benfica ou visitas a estabelecimentos de benfiquistas.

A vocação da Benfica TV não é só ser uma voz límpida dos benfiquistas. 

É ser aquilo que os chamados canais 'independentes' não conseguem ser.  

Uma voz liderante na luta por um futebol português livre da ferrugem corrupta que o tem corroído.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. A BTV não pode e não deve ser utilizada como arma de arremesso de uns benfiquistas contra outros, ou como veículo para promover a discórdia entre benfiquistas.

    Deve ser um canal de comunicação do clube para todos os seus adeptos.

    Goste-se mais ou menos da grelha, o importante é defender e dignificar o clube, a sua historia e as suas conquistas, diariamente.
    E a Benfica TV fá-lo muito bem!

    A Btv é para mim um orgulho e um iniciativa bem sucedida.

    Parabéns, Benfica TV!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então para ti a Benfica TV está perfeita?! È que a maior parte dos Benfiquistas (e esquece lá as eleições) não se revê na mesma alguns deles, se é onde queres chegar, amam o Vieira...neste assunto estás de má fé!

      Eliminar
    2. Com Pargais Colaços e Pedros Guerras também se faz essa defesa do clube?

      Eliminar
    3. Leste o meu texto todo? Elogiei a BTV, em muitos aspectos.

      Mas a situação actual é muito fraca.

      Eliminar
  2. Vamos com calma caro Shadows, então e o JEM???
    Está lá para quê?
    Já se me chegou aos ouvidos de que na BTV, a revolução vai ser de alto a baixo e também sei que anda por lá muito "boa" gente a quem já foi enviada a guia de marcha.
    É uma questão de dias e as coisas vão começar a saber-se.
    Que aquilo precisa de uma vassourada, para depois poder haver muito mais profissionalismo, ninguém tem a mais pequena duvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espírto santo de orelha é muito rápido, lá isso é!

      Estou a ver a Btv preocupa mesmo muita gente e não só o Aguiar!

      Um quer refundação outro acha que precisa de vassourada.

      Talvez porque seja verdadeiramente do Benfica e dos benfiquistas, talvez agora a Btv precise de se mais profissionalismo...

      Mais uma vez é ilucidativa a "preocupação" relativamente aos direitos televisivos e à importância actual da Btv!

      A Btv preocupa mesmo muita gente e não só o Aguiar!
      Quantos compadres aziados do Aguiar estarão por aí?




      Eliminar
  3. Sandra Benfiquista30/10/12 12:04

    Shadowns

    Para mim a BTV é motivo de orgulho!

    Não concordo com o termo refundação, penso que o termo ajustamento é o mais correcto.

    Aqui na grande porto é ao contrário, pelos benfiquistas que eu conheço são cada vez mais aqueles que vêem a Benfica TV!

    O programa Em Defesa do Benfica era dos meus preferidos e foi pena ter acabado, além do alinhamento fazer jus ao nome do programa, a informação que daí obtínhamos era enriquecedora.

    Também não concordo com a ideia de convidados de outros clubes, nem me passa pela cabeça tal coisa!

    Por falares em casas do Benfica, o Benfica deveria apoiar e financiar uma casa do Benfica no Porto, que dignificasse o clube e os benfiquistas tripeiros!

    A primeira casa do Benfica nasceu na cidade do Porto! Embora compreendendo as grandes dificuldades desta casa… por todos os motivos e mais alguns, o Benfica deveria ter uma casa à altura do clube, que fosse uma referência, com um projecto, noutro local bem escolhido e com grande visibilidade, com outra direcção…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, ora aí está um motivo para um email teu ao presidente do clube!
      Também concordo que numa cidade com tantos benfiquistas, o clube precisa de uma Casa à altura!

      Eliminar
  4. I Have a Name Boy30/10/12 12:36

    "No entanto, após um período inicial de grande fulgor, em que a sensação de 'novidade' imperava, a BTV não soube manter esse crescendo."

    Você gosta muito de falar de cátedra, não gosta?
    Fala com uns amigos, chega ás conclusões que lhe dão jeito, e depois apresenta para aqui umas ideias completamente desfazadas da realidade como se de verdades absolutas se tratassem.

    Só que contra o seu argumentário existe uma coisa chata a que se chama VERDADE. A verdade baseia-se em números concretos, o os números são estes:

    2011 - Share de 0,1% correspondente a 1100 espectadores diários.

    2012 - Share de 0,2% correspondente a 2800 espectadores diários.

    Um crescimento de 155%.

    Informe-se antes de falar

    Mais, a Benfica TV não pode tomar partido em eleições do clube. Não pode, e tem que demonstrar completa isenção nesta matéria.
    A única forma de o fazer é pura e simplesmente não fazer qualquer tipo de cobertura dos processos eleitorais.
    Se mesmo assim já é acusada por si de estar ao serviço desta direcção, só posso calcular o que diria se a postura da direcção do canal tivesse sido outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem vale a pena debater contigo, porque não tens qualquer interesse em reflectir sobre como melhorar.

      E nem sabes ler, pois eu falei nas 2 listas.

      A tua desculpa do share mostra como estás pouco preocupado em escutar a opinião dos benfiquistas.
      Sabes o que é um sinal de grandeza? Saber ver onde se pode melhorar.

      Eliminar
    2. I Have a Name Boy30/10/12 20:15

      "De facto, a BTV seguiu um caminho que pareceu demasiado próxima da direcção e demasiado distante dos reais anseios do benfiquista comum."

      Sim, sim, falas-te das duas listas, hum hum.

      A "desculpa" do Share também é engraçada. Quando as verdades passam a ser "desculpas", está tudo dito.

      Por fim, eu não dou conselhos sobre um assunto que nada percebo a profissionais extremamente competentes que conseguem apresentar resultados fabulosos, como aumentar as audiências do canal em 155% de um ano para o outro. A isto nem se chama ser humilde, chama-se mesmo não me armar em parvo.

      Lê o tópico do VERMELHUSCO e vê lá se aprendes alguma coisinha.
      Pela minha parte dou-te razão onde a tens, não vale a pena debateres comigo.

      Eliminar
    3. Eu se tiver 1 euro e se me derem outro fico com 2 euros. Dupliquei as minhas posses. Mas é assinalável?
      Percebes a questão do share? É muito pouco para a dimensão do Benfica. Daí ser uma desculpa para um aparente sucesso inexistente.

      Eliminar
    4. I Have a Name Boy30/10/12 21:01

      Percebo mas pouco. Com que bases é que você diz que 2800 espectadores é muito ou pouco?
      O que eu sei é que a benfica TV só está disponivel num operador de cabo, a MEO.
      A partir daqui não sei nada.
      Não sei quantos portugueses têm o serviço MEO.
      Não conheço estudos que me permitam saber se os Benfiquistas que têm MEO preferem ver as telenovelas ou a Benfica TV quando não está a transmitir jogos de futebol do Benfica.
      Não sei qual o Share dos restantes canais do Meo.
      Basicamente não sei nada.
      Se você sabe agradeço honestamente que me informe sobre a matéria.
      Se não sabe, volto a dizer que manda a prudência que não se fale daquilo que não se sabe.

      Eliminar
    5. Boy, o número de clientes MEO penso andarem no milhão e duzentos mil.

      Um clube com 250 mil sócios, com mais de 5 milhões de adeptos ou simpatizantes, nem no dia das eleições do clube conseguiu que o seu canal entrasse no top 15 do Cabo.

      Por exemplo, nesse dia o canal TVI Secret Story teve um share de 1.2% correspondendo a 22400 indivíduos. Se achas que os benfiquistas se interessam menos pela tv do clube que por um programa como este...

      Acho fantástico que alguém que não sabe nada, vir questionar tanta coisa.
      Pesquisa antes de vires largar tantas postas de pescada.

      Eliminar
    6. I Have a Name Boy30/10/12 22:42

      Acho fantástico que consiga comparar um programa de um canal generalista com um canal temático de cabo.
      É que se vê logo o que percebe do assunto.
      Essa do pesquisa antes de falar então é fantástica.
      Nem a noção do ridículo tem, pois não?
      Sabe que mais? Boa noite.

      Eliminar
    7. Boy, a tua ignorância e anormalidade é que roça a estupidez.
      Comparei UM CANAL EXCLUSIVO DO MEO, O CANAL SECRET STORY!
      Percebeste agora?

      BENFICA TV, EXCLUSIVO MEO, COM CANAL SECRET STORY, EXCLUSIVO MEO.
      Em dia de eleições no Benfica.
      Já lá chegaste ou precisas de um esquema??

      Eliminar
    8. I Have a Name Boy31/10/12 08:41

      Sou, sou mesmo muito estúpido para entrar em discuções com um puto que começa por afirmar que a Benfica TV estava estagnada e inclusivé a perder espectadores, e como puto arrogante que é, em vez de admitir que falou do que não sabe como faria um homem, começou a andar ás voltas até acabar num canal que eu felizmente nem me lembrava existir.

      "Mas não te iludas: quem insistir no palavrão e achar que um comentário construtivo é só vir chamar nomes, está muito enganado se recebe eco neste blogue."

      Esta é mais uma pérola. Vai-se banir?

      E agora tenho que ir. Vou comparar o meu televisor com o carro do meu vizinho.

      Eliminar
    9. Boy,
      Está à vista quem estava a falar sem fazer a mínima ideia do que estava a dizer. Afinal, tanto sabias sobre audiências...sabes é zero!
      Além de ignorante, mereces bem o resto da frase com te que caracterizei.
      E quem escreve a palavra 'discuções', realmente não merece troco.

      Eliminar
  5. Bem eu também estou de acordo que o canal já esteve melhor,e dava mais gozo assistir a alguns programas mesmo altamente facciosos.

    Agora vejo uma cambada de "cordeiros" a "pastar" ao apito do dono ou miúdos a estagiar quase, o sonho esfumou-se muito rápido é pena.

    Já agora sem desrespeito aos comentadores de jogo os quais não venho qualidade (ainda)para rivalizar de outros canais ou rádios, como se chamava a pessoa que relatava os jogos quando a BTV abriu ? Esse eu até gostava de ouvir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Carlos Soares, um jornalista com anos de futebol.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A BTV não tem que andar a reboque de ninguém. O Benfica é demasiado grande para simplesmente imitar.

      Uma árvore de custos enorme só para dar uns jogos de modalidades e dos putos é pouco. A BTV tem que ser muito mais.

      Eliminar
  7.  que foram na cantiga da olivedesportos falir sem o Benfica nao precebem nada de nada so temos os jogos em casa,e fora?e para as taças(champions,liga,portugal) como é?mas pronto, somos poucos mas farei o possivel pa salvar o benfica das maoes do tirano do lfv que alem de cobarde e um aldrabam e pior ainda e amigo de pinto da costa e reinaldo telles,lfv so conseguiu uma coisa que e benfiquistas andarem as turras isso ele conseguiu,vieristas vs minotia que pensa de outra maneira, mas com vale e azevedo foi a mesma coisa e depois nao votei nesse eu nao, cambada que nao abrem os olhos, e se lfv defendese a verdade desportiva jamais apoiaria fernando gomes para a federaçao ex membro do fcp,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um tema muito sensível, e que se costumas ler o NGB, sabes que subscrevo a tua opinião.

      Eliminar
  8. SuperAguia,

    A Benfica TV pode ser alem de um canal que fala do nosso clube, uma forma de mostrar a todos como se fazer uma analise de uma jornada por exemplo sem os angulos manhosos, sem as analises a arbitragens no minimo estranhas, mas sim de uma forma positiva, porque um penalti correctamente assinalado contra o benfica é-o ponto final.
    Adorava ter jornalismo isento em Portugal, e ser na Benfica TV seria uma bofetada de luva brnaca a tanta gente....
    Utópico? não tanto se vamos ter as pessoas de qualidade...

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres o quê? Highlights nos teus comentários?
      Já disse e torno a dizer: comentários que faltem ao respeito, ou comentários de malcriados que nos seus blogues usem do pior asneiredo para insultar o NGB e os seus escribas, não entram.

      Embora discordemos várias vezes, e tu sofreres do complexo do Calimero, não há cortes nos teus comentários. Quer por mim, quer por outro qualquer.
      Mas não te iludas: quem insistir no palavrão e achar que um comentário construtivo é só vir chamar nomes, está muito enganado se recebe eco neste blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Pena que em tantos comentários que fazes, quase nunca dês um contributo para o que se está a discutir. É sempre só para criticar os pontos de vista dos outros.
      Mas contribuir para a discussão, está escasso.

      Como vês neste teu último comentário, só te interessa vir desmascarar o mauzão do Shadows, esse anti-cristo.

      Eliminar
    4. Shadows,
      babo-te a paciência..

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. Se fosse sócio do MAIOR votaria em branco, mas...

      ...vendo portistas a dizer que ficaram contentes com a vitória do LFV com ironia (J.G.Aguiares e seus pares), acho que eles até nem estarão tão contentes como querem fazer parecer...

      Espero sinceramente que o LFV lhes dê razões para ficarem aziados...

      Eliminar
    7. Embora não o perceba, confesso que admiro o Pedro Carneiro.

      O que te leva a vir a 1 blog do MAIOR lançar as tuas "postas de pescada"?

      Não haverá aí 1 benfiquista "recalcado" em potência?

      Eliminar
    8. MC, assim como tantos outros devem ter, eu também tenho esses canais e vejo o tipo de programação.
      E isso deve querer dizer o quê?
      Que devemos simplesmente copiar e não inovar? Ou procurar alargar o alcance da BTV, tornando-a no que nunca um canal de um clube conseguiu ser?
      Ambição, meu caro.

      Eliminar
  10. loool MC
    sim.. claro que é gabo-te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Master...não tenho eu filhos para andar a aturar os filhos dos outros!! loool

      Eliminar
    3. o MC é fixe! 'babo-lhe' a perfeição! loool

      Eliminar
  11. http://www.thefirstrow.eu/watch/149790/3/watch-reading-fc-vs-arsenal.html

    Reading vs Arsenal
    já está no fim, mas porra! vale a pena rever! grande jogo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4-4 prolongamento
      5-7 final

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Da minha idade...? De certeza? Olhe que não! Olhe que não!!!!

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    5. aqui não avisas nada!

      Eliminar
  12. Só para informar que a Benfica TV não é exclusivo da MEO, eu tenho Clix da Optimus e eles têm a Benfica TV na grelha de canais há uns bons anos quase desde a inauguração, eu não gosto da Benfica TV, mas são gostos, acho que não prestam um bom serviço ao clube

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking