O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A fase vital da época e (ainda) a entrevista de LFV

. 14 comentários
Vi com atenção a entrevista de LFV à RTP1. Como me parece unânime na blogoesfera, a jornalista escolhida para a conversa era tudo menos a indicada. O que já não surpreende, pois as últimas entrevistas de LFV às TV's(excepto a BTV) têm sido sempre moderadas por gente hostil ao clube. A diferença é que esta jornalista, ao contrário de Judite de Sousa ou MST, é uma naba. E nem a lição que lhe mandaram dar conseguiu transmitir. Sim, porque não esqueçam que ela provém daquela escola de péssimo jornalismo e falta de imparcialidade que é a RTP Porto. Enquanto o corrupto-mor é entrevistado no seu estádio e com perguntas à medida, o nosso tem que se sujeitar a isto.
Poderia não ter aceite esta jornalista? Podia, mas olhem para a RTP e vejam as alternativas. Não há. É só lixo.

Entre os assuntos abordados, o assunto dos direitos televisivos é um dos mais importantes. Interrogo-me qual será o valor que agradará a ambas as partes.
A Olivedesportos quererá pagar o menos possível e ficar longe dos 40 milhões de euros tão falados por DSO ou LFV no passado. Qual será a resposta do Benfica à oferta da OLV? Sim porque não deve ser o Benfica a ir perguntar quanto querem dar. São eles que têm que mostrar interesse em negociar. E pelo que parece logo este pressuposto de uma boa negociação foi deitado por terra.
E quanto ao clausulado do acordo, incluirá o Benfica um item onde salvaguarda que com base no share obtido pelos seus jogos terá que receber mais 50% que o clube que nesta altura detém o melhor acordo com a OLV?
E quanto à duração do acordo? E a fatia adicional dos direitos da publicidade estática?
Tudo condições essenciais para um bom acordo. Seja com quem for.

Depois de parecer que o assunto Enzo Perez seria resolvido com pulso firme, eis que LFV não só dá uma informação incompleta, como se verifica que o jogador conseguiu o seu intento. Mesmo que seja pelas razões fornecidas. Certamente que todos já assistimos a demissões 'por razões pessoais', que escondem coisas bem mais gravosas. Seja como for, as melhoras da Sra.Perez.

A renovação de Aimar é sim uma excelente notícia. Não só pela sua valia em campo, mas acima de tudo pela grandeza que Aimar revela a nível de liderança em campo e fora dele. Inteligente, cordial mas assertivo e focado, é um jogador como poucos. E quem tem o privilégio de privar com ele, especialmente os nossos jogadores mais jovens, pode e dever 'beber' da sua experiência e visão, pois terão poucas oportunidades na sua carreira de privar com pessoas do nível de excelência e grandeza de Aimar.

Já sabemos que os rankings valem essencialmente prestígio e publicidade para os nomes dos clubes. Depois de continuarmos bem colocados no ranking do séc.XXI a nível de clubes, aparecemos no excelente 21ºlugar ao nível financeiro. O que é fantástico por sermos o primeiro clube fora do arco dos campeonatos mais ricos da Europa. E sem termos ainda lucros adequados provenientes das transmissões televisivas, e estando nós num país estrangulado financeiramente desde há anos, com receitas publicitárias e de merchandising muito baixas comparativamente com esses países.
O que demonstra sem qualquer margem para dúvida a dimensão do Benfica e o potencial ainda por explorar que oferece. Um bom trabalho que tem sido realizado pela direcção do clube.

Entramos na fase vital da época e num ciclo de jogos 'de morte', como já mencionado aqui no blog. LFV tentou aparecer como o timoneiro do clube à entrada para esta fase decisiva.
De facto, é-o e deve continuar a sê-lo. Mas o seu forte não é o jogo para as massas. A oratória televisiva. Tem uma personalidade demasiado fechada para o ser. Nem Rui Costa o é. Falta um director geral para o futebol no clube, que intervenha nestas alturas e que deixe LFV para aquilo que ele sabe fazer melhor e que espero ainda o ver fazer bem nos próximos tempos: negociar.

Não um fantoche, um ser tipo 'Rainha de Inglaterra', mas alguém que seguindo orientações gerais do presidente eleito pelos benfiquistas, tenha margem e visão alargada. E personalidade que venda publicamente o Benfica como clube evoluído e dinâmico, com jogo de cintura. Não há muitos assim no universo benfiquistas. Mas existem. Duvido é que LFV tenha vontade de delegar parte do seu poder seja a quem for. Aliás, foi por isso que Humberto Coelho não assumiu o futebol do clube no princípio da época. Mas não só.

Apesar das várias posições dúbias de LFV ao longo dos tempos, e da sua fraca prestação como líder do futebol em 10 anos, decerto todos desejamos que a segunda quinzena de Fevereiro e o mês de Março nos tragam muitas alegrias e um cerrar de fileiras não só em volta da equipa de futebol, mas também das restantes modalidades em que estamos na luta.

Possa LFV com as suas decisões ser um pólo agregador do benfiquismo.

Viva o Benfica!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. patriarca disse:

    Excelente post.

    E assim seja, AMÉN.

    ResponderEliminar
  2. Conde de Vimioso11/2/12 02:12

    "Enquanto o corrupto-mor é entrevistado no seu estádio e com perguntas à medida, o nosso tem que se sujeitar a isto.
    Poderia não ter aceite esta jornalista? Podia, mas olhem para a RTP e vejam as alternativas. Não há. É só lixo."

    Nesta questão só vejo uma saída. Certamente que Vieira foi aos estúdios porque quis, porque não acredito que proporcionando Vieira um elevado share alguma televisão recusasse ir ao Estádio da Luz. Sobre a jornalista penso que seria mais dificil pois aquela rubrica é dela como antes era da Judite de Sousa.

    Mas sinceramente prefiro que Vieira vá aos estúdios pois o corrupto só não vai porque é medroso e covarde e sabe que no estúdio não terá avontade para as suas estúpidas graçolas.

    Já no que diz respeito ao Enzo Peres e ao Ruben o badalado pulso firme afinal foi pulso mole e a estrategia apregoada foi derrotada em toda a linha. Dizer também que a revelação imcompleta que fez na televisão sobre Enzo Peres, foi à Vieira, disfarçou o fiasco e só falou meia verdade, uma especialidade nele.

    Bom post.

    ResponderEliminar
  3. Eu não desgostei da Sandra Sousa mas de facto parece que sou dos poucos. Acho que fez as perguntas que tinha a fazer e insistiu naquelas que não conseguiu resposta, tentanto dar a volta ao entrevistado com rasteiras que não resultaram mas a que o ofício obriga. A ‘hostilidade’ foi razoável e não considero que tenha ultrapassado os limites como na SIC que houve perguntas ‘made in’ Correio da Manhã e parecia uma caça ao homem. Simultaneamente não se prestou à habitual vassalagem destas ocasiões, o que se agradece. A esse propósito recordo-me da Fátima Campos Ferreira do Prós & Contras que defraudou as expectativas quando em Maio entrevistou Pinto da Costa e expôs a Taça de Liga em fundo, presumiu que as mariscadas com árbitros foram em Espanha e não em Matosinhos, e nem sequer soube debruçar-se sobre as contas do FCPorto que já reflectiam falta de liquidez a nível das modalidades, com ordenados em atraso do conhecimento público. Além que permitiu os habituais devaneios do presidente do FCPorto que aproveitou o tempo de antena que o canal público habitualmente lhe dá para se debruçar jocosamente sobre o Domingos Amaral, Rui Gomes da Silva e Rui Rio, alguns dos seus inimigos de estimação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não defendo entrevistas 'por encomenda'. Mas o Presidente do maior clube português merece ser entrevistado pelos melhores. Nunca gostei do tipo de jornalismo que se faz na RTP Porto. E esta jornalista não tem profundidade.
      Acho que tudo deve ser perguntado, sem pruridos.
      Nessa entrevista que a Fátima Campos Ferreira fez ao corrupto-mor, nenhum dos assuntos sensíveis foi aflorado. Foi uma entrevista para lavar a imagem. O que é impossível, perante tal nojento ser que é PC.

      Eliminar
  4. LFV, bom negociador?... É ver os valores dos contratos com Olivedesportos até à data que nunca pôs em causa...e talvez pudesse tê-lo feito, face ao modo desfavorável como o SLB é tratado sistematicamente pela SportTv.
    A diferença entre um bom negociador e LFV é a seguinte: - Um bom negociador (e não tenho de concordar com os métodos,claro ) acorda com o sistema perder de vez em quando; LFV terá acordado com o sistema ganhar de vez em quando...
    Obviamente não me refiro a negócios de construção...nesse campo é capaz de dar cartas...
    Mas o que interessa é que deve ser este um dos anos que o sistema acordou com Vieira que ganhássemos o 33º
    Valha-nos isto...BENFICA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando,

      Ele é um bom negociador. Disso não tenho qualquer dúvida. O problema é que ainda não colocou em prática essa habilidade em alguns assuntos sensíveis ao clube. Espero que o faça agora.

      Eliminar
  5. JoãoMoreira11/2/12 10:52

    Foi uma boa entrevista de LFV, a provar que o nosso Presidente está em boa forma, por isso penso que qualquer que fosse o entrevistador LFV sairia sempre bem.
    Na renegociação do contrato televisivo, os sócios confiam plenamente na decisão do Presidente, e isso vai ser confirmado lá para Outubro deste ano.
    Eu concordo com o que foi feito a Enzo e Amorim. Portaram-se mal (por diferentes razões), e estão fora do Clube. Ponto final.
    Penso que o trio LFV, Rui Costa e Jesus são os líderes deste Benfica, estão a fazer um trabalho fantástico e dispensam qualquer cargo extra na estrutura do Clube. E falar no Humberto Coelho é cair no erro de se falar do que não sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João,

      Pelo contrário. Falei no Humberto Coelho exactamente por saber do que falo. Mas respeito que penses diferente.

      Eliminar
  6. LFv nunca será um agregador, porque há e haverá sempre os eternos insatisfeitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há sempre, em tudo na vida? Por vezes com razão, outras sem. Mas a insatisfação é sempre comum.

      Eliminar
  7. Creio que LFV é apenas aglutinador para os interesses económicos que tomaram conta do Benfica em 27 de Outubro de 2000 e para aqueles benfiquistas sonhadores que não percebem que tudo o que temos, devemos aos bancos. E estamos a pagar muito por essas "vaidades".

    A máquina de fazer opiniões (jornais, analistas, colunistas, jornalistas, etc) do Sr.º Joaquim é fantástica, ao ponto de conseguir passar a ideia que em 2003 o Benfica negociou com a Olivedesportos em "situação particularmente difícil", o que não se percebe porque afinal JVA saiu em 2000 e em 3 anos o que assistimos de difícil foi a um 6º e a um 4º lugar ...

    E que dizer da situação que JVA encontrou no Benfica em 1997? Essa não era difícil pois claro, com o Benfica crivado de dividas (Gamarra pago com 36 letras ... fora o "saco azul" de 60 mil contos)e com 2 milhões de contos (10 milhões de euros) já recebidos pelo Sr.º Manuel Damásio por conta de um contrato que se iniciava em 1999, é claro que a situação do Dr.º JVA era pouco menos do que "excelente" ...

    O Benfica "DEU" dados à Olivedesportos 12 anos de contrato pela bagatela de 6,5 milhões de euros por ano a que acresceram 1,5 milhões pela publicidade estática. De que resultam os famosos 8 milhões que conhecemos. Os tais sonhadores não lêem as contas da SAD e por isso o que sabem do Benfica é pelo que lêem na comunicação social do Sr.º Joaquim. Estão pois bem informados ...

    Portanto tenho de sorrir quando vejo tanta e tanta boa gente dizer que confia na "capacidade negocial" do Sr.º Vieira, o tal presidente tão "capaz" que até desceu o Alverca de divisão e não fosse o "malandro" do JVA, teria sido o seu fim como dirigentes desportivo. Sim, os que gostam mesmo do Benfica e se informam, sabem que JVA exigiu à Liga que cumprisse o acórdão Leça e assim, desceu o Leça e safou-se a 3ª equipa que estava para descer.

    De aldrabices sobre aldrabices se tem feito este Benfica das ultimas 10 épocas, a caminho da 11ª. Que esperar? Eu não espero nada. Só que o Benfica seja campeão e que o Sr.º Vieira não dê muitas entrevistas, porque de cada vez que dá entrevistas, os árbitros atacam. Vejamos. Desta vez foi o Proença a dar a vitória ao SCP. No ano passado foi o Benquerença a dar a derrota ao Benfica em Guimarães, com a escandalosa arbitragem que agora o Sr.º Vieira "lava" ao inclui-la numa época em que globalmente o FCP foi melhor ...

    Também já se percebeu que Vieira é um em directo e outro quando lê o papel. Prova que de facto tem uma forte equipa de comunicação social a escrever-lhe os tais discursos que mobilizam os adeptos do Benfica. Mais um equivoco portanto ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eagle, o LFV é hábil negociador sim. Não teria o império imobiliário que tem se não o fosse. Seja de que forma essas 'negociações' decorrem. O que ainda não vi foram essas habilidades ao serviço do Benfica CONTRA O SISTEMA CORRUPTO. É nisso que, talvez ingenuamente, ainda quero acreditar.
      Quanto ao resto, JVA foi tão unânime quanto LFV o é. Amor ou ódio. O que acaba por ser algo mais em desabono de Vieira que de JVA.

      Eliminar
  8. São perspectivas, é natural que da mesma forma que benfiquistas criticaram algo injustamente o Vale e Azevedo em situações como o empréstimo obrigacionista, venda dos terrenos, revista Benfica, ser dono da SAD, ou correr com Paulo Bento e João Vieira Pinto, entre muitas outras coisas, é natural que alguns actualmente sejam incapazes de reconhecer algum poder negocial a Luís Filipe Vieira, ainda que tenhamos num passado recente a venda de Fábio Coentrão ou o reforço do plantel que admiramos por valores abaixo dos recebidos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking