O Witsel e o Javi já foram e sendo assim, como este post não fala de direcções, nem de “a favor disto” ou “contra aquilo”, então comentários a esse respeito, por favor, encaixem nos posts anteriores onde acharem mais apropriado. Agradecido.
Embora perceba pouco de táctica e seja um mero treinador de bancada, o facto de comprar bilhete, implicitamente me dá o direito de poder dar palpites como toda a gente faz.
Tenho lido bastante analistas de futebol (alguns apenas pseudo analistas) e têm tentado dar a sua ideia de como JJ poderia construir a sua equipa.
Tendo ao nosso serviço, médios como:
Equipa A: Matic, Enzo, Salvio, Gaitan, Ola John, Nolito, Carlos Martin, Aimar, Bruno César
Equipa B: André Almeida, Miguel Rosa, André Gomes, Leandro Pimenta e Ruben Pinto
Com os jogadores que temos, e certos de que temos um bom ataque, como conseguiríamos construir uma defesa sólida e com capacidade de transição de jogo para lançar o ataque? Qual a melhor táctica? 4-4-2 em losango (teremos alguém com a capacidade do Ramires de fechar aquando da defesa?), 4-4-2 standard com 2 medio defensivos? 4-2-3-1 com um só avançado? Apostamos no 4-3-3?
Quem encaixaria no sistema que vão escolher?
Vamos ser apaixonados por futebol e dar o nosso palpite do que deveria/poderia ser a formação do nosso Benfica até ao fim da época (ou Janeiro se algo correr mal).
Neste post, cada um pode dar a sua opinião, só não vale entradas por trás, a não ser que se identifique com cédula profissional de treinador, e mesmo assim, o objectivo é uma troca de ideias e não um ataque uns aos outros.
Adenda: Para quem nao conhece, está aqui uma análise à equipa B
Adenda: Para quem nao conhece, está aqui uma análise à equipa B
A questão é perceber o que Enzo consegue dar fechando um pouco mais o meio campo. Temos que optar, claramente, por um 433 ou 4231 pq precisamos de "fechar" o meio campo e com estas mexidas ainda mais precisamos pois somos demasiado vulneráveis no centro.
ResponderEliminarQuem não tem cão caça com rato a solução poderá ser qqr coisa como:
Matic, Enzo e Aimar
Nolito, Cardozo e Sálvio
Uma linha de três médios com Aimar mais solto no momento ofensivo e Enzo a ajudar a fechar ao lado de Matic com Nolito e Sálvio nas alas a servir Cardozo na frente. Não sei se Enzo tem as características necessárias para tal função. Opção seria meter Maxi no lugar de Enzo e aqui sim ficaríamos com um meio campo forte. Maxi não renda a ala, mas como médio interior a conversa é outra.
Solução radical:
Meter um dos tais putos da B a 6 (ou Miguel Vítor por ex) e puxar Matic para a posição 8 onde ele é bom jogador e deixa de ser adaptação.
Seja qual for a opção para mim é importante que Jesus reforce o meio campo com mais um jogador mas a táctica dele será o 4132 com Matic a 6, Enzo e Sálvio nas alas com Aimar ou Martins no meio e à frente a dupla Rodrigo e Cardozo. Vai dar para golear algumas equipas mais fracas e passar as habituais dificuldades com os mais fortes...
Artur
ResponderEliminarMaxi Luisão Garay Melga
.....A Almeida
................Matic
...Salvio
............Enzo
....Cardoso.....Rodrigo
(John Doe) Um 4-3-3 (ou 4-5-1) Artur, Maxi-Luisão-Garay e Melga, Matic-Enzo e Bruno, Sálvio-Cardozo e Rodrigo. Os médios ofensivos/construção/transição podem encaixar Aimar-Martins e Gaitan. Os Alas podem encaixar com Nolito, Ola e Lima. Kadec ou Lima podem ser alternativa a Cardozo.
ResponderEliminarTemos mais que soluções no plantel...foram 60 milhões a pronto por dois jogadores grande negócio e assim virão ao de cima as qualidades de outros jogadores do plantel. Acredito em Ti Benfica
ResponderEliminar4-2-3-1 ou 4-4-2 com Matic e Miguel Rosa a fazer de duplo pivot na frente Cardozo e Lima
ResponderEliminar4-4-2 com dois médios defensivos! E as apostas desportivas podem começar ;)
ResponderEliminar