O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A-PV - Carta aberta aos benfiquistas impacientes

. 7 comentários
Caro Benfiquista
Eu sei que, à semelhança da maioria dos benfiquistas, ferves em pouca água. E, como a maioria dos benfiquistas, és ansioso e depressivo. É natural: os mais velhos, como eu, habituámos-mos a ganhar, a ser um exemplo de desportivismo e a ganhar - pela simples razão de que éramos superiores. Em tudo. Dentro e fora do campo. Mas, quase trinta anos de dirigentes incompetentes e da muita batota que tomou conta do futebol, foram o bastante para nos fazer andar com a cabeça baixa, a viver de ilusões e de promessas, de raros sucessos e de muita frustração. Por isso, os mais novos como tu e como os meus filhos e netos, perdem a confiança com muita facilidade.

Mas gostava que registasses o que te digo: O Benfica ganhou o campeonato, ontem, em Braga. O Porto vai acabar em quarto. O Sporting em terceiro. O Braga em segundo. Talvez não seja exactamente esta ordem, mas acho que não me engano muito. O Benfica já jogou com dois candidatos ao título, fora de casa, e não perdeu. Aliás, esta época ainda não perdeu! Mesmo com apagões (cirúrgicos?), não perdeu. Não te esqueças que tínhamos o jogo dominado quando começou aquela farsa. E foi preciso que o Pedro Proença inventasse aquele penalti para eles conseguirem chegar à baliza! (Aliás, é sempre assim, os árbitros portistas favorecem o Porto, os benfiquistas têm que mostrar que são isentos!).

Já jogámos com dois dos três rivais. E ambos no campo dos adversários, os mesmos que, nos anos anteriores, nos roubaram pontos, em jogos que foram verdadeiras batalhas campais, dentro e fora do estádio. E estamos em primeiro, ex-aequo com o Porto, que só jogou connosco. O Braga também. E o Sporting não jogou com nenhum dos três. Acrescento que já se começa a perceber que o Sporting não tem um futebol consistente e que o Domingos não é o treinador que muitos se precipitaram a pôr no pódio.

O problema do Benfica é que nunca soube respeitar os treinadores portugueses. É curioso que uma equipa que, desde o Cosme Damião, durante anos, fez gala em só ter jogadores portugueses, sempre tenha tido treinadores estrangeiros. E, agora que praticamente só joga com estrangeiros, teve dois dos três melhores treinadores portugueses e não os soube estimar como mereciam: primeiro foi o Fernando Santos, que fez milagres com uma equipa medíocre e sem banco, e agora o Jesus (o outro é, obviamente, o Mourinho, goste-se ou não do futebol das equipas que ele treina). Foram os melhores treinadores que o Benfica teve desde, vá lá, o primeiro Erickson!

O Jesus é um treinador de topo, convence-te disso, mas um treinador que está a fazer a sua habituação ao sucesso e ao convívio com um grande clube e uma grande equipa. Mas o que ele sabe de bola não cabe em dez enciclopédias e em vinte manuais. O modo como ele percebe as qualidades dos jogadores e os potencia é de um fora de série: pensa no David Luíz, no Di Maria, no Fábio Coentrão, agora no Gaitan, e por aí fora, tudo jogadores que ele valorizou de um ano para o outro. O que se passa, este ano, é que ele aprendeu a jogar cínico (Manchester, Porto, Braga), o que tira nota artística às exibições, mas garante resultados. Este ano, além de ganhar o campeonato, vamos longe em todas as provas. E olha que, em relação ao Benfica eu nunca me enganei (Artur Jorge, Vale e Azevedo, Fernando Santos, Camacho, Quique, agora o Jesus). Regista isso e mais esta: muitos benfiquistas, no ano passado, sem tentar perceber o que nos levou àquele mau começo e péssimo final (mas lembra-te que, no meio da época, o Benfica praticou um futebol de luxo), pediram a cabeça do Jesus, esquecendo o que ele fizera em 2009/10! E posso dizer-te com orgulho que fui um dos que sempre o defendeu contra ventos e marés; e, sobretudo, contra os que pediam a sua cabeça.

Só acrescento uma coisa: o Benfica, este ano, só tem um problema: não tem substitutos para os centrais, e não tem um lateral esquerdo! A equipa fica coxa, sobretudo com o modelo de jogo do Jesus: só ataca pela direita, e fica nas mãos (aliás, nos pés) do Maxi Pereira, que é um jogador esforçado (que o Jesus fez crescer muito), mas que não é o Coentrão. E o Emerson também é um jogador esforçado, mas que não sabe subir com bola e que, por muito trabalho que se faça, dificilmente nos resolve esse problema. O que significa que, provavelmente, temos que ir ao mercado em Janeiro fazer este ajustamento, a menos que o Jesus, neste três meses que tem pela frente, com a matéria prima que tem à disposição, fabrique um lateral esquerdo, como fez com o Fábio Coentrão.

Mas isso são pequenos problemas, ao lado da grande equipa que o Jesus está novamente a fabricar (e não te esqueças que nos falta o Enzo Perez, que seria um titular indiscutível).
Mas, caro benfiquista, acredita em mim: este ano, se não houver batota por fora, vamos ser campeões. E, daqui para a frente, se estivermos unidos e mantivermos a confiança na equipa e no seu treinador, podemos estar no começo de uma nova era de Glória, de liderança e de vitórias.
Um abraço
A-PV (in MasterGroove)

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. "Mas, caro benfiquista, acredita em mim: este ano, se não houver batota por fora, vamos ser campeões" Com o LFV de braço dado com a escumalha mafiosa e corrupta, concerteza não vai haver batota por fora, aliás até agora não houve batota nenhuma(lol). "se" a minha avó tivesse tomates era o meu avô.

    ResponderEliminar
  2. "se não houver batota por fora", loll!

    De resto concordo com quase tudo.
    Anda tudo doido, mas a verdade é que já jogamos nas antas e nos pedreiros onde costumamos ser roubados (como voltámos a ser) e perder e nem perdemos nem nos tiraram do topo.

    ResponderEliminar
  3. Grande António Pedro... grande post.obrigado deste benfiquista e socio nº 218219.100% de acordo...abraço
    socio slb n.218219

    ResponderEliminar
  4. Caro benfiquista APV, dou-lhe os parabens por esta msg mas, deixame-me que lhe diga: engana-se e muito. Mas não vou por aí.

    Jesus é um grande treinador e eprcebe muito de futebol? Até só capaz de concordar. E é por isso q cada vez confio menos nele.

    É q um treinador que perceba assim tanto de futebol como diz nunca fazia o que ele fez no Dragão no jogo dos 5-0. Nunca meteria um central de nível mundial a lateral esquerdo e colocava o melhor lateral esquerdo a actuar na Europa como médio tudo por causa de um jogadorzeco como Hulk. Um treinador que perceba tanto assim de futebol no jogo com o Basileia nunca tiraria Aimar para meter o Cardozo quando o SLB não tinha jogo para levar a bola à área adversária...ou ficaria impávido e sereno ao intervalo do SLB-fcp para a Taça no ano passado quando todos perceberam q o porto vinha com tudo para a segunda parte... e muito menos metria um Weldon aos 89 minutos num jogo em que precisava de marcar...

    Quando souber as respostas a estas questões agradeço nova mensagem.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. O GLORIOSO8/11/11 12:30

    Será que estou a ler bem. Neste Blog aparece um post a elogiar Jesus. Devo estar a ler mal.
    Faço ideia que os outros bloggers devem pensar até lhes deu qualquer coisa.
    Quanto ao APV é um texto brilhante o qual assino por baixo.

    P.S- Em Maio de 2012 como socio do maior clube do mundo desde 86 não admito que Benfiquistas que muito sabios que certamente fariam muito melhor estão desejosos do despedimento de JJ festejem qualqeur titulo pois para eles será uma tristeza o JJ ganhar.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom e dá uma lição a muitos benfiquistas que parecem tudo saber, mas que apenas vivem para criticar!
    Há sempre duas formas de ver o copo; meio cheio ou meio vazio! muitos só conseguem vê-lo vazio o que prova que são pior que os cegos, pois só vêem aquilo que querem!
    Obrigado A-PV por ajudar a tirar cegueira voluntária de muitos!
    Obrigado Master por dares à estampa este magnifico momento de lucidez!

    ResponderEliminar
  7. "Jesus é muito bom treinador e percebe muito de futebol? Até sou capaz de concordar. E é por isso que cada vez confio menos nele".

    Ora aqui está um adepto benfiquistas bipolar e que não sabe o que diz. Só quer mandar abaixo e criticar. O que mostra bem a razão da existência deste blogue, que tem como principal intenção criticar e mandar abaixo quem está à frente do Benfica actual.

    Primeiro diz que concorda que o JJ é um grande treinador. Mas como o quer criticar, diz que por ser grande treinador não confia nele. Então confia em quem, nos maus treinadores? Mas esta gente não deve regular bem da cabeça!!

    Rui P.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking