O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Respeito por todos. Endeusamento? Só para alguns

. 13 comentários
Li com atenção o pedido de respeito pelo Cardozo. Em tese parece-me que podia ser feito por Capdevila também, ou por Mika, por David Simão ou Eduardo. Por Jardel ou Ruben Amorim... enfim, acho que qualquer jogador que represente o Benfica é merecedor de respeito. PONTO FINAL!

Confundir desrespeito com manifestação desagrado pelos sócios em virtude da atitude displicente com que o Cardozo nos brinda com regularidade é que me parece desajustado.

Em números gerais estamos a falar de um jogador com quase 200 jogos pelo Benfica, como disse um leitor se calhar deve ter fazer mais de 50 consecutivos ou perto disso por época. Ou seja, tem tido lugar cativo na equipa de há cinco anos para cá.

188 jogos em 4 anos e meio são qualquer coisa como pouco mais de 40 jogos por ano e cerca de 25 golos. Em média o Cardozo precisa de dois jogos para marcar um golo, numa equipa que tem um caudal ofensivo que todos dizem ser demolidor.

Bom, pelos vistos não é assim tão demolidor na hora de concretizar porque se são precisos dois jogos para marcar um golo...

O que quero dizer é que o Cardozo enquanto tiver aquela atitude passiva em campo, nem sempre mas muitas vezes, jamais terá a compreensão do terceiro anel. Isso não quer dizer, e é importante que se destaque, que o Cardozo não tenha o respeito.

No que me diz respeito, posso levar-me como exemplo. Respeito o Cardozo como respeito o Javi ou o Luisão ou qualquer outro. Mas não consigo aceitar a atitude, a displicência e falta de espírito guerreiro que caracterizam o Benfica e que construiriam a nossa história.

É facil dizer que é o que marcou mais golos, porém esquecemo-nos que infelizmente demos oportunidades a poucos para cá ficar 5 anos. Parece-me tremendamente injusto dizer que avançados como Van Hooijdonk ou João Tomás ficariam atrás de Cardozo. Colocar o paraguaio ao nível do passado de Águas, Torres, Nené ou o Rui Águas ou mesmo Magnunsson... parece-me tremendamente injunto para estes.

Como provam as transferências recorrentes no mercado do futebol, se o Cardozo fosse esse jogador de topo que alguns querem fazer dele, como o Jesus (possivelmente em missão de promoção e venda do jogador mandatado pela SAD), seguramente que não seria em Portugal que o Cardozo passaria 5 anos.

Não quero com isto dizer que o Cardozo é mau jogador, que deva ser mandado embora ou que não mereça o nosso respeito. Antes pelo contrário. Vou repetir: Antes pelo contrário.

Agora, dizer ao 3º Anel que são uns bandidos por assobiarem determinado jogador e que isso é faltar-lhe ao respeito, é desconhecer a história do Benfica. É desconhecer o que ia na cabeça dos jogadores que formaram o nosso passado glorioso e que sempre respeitaram em campo esse exigente e muito envolvente 3º anel.

Curiosamente, parece que se inverteram os papeis. O 3º anel é que tem que compreender os jogadores, que são pagos pelo 3º anel, para defender... o 3º anel. Estranho, no mínimo.

Não será nunca a estatística que irá mudar nada disto. O que mudará é esta malta que pede que um golo ou conjunto de golos valha aos jogadores algum crédito de exigência e lhes permita a passividade, falta de entrega ou atitudes desrespeitadoras.

O Benfica não é isso nem nunca mais vai ser. Se querem isso vão ali para o outro lado da segunda circular.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Poste muito bem esgalhado com o qual comungo em grande dose.
    Pelo caudal ofensivo que sempre tem o nosso GLORIOSO, um matador que seja mesmo MATADOR, tinha feito, não digo o dobro dos golos do Cardoso, mas quase...

    Não é jogador que aprecie mas, quem como eu, bateu palmas de pé e gritei a plenos pulmões por Kings, Paredões, Tavares e Nelos, não me podem acusar de ser um dos seus assobiadores...até porque não sei assobiar por defeito labial...

    ResponderEliminar
  2. se me lembrares o gajo antes docardoso que marcava 25 golos epoca...agradeço...eu so vejo o nene, filipovic, manicche..depois deles.......tenho de puxar pela tola par ame lemnrar

    ResponderEliminar
  3. Red Sniper13/12/11 23:49

    Como estamos em tempos de "peace and love" não vou desperdiçar muita cera com tão ruim defundo, porque já vi que tu és como certas laranjeiras... por muitos enxertos que lhes façamos,nunca conseguiremos laranjas doces.

    Não sei nem quero saber onde pretendes chegar e muito menos saber quais os teus níveis de exigência pessoais e profissionais,mas que és o exemplo perfeito do benfiquista ressabiado, mau perdedor, convencido e pretencioso lá isso és !

    Não sou grande apreciador do Luis Freitas Lobo,mas tenho que concordar com ele quando afirmou a seguir ao jogo com o Maritmo :

    "Não perguntem se o Cardozo jogou bem ou mal, perguntem se ele marcou ou não."

    ResponderEliminar
  4. Quer dizer, estás sempre a chorar que o Benfica não joga um caral** mas agora vens dizer que o Benfica é uma "equipa com um caudal ofensivo demolidor".
    Tens tanto de coerente como de inteligente.

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada14/12/11 00:01

    A critica é de hoje, foi de ontem e será de amanhã! Gosto do Cardoso e acho até que com ele em campo o Benfica é bem mais perigoso do que com Rodrigo ou outro.
    Não gosto de assobios, mas é a única forma que os sócios e simpatizantes, que são na realidade quem os apoia e lhes ajuda a pagar, tem para lhes demonstrar o seu desagrado. Nós, não podemos ir ao balneário ralhar-lhes. Nós, não podemos fazer-lhes uma espera à saída do Estádio e pregar-lhes um valente susto. Logo, a nossa arma (não a minha que não sei assobiar!) é essa mesmo: ASSOBIO!
    Alguém já aqui lembrou Néné. Lembro-me muito bem que muitos benfiquistas não gostavam dele, porque não sujava os calções, porque não corria atrás duma bola perdida, etc., etc., etc.. E lembro que no final da sua carreira, vi muitos benfiquistas abandonarem o estádio, logo que Néné entrava em campo a substituir um seu colega!
    E se Néné, sofreu estas criticas, quem é o Cardoso para lhes ser imune?
    Era só o que faltava, não podermos manifestarmo-nos para não molestarmos os meninos mimados e milionários!

    ResponderEliminar
  6. Agora, dizer ao 3º Anel que são uns bandidos por assobiarem determinado jogador e que isso é faltar-lhe ao respeito, é desconhecer a história do Benfica.

    Perante isto o que há a dizer?


    Que deves fazer parte do gangue do assobio e como tal escusas de ir ao estádio que não fazes falta.

    Lembrar que com o Quique o cardozo era suplente do Suazo e que só começou a jogar a titular após a lesão do Suazo e ainda marcou 17 golos nesse ano.


    Engraçado referires o Nene que no seu tempo também era bastante criticado por..não sujar os calções....

    Há coisas que não mudam e como diz o outro, palermas há muitos...

    ResponderEliminar
  7. uma no cravo e outra na ferradura para aliviar caminho

    ResponderEliminar
  8. De facto colocar o Cardozo ao nível do Rui Águas não lembra a ninguém. Para essa comparação com vendido Rui temos o cebola.

    ResponderEliminar
  9. " Mas não consigo aceitar a atitude, a displicência e falta de espírito guerreiro que caracterizam o Benfica e que construiriam a nossa história." A minha inteligência também não consegue entender esta frase !!

    ResponderEliminar
  10. Está encontrado o novo apêndice do Benfica, pelo Amor de Deus!

    São apenas e só 111 e não te esqueças que existem 111 à Pauleta e 111 sem ser à Pauleta como é o caso.

    Não sai daí nada em abono do nosso clube. . .

    mas enfim, se fossem 200 haverias de reclamar que deviam ser 300.

    Já agora manda aí um post de elogio ao grande wolfswinkel e ao grande kleber que esses sim, só de 50 pra cima, upa upa.

    SOUBENFICA não mandas uma para a caixa amigo.


    JB

    ResponderEliminar
  11. "40 jogos por ano e cerca de 25 golos. Em média o Cardozo precisa de dois jogos para marcar um golo".(????)
    Faz lá melhor essas contas nãoseisesoubenfica. Eu diria que dá 0.63golos/jogo. 144minutos para marcar..

    E para além disso recentemente vi umas estatísticas a nível europeu em que nos últimos anos apenas Messi e Ronaldo tinham melhor que Cardozo, que aparecia em 3º lugar empatado com o avançado do Bayern Munich com média de 0.6golos/jogo.
    Tirando os 2 extraterrestres os outros grandes goleadores estavam e estão atrás de Cardozo em números que é o que conta.

    Tudo isto já sem falar em assistências para golo, que nc se fala e o desgaste que vai provocando aos adversários por estar sempre a impor o fisico.

    Claro que já cá faltava a tua critica a alguma coisa...

    Só para relembrar:
    1º lugar campeonato, com o calendario que se sabe sem derrotas e só 3empates.
    1º lugar na fase de grupos da champions sem derrotas a par de Barça e Real.
    Eliminados da Taça de Portugal. Com muita pena minha, mas se até o Barça e o Real às vezes tb perdem...

    Mas claro está tudo mal, é o Jesus isto é o Vieira aquilo agora é o Cardozo.

    Gostaria de saber se fosse seguida a tua linha soubenfica, que resultados perpectivavas para o SLBenfica quase a meio da época???? Estava melhor do que está agora? Em quê? Tinha só vitórias? Claro que estava na taça??(olha que nos Barreiros é f***do). Será que o teu Carvalhal tinha mãos para a guitarra.

    PS; vamos lá ver se desta vez resisto ao lápis azul.

    ResponderEliminar
  12. Afonso Machado14/12/11 10:02

    Caro SouBenfica,
    tem a sua opinião e eu percebo o que quer dizer. Agora não pode partir para a crítica fácil. Os jogadores têm as suas características. E desculpa mas não pode dizer a ninguém para ir para o outro lado da segunda circular. Não pode pedir respeito se não o mostrou... Benfiquistas há muitos e eu respeito todos, inclusive opiniões que eu penso ser desfasadas da realidade, como a sua neste aspecto.
    Como li num anterior comentário, pensar que atitudes como o assobio fácil, sem perceber que do outro lado também estão bons profissionais, é a atitude mais sensata é um enorme disparate. E nao se trata aqui de eudeusar Cardozo, duvido que existam muitos benfiquistas que o façam, mas não há um benfiquista que seja que possa descurar a importância deste jogador.
    Um repto: sei que não é fácil, mas criticar( construtivamente) depois dos jogos é mais sensato. Durante os jogos é apoiar até que a voz te doa. São os nossos, não lhes podemos cobrar se não fizermos a nossa parte

    ResponderEliminar
  13. Brutal, então um tipo com a conformação fisica e na posição em que o Cardoso joga tem que andar a fazer piques inuteis para gaudio do Terceiro Anel?

    Olha, vão-se matar. Ainda no outro dia uns atrasados mentais ao meu lado assobiavam o Cardoso pq não correu atrás de uma bola que caiu a 5 m dele e a 1 metro do guarda rede. Está a ficar dificil qlqr dia não entrar numa zaragata. Claro, Cardoso marcou pouco depois.

    Tivesse corrido atrás da inutil bola anterior e noa marcaria aquele golo.

    É assim tão dificil seus atrasados mentais?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking