O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 10 de dezembro de 2011

FPF: Uma razão para apoiar Fernando Gomes

. 7 comentários
As eleições para a FPF estão a decorrer e, apesar de preferir que o Benfica tivesse ficado fora do processo, espero que ganhe Fernando Gomes. Reitero que não confio nele para a Presidência da FPF nem em Vitor Pereira para a Presidência do Conselho de Arbitragem. A recente nomeação de Jorge de Sousa para o Marítimo-Benfica é mais uma confirmação do seu alinhamento com os interesses do Porto; para os jogos de alto risco envolvendo o Porto nomeia os Árbitros que mais têm errado em seu benefício enquanto que, para aqueles que envolvem o Benfica escala os que mais têm errado em prejuízo do nosso clube, como neste caso. E é este um dos principais factores de diferenciação competitiva das equipas em confronto, contributo muitas vezes decisivo para o tão almejado título de Campeão, do qual o Porto tem sido sistematicamente beneficiado.

A alteração de ultima hora introduzida pela Comissão Eleitoral, segundo a qual, os candidatos derrotados às Presidências dos Conselhos de Arbitragem, de Justiça e de Disciplina, têm lugar nos respetivos órgãos (in CM de 11.12.10, pág. 36), demonstra, quanto a mim, a farsa deste processo eleitoral, o qual corre o risco de impugnação, como já ameaçou Lourenço Pinto. Apesar de constatarmos a tenebrosa realidade da impossibilidade de qualquer titular de qualquer órgão de qualquer entidade desportiva se manter no seu posto contra a vontade dos Dirigentes Portistas, exemplos recentes de Hermínio Loureiro e Ricardo Costa, convém, pelo menos por decoro, salvar as aparências.

Na generalidade, os projectos de Gomes e Marta não são muito diferentes, exceto, claro, no que concerne ao Conselho de Arbitragem. Enquanto Gomes apoia Vitor Pereira para o Conselho de arbitragem numa lista não independente, ou seja, negociada, presumo, pelos principais apoiantes da sua candidatura, o Marta apoia uma lista “independente” liderada por Luís Guilherme. Este, já deu mostras da sua total incompetência para o cargo quando desempenhou essas funções e, perante sucessivos e reiterados erros grosseiros de desempenho dos seus associados nos jogos da primeira liga, outra coisa não fez senão defendê-los despudoradamente, numa atitude de desafio permanente às vítimas, entre as quais se destaca o nosso Benfica.

E agora a questão central: É que, deixando o Conselho de Arbitragem a cargo da Associação dos Árbitros, entidade, quanto a mim, sem credibilidade para o efeito, como bem percebeu Dias da Cunha na sua passagem pelo Sporting, fica esvaziada a principal função da FPF, transferindo-se para os detentores do controle da APAF o controle do futebol nacional. E quem controla a APAF quem é? Naturalmente, as Associações que têm como filiados a maioria dos árbitros. E que Associações são essas quais são elas? As que têm sido o suporte do atual “sistema”!

Portanto meus amigos, nós já sabemos “de ginjeira” que, quando aparecem em qualquer área desportiva ou outra, “artistas” a afirmarem-se Benfiquistas, estamos tramados. É o caso de Pedro Proença, que já nos custou pelo menos dois campeonatos e, quanto a mim, é, também o caso do Marta.

Afinal, as aparências sempre iludem, Filipe Vieira não anda a dormir.

Um abraço a todos
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Águia Preocupada10/12/11 14:41

    Meu caro António Barreto! Não é por argumentação qualitativa ou quantitativa que o panorama se altera.
    Não confio, por motivos óbvios, em Fernando Gomes. Ele é portista e isso não deveria querer dizer que é corrupto, mas infelizmente é as duas coisas e mais uma: portista, corrupto e sequioso de poder.
    Vejo apenas uma vantagenzinha na sua vitória: A legitimidade moral que Vieira tem de lhe cobrar e exigir seriedade e independência uma vez que lhe deu o seu inequívoco apoio.
    Fora isto, vamos continuar na mesma e a ver os nossos inimigos a ganharem à custa de malabarismos e processos por demais conhecidos.

    ResponderEliminar
  2. ora é aqui q me perdi.ora se é preferível o slb ficar de fora,pq lfv n está a dormir? Tb axo q o slb devia s alhear,mas d certo q mts q apontao fg como um dos corruptores,vão-se selectivamente esquecer deste apoio. Tal cm aconteceu p liga! E algo de bom adveio ao futebol c fg? N! Eu,numa eleicao,qd n gosto ou confio nos candidatos,ou voto em branco ou abstenho-me

    ResponderEliminar
  3. Estou capaz de alinhar com a ideia que nos aqui trás o Águia Preocupada.
    Oxalá o Facturas saiba, quando estiver naquela "hora mafiosa", que o Vieira o apoiou...inequivocamente...e não nos "corrupta" tanto...

    ResponderEliminar
  4. o apoio ao "facturas" n tem explicação. Continuamos nos "ses" e nos "pode ser que". Mas o q fez fg p merecer o apoio do slb? Condenou o botafogo do lumiar? Ou apagão de braga? Continuamos a queres ver luz,onde há podridão. O HOMEM FOI DIRIGENTE DO FCP! n chega?

    ResponderEliminar
  5. António Barreto10/12/11 18:49

    Respondendo a Jedi,esclareço melhor: Gorada a possibilidade de uma candidatura própria com o recuo de Hermínio Loureiro e Fernando Seara, perante as propostas para o CA dos candidatos em presença, é preferível garantir a vitória de FG apoiando-o, do que ficar de fora e arriscar a vitória do Carlos Marta.

    Como a lista para o CA é negociada, os principais apoiantes, entre os quais o Benfica, terão garantido na sua constituição pessoas da sua confiança assegurando o escrutínio permanente do trabalho de Vitor Pereira.

    Foi esta, quanto a mim, a razão do avanço do Carlos Marta, o qual, afirmando-se Benfiquista (a isca para o peixe miudo), pretende, quanto amim, entregar a arbitragem ao Porto através da APAF,AFP,AFL,AFB,AFS,etc., com o "sábio" carimbo de lista independente!
    Chamo a isto esperteza saloia.

    Falta saber o que lá fazem Fernando Seara e o Toni. Será que não percebem o que se está a passar? Terão algumas garantias? Ou será que estão tão embevecidos com a possibilidade dos novos cargos ao ponto de se lhes ter entorpecido o raciocínio? Ou não querem saber do Benfica?

    São perguntas duras pas inevitáveis.

    ResponderEliminar
  6. Caro A. Barreto
    Sabes que concordo em absoluto contigo.
    BENFICA SEMPRE

    MAFARRICO

    ResponderEliminar
  7. anonimo das 22:07,
    Faz outro comentário mas sem tanta asneira.
    Este blogue é também lido por senhoras.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking