O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O livro

. 5 comentários
Ainda vamos ver publicado um livro sobre o Beira-Mar-Benfica de 1976-77, a par do que vimos acontecer com Inocêncio Calabote, merecedor inclusive de uma cerimónia com pompa e circunstância aquando da sua publicação, contando com inúmeras figuras ilustres do universo portista.

Desenganem-os mais cépticos, factos como o Benfica se ter sagrado campeão com 9 pontos de avanço ou o King em 12 jogos ao serviço do Beira-Mar ter marcado apenas 3 golos, serão certamente questões de pormenor, atendendo tratarem-se de indivíduos que já conseguiram feitos como mudar a data de fundação para 1893, ou propalar a historieta do «clube do regime» cujos resquícios ainda por aí andam.

Além do mais a clientela dá-se bem com actos de má fé, sendo que entre os acéfalos que bebem o suco da demagogia, contextualizar o futebol de há 40 anos em pleno séxulo XXI será mais uma barreira perfeitamente ultrapassável. De facto os episódios são fugazes e há que se agarrarem ao que podem.

Diria mesmo que é capaz de ter sucesso, ao fim ao cabo os portistas gostam de obras de ficção – desde que não sejam da Carolina Salgado.

NDR: Se me derem a honra do prefácio, darei o melhor de mim a relatar quando em 1985 avançado Cadorin do Portimonense revelou à comunicação social como D'Onofrio lhe prometera 500 contos e uma transferência para o FC Porto ou um clube da Itália ou da Suíça, caso o jogador provocasse um penálti no início do jogo Portimonense-FC Porto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. Não o confessam mas é impossível que a sua cornadura não os martele diariamente pela forma corrupta e trauliteira como têm dominado o futebol, bem como os títulos manchados que ostentam e por isso exponenciam qualquer palhinha que possam encontrar no passado impoluto do GRANDE BENFICA, procurando com isso fechar os olhos e esconder o estadulho que têm atravessados nos mesmos.

    ResponderEliminar
  2. Red_Distritict26/1/12 01:48

    Estou muito desiludido com esta entrevista, os lagartos e portistas ja andam a espalhar esta noticia no youtube http://www.youtube.com/watch?v=q6RcRvVPnU0 e em blogues e para além disso andam a circular na net outras historias dos anos 60 e 70. Só para terem ideia uma fala da final de 1961:
    A VERGONHA BENFICA 1961 :
    Salazar telefonou a Franco por causa da final da taça campeões entre Benfica e Barcelona. Na catalunha havia muita contestação ao poder central de Madrid e da ditadura espanhola. Salazar avisou que se Barcelona ganhasse podia dispoletar outra vez a guerra civil espanhola. Perante tal ameaça e combinando com Salazar, Franco ameaçou diversos jogadores catalães que se vencessem a final, seus familiares seria presos ou mortos. Perante tal ameaça alguns jogadores catalães pareciam não estar em campo, o insolito aconteceu mesmo com o jogador catalão Martí Vergé em marcar um golo estranhissimo na propria baliza qu deixou duvidas no estadio. Anos mais tarde reconheceu que sua famila foi ameaçada e que não poderiam sair vencedores desse jogo. Benfica está eternamente grato a Salazar, Franco e ao terrorismo do fascismo.- Exerto Retirado das Cartas entre Franco e Salazar

    outra fala do rapto de Eusebio:

    "Prometido ao Sporting Portugal, Eusébio teria sido raptado a 16 de Dezembro de 1960 no aeroporto de Lisboa por homens de mão do Benfica com ajuda de elementos da PIDE. Em seguida, teria sido sequestrado, num quarto dum hotel, até que assine. Os dirigentes do Benfica, esses, pretendem que só se tratava de proteger o avançado em pais desconhecido."

    e por ai em diante. Agora esta entrevista do Eusebio era desnecessaria! Porque falar dessa situação do Beira Mar com 70 anos???

    ResponderEliminar
  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Portugu%C3%AAs_de_Futebol_1976/1977

    ResponderEliminar
  4. Red Districtit, se for verdade que andam a espalhar isso, não passam de invenções e de mentiras, de tentativas desesperadas para mudar a verdade da História. Como mudaram a data da fundação e as histórias do "clube do regime" e do Calabote. Puro desespero!!

    Estão à rasca por dinheiro para pagar os ordenados em atraso e nem isso conseguem! Tudo o que conseguem é inventar histórias ridículas e totalmente inverosímeis!

    É a história mais idiota que já ouvi! Só mesmo de mentes ignorantes! Como se o Salazar se metesse na política interna de Franco. Ou como se Franco, arrogante como era, admitisse alguma vez que um governo estrangeiro se metesse na política interna de Espanha! Olha quem!! Só podem ser histórias de gente ignorante e de mentes perversas, desconhecedoras de como as coisas funcionavam na altura!

    Guerra civil em 1961?? LOL!!! Isso foi nos anos 30 e acabou aí! E não teve a nada a ver com catalães mas entre comunistas e fascistas!! Cambada de ignorantes!

    E que revolta havia na Catalunha? Só se fosse a revolta do bacalhau ou do peixe congelado!! LOL!! Isso foi no século XVII, na mesma altura em que estávamos na guerra da Restauração com a Espanha !!

    Essa do rapto do Eusébio então é mesmo de rir! Já tentaram mais do que uma vez, mas não colou, de tão ridícula que é!

    O desespero já é muito! Mas não nos conseguem parar!

    ResponderEliminar
  5. Daniel Santos

    Continuo a pensar que não passa da comunicação social, habilmente controlada pelo FC Porto, a colocar questões indelicadas, ainda por cima após algum tipo de espionagem desportiva afecta ao FC Porto ter adulterado a bebida do rei, forçando-o nesta entrevista a dar informações irreais devido a sua confusão...

    Ou então há muitos telhados de vidro e podridão do futebol já há muito tempo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking