O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EXCLUSIVO NGB: Proposta Direitos Televisivos

. 53 comentários
Passamos a transcrever sem qualquer alteração ou edição, uma proposta para os Direitos Televisivos do SLBenfica a partir de 2013, que nos foi enviada por um sócio do SLBenfica que resolveu recorrer ao blog e depois de já ter proposto a ideia ao SLBenfica:


Benfiquistas,


O meu nome é Daniel Reis e de momento trabalho em Business Development em Londres. Sou licenciado em Economia pela NOVA SBE e achei adequado usar este Blog, para partilhar convosco a minha ideia para os nossos direitos televisivos.
(A ideia que aqui vos vou deixar para os direitos televisivos do nosso Sport Lisboa e Benfica foi apresentada no estádio da Luz no dia 29 de Abril de 2011. Há cerca de 16 meses)

A ideia/projecto que tive surgiu na altura quando me meti a pensar numa forma de nos vermos livres de um monopólio, mais um que temos no nosso país. O projecto/ideia consiste numa combinação de duas estratégias de marketing e de vendas:

As economias de escala, são possíveis para assegurar preços mais acessíveis uma vez que a venda em quantidade permite dissolver os custos fixos. Para além disso é uma estratégia que serve para incentivar vendas em massa aos clientes.
As vendas colectivas, são uma nova estratégia que já podemos ver em vários países com grandes mercados, como por exemplo Estados Unidos e Brasil e especialmente tem tido bastante adesão nos produtos tecnológicos. Consiste numa diminuição do preço do produto à venda, à medida que o número de clientes aumenta.

A minha ideia tem por base não se negociarem os direitos, passando estes a ser detidos pela Benfica SAD. Esta cederia os conteúdos à Benfica TV ou a outro canal Premium que o Benfica crie para o efeito. Claro que neste caso a Benfica TV/Canal Premium passariam a ser pagos. (A ideia dos escalões é apenas uma ideia fácil de apresentar. Pode ser optimizada por uma fórmula e o preço actualizado a cada 1000 assinantes por exemplo)

Este seria o esquema que idealizei para a cobrança de uma mensalidade:




O preço actual que se paga pela Sport TV é de 26,29€.

Daí que acho mais que justo começar a pagar um valor pouco mais de metade deste (14.99€):
- Desde o início começava-se a cobrar o escalão 1 mas só passaria a compensar quando o número de assinantes fosse de 200.000. Como só passaria a compensar na entrada no primeiro escalão teríamos de garantir que chegaríamos a este valor (Embora a Benfica TV tenha menos conteúdos que a Sport TV terá os que nos interessam e não teremos de andar a subsidiar adversários)



Estimativa: (Esta estimativa é feita tendo em conta meios e pesquisas feitas por mim. Teria sempre de ser complementada com um estudo de mercado)

- Tendo em conta que a Sport Tv tem cerca de 700.000 assinantes podemos dizer que quase metade são adeptos do Benfica, se tivermos em conta a população portuguesa!

- Se 45% destes assinantes assinar a Benfica TV serão cerca de 315.000 assinantes da SportTV que irão assinar a Benfica TV a pagar!

- Os assinantes Zon/outros operadores que mudariam para a Meo para ter a Benfica TV com transmissão de jogos.

- E ainda temos os clientes que já têm a Benfica TV e estão dispostos a continuar com a Benfica TV mesmo paga e se recusam a pagar a Sport TV (Aqui até acho que serão muitos mais).






Ao contrário do que já muito ouvi não estamos aqui a falar apenas na transmissão de 15 jogos:







Teremos uns 28 jogos garantidos por época e poderemos sempre negociar alguns dos outros jogos com a Liga, Oliverdesportos, clubes adversários ou Uefa. Teremos muito mais poder negocial do que a concorrência pois temos mais mercado que a concorrência toda!



Para chegar a estes valores não considerei algumas despesas e receitas. É um valor em Bruto.

Falta contabilizar as receitas obtidas nos intervalos com os spots publicitários (não encontrei valores credíveis/actuais)
No caso de termos os direitos podemos vender os nossos jogos para outros mercados estratégicos (Ex. Argentina, Brasil e outros mercados emergentes, como a Rússia, China ou Estados Unidos-em termos de futebol).

Uns poderão ser estratégicos outros onde de certeza obteremos receitas extra consideráveis (Neste caso até poderíamos depois dividir o valor obtido e contabilizar como número de clientes).
No caso do terceiro ponto, não sei se temos algum contrato de exclusividade com a Meo mas se tivermos poderemos renegociar e obter um valor quase total do valor a receber da meo.

Poderemos ainda vender imagens dos jogos após estes ocorrerem a programas televisivos.

Os gastos para a transmissão de cada jogo de futebol deverão ser cerca de 50.000€/jogo.

Depois temos de ter sempre em conta os impostos.
Nota: Estaremos sempre abertos à negociação e entrada em novas plataformas pois neste sector há sempre novos concorrentes a aparecerem para outros mercados ou para mercados globais (Ex: Pay Per View ou Youtube- existem rumores da entrada neste mercado)


Angariação de Assinantes:


Neste aspecto teríamos de ter uma estratégia de acção muito bem definida e abrangente para crescermos rápido e exponencialmente:

Não será difícil explicar a ideia à generalidade dos benfiquistas, no entanto, para um rápido crescimento o Benfica precisa de apresentar a ideia mais próxima dos Benfiquistas.


Considero importante mostrar a ideia aos Benfiquistas em apresentações junto das casas. Estas podem assim usar aniversários ou outras ocasiões para mostrar a ideia através de alguém do Benfica.
O Benfica poderá ter uma promoção nas mensalidades para os clientes que angariarem novos clientes. (ex: quem angariar 3 clientes tem 3 meses grátis)
As pré adesões serão importantes para garantirem logo na primeira época um valor considerável das receitas.

Os outdoors serão a maneira de fazer uma publicidade mais agressiva na altura em que se espera obter mais clientes.

Durante os jogos do Benfica poderemos sempre fazer publicidade de diversas maneiras no estádio.

A Benfica tv será também uma grande forma de passar a palavra.

As casas o Benfica pode oferecer o canal aberto e ao mesmo tempo distribuir publicidade.

Criação de vídeos virais pois vivemos na geração das redes sociais.

Promoções para sócios do clube (Ex: -2€ por mensalidade)!
ETC ETC…

Planeamento Estratégico do Projecto


Análise SWOT




Nos pontos fortes temos:

-Vantagem comparativa – Ambos os adversários directos já têm contractos fechados com a Oliverdesportos até 2017/2018, pelo menos. Só vão poder copiar a ideia depois de terem um canal e só quando conseguirem ter os direitos em sua posse.
- Marcação dos horários dos jogos – Podemos marcar alguns jogos que se prevêem ter casas mais fracas para horários compatíveis com Benfiquistas de todo o país, pois o Benfica é um clube de todo o país.
- Valor dos direitos oculto nas empresas do grupo – O valor dos direitos pode estar dissolvido nas várias empresas do Benfica evitando assim que a concorrência saiba o valor que têm os nossos direitos televisivos.
- Não sofrer mais manipulações de imagens – Não estou com este ponto a dizer que podemos manipular nós as imagens, mas sim que podemos passar a ver jogos com imagens isentas.
Valor a condizer com o resto das receitas – Finalmente poderemos olhar para as nossas contas e comparar com quase todos os clubes grandes, pelo menos em termos de percentagens. Os direitos de Tv passarão assim a ter um peso significativo na facturação total do clube (Mínimo 30%)

Nos pontos fracos:
- Valor incerto para o Orçamento – Actualmente temos um valor contratual que se pode logo inserir no orçamento anual e com isto não saberiamos bem quanto iria-mos ter ao ano. Após os 2 primeiros anos podia-mos estabelecer um contrato com a Benfica TV onde a Benfica Tv se via obrigada a pagar um valor mínimo.
- Retirar a Benfica TV a alguns Benfiquistas – É talvez o maior defeito desta ideia mas se for demasiado má para o Benfica, pode-se criar novo canal para transmitir todos os conteúdos em directo do Benfica.

No caso das oportunidades:

- Novos mercados – Muitos são os mercados para explorar quando tivermos os jogos do nosso clube para vender. Podem-se explorar mercados como o Argentino e o Brasileiro, ou então mercados europeus ou ainda quem sabe o mercado asiático.

- Abertura a novas estratégias de marketing – Há sempre novidades a aparecerem pois as tecnologias desenvolvem-se muito rapidamente. O Youtube, por exemplo, tenciona começar a transmitir jogos a pagar dentro de 2 ou 3 anos. Não quer dizer que será vantajoso mas estaremos sempre dispostos a aproveitar um bom negócio.

No caso das ameaças a esta ideia apenas a assinalar a pirataria que embora seja um factor exterior actualmente já há ferramentas que dão para conter ou tornar esta ameaça mínima.


Cheguei à conclusão que devia partilhar esta ideia com toda a família Benfiquista. O Benfica está e estará sempre acima de qualquer interesse, que possa surgir em algumas pessoas que passam pelo Benfica ou que têm negócios com o Benfica. Trabalhar melhor esta ideia poderá significar uma mudança estratégica colossal no futuro do Benfica e teremos todas as condições para lutar por títulos não só a nível interno como também títulos internacionais! Estou ainda totalmente disponível para aprofundar e optimizar este projecto crucial para o futuro do Benfica!


Esta ideia ainda pode ser mais aperfeiçoada e conto com as vossas opiniões para isso. Gostava de saber a vossa opinião Benfiquistas!?!


Saudações Benfiquistas!

Daniel Reis


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

53 comentários

  1. Muito interessante! Toda a gente vê que a Benfica tv é a solucao menos a direção que lá está!

    ResponderEliminar
  2. Impressionante... o Benfica não respondeu é de facto uma pena, mas talvez tenham seguido a ideia... nunca se sabe.
    Os valores são impressionantes, apesar do Presidente da Liga ter já posto um processo em tribunal para anular os contratos dos clubes com a Sport TV... em nome da negociação colectiva.
    O sistema não anda a dormir.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante. E aparentemente é fazível.

    Apraz-me notar que estão a aparecer ideias para o futuro do Benfica, ainda que não apareçam rostos.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela iniciativa Daniel. Espero que chegue às pessoas certas para no mínimo ser discutido. Concordo com tudo que referiste a confirmarem-se os valores. Faço só um reparo ao capítulo das desvantagens. A Benfica TV como existe neste momento não teria necessariamente de deixar de existir. Os conteúdos, como os jogos, é que seriam codificados no momento da transmissão, tal como acontece em alguns canais. Enquanto consumidor e benfiquista preocupam-me ainda os restantes 15 jogos da liga. Por muito boa vontade que haja de fazer o sacrifício de me deslocar a um estabelecimento para ver 50% do campeonato em prol do beneficio do clube, é ainda uma das grandes desvantagens não mencionadas - para não falar dos jogos fora das competições europeias.

    d0t
    http://nota-artistica.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Daniel.

    Questões:

    De que forma apresentaste esta tua ideia? Presencial? A quem?
    Obtiveste algum tipo de resposta? Qual a reação do lado de lá?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Bento - Director de Marketing

      Eliminar
    2. Foi presencial! Apresentei ao Sr. Miguel Bento - Director de Marketing

      Eliminar
  6. Boa noite Daniel

    A ideia é interessante, mas tem ali alguns erros de análise. A saber:

    O MEO, com uma plataformas de mais de 200 canais e os mais variados conteudos, demorou vários anos a chegar ao 1.000.000 de clientes. A Sporttv com uma amplitude tao grande tem "apenas" 600.000 clientes nas plataformas todas (ZON, MEO, Cabovisão, etc.). Ora, num cenário destes parece-me totalmente irrealista que a BenficaTV tenha 300.000 assinantes a pagar 15.00€/mes ou mesmo 9.00 para ver os jogos em casa.

    Em regime pagante, eu só venho possibilidade no "pay per view", ou seja, só pagariam pelo conteudo dos jogos e nunca poderia ser algo superior a 2 a 4€ por jogo.

    Também tens um erro de palmatória no ambito disponivel.
    Para a pretemporada o SLBenfica tem um acordo com a GamaSport há varios anos. A empresa organiza sem custos os estagios e tem como retorno a receita da venda dos direitos. Esses... esquece!
    As taças nacionais, não estou absolutamente seguro, mas diria que pelo menos a Taça da Liga tem negociação centralizada, ou seja, os direitos são da Liga.
    E por fim as competições Europeias, essas são negociação central e a UEFA vende à proposta mais alta, em pack do país. Portanto esquece também.

    Ora, considerando que efectivamente o que está em causa é realmente pouco mais de 15 jogos (no máximo 17 a 20 considerando Eusebio Cup, um ou outro particular e a eventual capacidade de integrar a Taça Portugal - o que acho q não é possível) e que num contexto de canal temático do clube dificilmente atinges mais de 100.000 pagantes, pelo que se fores por esse caminho... o modelo cai sozinho!

    Em tempos apresentei "high light" algo parecido aqui: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2012/02/ficar-na-historia-do-benfica-e-do.html e que face às circunstancias considero mais realista.

    E tens mais informação sobre "statu quo" aqui: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2012/02/explicacao-porque-de-ser-o-joaquim.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GB, estás a ignorar o factor "coração" da equação. É muito mais fácil um benfiquista pagar para ter a BenficaTV do que ter a Sporttv. Não podes comparar o tempo de crescimento da Meo vs Zon com a da Benfica TV pq são coisas completamente distintas. A Meo tem o mesmo serviço que a Zon e como tal a implementação do mercado tem o seu tempo e a sua demora normal. A Benfica TV não só já está no mercado como teria algo que mais ninguem tem e, mais uma vez, factor "coração" que leva um adepto a preferir, sempre, o seu clube do q "estranhos".

      Nenhum canal pegou nos jogos da Liga...se calhar tb não vão querer a Taça de Portugal e ou Taça da Liga. Pode perfeitamente ser feita uma negociação individual, etc.

      Eliminar
    2. Erradíssimo. Isso é verdade para os benfiquistas de fora de Lisboa... e mesmo assim depende.

      Esse "perfil" que descreves é o do tipo que vai ao café ver o Benfica. Não paga Sporttv.

      MAS ALGUÉM PAGA 10 ou 15€/MES PARA VER DOIS JOGOS DO BENFICA EM CASA?

      Os de Lisboa... ESQUECE. Metem mais 20% ou mesmo que sejam mais 50% e vão ver ao Estádio.

      Eliminar
    3. E mais: eu n vejo Sporttv pelos jogos do Benfica... mas sim pelos da Liga Inglesa, Espanhola, NBA, F1 e MotoGP. Se os jogos do Benfica não dessem, teria Sporttv na mesma e não assinaria um canal só para ver os jogos em casa do Benfica para o campeonato.

      Eliminar
    4. António Barreto15/9/12 14:34

      Comigo acontece precisamente o contrário e o campeonato Brasileiro tem muito mais qualidade que qualquer desses. Espero que haja muitos Benfiquistas como eu, que estou pronto a pagar por 10 ou 20 para viabilizar o projeto.

      Eliminar
  7. Antes de mais parabéns e obrigado.

    1- Esta proposta desvaloriza, a meu ver, a "força" da SportTv enquanto canal de desporto. Eu não sou assinante mas tenho acesso regular ao canal e posso afirmar que é dos melhores canais de desporto do mundo no que à qualidade e diversidade de conteúdos diz respeito, pelo que julgo se tome demasiadamente garantido um número elevadíssimo de desistências. Mais do que isso, se quiser ver TODOS os jogos do Benfica teria obrigatoriamente de assinar os dois canais.

    2-Tenho muitas dúvidas, para não dizer a certeza de que 50.000€ é um número muitíssimo baixo para a produção de um jogo de futebol.
    Independentemente disso de de duas uma: ou contratávamos a produção do jogo a uma empresa especializada e com os meios necessários (Ex. Medialuso) ou teríamos de fazer um avultado investimento em equipamento e pessoas (que compensaria, obviamente a longo prazo). Sou profissional de televisão e vou tentar saber com exactidão qual o custo associado à produção de um jogo de futebol.

    3-A licença de Televisão da BenficaTv não lhe permite cobrar assinatura...

    4-Não é, de todo, a minha área, mas parece-me que a nível de gestão financeira, o facto de termos um contrato de cedência de direitos televisivos a terceiros por um determinado valor funciona como activo importante da SAD bem como garantia junto da banca. Faz sentido esta minha ideia?

    5-O Pay per view seria uma solução interessante mas sempre como complemento, pois as receitas são muito voláteis...


    Claro que concordo com uma série de pontos fortes desta proposta, por ex.:

    -Independência
    -Novos mercados
    -Novas plataformas
    -Horários

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Um parte que eu quero entender! Como se faria com os jogos fora em que os outros clubes ja tem contrato com a oliverdesportos? Um Benfiquista iria precisar nao so do canal Benfica TV para ver todos os jogoss do Benfica, nao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica só detem os direitos sobre os jogos para o campeonato em casa e jogos amigaveis. Os restantes são detidos centralmente pela UEFA, GamaSport (os da pretemporada), Liga (Taça Liga) e FPF (Taça Portugal).

      Eliminar
  9. Bom,nem o sistema anda a dormir nem a direção do Benfica,pois ja por 2 vezes atraves do site do nosso clube respondi a um inquerito k creio ja todos os socios do Glorioso o fizeram tmb,portanto,no minimo há estudo de mercado para se entrar numa "coisa" parecida com esta,e,me apraz dizer k so os valores são um pouco acima do k penso ser o ideal para se chegar à grande maioria de benfiquistas,no resto tou plenamente de acordo com a ideia,obg por partilhar.

    VIVA O BENFICA

    PNC

    ResponderEliminar
  10. Embora eu concorde com o GB, dizendo que os valores não estão correctos, acho de louvar que se comece a discutir positivamente a questão, nem que seja por carolice.
    - Devemos ter benfiquistas pela blogoesfera que percebem de transmissoes como o Jaime e qeu nos podem informar do custo de uma trasnmissao.
    - Devemos ter publicitários ou gestores de conteudo que poderão aferir dos proveitos de publicidade estática e de publicidade nas transmissoes televisisvas
    - Devemos ter pessoas ligadas a plataformas de TV que poderão nos dizer como funciona e o tempo que demorariamos a ter algum valor de jeito como retorno.

    Mas os meus parabens pela tentativa e pela vontade em contribuir para a discussão do assunto...

    ResponderEliminar
  11. António Barreto15/9/12 01:46

    Ó caro Daniel, eu apoio sem reservas. Defendo essa solução otimizada, mas sem olhar para trás ou para o lado. O caminho da libertação do Benfica passa por aí. É condição sinequanon.`Mais coisa menos coisa é isto, há que aprofundar o estudo com apoio técnico adequado,eventualmente recorrendo à modelação matemática, integrar gente perita na área - José Eduardo Moniz pex. -, preparar os meios e avançar. Aceitar a esmola da olivedesportos é matar lentamente o clube. Analisarei com mais detalhe mais tarde, mas não tenho dúvidas, olivedesportos nunca, jamais, seja por que dinheiro for! A liberdade e o orgulho não têm preço.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "olivedesportos nunca, jamais, seja por que dinheiro for! A liberdade e o orgulho não têm preço."

      200% de concordo, António Barreto.
      é exactamente isso que penso desde sempre.

      Eliminar
    2. António Barreto15/9/12 10:47

      Espero que nem passe pela cabeça dos atuais Dirigentes renovar o contrato. Se tal acontecer, terão aqui um opositor incondicional.

      Eliminar
    3. eu concordo ,plenamente Nuno Ramalho

      Eliminar
  12. A adicionar à ideia: Todas as receitas adicionais seriam contabilizados como um número de assinantes tendo em conta o valor proporcional a cada assinatura!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Libertar-mo-nos da canga do Olibeiredo só por si, já era o maior dos ganhos!!!
    O pior são as amizades, que são areia bastante para danificar a melhor das engrenagens.
    Bravo Daniel pelo teu excelente trabalho !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Barreto15/9/12 14:39

      Nestas matérias não podem haver amizades. O Benfica acima de tudo. Quem tencionar sujeitar o Benfica às vicisitudes das suas amizades tem que ir para casa.

      Eliminar
  14. Carlos Pinto15/9/12 04:07

    Quem gosta de futebol e de desporto teria de continuar a assinar a Sporttv, senão vejamos...
    Eles têm exclusivo da Champions (a TVI tem somente 1 jogo por jornada), tem vários da Liga Europa e talvez mais importante, tem as ligas mais importantes do mundo: Inglesa, espanhola, Francesa, Italiana, Alemã e outras como a Russa, Argentina, etc.. Tem a formula 1, tem a NBA, etc.. Um canal onde só tem exclusivo um jogo do Benfica de 15 em 15 dias (os jogos em casa) custar mais de metade por mÊs que a Sporttv que tem aquelas ligas todas e ainda metade dos jogos do Benfica (jogos fora) e os outros jogos todos da liga Portuguesa dá que pensar. Sejamos realistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Barreto15/9/12 14:40

      Sem o Benfica, a Sport TV, vai para o lixo.

      Eliminar
    2. Carlos Pinto15/9/12 19:45

      Por exemplo hoje é Sábado e ainda não saí da tv a ver a Liga inglesa e espanhola... E vai ter sempre os jogos do Benfica fora por isso nunca fica sem o Benfica... Além disse tem o Benfica na Champions, relembro que a TVI só tem 1 jogo por jornada.

      Eliminar
    3. Fernando Coimbra15/9/12 20:02

      Errado caro António. A Sporttv também estudos de mercado. E sabe que mantendo os principais campeonatos + jogos fora do SLB manteria cerca de 75% dos seus assinantes a curto prazo, e cerca de 85% a médio prazo. Existe no final de 2011 um estudo publicado no jornal expresso que duma forma ou outra mostra isso mesmo.

      A juntar à crise economica que em Portugal durará pelos menos mais 5/6 anos, creio que a sua convicção é não só errada como fundamentalista.

      Eliminar
  15. A ideia, no geral, é interessante, mas está muito, mas muito mal exposta. E cheia de assumpções que são no mínimo irrealistas, para não dizer ridículas, com todo o respeito.

    O GB já referiu muitos dos problemas, mas haveria muitos outros a acrescentar...

    ResponderEliminar
  16. Quem gosta do Benfica não dá dinheiro há Sportv, eu vou ao café ver.
    Boa Ideia parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Apenas uma correcção, o quadro jogos a negociar contém três erros. Os direitos dos jogos da taça de portugal, taça da liga e competições europeias não pertencem ao Benfica pelo que não os pode negociar. Eles são pertença respectivamente da FPF, LPFP e UEFA.

    ResponderEliminar
  18. NauBenfica15/9/12 10:19

    Não sei se a proposta do Daniel redundaria nos sucessos que assinala, porque não tenho conhecimentos na área. Porém, quero agradecer-lhe o esforço e a ideia, que poderá agora ser trabalhada pelos benfiquistas especializados, no sentido de se fazerem chegar novas propostas e ideias à direção.
    Uma coisa tenho como certa: correr com o Oliveira (um dos grandes responsáveis pela javardice em que se tornou o desporto português) e dar-lhe cabo do negócio, permitindo ao clube proventos de acordo com a sua real dimensão, seria um consolo para quem é benfiquista. E aqui, um parênteses para abordar qualquer coisa que eu há muito tempo não consigo compreender: como é que ainda há benfiquistas que são capazes de dar dinheiro a ganhar àquela gente que tanto mal nos tem feito? Por que não denunciaram já os contratos? Não podem prescindir dos jogos transmitidos pela sportv(minúsculas prepositadas)? 26,29 euros dados de bandeja a inimigos, a corruptos que desprezamos, a um dos maiores, se não o maior de todos os suportes do GRANDE CORRUPTO?
    Pois eu, meus amigos, vejo todos, todinhos os jogos de futebol do nosso Benfica, e não dou um chavelho ao oliveirinha (minúscula!). Vejo os que são transmitidos pela Benfica TV (equipa principal e equipas de formação, futebol e modalidades), e os outros vejo-os no sítio soccertvlive, de borla - experimentem! E se não pudesse vê-los, ouvia o relato e seguia as bolinhas em progressão no nosso canal.
    Pasquins, também não compro - compro (sempre) e leio o Jornal Benfica e a revista Mística.
    O lixo televisivo do dia seguinte (minúsculas para cima deles!) e quejandos, não me suja os olhos e os ouvidos - vejo a Benfica TV. Compro o que é nosso!
    Tudo isto, caríssimos, por duas razões: porque gosto muito do Benfica e porque, quando me dão uma estalada, devolvo um murro nas ventas.

    ResponderEliminar
  19. Daniel, o tempo que gastaste valeu a pena.
    A tua proposta tem a grande virtude de dar uma ideia mais clara a quem não entende grande coisa destes assuntos, o que pelo que leio até são mais do que pensaria.

    Claro que há sempre espaço para corrigir alguns pontos.

    Não partilho do pessimismo que alguns demonstram. Nem concordo que seja impossível combater o monopólio da SporTV.

    O modelo da Sportv está esgotado. Essencialmente na parte do financiamento.
    O canal do Oliveiredo andou a pagar acima do mercado para tentar concentrar no seu canal tudo o que é desporto. Sem conseguir aumentar o número de assinantes.

    Ter o número estagnado de 600.000 assinantes num país de 10 milhões em que muito mais que 50% são apaixonados por desporto e em especial por futebol, demonstra claramente o fracasso desse projecto. E a pouca simpatia que reúne.

    E não podemos apenas pensar no território nacional. Os milhões de emigrantes que valorizam toda e qualquer ligação ao seu país e aos seus afectos. Ignorar a força do Benfica e daquela coisa muita nossa que é a 'saudade' é um erro.

    Mesmo que o projecto na Benfica TV tivesse resultados baixos no primeiro ano, que problema isso traria? Que expressão têm agora os direitos televisivos nos proveitos do clube?

    O que vejo da parte da direcção do Benfica é a procura de uma fuga para a frente.

    Em vez de assinarem um contrato pelo período máximo de 3 anos, desconfio que procuram assinar por 5/6 anos, e que tentarão antecipar pelo menos parte das receitas desse contrato, hipotecando o futuro próximo.

    A ideia típica do empresário português é apenas querer coisas em que invista 1 euro hoje e já amanhã receba 3.
    Este projecto seria sempre algo que iria produzir muitos frutos a médio prazo. E será sempre muito mais compensatório que qualquer outra opção.

    ResponderEliminar
  20. Sejam ou não esses os valores, por mim olivedesportos NUNCA!!!
    Aliás que sejam vendidos witsel, javi e outros se for esse o caminho do fimanciamento do benfica e da libertação da olivedesportos!!1

    Por um benfica forte, independente, para que possamos ser aquilo que não nos deixam...os maiores e os melhores...á benfica!!!

    Luis Borges

    ResponderEliminar
  21. Qualquer um minimamente interessado no tema direitos televisivos já tinha certamente ponderado esta forma de esplorar o fim do actual actual contrato. A não ser quem não faz a mínima ideia do tema.
    O unico defeito é o risco dos resultados liquidos iniciais pois não acredito que os jogos possam ser inseridos na actual plataforma.
    É cada vez mais uma realidade face ao endividamento dos players do audiovisual!
    Face a ausência de propostas na ordem dos 40M/Ano, eu nem hesitava.

    Fernando Tomás

    ResponderEliminar
  22. Como já expliquei acima, ou há um acordo de pay per view com uma plataforma de conteudos (MEO p ex) ou a unica via possível é a renegociação com Joaquim Oliveira.

    SIMPLES!

    E o Joaquim Oliveira sabe bem disso...

    ResponderEliminar
  23. Estarei disponível para pagar entre 2 a 4 Euros para ver um jogo em sistema pay-per-view. 15 € por mês para ver 2 jogos, não. Cada vez as pessoas têm menos dinheiro, eu incluído, o que faz com que pagar 15€ para ver futebol se torne mais difícil. E os próximos tempos não deixam adivinhar melhorias.
    Um ssitema pay-per-view minimamente rentável teria de estar disponível em todos os operadores de tv em Portugal. Neste momento a Benfica Tv não existe na Zon nem na Vodafone o que não entendo muito bem. Pagar 2, 3 ou 4€ por um jogo é mais fácil do que pagar 15 de uma só vez. É psicológico.
    Quanto ao estudo, é sempre bom ver que há benfiquistas que se preocupam e "trabalham" em prol do clube. Se mais fossem ouvidos por quem dirige talvez o clube estivesse melhor do que o que está.

    ResponderEliminar
  24. Águia Preocupada15/9/12 14:40

    Não entendo nada de marketing nem tenho grande vocação negocial.
    Respeito e agradeço por isso todas as ideias que possam aparecer, sejam mais ou menos viáveis. Muitas ideias, resultam com certeza numa grande ideia.
    Oliveira é que nunca mais! JAMAIS! (leia-se em francês!) Não tenho a Sportv e nunca irei ter! Alimentar corruptos, NÃO!
    O SHADOWS falou nos emigrantes e com toda a razão. Mas todos o mundo se esqueceu dos nossos irmãos africanos!? Que amam o Benfica tanto quanto nós e tal como nós dizem: GANHÁMOS! ou PERDEMOS!
    Mas como diz o Viriato, as amizades falam mais alto!

    ResponderEliminar
  25. António Barreto15/9/12 14:47

    Pois eu preferia ter uma equipa de amadores a continuar com a pata do mostrengo em cima.

    RUA COM ELE! RUA, RUA, RUA! DASS. PQOP.

    ResponderEliminar
  26. Post muito interessante, mas concordo com o GeracaoBenfica, pois parece-me que há alguns erros na análise.

    Quanto à viabilidade da Benfica TV com a transmissão dos jogos, parece-me que a direcção do Benfica ambiciona algo mais.

    Posso estar enganado, mas parece-me que a ideia passará pela "transformação" da Benfica TV em canal de desporto, não apenas com a transmissão dos 15 jogos em casa do Benfica e dos 21 jogos em casa da Equipa B, como também tem em mente a aquisição da transmissão de outras ligas e outros eventos. A transmissão actual de jogos do campeonato brasileiro e da liga grega penso ser um exemplo.

    Nos 2 inquéritos enviados aos sócios acerca deste assunto, referia-se a transmissão de outras ligas europeias (Espanhola) e de outros eventos (NBA e NFL).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada15/9/12 16:38

      Mas qual inquérito? Eu não recebi... Ainda há minutos recebi um mail sobre uma m..da qualquer, mas isso não recebi!

      Eliminar
    2. António Barreto15/9/12 17:23

      Recebi eu e respondi. A Direção está a estudar sériamente a viabilidade de cedência dos Direitos à BTV. Provávelmente não enviaram o questionário a todos os sócios e acionistas,nem é necessário, pois estarão a fazer a avaliação da viabilidade das várias soluções, por amostragem à qual darão tratamento estatístico adequado.

      Eliminar
    3. Tenho ideia que os 2 inquéritos foram enviados a todos os sócios.

      Eliminar
  27. Boas a todos

    seguindo a ideia do Danie, porque não comprar os direitos televisivos dos outros clubes mais pequenos com os quais o Benfica vai jogar?Assim deixariam de ser 15 jogos por epoca, para passarem a ser mais uns quantos, alem de que esta compra passaria muitos dos clubes que estão a mando do Oliverdesportos passassem a defender os Benfica.

    Gonçalo Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Barreto15/9/12 17:23

      Sim. Porque não? Faz todo o sentido.

      Eliminar
    2. Isto há gente sem noção nenhuma...mas você acha que isso é possível? então o Benfica passava a ser o patrocinador dos clubes pequenos? o que é que isso diz sobre a verdade desportiva? é obviamente uma ideia impossível e mesmo ilegal.

      Eliminar
    3. Carlos Pinto16/9/12 00:40

      Claro que é ilegal... Nunca poderia ser.

      Eliminar
  28. Faltou um bocadinho “assim” para o Benfica encabeçar uma luta titânica com a Sporttv.

    A WorldCom assegurou os direitos de venda da liga espanhola em Portugal e andava à procura de parceiros para poder rentabilizar o negócio cá no burgo. Pelo caminho, um dos accionistas da Worldcom teve um problema com um jornal, chamemos-lhe, o diário de maior tiragem no país, e estava disposto a tudo para arruinar esse diário.

    O accionista do diário de maior tiragem no país tinha também uma participação de 50% na Sporttv. Os restantes 50% são, para já, da Zon.

    O tal accionista da Worldcom tem fortes laços com o maior rival da Zon, que por acaso, tem estreitas ligações a um clube que está disposto a tudo para combater o accionista do diário de maior tiragem no país, accionista conjunto da Sporttv.

    Ora, o accionsta da WorldCom propõe ao concorrente da Zon iniciar um projecto para um novo canal de desporto, a Benfica TV, que para além dos jogos do Benfica, liga norte americana, liga brasieira, teria como prato forte a liga espanhola, e isto seria só no primeiro ano de emissões. O canal estaria disponível no pacote geral do concorrente da Zon, sendo a concorrente desta empresa a suportar os encargos, numa fase inicial, pagando ao Benfica os direitos dos 15 jogos na liga, mas desta forma combatendo quero a Zon, quer a Sporttv.

    O Benfica agradece, recebe um bom dinheiro do concorrente da Zon pelos direitos, mas acima de tudo, serve de plataforma da concorrente da Zon para acabar com a Sporttv e diminuir consideravelmente os assinantes da Zon.

    O accionista da Worldcom dava o golpe no dono do diário de maior tiragem no país e fazia uns trocos com a venda dos direitos.

    Mas na semana anterior ao início da liga espanhola, o CEO da concorrente da Zon almoça com o accionista do diário de maior tiragem no país e accionista de 50% da Sporttv.

    Esse sabujo, num acto desesperado, oferece uma posição à concorrente da Zon na Sporttv, registam-se almoços e jantares entre directoras de canais, accionistas de Sporttv’s e num ápice, esfumam-se os financiadores, esfuma-se o canal.

    E o Benfica é deixado à deriva, a transmitir o goianense v. ponte preta.

    ResponderEliminar
  29. benfiquista a serio15/9/12 21:46

    caro daniel,

    concordo na integra com tudo o que escreveu. é destes contributos que o nosso glorioso clube precisa.
    só gostaria de acrescentar o seguinte:
    a mensalidade a pagar pelos sócios deveria ter um desconto (de 40% a 50% desconto), um valor à volta dos 7.5 a 8.5 euros penso que seria aceitável.
    com este desconto aos sócios era "matar dois coelhos com uma cajadada". passo a explicar: esta medida era uma forma de muitos adeptos Benfiquistas passassem a ser sócios para usufruir do desconto na btv, o que aumentaria não só o n.º de sócios como o n.º de assinantes da btv pois assim o valor economizado com a btv daria para pagar uma quota anual e ter o previlegio e honra de ser sócio do nosso mui nobre clube.
    para assinantes da btv não sócios o valor da mensalidade seria de 15€.

    - penso que não falou dos adeptos dos clubes adversários. estes, também quererão ver os jogos dos clubes deles contra o Benfica o que os obrigava a pagar os tais 15 €.

    - os cafés e os restaurantes estariam quase que obrigados a ser assinantes da btv para poderem transmitir os jogos do Benfica nos seus estabelecimentos. e quantos cafes e restaurantes existem em portugal? muitos.

    - não nos podemos esquecer dos palop e das comunidades emigrantes que existem. este é um mercado que traria com certeza muitos assinantes.

    ResponderEliminar
  30. A SporTV tem um preço altíssimo e é por isso que não passa dos 700.000 assinantes e com tendência a descer. Mas oferece um produto de qualidade, muito difícil de igualar e é incompreensível como a questão do produto não é designada como um dos pontos fracos da estratégia sugerida.

    Mais incompreensível ainda é a ausência do actual contexto económico no campo das ameaças. Se repararmos, o projecto para um novo canal desportivo esfumou-se - alguém acha que isso não tem nada a ver com o contexto económico?

    E o espectro de preços apresentados? Vejamos a estratégia. Temos que decidir o que queremos: penetração ou diferenciação/premium? Um preço de 15€/mês não é nem uma coisa nem outra, é loucura, mas admitamos que se enquadra numa estratégia de preço premium. Que vantagens traz essa estratégia? apenas terá alguma se admitirmos um elevado custo marginal, o que, manifestamente, não é o caso no negócio em causa. Para além disso, reduz imenso o potencial de receitas de publicidade. Finalmente tem o grande inconveniente de se cobrar um preço premium por um produto pobre - têm dúvidas que é pobre? O nosso concorrente oferece as melhores ligas do mundo e as melhores competições internacionais de futebol e outros desportos, para além de oferecer um igual número de jogos do Benfica nos campeonatos profissionais e os jogos das competições europeias, que a Benfica TV não tem.

    Ou seja, se 15€/mês fosse um valor justo, isso queria dizer que a SporTV apenas cobra 11€ pelos jogos do Sporting e Porto, mais a liga espanhola e inglesa, mais a totalidade dos jogos da Liga dos Campeões, etc, etc...

    Eu sei que os amigos Benfiquistas têm uma visão enviesada sobre o assunto: estão dispostos a pagar 15€ e até mais. A análise da questão tem que ultrapassar essa barreira. Tem que se pensar com calma e com cuidado, que este assunto é sério demais para leviandades. Pérolas deste tipo:

    "Mesmo que o projecto na Benfica TV tivesse resultados baixos no primeiro ano, que problema isso traria? Que expressão têm agora os direitos televisivos nos proveitos do clube?"

    podem parecer fazer todo o sentido, mas trazem elevados perigos: o problema de haver resultados baixos no 1º ano é que isso serviria para desvalorizar consideravelmente um activo, avaliado pelo mercado em 22M€/ano, o valor da última oferta firme que se conhece. Se realmente as coisas corressem mal, qual seria a força negocial do Benfica numa futura alienação dos direitos. Sim, porque não tenham ilusões, a alienação a um operador especializado, ou seja a um canal desportivo, será sempre mais vantajosa para o Benfica do ponto de vista financeiro do que a exploração própria.

    Depois também não pode haver radicalismos. Apenas quem não tem o poder e a responsabilidade de decidir é que pode fazer afirmações do tipo:

    "não tenho dúvidas, olivedesportos nunca, jamais, seja por que dinheiro for! A liberdade e o orgulho não têm preço."

    ainda por cima veio do António Barreto, que normalmente usa de ponderação nos comentários que faz. Ponderação que reencontro um pouco depois:

    "Nestas matérias não podem haver amizades. O Benfica acima de tudo. Quem tencionar sujeitar o Benfica às vicisitudes das suas amizades tem que ir para casa."

    isto é perfeito, mas serei só eu a ver aqui uma certa contradição?! Ou este último discurso só se aplica a LFV? E ó António Barreto, essa do Benfica transmitir jogos, adquirir direitos de transmissão de equipas que competem directamente consigo... É que esse é o maior problema, a maior limitação ao potencial de um canal próprio.

    Sejamos claros: a Benfica TV nunca será o veículo ideal para a exploração dos direitos de transmissão. Elaborar um projecto dentro desse âmbito faz sentido apenas se assentar numa perspectiva de adiamento, ou seja, de aguardar que sejam criadas no mercado condições para o aparecimento de um novo canal desportivo, esse sim, com potencial para desmoronar o poder actual da Olivedesportos, mas sempre envolvendo riscos substanciais, muito para além da perda dos 7,5M€ que agora recebemos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  31. Concordo com algumas coisas relativamente ao modelo para a Benfica TV que foi apresentada num post anterior, mas aqui fica a minha opinião que gostaria que fosse discutida pelos Benfiquistas.

    Modelo para o passagem dos jogos na Benfica TV:

    - Canal mantinha-se tal como é hoje, sinal aberto com excepção dos jogos do Benfica;
    Assinantes:

    - Horeca : 100.000 assinantes * 12,5€ * 10 meses = 12.500.000€/ano

    - Sócios do Benfica: 50.000 assinantes *4€ * 10 Meses = 2.000.000€/ano

    - Restantes assinantes: 150.000€ * 5€ * 10 Meses = 7.5000.000€/ano

    Total = 22M€

    - Referi 10 meses, porque são os meses em que existem competição, os restantes meses (Junho e Julho) não seriam pagos;

    - Para o Benfica não perder uma receita considerável devido à performance desportiva, quem assinasse o canal, teria de assiná-lo sempre até ao final da temporada (Maio) quer fosse em Agosto ou Fevereiro;

    - A estes valores teríamos de juntar o valor da publicidade no canal, publicidade estática e venda dos direitos para outros países.

    - Publicidade Estática e no canal: 1.500.000€/ 15 jogos (Nesta área poderíamos inovar e fazer publicidade durante o jogo de uma forma inovadora, que tivesse maior retorno para os anunciantes, para que o Benfica a médio e longo prazo pudesse obter valores mais elevados com os mesmos;

    - Venda dos direitos para outros países: 1.5M€

    - Depois seria extremamente importante definir 1 factor decisivo:

    A Meo continuaria com o exclusivo da Benfica TV? Sim ou não?

    Se quisesse continuar com o exclusivo, teria de pagar ao Benfica um valor digamos entre os 5M€ - 7M€!

    Se não quisesse, o Benfica poderia iniciar negociações com a ZON para a distribuição do canal e poder chegar a mais Benfiquistas!

    Se a ZON através da Olivedesportos continuassem a boicotar a Benfica TV…o Benfica teria a possibilidade de emitir os jogos através do seu site tal como a UEFA faz, cobrando uma mensalidade aos subscritores na ordem dos 4/5€ mês durante 10 meses. Assim o Benfica poderia chegar a todo o mundo através da internet.

    - Relativamente aos custos, uma transmissão de um jogo em Portugal andará à volta dos 50.000€ (segundo a SIC e TVI) pelo que 15 jogos custariam 750.000€, admito mesmo 1.000.000€.

    Para a promoção/difusão do canal poderíamos investir em publicidade 500.000€;

    Os assinantes deveriam igualmente ser distribuídos prémios no valor de 500.000€;

    Em relação aos Impostos (porque sei que vão falar nisso) seria rigorosamente igual ao que temos até agora, porque quando o Benfica vende os direitos à Olivedesportos por 7.5M€ /ano já está incluído o valor de IVA. Por exemplo, se o Benfica vender os direitos à Olivedesportos por 22M€ seriam 17.880.000€ + 23% = 22.000.000M€!!

    Se estiver enganado, espero que me corrijam!
    Assim, do lado das receitas teriamos um valor à volta de 30/32M€, e das despesas 2M€, o que daria um valor à volta de 30M€/ano.

    Teríamos independência, e não estaríamos a financiar indirectamente a corrupção em Portugal e os nossos principais adversários.

    O modelo que apresento é um modelo realista para a actual conjuntura económica de crise em Portugal, em que o dinheiro é cada vez mais escasso, por isso apresento um valor real em que poderíamos obter sucesso no imediato, sem descurar o futuro, onde poderíamos obter mais assinantes, porque o Benfica deve ser para todos e não apenas para alguns.

    Carlos

    ResponderEliminar
  32. O teu racional no que respeita aos preços parece-me muito mais adequado. É nesta dimensão que penso que se conseguiria uma boa penetração. Apenas um senão: parece-me que seria adequado ter um prémio superior para sócios - proporia, talvez, 4€/5€ para sócios, 8€/9€ para não sócios.

    As estimativas de procura serão sempre discutíveis, mas parece-me optimista um nº de 100.000 subscritores no HORECA. Já os 50.000 subscritores dentro dos sócios do Benfica parecem poucos, mas talvez se justifique pelas redundâncias dentro de agregados familiares. 150.000 adeptos aderentes... é um mistério, podem ser pouco menos ou muitos mais...

    Ainda bem que falas em impostos. É que parece que ninguém se lembra do IRC. Com uma empresa no grupo a apresentar lucros que estimas em 30M€, os impostos sobre o rendimento ganhariam relevância na gestão financeira... Mas tendencialmente isso seria contrabalançado com uma redução nos rendimentos com alienações de passes de atletas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. pah eu nao sou socio do benfica pois moro a 300km e a vida finaceira nc foi mt desfogada e primeiro eu e (logo) depois o benfica , mas tenho benficatv alias so tenho meo neste momento por causa da btv pois a net da meo na minha zona esta uma grande merda e vou continuar com a meo é uma maneira de ajudar o clube e as vezes ate vejo umas coisas na benfica tv . claro que a sportv pra quem gosta de futebol e de desporto em geral é muito bom , pois tem os melhores campeonatos da europa ( eu que gosto mt de futebol era capaz de ficar tardes interias a ver futebol pois à tardes em que se servem grandes "banquetes" ´jogos grandes em inglaterra em espnha , alemanha , italia incluindo a liga portuguesa) alem do melhor futebol da europa tem a nba que tambem à mts apreciados a f1 etc eu "so" gostando de futebol para mim ja valeraia pena pagar a sportv , mas nao tenho e nunca irei ter , nao vou manter esses chulos filhos da puta e se o benfica meter os seus proprios jogos na benficatv eu compro seja "avulso" ou pagar o canal mensalmente se calhar a sportv poderia compensar mais pela variedade e quantidade MAS PARA MIM NEM EXISTE ESSA COMPARAÇAO , sei que vou ver os jogos do meu clube que é o que mais quero e gosto e que estou a contribuir com o que posso para ajudar aquilo que considero a minha paixao ( sim tambem gosto de meninas e tenho pelo menos uma, lol) , o que eu quero dizer é que se me considero benfiquista e gosto do clube pelo menos arranjo uma maneira de ajudar o clube e que tambem me beneficia . se o benfica meter os jogos na benficatv EU CONTINUAREI COM A BENFICATV seja da maneira que for e sportv etc estou me a borrifar pra essa merda .
    alias o benfica precisa rebentar com e cortar com a sportv esse é um dos pilares do sistema e o benfica mais tarde ou mais cedo tera muito a ganhar com os jogos em sua posse , ja viram as primeiras 10 audiencias a nivel futebolistico por ano ? o benfica esta smp lá , seja com o m.united, seja com os corruptos , seja com os sapinhos , seja com o barça e ate as vezes com guimaraes ou rio ave , depende um bocado do momento da equipa mas normalmente o benfica esta smp la o benfica tem um poder de audiencia que nenhum dos rivais acompanha , o benfica tem de tiar roveito disso , o benfica tem de romper com o sistema e dar o salto e SE EU PUDER AJUDAR AJUDO e benfiquistas que me venham dizer " ah e tal pq a sportv tem liga dos campeoes campeonatos de inglaterra espanha etc , nba , f1 e mais uma serie de merdas " entao fiquem com a sportv seus montes de merda porque a mim ninguem me obriga a ser benfiquista ou a ter a benficatv e a voces tambem nao e se quiserem mudem de clube pois benfiquistas da treta nao faltam por ai e pelo menos assim sao menos uns quantos a meter nojo , nao sou mais benfiqsuita que os outros mas à muitos quye sao menos que eu .

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking