O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A ERC e a BenficaTV. Possível?

. 15 comentários

Confesso que fiquei muitíssimo agradado com o anúncio de Luis Filipe Vieira sobre o abandono da Olivedesportos. Como sabem, muitas vezes escrevi que o Presidente tinha a possibilidade de "fazer história" no SLBenfica e no futebol português caso optasse por esta via.

Não vou agora voltar a este tema. Todos sabem da grande importância desta medida, e Luis Filipe Vieira também o saberá, senão não teria "usado o trunfo". Sobre esta parte, bem sei que a porta do gabinente do Presidente está sempre aberta e que ele lá está 16h por dia, pelo que talvez fosse uma boa ideia fechar a porta para se concentrar por minutos para me responder às duvidas que lhe deixei no tópico: 3 + 1 + 50 e Rangel.

Mas adiante. O que tenho reflectido sobre este tema tem-me apontado dois caminhos:

1. A necessidade de refazer completamente a BenficaTV, colocando fim a uma grelha de programas paupérrima e, acima de tudo, a uma perspectiva "lambe-botista" fomentada pelo Pedro Guerra


» Esta parte parece-me bastante simples e não vejo José Eduardo Moniz com grandes preocupações em o fazer, mesmo que para tal venha a recorrer a reforços de peso - ex-TVIs quem sabe.

2. A ERC. O SLBenfica tem 50,01% da BenficaTV e a SAD tem 49,99%. Eu não tenho conhecimentos sobre a temática que me permitiam avaliar se a questão dos direitos televisivos não terá aqui algumas questões a ter em conta nomeadamente ao nível dos deveres da BenficaTV perante as regras deontológicas da ERC para a Comunicação e Audivisual - desconheço.

Algumas salvaguardas que gostaria de perceber:

a) Quem fica detentor dos direitos televisivos quando acabar o contrato? O SLBenfica ou a SAD?
b) O detentor dos direitos em que regime os cede a uma 3a entidade, no caso a BenficaTV?
c) A que tipo de regulação fica o SLBenfica sujeito caso detenha os seus direitos, nomeadamente em matéria de cedência de imagens?

São apenas algumas dúvidas (de outras) que podem, ou não (como desejo) colocar em causa os direitos televisivos na BenficaTV.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Pelo que já me informei, a transmissão via BTV não é assim tão simples. Os direitos pelo que sei, são da Benfica SAD e para os transmitir na BTV tem de os vender à BTV pois são empresas diferentes. E pelos vistos ao fazer esta venda, o Benfica fica sempre sujeito que a Olivedesportos iguale a proposta.

    Questões que se colocam:

    Onde é que a BTV vai arranjar cerca de 25M para comprar os direitos à SAD?

    É que o valor nunca pode ser inferir ao que foi recusado pelo Benfica, em Maio se não me engano...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu raciocínio é precisamente o meu.

      Veremos se nao houve uma promessa vazia

      Eliminar
  2. Não sendo um expert na matéria e sem tempo de ir ao site da ERC,

    a) Creio que Benfica Futebol SAD
    b) Cedência integral, por vários meios, TV, Net etc contra o pagamento de xxx €
    c) 3 minutos segundo os direitos à Comunicação Social

    ResponderEliminar
  3. O Vice RGS, sempre defendeu a não renegociação do Benfica com a Olivesdesportos, e todos nós Benfiquistas concordaremos com essa atitude, apesar de RGS na SIC acordar e mal questões do foro interno da Admnistração do SL e Benfica.

    Agora noutro contexto, tenho lido e ouvido que o Vice RGS irá deixar de ser Vice-Presidente do Benfica, e quais as razões? O Benfica pretendia que ele deixasse o painel de comentadores na SIC "Dia Seguinte", programa esse onde esse Vice não consegue defender o Benfica, antes pelo contrário, só nos envergonha a nós e ao nosso Benfica, mas como escrevia, esta nova Admnistração pretendia a saída de RGS da SIC, este como não aceitou, sairá do Benfica, e continuará (infelizmente na SIC).

    Sem duvidar do Benfiquismo de RGS, o próprio revelava o seu altruísmo para com o Benfica, afirmando que nada ganhava no Benfica. Bom, mas não será isso que acontece, afinal, prefere continuar a envergonhar os Benfiquistas e o Benfica, no "Dia Seguinte", em troca de 5 a 6 mil € mensais que a SIC lhe paga, em troca de ser Vice do nosso Clube, então qual o altruísmo que Rui Gomes da Silva tem para com o Benfica? Prefere o cachet da SIC, a ser Vice do SL Benfica? Ou haverá outras razões? Moniz irá talvez ofuscar RGS? E RGS gosta sim de protagonismo?

    Quem me souber responder a estas perguntas, agradeço!

    VIVA O BENFICA!

    José Vinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de tudo o que RGS ja fez e deu o corpo as balas pelo Benfica, considero o teu comentário injusto.

      Mas como ja vi fazes juízos de valor sem conheceres os factos...

      Nota: ele nao vai deixar de ser Vice, mas sim administrador da SAD

      A pergunta que devias fazer é porque raio vai o Moniz ser administrador da SAD se a BenficaTV onde ele pode ser útil é acima de tudo... Do clube?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. A benfica tv já explora direitos televisivos, nomeadamente da equipa B, formação e modalidades. Por isso não vejo nada que impeça. A minha dúvida centra-se também em como será feita a cedência devido a cláusula de preferência.

    ResponderEliminar
  5. Não percebo. Andaram que tempos a protestar com o Vieira porque o Benfica tinha de deixar a Olivedesportos, que tinha de ser a BenficaTV a transmitir os jogos. Agora: ai que não pode ser, que o Benfica tem de transmitir os jogos e só a Olivedesportos dá condições para isso. Antes: há mas a Olivedesportos não são isentos, é melhor perder o dinheiro mas ter boas transmissoes. Agora: que se lixe a não isenção da Olivedesporto, a Benfica TV é só Vieiristas, mais vale recebermos o dinheiro para abater o passivo. Entendam-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, leste tudo ou leste na diagonal?

      A questão que se coloca aqui é principalmente jurídica. E no que pode a Olivedesportos lucrar caso o embróglio não seja bem conduzido.

      Se o estudo que LFV tem na mão, e que concerteza analisou estes temas, fosse público, todos perceberíamos o que está ou não em causa.

      Eliminar
  6. Continua-se a bater na tecla da cláusula de preferência da olivedesportos. Uma mentira dita por Vieira perpetuada pelos benfiquistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos têm afirmado a existência dessa claúsula. O que sabes tu que o resto do povão desconhece?

      Eliminar
  7. "embróglio"? É "imbróglio"

    ResponderEliminar
  8. Não sou benfiquista, no entanto o que a Oliverdesportos tinha era o pacote de direitos de transmissão e direitos de imagem. Por ai sim o benfica poderá ganhar pois joga 15 em casa com direitos televisivos e de imagem e 15 fora onde ainda detem os direitos de imagem. Isso é bom pois o negócio que iria ter com a BTV incluiria apenas os direitos dos jogos em casa (transmissão e imagem) mas não inclui os direitos de imagem fora que tb interessam à sporttv.

    Resultado: se a oliverdesportos adquirir ja tiver mais de 70-80% dos direitos da liga isto só pode correr mal para o benfica. Caso exista uma centralização aí ja falamos de outra maneira pois o benfica para transmitir os jogos em casa teria de adquirir os direitos de imagem desse jogo das equipas envolvidas e que nocaso de pertencerem à oliver seria complicado. Há ainda casos como os do Porto que sai prejudicado com a centralização dos direitos mas que parece ter daquelas clausulas giras em que os direitos de imagem podem ser readquiridos mediante o pagamento de uma clausula baixa jogo a jogo se a oliverdesportos nao assegurar os direitos de transmissão.

    Quanto ao resto não tenho a certeza mas acho que a opção de preferencia ficaria sem efeito pois os negócios com a oliver e com a BTV não tem os mesmos moldes.

    ResponderEliminar
  9. Eu já o disse, não acredito que a Benfica TV, venha a transmitir os jogos do Benfica, apenas em casa, e nem acredito que faça mais dinheiro do que aquele que lhe oferece a SportTV.
    A situação economica não favorece as pretenções do Benfica, quer seja pela SportTv quer seja pela Benfica TV, ninguem dará balurdios pela transmissão de jogos e não me parece que algum canal estrangeiro pague por jogos do Benfica, se jogassemos noutra liga, ai talvez, e mesmo assim os proximos largos anos serão de contenção a todos os niveis, projectos megalomanos é para esquecer.
    Grandes clubes da europa tambem têm uma televisão do clube, mas nenhum transmite os jogos do proprio clube, por alguma razão será, e os clubes de que falo, quer queiramos quer não são clubes maiores que o Benfica, com muito mais mercado, seja interno seja externo e em mercados onde o Benfica não tem expressão nenhuma, ou seja estou a falar do Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Milão, apesar destes estarem mal actualmente, etc
    Para mim foi uma medida eleitoralista, apenas e só isso, porque as pessoas gostaram de ouvir que os jogos não iam dar na sporttv, mas os jogos fora continuaram a dar.
    Acho que o Benfica deve ser humilde, não ter a mania que é o supra-sumo, porque o tempo não está para essas manias, pois o Benfica deixou de ser um clube do povo há quase 20 anos, e deu-se mal com isso, não gostei que o clube se transforma-se numa fogueira de vaidades, as elites não fazem parte do adn do clube, apesar de sermos o maior clube portugues, não somos nem de perto um clube muito titulado vai para 20 anos, primeiro temos que ganhar regularmente e só depois podemos exigir mais, claro que devemos defender que temos uma quota de mercado interna maior que os outros, logo teremos que receber mais que os outros, podiam incluir uma alteração na hora dos jogos, para mim apesar de não ir frequentar o estadio, deviam ser todos à tarde, mas pouco mais podemos exigir.
    Em função da clausula que existe entre o Porto e a Sporttv, eles receberem 80% do que recebe o Benfica, o ideal era os jogos do Benfica darem apenas num só canal RTP, SIC ou TVI, e inviabilizaria essa clausula, mas não nos podemos esquecer que apenas implica os jogos em casa, o ideal era o pacote dos jogos do Benfica em casa e fora, mas não me parece possivel isso e não sei o que acontece se a Sporttv cobrir a oferta, no caso da Benfica TV? se o Benfica for para a frente com essa opção, e depois ainda existem questões legais.
    Portanto o melhor é aguardar mais informação

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking