O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Em defesa do nosso Tacuara!

. 13 comentários
Não sabia que fazias parte do gangue do assobio ó soubenfica!

E acho deliciosamente irónico que não queiras comparar o Cardozo com o Néné porque o gangue do assobio também não podia com ele porque o homem não gostava de andar com o equipamento sujo!

Quanto a este ano a razão para o menor rendimento de Cardozo é muito simples: o Benfica não está a jogar com extremos puros (Nolito no banco e Enzo Pérez lesionado) e como o Emerson não tem vocação ofensiva o único jogador que municia o Cardozo na área é o Maxi Pereira de tempos a tempos!

O Cardozo é um jogador como o Jardel original: necessita de quem lhe municie para valer alguma coisa. Se o vão avaliar pelos mesmos parâmetros porque avaliam o Aimar ou o Bruno César então obviamente que fica mal na fotografia. Mas analisem esses dois em termos de golos marcados, poderio físico, capacidade de desmarcação na área e veremos quem fica pior na fotografia...
Com dois jogadores nas alas que flectem para o meio o jogo que sobra para o Cardozo é muito menor do que era em épocas anteriores.

E quanto á falácia de ter pouco golos para o número de jogos vamos rever a sua história um pouco

Jogos(golos) Liga Sagres Liga dos Campeões da UEFA Taça UEFA/Liga Europa UEFA Taças Nacionais (Liga, Portugal e Super) Total
2007/2008 29 (13) 8 (3) 3 (1) 5 (5) 45 (22)
2008/2009 26 (17) 0 (0) 3 (0) 5 (0) 35 (17)
2009/2010 29 (26) 0 (0) 12 (10) 6 (2) 46 (38)
2010/2011 22 (12) 4 (1) 8 (4) 8 (6) 42 (23)

Na primeira época, completamente inadaptado pegou de estaca e marcou mais de 20 golos. Nada mal para uma primeira época de adaptação.

Na segunda temporada, Quique Flores embirrou com o jogador e mal o pôs a jogar até o Benfica ter todas as competições perdidas. Mesmo assim conseguiu 17 golos para o campeonato.

No terceiro ano, adaptado á realidade europeia e com jogadores que o serviam em condições como Di Maria, Coentrão, Maxi e Ramires finalmente atingiu os números que se esperava dele: 38 golos! Curiosamente foi nesta época em que Di Maria também atingiu um número absurdo de assistências, assim como Coentrão ou Ramires. Coincidência? Ou enquadramento perfeito dos jogadores segundo as suas características?

A época passada foi mais mal sucedida porque afinal de contas "só" marcou 23 golos. Coisa pouca. Isto apesar de ter feito menos 7 jogos para o campeonato e 4 para a Liga Europa muito por culpa de lesões e de falta de férias por causa do Mundial.

Este ano, com uma equipa que não joga para ele ainda assim leva 11 golos em 18 ou 19 jogos. A razzão para um provável sub-rendimento para mim não reside numa atitude displicente do jogador (não vejo mudanças na sua atitude comparado com épocas anteriores) mas sim numa equipa montada de forma diferente por Jesus com aquilo que considero alguns equívocos tácticos mas isso é matéria para outro post.

O terceiro anel meu caro soubenfica, só tem uma coisa a fazer: aplaudir e apoiar o homem durante os 90 minutos. Defendê-lo incessantemente de qualquer ataque de antis e avençados sobre ele. Não é por pagarem bilhete e quotas que têm o direito de assobiar o jogador! Para mim atitudes de lagarto é queimar e criar inimizades com os jogadores que defendem a própria equipa. Tornar um ambiente tão insuportável que o jogador só quer sair do clube.
Não se paga bilhetes e quotas para isso! É para apoiar o clube e criar o Inferno da Luz para os nossos adversários e não para os nossos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. como se diz na minha aldeia,boca abencoada e foi direitinho na tola

    ResponderEliminar
  2. Tudo dito e bem. O meu aplauso, de terceiro anel, porque é lá que me sento todos os jogos!!

    Gloriosas Saudações

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto! Assobiar um jogador em pleno jogo é contraproducente pois obviamente isto vai fazer com que o jogador jogue ainda pior. Para mim ser benfiquista não é isso, ser benfiquista é apoiar a equipa sempre, nos bons e nos maus momentos.

    ResponderEliminar
  4. Afonso Machado14/12/11 10:08

    Excelente post caro escriba,
    palavras sábias, sentidas. Essa é A atitude. comentário tremendamente feliz, parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Em Inglaterra este homem seria um Deus, com várias canções em nome dele, apoio constante e acarinhado pelos "supporters". Mas nós por cá somos só adeptos e gostamos de gajos que fazem corridas doidas mas batatinhas lá dentro é mentira...

    ResponderEliminar
  6. Se o Cardoso é discutível ou indiscutível é um assunto.
    Assobiar, seja ele ou outro jogador, fora de questão!
    Excelente post!

    ResponderEliminar
  7. RockDaLinha14/12/11 10:42

    Essa do "gangue" é brutal. Faz-me uma certa confusão... enfim ...

    Respeitem os Benfiquistas, aquele que assobia e aquele que não assobia e mesmo aquele que quer assobiar e não consegue ou aquele que assobia e não queria, ou ainda aquele que assobia porque outros assobiam...... :D

    Carrega Benfica!!

    ResponderEliminar
  8. Ricardo Sousa14/12/11 10:51

    Anónimo, nunca estranhaste que só tu é que psossas ver isso?

    Se isso é assim tão óbvio, onde estão as equipas que o querem? Que estão dispostas a pagar por um jogador que faria essas maravilhas todas?

    ResponderEliminar
  9. Excelente Post! O Benfica este ano não coloca bolas na área, os extremos jogam para finalizar a maior parte das jogadas... e poucas bolas vão em condições para o Cardozo facturar. Acho inadmissivel que os adeptos todos os anos queiram o Cardozo fora da equipa... Em tempos preferiram e endeusaram Kardec's, Jara's; Agora é o Rodrigo (Bom jogador, o futuro, mas tem que ir entrando aos poucos)e o Cardozo sempre criticado! Coloquem o homem numa equipa que lhe proporcione futebol ofensivo com constantes bolas na zona de finalização e contem os golos que ele marca!!!

    Vamos apoiar os nossos!!! Força CARDOZO!!!
    Durante o jogo todos são bons, e se fomos capaz de apoiar o Roberto uma época inteira, um jogador que só deu barraca, não somos capazes de apoiar o nosso maior goleador???? O Homem que marcou os 2 golos do titulo? O homem que marcou o golo solitário de 3 jogos esta época!!! Contra tudo e contra todos! VAMOS CARDOZO!!! Gostava de ouvir o estádio a cantar novamente "Tenham cuidado, ele é perigoso..."

    ResponderEliminar
  10. Como bem dizes há a quem confunda o Inferno da Luz com o "inferno na luz".
    E este "inferno na luz" não atinge somente os que estão em campo! Começa a ser também um inferno para todos os que lá vão apoiar!

    ResponderEliminar
  11. Red Sniper14/12/11 12:59

    ..." Não é por pagarem bilhete e quotas que têm o direito de assobiar o jogador "...

    ... "Não se paga bilhetes e quotas para isso! É para apoiar o clube e criar o Inferno da Luz para os nossos adversários e não para os nossos" ...

    Sábias palavra do Vermelhusco !

    ResponderEliminar
  12. 100% contigo vermelhusco... Sou 100% pró Cardozo, o que não significa que não proteste quando falha um golo como no passado jogo... Mas guardo esse protesto para mim. Vi o ultimo jogo num cafê rodeado por antibenfiquistas e cabia-me a mim defender os meus! mesmo quando falham ou sobretudo quando isso aconteçe... Naturalmente no fim quem se riu fui eu!!!

    ResponderEliminar
  13. Sócio 218219 eu também protesto. Passeio último jogo a chamar-lhe nomes em minha casa de cada vez que perdia uma bola.

    Mas no fim quem resolve quem é? :)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking