O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 24 de julho de 2012

O Benfica de hoje e o futuro

. 22 comentários
Caríssimos amigos,

Quem costuma acompanhar a blogoesfera sabe que não sou um simpatizante da actual direcção e do rumo que vem seguindo.
No entanto, como português que sou, espero sempre todas as épocas que apareça um D.Sebastião que nos guie até ao sucesso.
Infelizmente, e apesar do insucesso das últimas 2 épocas, o Glorioso continua a cometer os mesmos erros. Não supre as necessidades do plantel, não esclarece os benfiquistas do caminho a seguir, nem sequer se preocupa em ser agregador quanto ao apoio dos mesmos benfiquistas.

Nos assuntos estruturais para o futuro, como os direitos televisivos ou a dívida a longo prazo, nem uma palavra aos sócios pagantes, verdadeiros donos do Benfica clube.

Quanto às razões do fracasso nas 2 últimas temporadas, nada muda e a estrutura amadora continua de vento em popa. Quem quer acreditar que os árbitros desculpam tudo, continua a não dar importância ao que podemos controlar, que é o que está dentro do Benfica.

As necessidades do plantel, que passam quer por um defesa esquerdo quer por uma alternativa ao Maxi, e também pela venda de um activo como o Gaitan ou o Cardozo(Aqui del rey!! Vender o Cardozo!!!), continuam por suprir.

O reforço da estrutura do futebol com alguém que blinde o balneário e imponha uma política que defenda os interesses do clube, vinda de cima a JJ, também não acontece.

Resumindo, o futuro imediato do Benfica passa pela inauguração do Museu e por outras iniciativas a divulgar.
As vitórias, que são o que mais importa para um clube com mais de 100 anos de história., continuam a ser relegadas para segundo plano.

Os sócios, baluarte do benfiquismo, continuam a ser divididos em seguidistas e em opositores.

A política do clube continua a mover-se num campo nebuloso, que ninguém consegue dizer que vai neste ou naquele sentido.

Aos que acham que estamos no bom caminho, meus queridos amigos, discordo totalmente de vós.

O Benfica não se renova, não demonstra capacidade de liderar uma força alternativa à que tem destruído o futebol português, e como a recente questão dos empréstimos de jogadores demonstra,  mantém-se como muleta dos interesses dos outros.

Que triste que é este Benfica!

Nota: renovei 2 lugares cativos APENAS devido ao amor ao clube.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Do seu comentário sobressaem duas afirmações que gostaria que clarificasse de modo a tornar mais "visível" o seu ponto de vista e no fundo para ajudar a perceber se este seu comentário, não passa de um desabafo igual a tantos outros que em vem de servir para unir os benfiquistas, ainda acentua mais as clivagens já existentes e que não são mais do que "troféus" servidos gratuitamente, e em bandeja de ouro aos nossos detratores ( foi o Mantorras que caiu )...

    1- Os sócios, baluarte do benfiquismo, continuam a ser divididos em seguidistas e em opositores.

    2-A política do clube continua a mover-se num campo nebuloso, que ninguém consegue dizer que vai neste ou naquele sentido.

    Espero não ferir os espíritos mais sensíveis
    porque isso de "seguidista/mau benfiquista" ou " opositor/bom benfiquista" tem muito que se lhe diga ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Red:
      1- Basta veres como todos os que não concordaram com LFV ao longo dos anos foram excluídos do 'círculo da decisão', e como todos os que criticam o que é criticável são enxovalhados pelos cães de fila, seja na net ou em praça pública.
      2- Tens o exemplo do apoio ao Facturas, ainda por explicar, do apoio e elogio aos árbitros que culminou com os roubos escandalosos que assistimos, etc.

      De facto, tem tudo muito que se lhe diga, mas desde que seja proferido com respeito, acho que todos podemos ter direito à nossa opinião.

      Eliminar
    2. ... " De facto, tem tudo muito que se lhe diga, mas desde que seja proferido com respeito, acho que todos podemos ter direito à nossa opinião " ...

      Completamente de acordo,e direi mais : Podemos e devemos ter direito à nossa opinião, desde que seja no sentido de ajudar a reerguer o " gigante adormecido " que tantos tratos de polé tem sofrido nos últimos 20 anos

      Eliminar
  2. Saltou-me uma coisa À vista e, apesar de ter algumas coisas que não concorde, eu quero realçar que renovaste o teu cativo por amor a Benfica...

    Um abraço Shadows...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso que me move. O amo ao Glorioso!
      Riu, choro, salto, grito, tudo por amor ao SLB!

      Eliminar
  3. Este blogue tem mudado radicalmente a opiniao que tinha sobre os benfiquistas. Assim como nos portistas, ha quem sofra de cegueira clubistica que os leva a apoiar por exemplo, entidades como Vale e Azevedo. No entanto, textos como este onde a sensatez e a clarividencia sao inegaveis, elevam o clube e seus adeptos.
    Com muita pena minha, ainda somos uma minoria, mas quero acreditar que tanto portistas como benfiquistas possam deixar de agir como idiotas e possam discutir futebol desta maneira.

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "ha quem sofra de cegueira clubistica que os leva a apoiar por exemplo, entidades como Vale e Azevedo"

      "No entanto, textos como este onde a sensatez e a clarividência são inegáveis, elevam o clube e seus adeptos.
      Com muita pena minha, ainda somos uma minoria,"

      Pelo que dizes fico feliz porque então posso deduzir das tuas palavras que não sofres da tal "cegueira clubistica" e que consideras o presidente do teu clube um corrupto, sendo assim, consideras que o teu clube venceu e vence campeonatos atrás de campeonatos ás custas da corrupção efectuada pelo presidente do teu clube, actos corruptos esses condenados pela justiça desportiva e não condenados na civil porque vivemos num país governado por gente das estirpe de um relvas...

      Eliminar
    2. Por acaso eu sou dos que defendi o projecto Vale e Azevedo. O que ele anda a fazer em Inglaterra não me interessa, aliás lá a Justiça funciona. Não é como cá. E a gente não pode acreditar em tudo que vem nos livros de quem, pelos vistos (ajuda-me Conde) foi rejeitado dos escritórios de Vale e Azevedo.

      O que se passa com JVA é mais ou menos como o que se passou com Hitler. Este pelos vistos foi recusado numa Academia das Artes, depois dedicou-se à politica e fez o que sabemos. Também JVA foi um grande presidente do Benfica que lutou contra tudo e todos. E sem dinheiro. Depois fez o que se sabe ... e não sabe mas que dá origem a livros ..

      E o Benfica está completamente dependente da vontade dos Bancos, ao contrário dos tempos de JVA em que os sócios podiam escolher o caminho do clube. Hoje para chegar a isso, têm de pagar primeiro o que devem aos Bancos: 255 milhões (JVA sempre apostou no pagamento directo aos fornecedores, o que originava as queixas de que não pagava. Agora pagamos aos fornecedores mas devemos aos Bancos)

      Eliminar
    3. Pedro Carneiro,

      Ataco todos os que se servem do amor dos outros aos clubes para se servirem a eles próprios.
      JVA foi e é um vigarista. Por mais que o tentem fazer de bonzinho.

      Eliminar
    4. ... " O que se passa com JVA é mais ou menos como o que se passou com Hitler. Este pelos vistos foi recusado numa Academia das Artes, depois dedicou-se à politica e fez o que sabemos. Também JVA foi um grande presidente do Benfica que lutou contra tudo e todos. " ...

      Só este parágrafo já valeu para o resto do meu ensolarado dia aqui Zona Protegida do Sudoeste Alentejano!

      A DEMAGOGIA foi efetivamente uma "qualidade" que Adolf Hitler e João Vale Azevedo fizeram questão de exibir sem qualquer espécie de pudor!
      Daí que quando apelidam o LFV de demagogo, quase que me apetece dizer:

      Perdoai-lhes Senhor que não sabem o que dizem !

      Eliminar
  4. Se vender-mos o cardozo (e oxalá que não) vamos estar mais 10 anos á procura de um ponta de lança que faça golos. Como foi antes dele só!!! Estivemos anos sem ter melhores marcadores no campeonato. Ah e tal é tosco, desajeitado, não corre...eeeee????? Faz golos. É o que fica para a história. Para vender o Gaitan é preciso que alguém esteja disposto a pagar, o que não me parece fácil tendo em conta a conjuntura actual. No plantel actual de facto só faz falta um defesa esquerdo, ainda assim temos o Emerson (o patinho feio da época passada)e até ver o capdevilla, de resto estamos muito e bem servidos com o que temos.
    Tal como tu, muitos fazem o mesmo e renovam o cativo por amor ao clube...Eu por explo. E isso não me faz mais ou menos benfiquista do que qualquer outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tivemos o melhor keeper do mundo, o Preudhomme, e nem por isso fomos campeões. Pouco me interessa os troféus de melhor marcador, se isso não culminar com vitórias em campeonatos.

      Eliminar
  5. "O Benfica tem a equipa B, onde está um leque de jogadores com os quais assinou contratos de longa duração. O que pretendemos é, em determinadas posições, criar espaço para que os jogadores oriundos da formação possam competir. O João é um desses exemplos", afirmou Vieira em declarações à Antena 1 nesta terça-feira, revelando ainda que não está ao corrente da deslocação a Lisboa do agente de Guillermo Burdisso, para negociar o central, como o nosso jornal noticiou."


    Agora sinto-me clarificado pelo presidente do Benfica, faltava uma equipa B para se apostar nos jovens, como aquele miúdo que esteve emprestado ao Leiria, um tal de Almeida...onde anda?
    Depois rodamos bem o Yartei...e agora vamos rodar um tal de Burdisso! Mas esperem lá se é para rodar jogadores da equipa B porque não existe uma chamada dos B para estágio?!
    È populismo do mais baixo que este presidente axibe!
    Depois diz que Witsel sai pela clusula que tem, até parece que já fez negocios pelos valores da clausula!
    Enquanto os sócios permitirem este senhor continuar lá, vamos andar nisto, sem ganahr nada a não ser a taça da liga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, LFv coloca a sua palavra em causa. Vamos ver por quanto sai o Witsel, se sair...

      Eliminar
    2. ..bem, dizem que o F. Coentrão saiu por 30 Milhões (ainda que isso implicasse mais qualquer coisa.. but still). Fora isso não me lembro de ninguém que tenha saído pela cláusula de rescisão.. seria uma novidade :S

      Eliminar
  6. Concordo com o tom pessimista do texto. E só não vê quem não quer que a politica da actual Direcção é dividir os adeptos entre os que os seguem, e os detractores. A Benfica TV é um bom exemplo. Ninguém entra que não seja do grupinho. Já tentei ligar diversas vezes e nunca entrei. Uma vez contudo, ouvi um sócio de Guimarães a dizer que o telefone "acordou-me", o que quer dizer que é a Benfica TV que liga para casa das pessoas e não o contrário.

    Quanto às opções do Shadows, já diversas vezes lhe mostrei que o problema não é o Cadozo, mas sim o Nelson e o Rodrigo. Jogam, têm oportunidades, ora seja como titulares, ora seja como suplentes utilizados, o Rodrigo ainda marcou alguns golos, o Nelson é um fracasso (com boa comunicação social ou não fosse represnetadp por Jorge Mendes, tal como Roderick).

    E depois há outra característica que não vindo nos jornais, tenho mais dificuldade em demonstrá-la. Cardozo prende 2 defesas com ele. Rodrigo e Nelson andam à solta, não prendem ninguém. Resultado, os defesas sobem e reforçam o meio campo. O adversário passa a dominar essa zona fundamental do campo. Rever jogo com Basileia na Luz, depois de sair Cardozo, e agora com o PSV depois da troca de Cardozo por Nelson. Os centrais podem subir porque não têm quem marcar. Daí a percepção que se teve que o PSV dominava todas as zonas do campo ...

    O futebol é mais do que apreciações óbvias... perceber os pormenores ajuda a construir uma equipa de mais sucesso ...

    Para terminar e porque o Querido Líder disse hoje que o Cancelo é a alternativa ao Maxi pereira, eu curiosamente também já tinha defendido essa solução. Não foi Manuel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, foste e eu fui um dos primeiros a fazê-lo depois de o ver na Estónia e do Beira-Mar, ainda ninguém falava nele. Tem pinta, agora não o estraguemos com 18 anos a fazê-lo já o substituto do Maxi. Isso é estragar o miúdo. Deixem o miúdo em paz a jogar nos B! Tem de crescer muito! Mas o temperamento está lá!

      Eliminar
    2. Obrigado pela confirmação.

      Eliminar
  7. Muda de clube! Já!!

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao texto, discordo com algumas coisas. Os árbitros não desculpam tudo, nisso dou-vos razão, mas tem influenciado (e bastante!) no campeonato, como todos pudemos ver no ano passado.
    Todos sabemos que as vendas de jogadores não depende só do Benfica. Os outros também têm de pagar se querem alguns activos do clube. Acredito que se dessem 15 Milhões pelo Cardozo e 30 Milhões pelo Gaitan, o Benfica teria aceite.
    “O reforço da estrutura do futebol com alguém que blinde o balneário e imponha uma política que defenda os interesses do clube, vinda de cima a JJ, também não acontece.” - mas vocês querem imitar a estrutura do Porto? Querem portanto um “Paulinho Santos" na estrutura?
    Estamos num caminho em que estamos a melhorar, em que foram alteradas algumas políticas que estavam erradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos no bom caminho: 12 anos, 2 títulos de campeão, 1 equipa maravilha e outra que ia arrasar pela Europa fora em 2005. Mas estamos sempre a melhorar. É como os frangos do Roberto. Em 10 derrotas nunca houve Robertos, houve apenas uma vez. Fantástico.

      Melhor só mesmo concluir que estamos no bom caminho, devemos 255 milhões à banca, não conseguimos pagar os juros (20 milhões esta época) e se calhar a culpa é do Vale e Azevedo.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking