O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 1 de julho de 2012

A entrevista de Fernando Tavares (FT) 4ª Parte

. 19 comentários

Rui Costa:

Outro espalhanço total de FT! Todos os Benfiquistas sem exceção confiam em Rui Costa! Todos os Benfiquistas sem exceção sabem que Rui Costa rejeitaria qualquer ato de desconsideração fosse de quem fosse! Todos os Benfiquistas sabem que Rui Costa não aceitaria ser mero figurante na estrutura do clube! É para mim claro que o Presidente quis proteger RC dos violentos ataques de que estava a ser vítima por parte dos dirigentes do outro clube e prepará-lo para as tarefas de Direção. Por outro lado, Jorge Jesus referiu-se, na recente entrevista que deu ao Record, à importância para o clube do trabalho de scouting de Rui Costa (julgo que se trata da identificação de jovens talentos nas regiões futebolisticamente relevantes; área em que obviamente detém talento próprio).

Estrutura e formação:

Apesar de FT apresentar ideias interessantes, este é mais um domínio onde não me convence. Vejamos; deve ter-se em conta a sua afirmação de necessidade de maior qualificação humana e melhor orientação, tal como a sugestão de contratar um formador da melhor escola de futebol, assim como a necessidade de criação de condições que permitam canalizar para as equipas seniores os jovens talentos da formação.

Mas a formação é precisamente um setor onde a atual Direção tem feito um trabalho a todos os títulos notável em todos, ou quase todos, os departamentos! Não o reconhecer indicia má fé! Apontem-se melhoramentos, mas reconheça-se mérito sob pena de auto-descredibilização! O aumento do número de internacionais na nossa formação, ao contrário do que refere é um ótimo sinal do excelente trabalho que se tem feito! FT, sabe perfeitamente que só os grandes talentos podem aspirar ascender às equipas seniores, especialmente no futebol! Por essa razão é que se têm cedido atletas para consolidação desportiva e se constituiu a equipa B.

Ao sugerir a contratação de um formador da escola de futebol francesa para formar os nossos Técnicos revela perspicácia e pragmatismo, no entanto, reconhecendo a excelência da escola francesa não a recomendo, por razões histórico-culturais que não vou agora desenvolver. A melhor escola de futebol mundial é “nossa”, é brasileira; é este o futebol característico do Benfica; espetáculo, virtuosismo, autoconfiança, ascendente mental sobre os adversários e identidade cultural! Ficou demonstrado no passado e é o futuro!

Ficam-lhe muito mal as insinuações que faz sobre o Diretor da Academia aludindo à sua qualidade de empresário FIFA, deixando no ar a ideia de que há negócios ocultos. Se sabe ou suspeita de algo, diga-o com clareza, para que o visado se possa defender e os adeptos ficarem informados. Assim não! Não é sério! Um empresário FIFA não é necessariamente um bandido e é legítimo supor que indicia conhecimento do processo mundial de formação, de capacidade de movimentação nesse meio e de recrutamento de jovens talentos, tal como, aliás reconhece FT!

Receita para o sucesso:

Este é outro capítulo onde Fernando Tavares me dececiona com um arrazoado de incongruências, demonstrando que o amor e a dedicação ao Benfica por si só, não habilitam quem quer que seja para desempenhar altos cargos no clube! Ora então vamos lá dissecar as suas afirmações:

A cultura de vitória está de novo instalada no clube, graças ao paciente e competente trabalho da atual Direção, após os desastrosos consulados de Manuel Damásio e Vale e Azevedo. A cultura de vitória só é possível quando sustentada em condições que a propiciem. É precisamente o que a atual Direção tem feito; negá-lo é má-fé! Podem identificar-se erros, sugerir melhoramentos, discordar de algumas opções, mas a trajetória de crescimento competitivo global é inegável.

As graves e indecorosas acusações de “tachismo” no Benfica, carecem de fundamentação; deve indicar quem são os tachistas e porquê; ou seja, deve exemplificar onde falharam os respetivos desempenhos e mostrar a sua falta de dedicação! Com tais acusações, Fernando Tavares está a dividir os Benfiquistas, a lançar um grave labéu sobre pessoas que têm o direito ao bom nome e a fazer o jogo dos dirigentes do outro clube. Não se faz!

Ao atribuir a razão do sucesso do outro clube à exigência de identificação incondicional de todos os elementos da sua estrutura e a uma cultura de ódio ao Benfica, revela desconhecer a realidade profunda, que nos entra pelos olhos dentro, descredibilizando-se! O fortíssimo apoio económico e político de que disfruta e que está bem expresso na constituição dos seus órgãos sociais é que é a razão do miserável sucesso! Tivemos recentemente três grandes demostrações desta realidade; a receção provocatória ao Pinto por deputados da Nação em plena Casa da Democracia, Os elogios públicos à mesma personagem do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, a viagem conjunta à Polónia, paga pela FPF, de membros da FPF, do Governo, do Pinto e do seu staff; a nomeação do Proença para partidas de alto nível na UEFA!

A atual Direção tem divulgado como nenhuma outra por múltiplas formas a grandeza do clube; ele são as homenagens nas galas, é o programa Vitórias e Património, é o departamento de restauro de troféus, é o patrocínio de várias publicações alusivas ao clube e a atletas, é o Torneio Eusébio, é a criação de uma TV própria de raiz e a sua internacionalização, é a expansão do número de associados, etc. Ignorá-lo não é idóneo!

Mas concordo quando refere que não podemos tolerar os enxovalhos que têm sido praticados contra o nosso clube, com mais competência sim; com mais participação sim; com mais ambição aceito, mas…com mais união e mais mobilização na denúncia e combate sem tréguas aos “ladrões” e seus cúmplices onde quer que se encontrem.

Para que nos possamos defender com eficácia dos nossos “inimigos”, é para mim claro desde há já muito tempo que os Benfiquistas têm que ter expressão política, já que os poderes instituídos são “cúmplices” na pouca-vergonha que se vive no desporto em Portugal. Este é que é o caminho!

(Continua)

Responderei a todos os comentários que o mereçam, logo que me seja possível.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. eSTOU MESMO FARTO DETA ENTREVISTA! DESCULPA LÁ!

    SÓ VOLTAREI DEPOIS DE PASSAR ESTA FEBRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por quem sois; não vos incomodeis com tais ninharias.

      Eliminar
  2. Já não há pachorra, se é que algum dia houve....

    ResponderEliminar
  3. " Todos os Benfiquistas sem exceção confiam em Rui Costa! Todos os Benfiquistas sem exceção sabem que Rui Costa rejeitaria qualquer ato de desconsideração fosse de quem fosse! Todos os Benfiquistas sabem que Rui Costa não aceitaria ser mero figurante na estrutura do clube!"

    É uma ordem?? Era só o que faltava... Eu perdi a confiança em Rui Costa. Completamente. E neste momento considero-o um mero figurante na estrutura do clube. Vieira desautorizou-o publicamente. As coisas passam-se e de Rui nem uma palavra. E olha que muitos pensam como eu...à..espera...não somos benfiquistas é isso? Claro, claro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada1/7/12 18:19

      É verdade Pedro! O Rui desiludiu-me imenso. Não esperava dele este silêncio e esta passividade, depois da desconsideração que Vieira lhe infligiu. De mim, já perdeu todo o respeito e já o disse há muito tempo. Rui Costa, ao aceitar ser objecto de adorno e bengala para a reeleição de Vieira, hipotecou muito do respeito e admiração que detinha por parte dos adeptos.
      Teve tudo nas mãos, mas desperdiçou. É pena!

      Eliminar
    2. "O Rui Costa está preocupadíssimo com (as paletes de) benfiquistas que perderam a confiança nele"

      E sem perceberes acabaste por dar, a quem pensa assim, toda a razão.

      Tivesses o benfiquismo dentro de ti como todos nós e percebias o quão forte é a tua frase. Assim...olha vai lá fazendo o teu trabalho.

      Eliminar
    3. Caro Pedro, e a que propósito viria eu para aqui dar ordens a alguém? É uma alusão tão disparatada que nem te apercebeste dela.

      Lamento da vossa volatilidade relativamente ao caráter de Rui Costa apesar de toda a dedicação e amor ao clube que já demonstrou.

      Talvez o Rui Costa confie no trabalho desta Direção e que a sua presença é útil, não é verdade?

      Eliminar
  4. Em minha opinião essa visão do Rui Costa em nada corresponde à realidade. Rui Costa esteve em funções, foi afastado pela falha do Quique, apesar de ter trazido jogadores para o clube como Aimar. Quem o substituiu, ganhou um campeonato e depois perdeu 2 campeonatos de uma forma miserável enquanto o Rui desaparecia da circulação enquanto administrador. Para mim e para muitos com quem falo, o Rui mais não serve do que uma figura que o LFV usa para ganhar votos.

    Pressuponho que a formação discutida seja a do futebol. Então convém ver quantos jogadores tinha a selecção portuguesa formados no Benfica - 3, Nelson Oliveira, João Pereira e Miguel Lopes. Quanto ao primeiro é um talento que estamos à espera que cresça para ser um valor efectivo no Benfica. Quanto ao segundo e terceiro, à semelhança do Sílvio foram dispensados muito cedo, necessitando de evoluir noutros clubes para poderem chegar à selecção. Pode-se dizer que na selecção de sub-20 estiveram 5, mas desses 5, 3 rescindiram com o Benfica em vez de passarem a seniores indo para itália e para espanha.

    De resto quem temos no plantel vindo da formação ? Miguel Vitor - o quarto central, Roderick - o quinto central foi despachado para a Suiça, Luis Martins era o terceiro lateral esquerdo, David Simão - o bilionésimo médio acabou a época fazendo meia dúzia de jogos em coimbra, Ruben Pinto - vinha a seguir ao David Simão e nem na taça da liga jogou. Ou seja, tirando o Miguel Vitor que aqui ou ali entrava qual bombeiro para central ou lateral direito, todos os outros estavam para cumprir a quota imposta pela UEFA para a champions. Mas então será que temos somado títulos ? Nos 3 escalões de formação com títulos nacionais, gostava que me lembrassem qual foi a última época em que ganhámos 2, pois não me lembro. Novamente acho que a sua opinião sobre a formação está um pouco desfasada da realidade.

    Da terceira, podemos falar em Jorge Gomes, António Carraça ou Paulo Gonçalves. Se o FT teve pruridos em chamar os bois pelos nomes, eu não tenho, a verdade é que esses indivíduos já várias vezes mostraram que pouco ou nada de bom trazem ao Benfica, querer ignorar isso é querer enterrar a cabeça na areia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. B Cool

      O problema de Rui Costa é que hoje precisa do ordenado que o Benfica lhe paga e de aí sujeitar-se a tudo.

      Eliminar
    2. Rui Sérgio Guerra1/7/12 17:26

      Caro "Conde",

      Percebo bem a tua mágoa com o Rui Costa, tal como concordo com o comentário supra do "B Cool": TAMBÉM EU, SÓCIO QUE PAGA AS SUAS QUOTAS DO N/ BENFICA A TEMPO E HORAS (ainda que vivendo aqui em PALERMO) ESTOU PROFUNDAMENTE DESILUDIDO COM O SILÊNCIO E A PASSIVIDADE CÚMPLICES E LAMENTÁVEIS DE RUI COSTA face a um "status quo" de... adoração silenciosa e bajulação conivente ao Sr.LFV!

      A grande verdade é que.... esta mágoa com Rui Costa (tua, minha e à evidência... de muitos SLB's!) É PERFEITAMENTE LEGÍTIMA E ATÉ EXPECTÁVEL DA N/ PARTE... face a UM HOMEM QUE VÍAMOS COMO 1 ÍCONE DO SLB!

      Estou claramente convicto que esta questão tem sido pouco assumida e publicitada pelos benfiquistas... ... essencialmente, PORQUE OS BENFIQUISTAS DESILUDIDOS (c/ RUI COSTA) TÊM VERGONHA DE O RECONHECER...,
      o que compreendo, e também o sinto,... MAS JÁ NÃO SUPORTO MAIS ESCONDÊ-LO!

      O AUTISMO E A CEGUEIRA... "follow the leader"... ESTÃO A MINAR O N/ BENFICA...!
      Repito uma ideia que me arrepia... e até me envergonha..., MAS CADA VEZ MAIS O SINTO...,
      ... VEJO CADA VEZ MAIS NA LUZ... UM AMBIENTE "à la GESTAPO"...e não faltam nem GOEBBELS...nem HIMMLER!

      Não assumir isto é MENTIR À HISTÓRIA E DIGNIDADE DO N/ BENFICA... ser kamikase... ou fazer harakiri!

      A inabilidade e falta de bom-senso na gestão dos aumentos dos cativos são...APENAS + PREGOS NO CAIXÃO!
      Tal como, tudo o parece indicar,... + uma preparação deficiente do plantel, em qualidade e em timing!

      ADORAMOS E AMAMOS O N/ BENFICA!... TEMOS O DIREITO DE EXIGIR... RAçA, QUERER E AMBIçÃO... SEMPRE!

      Desculpem este patuá, mas... ADORO O N/ BENFICA DE FORMA INCONDICIONAL... E "ELE" CORRE-ME NAS VEIAS!

      Abraço de Palermo,
      RSG

      Eliminar
    3. Caro Rui Guerra

      Apesar de não ser destes tempos da net já por aqui ando há uns anos mas ando há muitos mais atrás do Benfica.

      Já o escrevi várias vezes o Benfica é: Uma das Minhas razões de viver e não imagino, nem quero, saber o que seria a minha vida sem o Benfica. Nem imagino porque seria impossível.

      Eu ando por aqui há 3 anos a denunciar aquilo que isso sim imaginava poder vir a ser o Benfica com uma personagem destas à sua frente e cada vez sinto mais a razão e mais Benfiquistas de acordo comigo.

      Aquilo virou mesmo uma Gesgato. Nada que eu não tivesse dito na cara a Vieira mas este gente persegue outros objectivos, que bem conheço e que muitos dos comens Benfiquistas nem se apercebem.

      Engolem tudo o que ele diz naqueles escrito cirurgicamente feitos e que ele lê sem o minimo de emoção e paixão. Porque simplesmente nunca teve nem uma coisa nem outra.

      D alguém que um dia aplaudiu derrotas do clube de que agora é presidente o que é que os benfiquistas esperavam???? Dizem possivelmente que nessa altura não o conheciam mas eu já sabia quem era o artista.
      Queria só dizer-te que tudo o que aqui possa escrever nunca poder ser levado a conta de desabafos porque o que eu aqui escrever podes dar como uma verdade adquirida e há tantas coisas que sei que até vergonha tenho de dar a estampa para não dar trunfos a inimigos.

      Um dia os últimos 20 anos do benfica serão reescritos pois se até já um Alberto Migens se afastou desta gente o que será que aqueles Benfiquistas que acompanham o clube mais à distância precisarão para inverter este rumo?????

      Tenho algum receio embora saiba que o Benfica é indestrutível.

      Um dia a gente vê-se por aí.

      Eliminar
    4. B Coll;respeito a tua opinião que aqui expões de boa fé; mostras que é necessário fazer melhor na formação e quanto a isso estou de acordo, sem que tsl me impeça de considerar meritório todo o trabalho que se tem feito. E não me fales em títulos na formação em especial nos Juniores, pois decerto sabem bem o que se tem passado.

      Relativamente ao Rui Costa estou em frontal desacordo, além do mais, o mais elementar sentido de justiça implica conceder ao"condenado" direito à sua defesa.

      Eliminar
  5. Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! AH! Ah! Ah! Ah! Ah!

    Sorrir faz bem à saude e eu ....gosto !

    ResponderEliminar
  6. pedro S.1/7/12 18:09

    FT não é serio e o Benfica está perfeito, e a cereja no topo do bolo é a contratação do REI DAS PALESTRAS!! Assim vai o SLB com um aglomerado de assalariados, um treinador Françês não, porque a cultura historica merece reparo...mas um brasileiro?! Tá tudo dito...

    Já agora os meus parabens Sr António Barreto para o seu "resumo" pessoal da entrevista do Rui Gomes da Silva, estava perfeita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concede-me vossa Exª o direito de opinião devidamente fundamentada? Pelos vistos não lhe agrada! Lamento.

      Eliminar
  7. António Zé2/7/12 12:24

    PROAPAGANDA... Basicamente o que dizes nas tuas intervenções deslocadas aqui no blog, é que não concordas com nada do que este senhor disse?! Faz me lembrar o teu presidente (LFV), sempre que existe oposição, é apelidado de abutre, pouco sério, tem poucos anos de sócio e etc etc... a tua escola ta mais que identificada meu caro!


    "A atual Direção tem divulgado como nenhuma outra por múltiplas formas a grandeza do clube; ele são as homenagens nas galas, é o programa Vitórias e Património, é o departamento de restauro de troféus, é o patrocínio de várias publicações alusivas ao clube e a atletas, é o Torneio Eusébio, é a criação de uma TV própria de raiz e a sua internacionalização, é a expansão do número de associados, etc. Ignorá-lo não é idóneo!"

    lolada total! Explica lá aqui á malta em que é que torna o Benfica mais forte, competitivo e conhecido com as galas e as homenagens feitas sempre aos mesmos?? Em que momento é que o Benfica ganha campeonatos com com o programa Vitorias e patrimonio?? Vamos ter o melhor museu do mundo, ser´+a mesmo necessário? deixa de ser ridículo...

    ResponderEliminar
  8. Para mim o mérito da entrevista de FT foi aclarar-me as ideias sobre o que pensava dele. De facto é apenas mais um que faz escola no Benfica. A culpa é sempre dos outros, na questão das amadoras, e quanto à influência da arbitragem na definição do titulo de campeão, também está 20 anos atrasado e não percebe porque é que Proença cá apita como sabemos, e nas provas europeias até mostra que sabe apitar.

    FT foi uma desilusão. Tem de se requalificar urgentemente, se quiser continuar a ajudar o Benfica pela via da alternativa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking