O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Discutindo agora a táctica e sobretudo Nolito

. 9 comentários
Cardozo será sempre um dos jogadores mais discutíveis do SLB. Uns argumentam com a frieza dos números, outros com a subjectividade das suas movimentações em campo. Ou falta delas. Ou estou algures no meio! Reconheço a importância vital de Cardozo no SLB, pois é um jogador que tem uma média de 0.6 golos por jogo desde que chegou à Luz. Porém, admito que estes números poderiam ser mais "redondos" se o paraguaio demonstrasse maior entrega e se fosse aprimorado ao nível do toque de bola! Algo da responsabilidade do técnico. E o 7 tem potencial para marcar mais. Muito mais!

Adiante. Creio que um dos casos mais discutíveis é mesmo Nolito. O espanhol, para mim, deveria mesmo ser titular! Porquê? Adiante o veremos. Já vimos que JJ não é grande apreciador de extremos, pois teve sempre muito poucos nos seus plantéis. E Gaitán não é um extremo, é um jogador tecnicamente evoluído, que encontra inúmeras soluções para os problemas. No actual Benfica, Aimar aparece como o vagabundo, meio nº10, meio 2º avançado. Depende dos momentos do jogo, mas o seu raio de acção é amplo demais para o vermos só como o jogador que apoia Cardozo. Bruno César e Gaitán não são extremos, são médios interiores quando muito. Não vão à linha de fundo e derivam muitas vezes para o meio. O losângo, portanto. Aposta nas mudanças de flanco e no carrossel para abrir brechas na defesa contrária. E, ocasionalmente, um cruzamento à entrada do último terço! Ora numa táctica destas, a meu ver, a chave muitas vezes passa pela velocidade e andamento impostos pelos laterais contrários, que tentam aproveitar as marcações movidas aos nossos médios para "furar". Isto implica que os centrais estejam concentrados e o tandém do miolo (Javi/Witsel) sempre pressionantes. O problema é que os nossos médios afunilam o jogo em larga medida, com Bruno César a ter dificuldades em entrar, preferindo conduzir a bola pelo meio, como tão bem faz. E Emerson é limitado. Tecnica e tacticamente. É aqui que Nolito fazia a diferença enquanto foi titular. Oferecia duas coisas: velocidade, à linha e na interior esquerda, e olhos sempre na baliza. Nos Barreiros, para Liga, o golo em boa parte é dele. E é um lance de marca registada: nunca desiste, fura, aos solavancos, mais leva a bola até lá! Muitas vezes vemos isto do espanhol. Como Emerson não sobe a preceito, boa parte do ideário táctico esvazia-se! E Nolito traz velocidade ao flanco. Com Maxi, que anda sempre numa roda viva à direita, isto não acontece, o uruguaio aplica velocidade à ala. A meias com Witsel, por vezes. Deveria o ex-Barcelona ser titular indiscutível? Talvez não. Mas jogos em que o Benfica deva forçosamente aplicar o máximo de velocidade sobre a bola e largura de terreno, Nolito é o homem! E como bónus: marca golos! Daí em não perceber bem o seu desaparecimento do 11. Do lado direito, teremos (?) Perez. Que no plantel que tem de ter a mesma função que Nolito. Ser solução para abrir os jogos, ou de início ou no decorrer do mesmo!

É óbvio que se JJ não gosta de ter extremos, em Janeiro não será uma posição a ser revista. Como tal ter Nolito e Perez será suficiente. Isto é, se o argentino recuperar a 100% e se deixar de ser parvo. Mas convém que o treinador prepare os jogadores para serem peças fundamentais no ataque à 2ª metade da temporada. Cada vez mais as equipas pequenas se vão fechar para "ganharem o pontinho" e o cansaço vai-se acumular.

Por falar em flanqueadores, temos dois emprestados que podem acrescentar muita qualidade ao plantel: Melgarejo, que tem marcado golos e acumula excelentes exibições em Paços de Ferreira, e Yartey, o fantasista do Servette. E se LFV quer combater a crise que se avizinha, estes dois jovens estão prontos! Para o flanco esquerdo temos soluções por muito tempo, creio. É só JJ acreditar, que de certeza consegue fazer deles bons jogadores.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Diz-me lá quais são os extremos do Barcelona?

    Pois...

    O Nolito tal como o Bruno César são jogadores que preferem a zona central.

    O Nolito não é extremo de ir a linha cruzar.

    Ele prefere jogar na esquerda e descair para o meio.

    Quanto aos 2 emprestados que referes, Melgarejo e Yartei, é deixá-los onde estão até ao fim da época.

    Voltarem agora para ficarem no banco não ia adiantar nada.

    O Enzo está quase a ficar bom, e irá ser mais uma opção para as alas.

    ResponderEliminar
  2. Melgarejo parece-me um jogador semelhante ao Jara, um 2º avançado que pode descair para as alas, não me parece um extremo puro!!

    Em relação ao Nolito, naquela altura compreendi a sua saída da equipa pois o Bruno César estava a jogar melhor e em boa forma, e o Nolito notava-se que estava a "descer" em termos exibicionais e portanto justificou-se a troca..

    Mas agora acontece o contrário, Bruno César está a "descer", até já o chamam flop e gordo outra vez (impressionante a capacidade dos benfiquistas irem do 8 ao 80 com relativa facilidade) e Nolito está em boa forma, o que portanto justifica uma troca, de preferência já para o jogo com o Rio Ave...

    Penso que um lateral esquerdo é FUNDAMENTAL para atacar a 2ªmetade da época, pois o Emerson apesar de não comprometer defensivamente, não sabe atacar e isso é fatal numa equipa em que 90% dos jogos que faz, são contra equipa fechadas...

    Lembro-me de ter visto um artigo num jornal há cerca de um ano a demonstrar a importância que os laterais tinham no sistema tático do Benfica! Só temos Maxi, que só ataca de vez em vez... é imperativo um lateral em Janeiro!

    ResponderEliminar
  3. JediVermelho: como explicas a pouca importância que dizes o JJ dar aos extremos e o simples facto da explosão do extremo DiMaria com JJ e a época que fez o ano passado o Salvio? Abraço

    ResponderEliminar
  4. E se fosses falar de tactica, para o Benfica, na tasca do Jagodes?

    ResponderEliminar
  5. Di Maria já estava no plantel e Salvio só apareceu em Dezembro. Ambos jogadores extraordinários. Não disse que JJ era totalmente contra, porém em 3 épocas com quantos flanqueadores contou o Benfica no plantel? Poucos. São opções, só isso. Abraço

    ResponderEliminar
  6. Marcos Santos14/12/11 23:03

    O Nolito é um género de Capel (secalhar até melhor), sempre aos solavancos, mas como já foi dito leva a bola até lá...além disso, tem a verdadeira garra que um benfiquista deve ter. Nunca dá um lance por encerrado, e luta sempre por mais...
    Também gostava de ver o Urreta em acção, é um jogador com grande potencial, que poderia vir a substituir o Enzo Pérez para já enquanto ele está lesionado(o jornal abola avança hoje com uma possível troca entre o Enzo com um Hoyos qualquer que eles têm lá!).
    Um bom reforço para as alas seria o Ben Arfa, um excelente jogador que "morreu" desde que foi para Inglaterra, também devido a lesão...
    No entanto, temos boas soluções para todas as posições, começando na baliza com um guarda-redes seguríssimo, que além de fazer o seu trabalho, coloca também os seus colegas e toda a equipa confiante. Uma defesa que, mesmo apesar da falta de Luisão nos últimos jogos, tem dado conta do recado, sem cometer muitos erros. Um meio-campo coeso, seguro. Witsel grande jogador, raramente perde bolas, e ele e Javi fazem um meio-campo que liga a defesa ao ataque de forma brilhante, usando a técnica e qualidade de Witsel, e poder de destruir o jogo de Javi. O ataque muito bom, como aliás tem sido a tendência dos últimos anos (pelo menos o de JJ). Gaitán sempre titular indiscutível, encanta qualquer um com a sua técnica e velocidade. Depois a escolha fica entre Bruno César e Nolito, nos últimos jogos com mais preferência de JJ para Bruno César. No entanto, já se percebeu que tanto um como outro dão muito bem conta do recado. De seguida, vem o ataque. Cardozo, Rodrigo e Nélson Oliveira. Estes dois primeiros muito mais utilizados por Jorge Jesus. Cardozo, sempre o "mal amado" entre os adeptos, devido à sua falta de velocidade, o que nos enerva a todos. Depois Rodrigo e Nélson Oliveira, na minha opinião, jogadores com grande potencial. Rodrigo é um avançado perigoso, que procura sempre estar no sítio certo para marcar, como por exemplo em casa frente ao Olhanense, em Braga e etc. Já Nélson Oliveira, um avançado com potencial mas ainda maduro, que despontou no Mundial 2011 dos sub-20 com prestações de grande qualidade. É veloz e tem boa colocação de remate.
    Concluindo, o Benfica não se pode queixar de soluções. É claro que queremos um lateral e um ala mesmo ala de raíz. No entanto, temos que ver que o Benfica não anda a nadar em dinheiro, e no que gastar, tem que ter a certeza.
    Temos dos melhores plantéis dos últimos 5-10 anos.
    Poderemos sem dúvida chegar aos quartos-meias da CL, ganhar a Taça da Liga (a outra já não poderá ser) e ganhar o Campeonato.
    Temos tudo para ganhar.
    Abraço e Saudações Benfiquistas ;D !

    ResponderEliminar
  7. benfiquista a serio15/12/11 00:13

    concorco em absoluto com o post, nomeadamente ao witsel. pessoalmente, acho witsel um jogador com qualidade mas um pouco lento. precisa de ser mais rápido a soltar a bola e de ser mais explosivo - pegar na bola e arrancar para a baliza e não para trás ou para o lado. o witsel faz-me lembrar os cavalos das procissões que vão à frente das destas a abrir caminho a um ritmo de trote. o meio campo do benfica precisa de um « cavalo» que vá a galope (com força e mudanças de velocidade).
    em relação aos alas bruno cesar e gaitan, penso que são duas adaptações. um clube como o nosso tem de ter especialistas e não biscateiros (habilidosos) em cada posição. o melhor Benfica do ano passado tinha dois especialistas: o Salvio e o Coentrão (que embora não sendo extremo), davam profundidade ao nosso jogo e o cardosão agradecia com golos, à dois anos tinhamos o Di Maria na esquerda e o todo terreno ramires. este ano temos o bruno cesar e o gaitan que no ataque afunilam o jogo para o meio, indo de encontro à maior concentração de jogadores adversários perdendo inumeras bolas sem conseguirem rematar à baliza e em termos defensivos são quase 0, deixando inumeras vezes as laterais descompensadas surgindo sempre adversários sozinhos. penso que o nosso plantel está debilitado nas alas e a melhor solução seria jogar em 4x3x3 como joga a Alemanha (com 3 avançados puros - gomez, podolsky e muller, com um medio central mais defensivo (javi) e dois box-to-box que compensem as alas (aimar e witsel ou Amorim) e três avançados, sendo um mais fixo (cardozo) e os outros dois mais móveis que tanto se podiam encostar à linha como poderiam entrar pelo meio(rodrigo, nelson oliveira ou bruno cesar).
    tambem penso que tanto melgarejo como yartey poderão ser boas apostas. mika para mim também deveria ser uma aposta para n.º 2 da baliza já que eduardo (apesar de também gostar dele) ser muito caro para ser n.º 2 do titularissimo Artur (para mim a melhor contratação dos ultimos 10 anos). para 3.º keeper apostaria em oblak. fazia regressar Airton pois penso ser a melhor alternativa a Javi (matic não é 6)
    quanto a dispensáveis: saviola (rodrigo, rodrigo mora e nelson oliveira são mais novos com mais força fisica, velocidade, capacidade de arranque e mudanças de velocidade, capdevilla (visto JJ tê-lo posto na reserva é muito caro para reservista), Jara (tentava uma troca com patito rodriguez), matic (apesar de ter boa tecnica, não é 6 e para ser 8 penso que lhe falta velociadade e capaciade de explosão), eder luis e filipe menezes vende-los ou troca-los por um bom extremo direito ou defesa direito), jardel por uma boa oferta 3 a 4 milhões (apesar de eu ter gostado dos seus ultimos jogos), emerson (não acho nada de especial, penso que contratar a um bom preço um defesa esquerdo de creditos firmados e apostar em carole como alternativa).
    por ultimo o maxi já deveria de ter sido vendido à um ano atrás pois vai sair agora a custo 0. para mim quem não renova, não joga

    ResponderEliminar
  8. Isto é mesmo um comentário a sério, caro Benfiquista.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking