Nós benfiquistas somos muito pródigos na criação de heróis e vilões. Encontramos salvadores da pátria e criminosos que lesam o nosso futuro com muita frequência.
Com regularidade tenho visto alguns "conotarem" os benfiquistas de vieiristas ou seguidistas ou anti seja lá o que for. Pura estupidez, digo eu.
Lembrei-me deste tema a propósito das eleições do SLBenfica e de me terem perguntado hoje se voltaria (sim, de novo) a votar no Luis Filipe Vieira. Eu respondi que, como muitos, entendo que não é um Presidente perfeito - longe disso - nem sequer comungo de muitas das suas decisões. Contudo, sei ver que tem melhorado vários aspectos do clube e é isso que pedimos a um Presidente.
Nestas circunstâncias disse, pois, que se voltasse a recandidatar-se (como espero), desejo acima de tudo que haja outros a desafiarem esta liderança e que seja possível discutir o SLBenfica com elevação e respeito pela instituição e os benfiquistas. Que seja possível discutir e debater os melhores projectos para o SLBenfica, sem estarmos a eleger heróis ou vilões.
Neste cenário, se não houver "jogadas" de última hora, como aconteceram nas últimas eleições, seguramente que escolherei um candidato e não voltarei a votar em branco protestativo. Nesse enquadramento, do que sei hoje, Luis Filipe Vieira é melhor candidato que conheço - não só por ser o único, como porque mais ninguém tem sequer demonstrado ter outro caminho para o SLBenfica.
Agora, quer isto dizer que vou coroar Luis Filipe Vieira como o grande líder e voz do meu coração benfiquista? Nem pensar! Nem ele, nem ninguém.
Hoje, amanhã e sempre terei a minha própria cabeça que, como a de Luis Filipe Vieira, comete os seus próprios erros e tem as suas próprias virtudes. Estarei cá para aplaudir aquilo para o qual elegeremos um Presidente - PARA GANHAR - e estarei também para dar a minha opinião sempre que acontecer algo com o qual acredito possa ser feito melhor e possa dar mais e melhor ao SLBenfica.
A crítica nunca fez mal a ninguém. Foi um direito conquistado com a democracia e está longe de representar uma arma de arremesso ou sequer de ameaça, mas antes um modo de enriquecimento, assim quem está no poder saiba ouvir e apoiar-se na imensidão que os elege.
Não se dividam! Não se ataquem e percebam sempre que há mais que um caminho para o mesmo destino... porque o nosso destino é o de Vencer!!!!
Para essa união, também conta ir à Luz. Atentem a este EXCELENTE trabalho do Dpt. de Marketing do SLBenfica:
A ver se o João Pinto ou o FCPorto não te pedem direitos de autor.
ResponderEliminarHá muitos ódios de estimação e acredito que há users que se estejam marimbando para o que escreves, preferindo olhar para quem consta na assinatura do post. Depois há a herança e o 'fantasma Novo Geração Benfica', como se os escribas servissem propósitos obscuros e fizessem parte da oposição.
Não duvido que haja um aproveitamento dos adversários em relação ao que é debatido pelos benfiquistas, aqui ou noutros blogs, além que o mote do 'desunir para vencer' que já vem do Pedroto (e só com isso se governam contra a dimensão do Benfica que os sufoca) não é de deixar de ter em conta.
Serve isto para dizer que é compreensível (mas não aceitável) que se ofenda sistematicamente os escribas, isto porque entre defender profissionais do clube ou defender GB, Bolandas, e Cª, a opção é óbvia. No entanto, da mesma forma que a crítica irresponsável é nociva porque desune os benfiquistas, também a incontestabilidade tem o seu contrapeso.
Nem tudo é branco ou preto, assim sendo subscrevo que deve haver mais calma e deve encontrar-se o meio termo, nem todos os que criticam LFV são 'anti-Vieira' e nem todos os que o elogiam são 'vieiristas', sendo que muitos benfiquistas distinguem os diferentes mandatos e consderam este último positivo e o último negativo. Aparte os rótulos para com benfiquistas serem dispensáveis, isto não é para ninguém se chatear, até porque uma crónica do Fernando Guerra ou do Delgado vale mais do que 1001 posts na internet.
E pluribus unum.
Ganda postadela ó GB!!! :)
ResponderEliminarCaro Geração, apesar do post equilibrado aqui escrito (julgo que votaste em branco porque não confiavas em Bruno Carvalho, ao contrário de alguns que aqui o defendiam bem como o Azenha), julgo que andar nesta altura a discutir questões eleitorias, quando se vê o Benfica na fase decisiva da época, em que a palavra de ordem deveria ser deixar esse tipo de questões para outra altura e lançar posts de apoio, união e confiança nesta equipa, julgo que no momento é o que impõe, depois então, concretizados ou não os objectivos, discutir este tipo de questões, concorde-se ou não é já feito num momento adequado.
ResponderEliminar