O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 3 de abril de 2012

A batalha de Londres

. 18 comentários
Batalha no sentido aguerrido da palavra. 

Espero um jogo bem disputado, com lealdade entre ambas as partes e com uma arbitragem menos tendenciosa que na primeira mão.

As dificuldades serão mais que muitas. A começar na qualidade do Chelsea. Penso que esse será o ponto mais difícil de ultrapassar.
Moralizados como nunca estiveram nesta época, o Chelsea procura na Champions a salvação de uma época desastrosa face ao investimento feito. Com jogadores de classe mundial e experientes, os problemas passarão por encontrar forma de bem cedo na partida quebrar parte desse ânimo.

No Benfica, as grandes dificuldades passarão por encontrar um fio de jogo que penetre na linha defensiva do Chelsea, e não nas ausências na defesa. Já explico porquê.

A estratégia em casa não surtiu efeito. Aliás, o par Cardozo/Aimar raramente provoca estragos quando jogam como 2 atacantes. Daí pensar que a táctica para o jogo de Londres terá de ser diferente.

Começando logo por abdicar de Cardozo na equipa titular. Tem as suas virtudes mas foi completamente inofensivo e presa fácil em especial para David Luiz que o conhece muito bem. A rapidez será uma arma a explorar e por isso a opção por Rodrigo será mais adequada. É um excelente finalizador e rápido quer na desmarcação, quer nas trocas de bola. O último jogo do Benfica pareceu mostrar que está finalmente a recuperar da lesão provocada por Bruno Alves.

No meio campo, a preocupação pelo recuo de Javi será grande pois Matic não tem a sua qualidade.

Nas alas JJ terá de optar. Ou Nelson Oliveira na direita e Gaitán ou Bruno César na esquerda, ou então manter os esquerdinos e lançar Nelson mais tarde. 

Na defesa, as opções por Maxi e Capdevila são óbvias. No centro o ideal seria Luisão e Javi, e daí eu ter dito que as dificuldades do Benfica não seriam tanto por aqui, mas surge a notícia de que Luisão poderá também estar fora do jogo. Aí o problema será mais grave. Javi e Emerson como dupla de centrais assusta. Veremos o que surgirá. 

O Chelsea não vai jogar da mesma forma como na Luz. Enfatizo a importância de praticarmos um jogo rápido por podermos tirar partido do maior balanceamento ofensivo dos 'blues'.

Vai ser uma noite europeia como muitas outras que o clube já viveu. Com emoção, nervosismo e muita crença de que o Benfica pode fazer história e muitos anos depois voltar a estar numa meia final da Champions.

Se os jogadores entrarem em campo a acreditar, tudo será possível.
 
   
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. Temos de dar o corpo e alma neste jogo. Força Benfica :D

    ResponderEliminar
  2. Não acredito que o Chelsea entre ao ataque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que penso é que eles não poderão jogar na retranca como jogaram cá.

      Eliminar
  3. «Começando logo por abdicar de Cardozo na equipa titular.»

    Deixei de ler logo aqui, tal a idiotice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idiotice é achar que há lugares cativos na equipa titular.

      Eliminar
    2. Para o tipo que marca mais golos do que os outros avançados todos juntos ainda há. A não ser que o futebol se ganhe com notas artísticas.

      Eliminar
  4. Anónimo3/4/12 22:14

    patriarca disse:


    O pior INIMIGO do Benfica vai ser o ARBITRO, o tal que em França NOS ROUBOU TUDO o que havia para ROUBAR, mas mesmo assim o Glorioso Benfica GANHOU o jogo.

    Como é possível a UEFA nomear esta BESTA para arbitrar um jogo de uma responsabilidade destas???!!!

    Assim se vê o que actualmente se passa nos meandros Corruptos da UEFA, vale tudo para se atingir os objectivos pretendidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viste hoje o Barça? O objectivo é o que eu disse: uma final Barça-Real.

      Eliminar
  5. Águia Preocupada3/4/12 22:29

    É verdade que Cardozo parece estar longe da bola. Mas tem a faculdade de prender dois defesas onde quer que ande, que os outros não tem. Além de ter um bom pontapé...
    Acho é que Aimar não pode jogar a seu lado, como segundo avançado como aconteceu cá. Mas JJ não pode passar um jogo sem inventar... Faz parte do seu ADN!
    Se JJ se lembrar que é treinador do Benfica e não do Cascalheira e olhar menos para o seu umbigo, talvez consigamos fazer uma gracinha! Vamos acreditar!

    P.S. Mas que raio de figura triste Vieira nos quer fazer passar? Que estátua mais aberrante e fora do contexto inventou agora? Quer dizer que não pensa que voltemos a ganhar outra champions? Então mas não foi ele que disse que seriamos campeões europeus? Menos mal se já consegue perceber que não percebe nada de gestão desportiva... Temos que impedir que aquela aberração vá em frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fácil de ver. Há um ano que andamos em homenagem aos antigos Campeões. Acho que até eles já devem estar enjoados.

      Claro que isto é tudo feito a pensar nas eleições e nos também velhinhos de50 votos que vivem destas recordações.

      É o dar uso à golpada que foi feita com os estatutos.

      Depois aquela estatueta é de rir.

      Tudo para impedir mais esta golpada e desperdicio de dinheiro.

      Eliminar
    2. Passado demasiado tempo fora da acção na primeira mão. E temos de empatar a eliminatória rapidamente. Eu apostava na velocidade e técnica do Rodrigo. O que não invalida que se aposte na segunda parte no Cardozo.

      Eliminar
  6. Espero que faça bem melhor que o italiano que nos tocou na 1ªmão e que o cidadão holandês Bjorn Kuipers que arbitrou o Liverpool-Benfica em 2010,e que ainda hoje marcou duas grandes-penalidades contra o Milan,sendo certo que a 2ªdeixou-me muitas dúvidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volto a frisar o que aqui escrevi aquando do sorteio. O objectivo da UEFA é uma final Barça-Real. E mais uma vez o Barça, mesmo tendo uma equipa fantástica, passa com ajudas.

      Eliminar
  7. Vamos ter bastantes dificuldades na defesa se não jogar o Luisão. Também não temos sorte com estas lesões... os quatro centrais?! Não dá para acreditar... com uma dupla Garay/Luisão ficamos muito mais fortes.

    Só um Benfica que se transcenda e jogue com uma enorme alma, luta, entreajuda e espírito de sacrifício poderá vencer o jogo. E que não tenha o azar de apanhar um árbitro miserável como foi o da primeira mão. É que me parece que a equipa do milionário/mafioso russo tem de estar nas meias-finais, tal como o Barcelona, que hoje beneficiou de um penálti esquisito.

    Gostei muito do blogue. Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo. Obrigado pela visita e volta mais vezes!!

      Eliminar
  8. EAGLEHEART4/4/12 04:46

    Infelizmente toda essa Fé terminará da mesma forma como já terminaram muitos dos sonhos que nos alimentaram ao longo de muitos deste recentes anos. há muito que o nosso clube com os nossos jogadores técnicos e dirigentes coadjuvados por árbitros e corruptos nos tiraram essas ilusões e depois meus amigos voltemos á terra e deixemo-nos destas coisas porque isto de jogar uma meia final da Champions com o todo poderoso Barcelona pelo menos a mim é algo que me assusta mesmo. lutemos pelo campeonato que isso é que é importante.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/4/12 14:00

    Hoje, prepara-se o ataque ao título

    A próxima jornada é a meu ver decisiva na entrega do título. Parece-me claro que a equipa que chegar ao final desta jornada em primeiro será campeã (apesar dos sistemáticos pontos perdidos).

    Porque não acredito na equipa dos Porcos (acho que nem os seus adeptos), parece-me que o Braguilha pode garantir um empate ou uma vitória. Se sobrevivermos a Londres sem mais lesões e com um jogo que não vá a prolongamento, teremos menos desgaste para gerir do que o Zmerding, que terá um dia a menos de descanso e uma viagem muito maior desde a Rússia. E a vitória em Alvalada tem de ser a nossa cenoura, meus coelhos vermelhos.

    Mas e hoje? Evidentemente que a história do benfica “obriga” à luta pela vitória. O que me parece que deve haver é cabecinha para o fazer porque a nossa temporada não acaba hoje. E se eu acho o podemos fazer? Absolutamente. O resultado na luz foi enganador e além disso, a velha sobranceria inglesa pode trai-los.

    A meu ver, e partindo de Artur na baliza, uma defesa com o Maxi, o Luisão, o Javi e o Emerson.

    Um Luisão a 50 por cento será sempre um líder de equipa e até com uma perna partida jogará em Alvalade.A Javi só se pede que seja simples e a escolha de Emerson é para que Capdevilla jogue com o Zmerding, que é mais jogo para homens.

    No centro um tridente formado por Matic, Witsel e Aimar.

    Matic SÓ TEM de defender e entregar a bola simples para os dois homens da frente. E se Witsel SÓ TEM de continuar o que tem feito, Aimar pode ser a chave da primeira parte. Não como segundo avançado mas como homem de meio campo! Porque é de frente para os adversários que pode desiquilibrar. 45 minuto à Benfica até caires de cu menino!

    Nas alas, Gaitan e Bruno César. Não precisam de motivação. Será necessário defender bem e sempre que a bola lhes chega aos pés, imprimir velocidade. E ó Gaitan, um golaço de 40 milhões!

    Na frente de inicio… Oscar “Tacquara” Cardoso. E a este só se pedem duas coisas: esfarrapar-se nos primeiros 45 minutos para importunar os centrais adversários e aproveitar os livres que as faltas sobre Aimar irão criar.

    A meu ver, chegar ao intervalo com um 0-0, em virtude de um bloco baixo e compacto, seria o melhor dos resultados. Retirava o Cardoso para começar a pensar em Alvalade e o Aimar (que com 45 minutos deliciosos já teria servido bem a sua equipa). E logo ao intervalo sussurava ao ouvido de dois meninos que hoje, eles próprios podiam ser o Isaias de 1991. Rodrigo e Nelson Oliveira podem ter uma palavra a dizer aos rins do Terry e ao futuro do Glorioso na Champions.

    Este é a meu ver um daqueles jogos em que o doce está à nossa frente mas ilusoriamente longe. E que temos de ser adultos para percebermos o que é importante (campeonato). Mas que esse doce pode estar ao alcance das nossas duas crianças gulosas. Rodrigo e Nélson, hoje pode ser… o vosso dia.

    Carrega SLB!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking