O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 3 de abril de 2012

Um olhar sobre os Portuenses e o Portismo.

. 28 comentários
O Pedro Soares comentou a minha penúltima crónica levantando um tema que reputo da maior importância. A minha resposta foi tardia e parece ter passado despercebida, razão porque aqui reponho ambas.



Embora digas muitas verdades no teu texto gostava que me explicasses porque o norte é cada vez mais pobre em relação a Lisboa (lISBOA, DIGO lISBOA)! Não terá mão do FCP de certeza! O Benfica não perdeu este jogo e o de Guimarães por culpa do FCP ou sistema como queiras, para um apreciador de futebol repara que existem erros de treinador e de equipa! O Benfica não é de agora que nas últimas jornadas fica sem perninhas e sem soluções para jogar de igual forma, já lá vão 3 anos assim e relembro que no ano do campeonato foi a mesma coisa! Como pode uma equipa como o Benfica atirar-se ao árbitro pelo lance do Aimar, se no último minuto o Saviola falha um golo em frente ao guarda-redes? Como pode um treinador desculpar-se de uma expulsão a perda de 2 pontos? Como pode o Benfica jogar com 2 esquerdinos no lado direito e ter um direito do lado esquerdo? Como pode o Benfica ter 95% dos jogadores a jogar a época toda sem haver rotatividade? Como pode ainda o Benfica comprar jogadores como se não houvesse amanha e não contratar jogadores para a equipa principal onde realmente temos défice? Li á
alguns dias atrás que JJ está a estudar preencher esses tais défices, mas, tão a brincar com o clube??? Não ganhamos jogos por pensar que já estão ganhos, não ganhamos porque a direção não age quando tem de agir, não ganhámos porque o discurso do treinador passa por "valorizo jogadores", ou melhor "comigo o SLB vai na 3 época á champions" e não ganhamos porque o sistema está de braço dado com o nosso clube mas com uma diferença para o FCP, não funciona para o SLB! Deviam todos ser como o Maxi, na altura de falar, não fala e "resmunga" com a situação! Ainda não percebi porque o SLB não entrou em Blackout! Calem o Jesus por favor é ridículo aquele homem!




Repito a resposta anterior; com todas as insuficiências da nossa equipa, teríamos ganho se a trabalho da equipa de arbitragem tivesse sido competente. Quanto à tua referência inicial; embora não tenha aqui, agora, informação económica detalhada - verificarei isso mais tarde - sei que o rendimento médio da população do norte é inferior ao da de Lisboa, da Madeira e do Algarve, mas, julgo que não está a diminuir (terei de confirmar). Devemos ter em conta que, na região de Lisboa, estão sediadas grande parte das maiores empresas nacionais com elevadíssimas remunerações dos seus quadros, as quais, fazem subir, julgo que significativamente, o rendimento médio per capita. É a célebre história da galinha! Descontando este fator, provavelmente, continuará a verificar-se essa realidade. No entanto, toma nota que, esse não é um problema exclusivo do Norte, é também do Centro, do Alentejo do Algarve (menos) e de todo o interior, que está a ser cada vez mais abandonado. Ainda não vi nenhum político nortenho preocupar-se com essas regiões! Afinal onde está a solidariedade?


Aliás, recordo para não mais esquecer, uma afirmação feita há muitos anos por Ludgero Marques, reivindicando para o Norte as contrapartidas correspondentes à sua alegada maior produção de riqueza, sem qualquer consideração de solidariedade para com as regiões mais pobres do país! Digo-te, que perdi toda a consideração que tinha por ele...e podes crer que era muita!


Em todo o caso, na minha perspetiva, esse é um tema do foro político e social e não desportivo, que deverá ser tratado pelos representantes políticos da população e outras organizações cívicas e não por um clube de futebol.


O certo é que, quanto a mim, o FCP tira dividendos desportivos dessa realidade, graças a uma certa alegada chantagem que permanentemente exerce sobre os governos e que lhe permitiram ascender ao total controlo desportivo do País em detrimento de todos os outros concorrentes. O que estou a dizer é que, em minha opinião, nem os dirigentes do FCP, nem os capitalistas nem os políticos aliados do grupo FCP, estão muito interessados no progresso económico das populações, visto que retiram benefícios de vária ordem desse atraso.


Por outro lado, a euforia dos títulos, mantém essa mesma população sossegada, servindo assim como prevenção a eventuais distúrbios sociais, o que, é do agrado de qualquer governo.


Portanto, quanto a mim, o futebol tem servido como moeda de troca no que diz respeito ao norte; "oferecem-se" títulos desportivos em troca de desenvolvimento, comprando assim o silêncio do povo, como é característico dos países pobres e dos regimes totalitários, servindo sim, os interesses dos governos, dos dirigentes do FCP e das elites económicas e políticas do Porto.


Portanto, ao contrário do que é propalado, o FCP tem sido um dos principais agentes do empobrecimento da população do Porto e do norte. Os investimentos faraónicos que têm sido feitos nessa região, raramente têm a ver com as suas necessidades prioritárias. O resto é retórica pateta.


Quem tem olhos de ver, que veja.


AB
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. JediVermelho3/4/12 19:02

    Diametralmente em desacordo com o autor! Esta história do sistema já cheira mal! É o legado de LFV no SLB! A pequenez da mentalidade! E a condescendência com o fracasso, pois temos o bode expiatório das arbitragens! O problema é que o SLB não age fora do campo! Somos 6 milhões, mas parecemos um clube de adeptos acantonados numa ilha! O SLB é permissivo com o sistema de influências montado em redor do futebol! E é conivente! E os falhanços desportivos em campo são exponenciados por isso! Mas sem uma casa arrumada! Exigente para como os jogadores e equipa técnica, nem que houvesse transparência os títulos voariam para a Luz! LFV teria sido o melhor presidente da História se tivesse entregue o futebol a um nº2 de confiança! Um homem forte, em quem confiasse! Fê-lo com Veiga! O SLB foi campeão! Porém a soberba presidencial obrigou a saída! E JJ... Passa o tempo a chamar louros a si, mas não admite os falhanços! Disse, sobre Cap, que o passado não interessa, só o presente, mas quando foi confrontado com o falhanço durante o ano passado apressou-se a relembrar que FOI campeão!
    Acabou, há muito, a cultura de exigência na Luz! Já não amor pelos valores tradicionais do clube! Há retórica oca... Um relembrar do passado, apenas. Mas não há transmissão da Glória! Há estátuas, pois é típico das ditaduras estas manobras de propaganda, de apropriação do passado rico, para justificar a época miserabilista! Foi assim com Mussolini, com Hitler e por aí fora! É típico! Paixão pelo clube? Pela necessidade de o engrandecer? Já não há! O FCP tornou-se assim porque se focou num objectivo! E os adeptos unirem-se por isso! A nossa queda! E troféu a troféu, isso irá acontecer se nada for feito! Se o Benfica não se focar num objectivo: a vitória! Em campo e fora dele!
    Mas isto sou eu que penso assim! Que sou anti... E sou censurado! Até neste blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Soares3/4/12 22:00

      Caro JediVermelho, conpreendo e concordo com o que dizes, mas não será preciso pensar em grande pois com humildade, trabalho, exigencia, PAIXÃO, disciplina, e competência o SLB com a grandeza que lhe assiste chega e sobra!
      O problema destes pensadores foi o SLB ter ganho ao Braga e já pensam que são campeões! È o problema do Benfiquinha que assistimos hoje, e como dizes nós adeptos abanamos a cabeça e falamos de arbitragens para desculpar tudo e mais alguma coisa! Agora inventaram a politica que se junta á luta contra o SLB! lolada

      Eliminar
  2. Anónimo3/4/12 19:13

    mas uma coisa tem alguma coisa haver com a outra? NÃO pedro soares.

    o Benfica mesmo a jogar mal vencia os jogos, pra isso bastava que o arbitro não roubasse o Enorme.


    Ronnie

    ResponderEliminar
  3. JediVermelho3/4/12 19:28

    Anónimo,
    E o Benfica é sistematicamente roubado porquê? Porque o SLB nada faz para combater isto! É conivente!

    ResponderEliminar
  4. Jedi: Tens o disco riscado! O que é que se passa contigo? Pára a viatura, desliga a ignição, dá uma volta pelos campos apanhando ar fresco, faz exercóicio físico, lê um livro ou dois para descontrair e depois tenta de novo. Sabes onde falhas? Centras-te exclusivamente nas alegadas falhas dos Dirigentes do Benfica ignorando todas as outras. Não é idóneo. Dewscridibilizas-te.

    ResponderEliminar
  5. Ronnie: Pois claro e seria suficiente para reconhecerem o seu trabalho? Parece que anda por aí muito alegado Benfiquista com ódio de estimação a LFV a ponto de prejudicar o clube do qual se dizem adeptos.

    ResponderEliminar
  6. É típico do portismo 'pinto da costiano' meter no mesmo saco política, regionalização e as frases feitas sem qualquer sentido de ataque a Lisboa.

    Fernando Gomes(o do capachinho), Nuno Cardoso ou Luis Filipe Menezes mostraram claramente quem tem abusado de quem. Aliás, o povo do Porto dá maiorias consecutivas ao Rui Rio, um chamado inimigo do FCP. O que mostra o eco e a sustentabilidade que estes têm junto do povão.

    Mas penso que aqui há espaço para se debater o papel das regiões, mas nada mais. Alimentar discussões sobre política não me parece que sirva nem o desporto nem o Benfica.

    ResponderEliminar
  7. JediVermelho3/4/12 19:56

    António Barreto... Lamento, mas a tua resposta desiludiu-me e muito. É triste quando tu que fazes suposições e misturas política e futebol para desculpabilizar tudo e mais alguma coisa e não atacas o problema de frente! Fazes conjecturas, não apresentas soluções, nem tão pouco apresentas um facto. E é pena, pois pareces informado e alerta para certas realidades! Mas infelizmente, vendes-te à conjuntura! Que pena... Estou ciente! Pois apresento factos e tu não! Apresentei ideias, ataco factos e aquilo que acho errado! Pois é... Agora está tudo bem, ganhámos ao Braga! Se conseguires contrapor factos que apresentei, seria bom, pois para os teus textos a resposta pode ser simples: estás bem informado e tens boa imaginação! E é pena, pois serias uma boa adição para "oposição" ao regime!

    ResponderEliminar
  8. JediVermelho3/4/12 20:11

    Alguém daqui já viu a Estátua que supostamente irá homenagear os "Bicampeões" europeus? Mais uma bela argolada! Só mais uma...

    ResponderEliminar
  9. JediVermelho3/4/12 20:19

    http://www.facebook.com/homenagem.SIM.estatua.proposta.NAO
    Adiram a este movimento do Facebook! PF, não deixem estes senhores tornarem o SLB motivo de gozo, mais uma vez...

    ResponderEliminar
  10. nao sei se no nrte trabalha se e no sul goza se e nao sei se no norte sao pobres e no sul ricos, sei é que os ferraris estao praticamente todos no norte.

    ResponderEliminar
  11. Quer queiram quer não a politica está entranhada no futebol e não é por acaso que o Peido Costa anda sempre a falar dela. O A B tratou isso e bem aqui no blog.

    Nunca ouvi o pres. LFV apelar ao regionalismo sulista.
    ------------------

    O principal processo do Apito Dourado está parado há um ano, na Relação do Porto, sem que se conheçam as razões

    ResponderEliminar
  12. O Jedi tem qualquer engulho ou frustração que não consegue esconder, quando criticado pelas suas obcessões de benfiquista e agora de politico/cidadão.

    Eu penso que aqui há espaço para debater o futebol e a politica que o influencia.

    _______________________

    O Menezes de Gaia deu o centro de treinos ao peido da costa porquê? Os clubes de Gaia chucham no dedo....

    ResponderEliminar
  13. Pedro Soares4/4/12 00:10

    "Pedro Soares: Ainda não percebes-te que estás fora do contexto? Sabemos que os portugueses do norte não se revêm no Porto nem muito menos no Pinto da Costa, mas o que está em curso, quanto a mim, é precisamente a tentativa de alteração dessa realidade. Começou em Braga e não é por acaso! Recomendo-te que te informes melhor da posição do PS e do PSD acerca da regionalização e, sobretudo, à interpretação do discurso político explícito e implícito. No entanto, sublinho mais uma vez que, em princípio, não me oponho á regionalização; oponho-me sim ao envolvimento de clubes de futebol no processo - como é o caso do Porto, do Braga, do Marítimo e do Nacional - bem como á liderança do processo de gente sem credibilidade e de duvidoso sentido patriótico."

    Caro António Barreto, desde já agradeço o destaque dado ao meu comentário e desde já deixe-me dizer que admiro a forma como pensa, imagina e fundamenta a sua opinião! Queria também dizer-lhe que li o seu post e soltei gargalhadas a roçar o gozo da forma como tenta querer fazer parecer que está dentro do assunto e tem conhecimento das realidades, e não lhe chamo ingénuo como me acusa de o chamar, não misture falta de conhecimento com ingenuidade porque de ingénuo voçê nada tem, aliás, ao ler os seus posts quase fico com a ideia que o Benfica está bem e só não ganha campeonatos porque forças ocultas exteriores (árbitros, FCP, Oliveira e mais recentemente os as forças politicas do Norte e Portuenses) não deixam!
    Na sua resposta em cima resume tudo o que realmente acho sobre a sua afirmação de "fora do contexto" e que diz assim "...quanto a mim...", ou seja, vou aceitar todos estes textos de inimigos do benfica e pardais ao ninho uma opinião sua!
    Poderia estar aqui a contar-lhe umas pequenas passagens em relação a política, algumas coisitas sobre a regionalização e os seus meandros, poderia até dizer-lhe o nome de alguns que realmente a querem e outros que por interesses não a querem penso até que o António Barreto deve saber mais do que aparenta por aqui! Mas fica a saber o mesmo!
    Em relação ao empobrecimento do norte, demonstra uma visão simples e certamente não será essa a sua visão da realidade de á uns 10 anos para cá! Pela forma como visa o PS deduzo que seja de direita certo? Gostava de lhe relembrar que quer no futebol quer na politica existe gente sem credibilidade e de duvidoso sentido patriótico.
    Acredito que haja colagens a clubes de futebol como os há ao nosso clube não acha? O que me faz confusão em toda a sua teoria é o seu exercicio de tentar instruir alguns benfiquistas que o mal de todos os fracassos do SLB estará na sopa que supostamente se prepara no Porto ou norte, como queira, e que a grande desculpa para o fracasso ou não do SLB no futuro está aí! Até pode dizer que estou a ser demasiado corrosivo ou até radical da forma como interpreto os seus textos mas, é o que me parece!

    O JediVermelho escreve isto:
    "...Acabou, há muito, a cultura de exigência na Luz! Já não amor pelos valores tradicionais do clube! Há retórica oca... Um relembrar do passado, apenas. Mas não há transmissão da Glória! Há estátuas, pois é típico das ditaduras estas manobras de propaganda, de apropriação do passado rico, para justificar a época miserabilista! Foi assim com Mussolini, com Hitler e por aí fora! É típico! Paixão pelo clube? Pela necessidade de o engrandecer? Já não há! O FCP tornou-se assim porque se focou num objectivo! E os adeptos unirem-se por isso! A nossa queda! E troféu a troféu, isso irá acontecer se nada for feito! Se o Benfica não se focar num objectivo: a vitória! Em campo e fora dele..."

    A melhor afirmação deste blog nos ultimos anos! Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Soares, se achas que o António Barreto não sabe que os falhanços no Benfica advêm em grande parte devido a uma Direcção incompetente então não o conheces mesmo.
      Isso não invalida que não exista de facto um sistema que favorece o Porto montado.

      Quanto ao que dizes do Norte, de facto Lisboa saiu beneficiada em vários casos (especialmente de desvio de fundos comunitários através de truques) mas há muita corrupção. E olha que o Norte que eu conheço é um Norte com desigualdades sociais gritantes com meia dúzia de gente obscenamente rica, e a maior parte da população pobre. Os ricos proprietários de tudo o que é fábrica e aparelho produtivo no Norte onde os pobres trabalham. No Porto pode ser diferente obviamente, mas com tanta gente com dinheiro no Porto porque não fazem nada para desenvolver a cidade?

      Quanto ao que dizes do PS: o facto é que tanto PS como PSD baixam as calças ao PdC. O único que não o fez foi o Rui Rio. Luís Filipe Menezes fê-lo, Valentim Loureiro foi uma cabeça do Sistema, entre muitas outras figuras. Mas o PS-Porto é quem está mais conotado com a ligação ao FCP e nada faz para mudar isso.

      Eliminar
    2. Pedro Soares4/4/12 10:27

      Eu não digo quer ele não sabe, o que digo é precisamente o contrário, só fico pasmado com a direção do texto dele afirmando que a podridão e o poder maléfico do futebol estará ligado, neste caso o sistema, a uma espécie de irmandade nortenha que juntamente com FCP, políticos, forças locais e seus associados prejudicam TAMBÉM o SLB! O que me espantou foi o facto de ele utilizar Pinto da Costa e políticos como a grande razão da pobreza do Norte, uma ideia que acho errada e insultuosa ao povo nortenho! A questão politica do Porto e seus partidos ultrapassa e muito o domínio de Pinto da Costa até porque não será preciso ser muito esperto para perceber isso! Perceber também que aqui no norte estão identificados quem realmente dá a mão ou como dizes "baixam as calças" ao FCP! A afirmação de que o PS-Porto é quem está mais conotado com a ligação ao FCP é errada e ilusória e se pesquisares um pouco vês que realmente as coisa até estão bem equilibradas...mas isso são politiquices que nada tem haver para este bolg! O grande cerne do meu comentário é precisamente as ideias erradas que podem ser dadas á malta do sul em relação ao norte, principalmente em relação á politica, até porque estou de alguma forma dentro dela por aqui!
      O SLB foi e é beneficiado pela politica, no entanto nada falam!
      O que gostava mesmo de ver era comentários aos jogos do SLB por exemplo, no ultimo jogo com o Braga houve erros do árbitro graves quer para um lado quer para o outro, mas, como a onda foi vitoriosa o SLB e os grandes defensores das estratégias extra futebol nada disseram! È um desafio que lanço aqui comentarem...e o SLB caladinho nada diz!

      Eliminar
    3. Ó PEDROCAS,
      O Teu ultimo parágrafo que até nem tem nada a ver com o tema do poste, só nota o o desNORTE dos teus neurónios que estão ao serviço do clube que oferece PUTAS a árbitros.

      Houve erros no jogo contra o Braga....bem....eu até diria mais...segundo todos os escribas androides que arrotam postes em tudo o que é mérdias...todos os jogos do Benfica há SEMPRE erros que beneficiam o Benfica....eheheheheh....mas então, com tantos benefícios, onde estão os títulos???

      Quer dizer, o Benfica é sempre beneficiado, o clube do Guimaro e do guarda Abel é sempre prejudicado e é este mafioso clube que ganha os campeonatos???

      Mas dará aqui a bota com a perdigota???

      Quanto aos benefícios que o Benfica obteve da Politica eu pergunto. Qual foi o clube cujo HINO lhe interditaram??? Qual foi a cor que a politica inventou para que o Benfica não fossem chamados de VERMELHOS ???

      O Barreto está lá mais abaixo a dizer que nos postes dele não entras mais....mas por favor, entra nos outros para a gente se rir um bocadito...

      Eliminar
  14. Anónimo4/4/12 00:58

    gostava que alguns dos criticos de LFV como por exemplo o jedi vermelho, explicasse aqui a toda a gente como é que, com dá cá aquela palha, se limpa um futebol que está corrompido há mais de 30 anos, onde todos os cargos importantes estão ocupados por inimigos, todos os poderes estão ocupados por inimigos, a maioria dos agentes desportivos são inimigos como por exemplo os árbitros, num país que está afundado em corrupção, daí a conivencia a um futebol viciado, em que a justiça está comprada e tem em cargos de poder e importancia inimigos, em que inclusive em entidades que deveriam ser imparciais e movidas pela verdade, honra e rigor, como por exemplo o antidoping, a cmvm e a comunicação social, estão repletas de inimigos e ainda por cima ocupam cargos chave para o branqueamento de situações graves, em que até em orgãos internacionais, como por exemplo a uefa, têm como representantes do país, inimigos, pois dão sempre jeito para que não aconteca nada aos batoteiros se por acaso chegar lá alguma situação, como foi o caso do apito dourado.
    (poderia continuar a enumerar mais sitios onde existem inimigos, mas acho que já dá pra perceber.)

    explica jedi, arranja uma solução para o imediato, quero ver até que ponto o LFV é culpado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha... Pelo menos que o presidente do Benfica não apoie pessoas ligadas ao sistemas, tio aquelas pessoas que aparecem nas escutas... Deves saber de quem estou a falar...

      Eliminar
  15. Anónimo4/4/12 00:58

    fui eu que escrevi o comentário.

    Ronnie

    ResponderEliminar
  16. Anónimo4/4/12 12:30

    As vossas teorias da conspiracao sao mais rebuscadas que um filme serie B exibido no fantasporto.. Meu Deus, e incrivel o que se vai buscar para justificar as derrotas. Nunca vi um clube assim. Com essas atitudes so fomentam a anti benfiquismo. Sejam dignos na derrota para serem gloriosos na vitoria. Se comecarem a virar a atencao para a forma como os jogadores jogam, o treinador treina e a direccao dirige, talvez as coisas melhorem para o vosso lado. Isto ja se torna paranoia esquizofrenica, qualquer psiquiatra encontraria aqui razao para iniciar medicacao..

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é ó Carneiro... Somos uns loucos não é? Olha... Lá nos idos anos 90 também nós os Benfiquistas, ou os loucos, também dizíamos que havia corrupção no futebol corruptuguês e que o teu fantástico corrupto presidente corrompia árbitros e vocês riam e diziam que nós éramos loucos e que a equipa de merda ganhava porque era a melhor e tAl...

      Uns anitos mais tarde aparece o Apinto Azul-Dourado e com ele as escutas que vieram dar razão ao que os loucos, ou Benfiquistas, sempre disseram... QUE O TEU CLUBE DE MERDA CORROMPE A ARBITRAGEM E O FUTEBOL CORRUPTUGUÊS!!! Portanto, esta treta da regionalização e dos golpes mais cedo ou mais tarde virão á luz do dia e, mais uma vez, os louco, ou os Benfiquistas, irão ter razão!!!

      Eliminar
  17. Anónimo4/4/12 15:14

    pjsimoes, e isso resolve alguma coisa, o não apoio? é que a mim parece-me que ainda seria pior.
    e isso ficou bem patente quando o vale e azevedo resolveu afrontrar o sistema quando rasgou os contratos com o olibeiredo, é que durante anos o Benfica sofreu as represálias e às vezes nem em 3ºlugar ficava.
    acho que o LFV tem uma estrategia montada para ir enfraquecendo o sistema ate à estocada final, mas isso não acontece de um dia para o outro, logo primeiro foi preciso reerguer o clube e torná-lo forte, e isto so aconteceu há dois anos com a entrada de JJ e a conquista do campeonato, agora o Benfica está mais forte e capaz de lutar com o sistema, a luta só está a começar agora, pois so agora ha condições para o fazer, se por acaso, não acredito nada, o LFV sair da direcçao do Benfica nas proximas eleições, será devastador para o clube.
    o trabalho tem que continuar, e esse trabalho está so a começar, esqueçam os outros anos, aí o objectivo era acordar o gigante e sustentabilizá-lo, agora que isso foi conseguido, é que vai começar a guerra com o sistema.
    sairemos vencedores.


    RONNIE

    ResponderEliminar
  18. O Jedi depois de treinador de bancada, de critico de estruturas do glorioso, deu em critico de arte benfiquista e pelos vistos de potencialidades indiscutiveis. Aquilo que é demais é aberrante. E o cujo ainda não percebeu, o que é lamentavel.

    ResponderEliminar
  19. António Barreto4/4/12 18:19

    Meus caros; contra minha vontade, fui "distinguido" com a função de co-administrador. Assim sendo, aviso já toda a gente que só aceito crónicas relacionadas com o texto e com racionalidade, relevância, cordialidade e nunca ofensivas para o Benfica, seus dirigentes, atletas e funcionários. Venham de onde vierem; todas as outras serão inexorávelmente eliminadas.

    Quanto aos "submarinos" é melhor nem aparecerem; irão logo borda fora.

    Comigo, acabou-se o paleio da treta! Não me importo se os meus textos não tiverem comentários.

    Quem não gosta não leia.

    Entendidos?

    ResponderEliminar
  20. Fernando Coimbra4/4/12 19:49

    "Portanto, ao contrário do que é propalado, o FCP tem sido um dos principais agentes do empobrecimento da população do Porto e do norte"

    Sendo eu benfiquista do Porto só posso dizer que esta afirmação é infantil e falaciosa. Infelizmente para a minha vida e paixão clubistica o FCP tem contribuido para a riqueza da região, e mais não o faz por desavenças politicas. Além disso é importante não misturar Porto e Norte, os fundos de desenvolvimento são distintos bem como os factores de produção. Não se misturem ódios clubisticos com análises socio-económicas.

    ResponderEliminar
  21. Fernando Coimbra: Informação pública diversa aponta para um apoio direto e indireto ao FCP nos últimos anos, entre os 100 ME e 300 ME! Diga-me lá o que se poderia fazer com esta verba em benefício dos Portuenses.

    E vá chamar infantil ao cacete! Percebeu? Doeu-lhe? Pensa que andamos todos a dormir? Vá lá dar banho ao cão!

    ResponderEliminar
  22. Pedro Soares: V. Exª não sabe o que diz! O seu único propósito aqui é atirar poeira aos olhos dos Benfiquistas desatentos,impedir o aprofundamento do debate às verdadeiras causas que bloqueiam o desenvolvimento do Benfica e virar Benfiquistas contra Benfiquistas e seus dirigentes. Não acredito que seja Benfiquista.

    Portanto,escusa de se dar ao trabalho de comentar as minhas crónicas que irão borda fora de imediato. Não tenho tempo nem pachorra a perder com patetices antibenfiquistas.

    Capichi?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking