O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Não inventes, pah!!!

. 16 comentários
Ninguém ficou satisfeito com a derrota frente ao Guimarães. A começar pelo grupo de trabalho que compõe o futebol profissional do Benfica.

Isso não significa que se ignore o que se passou ontem.

Pontos prévios: 
- Xistra é bom árbitro? É um lixo. Mas foi por ele que perdemos ontem? Não.
- O calendário nesta altura é difícil? Talvez. O plantel não tinha que estar preparado para esta fase? Tinha.
- Foi surpresa o Guimarães jogar focado, concentrado e com garra? Qual a diferença para qualquer outra equipa que defronte o Benfica? Não jogam todos sempre assim?

A derrota explica-se por outras coisas.
A começar pela equipa inicial. Um meio campo sem poder de choque, apenas com Matic como elemento de combate. Tínhamos muitos artistas, mas apenas um carregador de piano. Muito pouco.

Outra surpresa foi a titularidade de Rodrigo, depois da cacetada que levou em S.Petersburgo. Fez um dos piores jogos desde que está no Benfica.

Já a titularidade de Gaitán continua a não ter explicação. Não defende, é displicente e a sua concentração no jogo é demasiado irregular. Quero lá saber que de vez em quando faça uma boa jogada. Eu não sou um cota, mas tenho idade suficiente para me lembrar de que os grandes jogadores faziam 80/90% de bons jogos. Gaitán faz um bom jogo quando o rei faz anos. Não me chega.

Quanto a Emerson, já todos perceberam(excepto JJ) que uma das fraquezas do Benfica está aí. E os ataques incidem pelo seu lado, o que desequilibra a defesa pois Garay anda sempre como bombeiro a acudir a Emerson. Esse tem sido um dos problemas da nossa defesa nos últimos jogos. Todos percebem isso. 

Cardozo passou completamente ao lado do jogo. Mas em abono da verdade, bolas de jeito para os seus pés quase não existiram.

Matic fez o que pode. Se Javi sozinho no ano passado não dava conta do recado, querem ver que era agora o Matic que faria o milagre da multiplicação de pernas?

Que treino fazemos das bolas paradas? Nem livres, nem cantos. Nada se aproveita. E não é de agora. Ou são balões que acabam logo nas mãos dos guarda-redes ou são pontapés fracos que não passam da primeira barreira de jogadores.

A equipa não reagia, não tínhamos uma oportunidade de golo. Com o nosso banco, que fez JJ? Esperou até aos últimos 10 minutos para mudar alguma coisa. Estás a gozar, JJ?

A abordagem ao jogo da parte de JJ falhou. Afirmou que seria um jogo muito difícil e não o refletiu na equipa. O esquema que funcionou na sua primeira época não serve mais. Depois de tudo o que se viu na época passada, pensava eu que JJ tinha aprendido. Não aprende nada.

'A equipa merece respeito!' - dirão muitos. 
'JJ colocou-nos a jogar o melhor futebol dos últimos anos!' - acrescentarão alguns.

Tudo isso é verdade. Mas tanto respeito ou mais que eles mereço eu que pago quotas, 2 redpass, gasto dinheiro em material na loja do Benfica, e acompanho a equipa sempre que posso. 

JJ não está no lugar de treinador para satisfazer o seu ego nem para provar que é o mestre. Está lá a ganhar um bom vencimento e prémios para servir os melhores interesses do seu empregador. O Benfica.

Nunca me importei que JJ mastigue a pastilha de boca aberta ou que tenha um vocabulário tão rico quanto as finanças da Grécia.
Dou valor a outras coisas. Humildade, por exemplo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. JJ podia ter feito mais.
    Ignoro porque não fez. Teimosia ou falta de alternativas no banco?
    Um golo muito consentido e toda a segunda parte por jogar, não mereceu qualquer ousadia tactica. Perder por um ou por dois seria igual... portanto havia que arriscar no ataque.

    ResponderEliminar
  2. belo post. concordo com ele a 100%.

    ResponderEliminar
  3. Quase 100% de acordo, mas em relação às bolas paradas e dizeres que não se treina não concordo.

    É um facto que no jogo de ontem a maior parte dos livres e cantos estavam a sair mal. Porém recordo que no início de jogo há um lance em que Nolito se isola, num lance em que claramente se vê que há trabalho de casa nesse aspecto. Tivemos azar que a bola bateu na perna de um defesa. Já nos últimos jogos, houve golos que foram em lances de bola parada e que denotam trabalho de treino.

    Recordo o golo de Garay ao Marítimo.


    Quanto ao resto eu teria posto o Witsel em vez do Rodrigo, mas acho que não foi por isso que o Benfica perdeu. O Guimarães não teve grandes chances de golo. O golo deles é caricato, pois a bola atravessa calmamente a pequena área.Só o Nolito teve 2 grandes chances de golo, uma ao início num lance de bola parada e outra na 2ª parte em que está frente a frente ao Nilson.

    A derrota na Liga chegaria mais tarde ou mais cedo. Não percebo, ou melhor, até percebo bem, o facto de a comunicação social insistir que o Benfica está sob maior pressão que o Porto.

    Que eu saiba o Benfica tem 2 pontos de avanço e ainda vai receber o porto em casa.

    Esta derrota, como qualquer outra, custou muito, mas agora há que fazer a Académica sofrer este amargo que tivemos.

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  4. AINDA ESTA COM OS NEURONIOS CONGELADOS!! PELO MENOS O EMPATE ERA POSSIVEL E NEM ISSO AMBICIONOU!!! ESTEVE PIOR Q A EQUIPA O JJ!! NEM SEMPRE SE PODE OU CONSEGUE JOGAR BEM E ELE NÃO PERCEBEU ISSO!!! A EQUIPA ESTÁ A FRAQUEJAR E ELE INSISTE EM NOTAS ARTISTICAS E NÃO SEI Q MAIS!! ASSIM VAI DEITAR TUDO A PERDER,A TEIMOSIA É O GRANDE PROBLEMA DELE!

    ResponderEliminar
  5. O post espelha exactamente a realidade. De acordo em 100%. Dificilmente estarei enganado se apontar que o que Jesus disse na flash interview é o princípio do fim. As palavras arrogantes que mais uma vez usou são perfeitas para o adversário colar no balneário e ser a força para mais uma vez festejar na luz.
    A pressão na mentalidade portista não se incute com bazófia mas com... Trabalho e Humildade.

    Norte Vermelho

    ResponderEliminar
  6. JJ hoje substitui o LFV.
    Continuem pois é isso que engrandece o Glorioso.

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada21/2/12 16:20

    100% de acordo conforme já opinei noutro post neste espaço! Defendo a continuidade de JJ, mas temo que a sua teimosia, arrogância e falta de pragmatismo deitem tudo a perder.
    É verdade que não há equipas invencíveis e o que aconteceu ontem em termos de resultado, há muito se sabia que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. O que não é aceitável é que aconteça por casmurrice, bazófia, arrogância e quiçá incompetência de JJ em momentos chave como era este. Perder, custa sempre. Mas custa muito mais quando está tão patente que não se fez tudo e o pouco que se fez foi tarde e a más horas!
    Temos tudo para ganhar o campeonato. Acredito nisso e desejo-o como a minha saúde e dos meus. Mas para isso JJ terá que pensar e agir como benfiquista, embora não o seja de coração. Mas exige-se que o seja profissionalmente. Se não estiver disposto a isso então melhor será mudar de ares.
    Mas os jogadores também tem que saber, porque provas já as tem com as diferentes manifestações de apoio em qualquer canto do mundo onde joguem com o manto sagrado - que jogam num grande clube europeu, com um historial que merece respeito e profissionalismo. Se houvesse maior cuidado nas contratações, talvez não houvessem jogadores para quem o clube não passa de ponte para outras paragens e mantivessem a cabecinha no lugar, ou seja no clube que lhes paga o vencimento.
    Mas não devemos entrar em stress nem em desânimo. Devemos sim, apoiar e empurrar, como há dois anos, para a vitória no 33º campeonato.
    VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que depois de vermos o Jesualdo sair do Benfica pela porta pequena e ser tricampeão pelo FCP, depois de vermos o Fernando Santos sair do FCP como campeão e vir para SCP e Benfica para ser despachado, idem com o Domingos de Braga e do SCP, acho que vocês (os que assim pensam) continuam a não perceber como é que o FCP (e agora o Braga) têm bons resultados.

      Eliminar
  8. Papa Lagartos21/2/12 17:04

    P'ra mim, a merda do título já era.

    ResponderEliminar
  9. O "porko" não joga metade do Benfica mas encontra-se a 2 pontos...o problema é outro. Com LFV ou um "pêra-doce" idêntico, o problema vai manter-se. Rei fraco ...
    A arbitragem manhosa do "chistra" que até não pareceu má, não seria possível contra o "porko"...
    É que o di buffa é temido, o vieirinha é amigo e tudo perdoa...
    Se eu tiver o desgosto de ver o SLB perder o campeonato, que tenha,pelo menos,(o que ainda será melhor) a alegria de ver os sócios despacharem de vez este LFV... (Desculpem-me os pró-deus-sol!).Com um presidente a sério e corajoso, os títulos aparecerão com regularidade e não apenas quando o sistema quiser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira como tenho dito, é um produto dos Bancos e do Sr.º Joaquim. Logo não vai sair porque caso elegêssemos outro presidente, no dia seguinte os Bancos estavam á porta do Benfica para receber ... meu caro... estamos lixados é o que é, com este famoso projecto anti Vale e Azevedo que mais não foi do que um cavalo de Tróia para dentro do Benfica, com Bancos e Oliveira a mandarem no nosso clube ... O SCP queixa-se de 10 erros de arbitragem, quando há um penalty a favor do Benfica em Guimarães igual ao que foi assinalado a favor do SCP contra o Paços. Alguém do Benfica se queixou? Não, dizem que jogamos mal, nas estatisticas da Liga vejo o Benfica com mais posse de bola, mais cantos, mais oportunidades de golo, e perdemos com 1 golo nascido de uma falta que não se marca contra FCP ou SCP...

      Eliminar
  10. É bom passear pelos blogs e ver tanto desânimo depois da derrota de ontem. É bom? Sim, é bom. É sinal que estamos a ficar mal habituados. E em desporto de alta competição, um adepto mal habituado é sempre bom sinal. Perdemos um jogo (1...) em toda a Liga até ao momento. Não altera tudo o que de bom se fez até aqui. Continuamos a fazer um excelente campeonato (tal como o Porto e o Braga de resto). Há que ganhar à Académica e depois ao Porto. E depois... depois é ir ganhando até o título estar matematicamente entregue. O 33º será nosso. Escrevam isso.

    ResponderEliminar
  11. Pedro Silva21/2/12 18:33

    Excelente post, 100% de acordo e agrada-me não ser o único a ver isto. Em condições normais o jesus teria de jogar com o trio Matic Witsel e Aimar no meio campo, visto que foi este trio (com javi garcia) que nos levou onde estamos.. Era tão óbvio enfim. Ou o jesus mete estes 3 contra a académica e o porto ou já fomos

    ResponderEliminar
  12. O manso dá marradas bravas. Qual a raça do animal?

    ResponderEliminar
  13. Acho que o golo do Guimarães nasce de uma falta que não se marca contra FCP e SCP, e no resto concordo que tácticamente Jesus só errou porque quis jogar como ultimamente tanta gente tem elogiado: ao ataque. Como ? Escolhendo o 4-4-2 em losango. Era assim no ano passado e há 2 anos, e só não foi assim este ano porque o Witsel permitiu a adoção do 4-2-3-1 que na minha opinião é o modelo a seguir, seja com que adversário for, excepto em nossa casa. MAs lá está, quando ganhamos jogos com esse modelo, vieram algumas criticas subliminares do tipo "este futebol não é tão espectacular, embora seja eficaz" ...

    Eu cá para mim acho que há gente no Benfica que pressiona o Sr.º Vieira para a qualidade do espectáculo. Depois o Sr.º Vieira pensando que assim traz mais gente ao estádio porque é necessário pagar isto tudo, dá uns conselhos ao treinador "Ó Jesus tu vê lá que no ultimo jogo não jogamos lá muito bem" ou "é pá Jesus grande exibição, em Guimarães é para continuar?" ... Acho que não deve ser fácil ser treinador do Benfica como já aqui escrevi.

    Há dias após uma vitória difícil, lá estava o José Augusto a dizer "que por ele preferia uma equipa com alas mais abertos, que alarguem o jogo", etc, etc ou seja, ele queria o 4-4-2 clássico que parece ser o único sistema que conhece (e onde ele brilhou nos anos 60).

    Toda a gente importante e menos importante utiliza a Benfica TV e o jornal do Benfica para falar de qualidade de jogo, da nota artística, etc. Não relacionando isso com o facto de ter acontecido com o 4-4-2 em losango. Depois esquecem que foi com o 4-4-2 em losango que levamos as maiores banhadas, entre as quais no Dragão (aqui com a nuance de David Luiz a defesa lateral), em Liverpool, em Hapoel, em Shalke, etc.

    Não vejo isto só como um problema de má opção de Jesus, mas sim como consequência da envolvente que o Benfica, Direcção e adeptos criam em torno do treinador, pressionando por vezes para caminhos errados ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking