O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Eu é que ando enganado...

. 16 comentários
Eu é que devo andar enganado, de certeza...

Contra factos não há argumentos, o Benfica de JJ tem vindo a piorar de época para época,  principalmente  em termos defensivos.

Na primeira época éramos uma equipa demolidora o que nos levou a muitas goleadas e dessa forma quase ninguém ligava aos aspectos defensivos. Na segunda época mantivemos a média de dois golos por jogo mas os problemas defensivos agravaram-se acabando mesmo a época com uma média de um golo sofrido por jogo. Foi este aspecto que nos levou a uma época muito abaixo das expectativas. Este ano, mesmo com a mudança táctica, a coisa parece não estar a melhorar, já vamos com uma média de um golo sofrido por jogo em jogos do campeonato e uma média de 0,83 golos sofridos por jogo em todas as competições.

Aqui ficam os números:

Época 2009/2010: 51 jogos
                              124 golos marcados
                              37 golos sofridos
                              2,43 golos marcados por jogo
                              0,73 golos sofridos por jogo


Época 2010/2011: 56 jogos
                              113 golos marcados
                              61 golos sofridos
                              2,02 golos marcados por jogo
                              1,09 golos sofridos por jogo

Época 2011/2012: 18 jogos
                              37 golos marcados
                              15 golos sofridos
                              2,06 golos marcados por jogo
                              0,83 golos sofridos por jogo

Esta época estamos já muito perto da média de um golo sofrido por jogo e como não vejo melhorais defensivas quase nenhumas, acredito que poderemos chegar a essa média, a não ser que a scoisas mudem muito.

Essa coisa de o Benfica estar melhor defensivamente porque mudou o sistema táctico é pura falácia, pois continuamos a sofrer golos atrás de golos e os nossos adversários conseguem criar situações de golo a mais, não fosse Artur e teríamos muitos mais golos sofridos.

O sistema 4x2x3x1 muitas vezes adoptado pelo JJ não beneficia Javi e nem Aimar. O Javi joga muito mas como pivôt defensivo e Aimar joga muito melhor organizando o jogo de trás para a frente e não a jogar praticamente ao lado de Cardozo e a andar a desgastar-se sem bola a correr atrás dos centrais adversários, é um desperdício.

Na minha opinião o Benfica continua a jogar desequilibrado, além de que passámos de um futebol rápido, de posse e de pressão alta e constante para um futebol muitas vezes mais pausado, sem velocidade e mais de expectativa, não é por acaso que o Basileia teve muito mais posse de bola que o Benfica. O Artur deve ser o guarda-redes que mais vezes recebe a bola dos centrais. Este Benfica pensa que sabe controlar um jogo, quando efectivamente o que faz é adormecer o seu próprio jogo ao ponto de nunca mais conseguir encontrar a intensidade e o ritmo de jogo desejado, como foi o caso do Olhanense e Basileia. Nem tanto á terra, nem tanto ao céu. Falta intensidade de jogo a esta equipa, falta perceber que a melhor forma de controlar um jogo, ainda mais com o jogadores que o Benfica tem, é fazer a bola circular no nosso meio campo e procurar a melhor oportunidade de atacar a baliza COM OBJECTIVIDADE.

Temos de ter a capacidade de manter a intensidade de jogo por muito mais tempo, vinte minutos por jogo não chega e com equipas mais fortes temos tendência a passar por dificuldades.

Uma chamada de atenção para o aspecto físico que tem uma vital importância em tudo o que escrevi atrás, é que eu noto a equipa "pesada" e ainda nem chegou o Inverno a sério com os campos mal tratados.

Ou melhoramos o nosso jogo ou iremos ter mais jogos como o Gil Vicente, Beira-Mar, Olhanense e Basileia. Além do mais, a jogar assim estamos também mais expostos aos bois do apito, o que pode ser catastrófico.

Temos tudo para fazermos uma excelente época mas temos de afinar os pequenos "pormaiores" para ficarmos ainda mais fortes.

Quem achar que está tudo bem, depois não fique surpreendido se a coisa correr mesmo mal.

Os próximos jogos serão importantíssimos para o futuro deste Benfica, por isso é necessária muita concentração, muita ambição e muito querer, só assim seremos campeões.

FORÇA BENFICA!!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Red Sniper3/11/11 16:57

    Caro PJSimões !

    Apesar de concordar com muito do que escreveu e não ter a mesma opinião sobre algumas passagens, gostaria de recordar algumas considerações do "velho mago" que um dia disse que sem ele jamais o Glorioso voltaria a ser campeão europeu,e que tem muito a ver com os tais esquemas de jogo e a velha questão de sofrer mais ou menos golos.
    Estou a referir-me naturalmente ao Sr.Bella Gutman...
    E disse um dia o velho senhor ...

    «passa, repassa e chuta» é indispensável para chegar ao golo. - Só isso? - Marca e desmarca. Se a bola não é nossa, marca; se a bola é nossa, desmarca. Este é o princípio, o princípio fundamental. - Cada equipa precisa de ter um sistema próprio, adaptado às características dos seus jogadores. E assim como um alfaiate não faz o mesmo feitio de fato para um corcunda ou para um homem normal, do mesmo modo um treinador de futebol não pode dar a todas as equipas que treina o mesmo figurino de jogo. Numa equipa, não chega, apenas, classe. Há necessidade também de espírito de luta. Não pode haver boas equipas sem espírito de luta. - Sempre me interessou mais que o ataque fizesse mais golos do que obrigar a defesa a não os sofrer. Não me desgosta nada que o adversário marque três ou quatro golos desde que a minha equipa marque quatro ou cinco... - Primeiro, marcar golos; depois tentar não os sofrer. Eis a filosofia do meu futebol. - As equipas orientadas por mim não costumam jogar à defesa. Os bons resultados conseguem-se jogando ao ataque. Quanto muito, tolero que se defenda o resultado se este for favorável e se cifrar na diferença mínima nos últimos dez ou quinze minutos do encontro. Mas só nessa hipótese.
    - Sou um técnico que não se aproveita dos jogadores. Quando perdemos perco eu, quando ganhamos ganham eles. É muito mais lindo assim.

    Não entenda este comentário como uma critica, mas sim como uma pequena achega, para que percebamos todos, que no futebol já não há nada para inventar, quanto muito tentar moldar ao treinador de qualidade, as caracteristicas de um bom psicólogo e condutor de homens,o que não sendo de todo impossível, cada vez se torna mais dificil de encontrar ...

    ResponderEliminar
  2. Red Sniper, grande comentário!!!

    No fundo, o que todo treinador deve procurar é a vitória e há várias formas de lá chegar. Eu gosto de ver uma equipa equilibrada, tanto marque como não sofra ou sofra poucos golos. Nem sempre marcas três ou quatro. Sempre ouvi dizer que uma equipa constroi-se de trás para a frente, ou seja, uma boa defesa permite que a equipa recupere mais rapidamente a bola e assim possibilite que a equipa ataque mais. Falta equilibrio ao Benfica e como tu dizes muito bem, as tácticas têm de encaixar nas caracteristicas dos jogadores e, na minha oipinião, isso não está a acontecer.

    ResponderEliminar
  3. meu caro, se me arranjares melhor que Jorge Jesus nos últimos 20 anos agradeço, caso contrário, tu é que claramente estás errado, aliás tu eras daqueles que na euforia chamavas Deus ao treinador e agora... uma questão de coerência certamente, parece-me até que o mal disto tudo é não termos o enorme Vale e azevedo, com esse sim é que era jogadores e treinadores de um classe e pêras.

    ResponderEliminar
  4. Só uma nota, defensivamente o esquema não mudou, garanto, hão de reparar nas muitas vezes que estamos a defender em 4-4-1-1, os alas descem e formam uma linha com Witsel e Javi, e como as duas linhas de 4 estão muito separadas dá muito espaço aos adversários para jogarem entre essas linhas, é a minha opinião...

    Este ano jogamos em 4-2-3-1, mas só ofensivamente, quero com isto dizer que o que mudou relativamente à época anterior não é assim tanto.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do post e dos comentários e só quero relembrar que os últimos 3 jogos não foram lá muito bons para a fé benfiquista.O que eu acho é que com o Cardozo e Saviola a equipa tem muito mais dinâmica quer ofensiva quer defensiva.E isto porque com o Rodrigo a defesa tem tendência a jogar mais baixo do que quando tem Cardozo fixo lá à frente.É o que me tem parecido e com isto não estou a por em causa o Rodrigo,o esquema táctico é que é alterado e quer-me parecer que não está a resultar.

    ResponderEliminar
  6. "Contra factos não há argumentos, o Benfica de JJ tem vindo a piorar de época para época, principalmente em termos defensivos."

    Explica lá isso, tendo em conta que esta época está a ser melhor que a anterior pelos dados que expuseste.

    ResponderEliminar
  7. Fdx desculpem lá, mas eu não acredito no Pai Natal...portanto não acredito que Jorge Jesus ache que é normal nestes ultimos jogos o SLB sofrer tanto e anderem todos rotinhos em campo! Fico espantado quando leio posts a fazer querer a toda a gente que é o melhor treinador da história do SLB! Pátético...

    ResponderEliminar
  8. Ó anónimo, os numeros estão aí e em relação aos deste ano ainda a procissão vai no adro e já vejo jogadores do Benfica com a lingua de fora e estamos perto de chegar á média de um golo sofrido por jogo. O que vai balendo é que a equipa cria poucas oportunidades mas vai marcando, quando marca só um e uma porra porque sofremos sempre o golito da ordem. O que eu escrevi é um facto!!! Os números não mentem!!! Não é uma critica severa ao JJ, foi um facto que eu constatei desde que chegou ao Benfica, embora na primeira época a coisa ficou disfarçada com as constantes goleadas.

    Se vocês acham que o ano passado tivemos bem quando chegámos ao fim da época com a média de um golo sofrido por jogo e que este ano estamos a ir pelo mesmo caminho, isso é com vocês. Eu não gosto!!

    Ainda se tivéssemos a ganhar os jogos por 3 ou 4 ainda vá, agora vê-se a equipa sem intensidade de jogo ao ponto de um Basileia chegar á Luz e nos encostar lá atrás.

    ResponderEliminar
  9. Contra factos não há argumentos...«Esta época estamos já muito perto da média de um golo sofrido por jogo e como não vejo melhorais defensivas quase nenhumas, acredito que poderemos chegar a essa média, a não ser que as coisas mudem muito.» pois é, até podia ser verdade, contudo os números não dizem isso, e dão a seguinte diferença, -0.1 para a época do título, e +0.26 para a época passada...posto isto, levando os números a frio estamos mais próximos da época do título do que da época passada...realmente os números e a sua interpretação são o que lhe quisermos dar, mas que este ano estamos melhor, estamos...

    Uma análise correcta dos números seria assim:

    Época 2009/2010 (até à 9ª jornada)
    Golos Marcados: 30 Média: 2.778
    Golos Sofridos: 7 Média: 0.778
    Num total de 7V 1E 1D, o que perfaz um total de 22pts e segundo lugar!!!

    Época 2010/2011 (até à 9ª jornada)
    Golos Marcados: 13 Média: 1.444
    Golos Sofridos: 6 Média: 0.667
    Num total de 6V 0E 3D, o que perfaz um total de 18pts e a uma jornada dos 5 a zero!!!

    Época 2011/2012 (até à 9ª jornada)
    Golos Marcados: 22 Média: 2.444
    Golos Sofridos: 9 Média: 1

    Num total de 7V 2E 0D, o que perfaz um total de 23pts e partilha de liderança, e ainda não perdemos nenhum jogo, ao contrário das épocas anteriores...e esta época não perdemos nenhum jogo oficial!!!

    E analisando os números a frio, afinal o problema não era o Roberto?!?!?! São os números que o dizem!!!! Curioso, dá que pensar...

    Voltando a analisar, todos os jogos oficiais, até à data de 05/11(de forma a englobar a 4ª jornada da Euro League) de cada ano temos que:

    Época 2009/2010
    Golos Marcados: 50 Média: 3.125
    Golos Sofridos: 10 Média: 0.625
    Num total de 16jogos 12V 1E 3D. Campeonato 9J (7V 1E 1D); Taça de Portugal 1J (1V -E -D); Europa 6J(4V -E 2D)

    Época 2010/2011 (até à 9ª jornada)
    Golos Marcados: 24 Média: 1.714
    Golos Sofridos: 16 Média: 1.067
    Num total de 15jogos 9V 0E 6D. Campeonato 9J (6V -E 3D); Taça de Portugal 1J (1V -E -D); Europa 4J(2V -E 2D) Super Taça 1J (-V -E 1D)


    Época 2011/2012 (até à 9ª jornada)
    Golos Marcados: 37 Média: 2.055
    Golos Sofridos: 15 Média: 0.833
    Num total de 18jogos 12V 6E 0D Campeonato 9J (7V 2E -D); Taça de Portugal 1J (1V -E -D); Europa 8J(4V 4E -D)


    Numa análise aos dados, verificamos que o SL Benfica, apesar das exibições menos conseguidas, na mesma altura do ano, esta época está ao nível da do título, por muito que queiram dizer o contrário, os números aproximam-nos mais da do título do que da do ano passado. Olhando os números, em termos de golos marcados, verificamos que não estamos lá muito bem, estamos mais próximos da época transacta do que da época da glória, mas quantos aos sofridos a diferença -0.208 para a primeira época de JJ, e de + 0.234, eu diria que não é muito clara, embora estejamos mais próximos da época que culminou no Marquês de Pombal!!! Contudo, esta época, já realizamos mais jogos que nas anteriores, 4 para a anterior, 2 para a do título, e de realçar que ainda não perdemos, e, que já defrontamos um dos adversários candidatos ao título no seu reduto (onde empatamos), e que na época transacta já tínhamos perdido com eles em terreno neutro, a goleada era o próximo jogo, e, que na época do título tínhamos perdido com um dos principais candidatos ao título, o SC Braga no seu reduto, onde jogamos este fim-de-semana. Em suma, melhoramos em alguns aspectos, agora nestes últimos jogos estou de acordo com as palavras do nosso Artur, quem não as lei/ouviu que o faça, acho que é por isso que temos falhado nestes últimos jogos.

    Posto isto, acho que estamos num período negativo, em baixo de forma, espero que passe rapidamente, mas que no ano passado, quando estávamos mal perdíamos, este ano estamos mal e empatamos...e grão a grão...


    P.S.: é um pequeno contributo, nada contra o seu trabalho...os dados foram recolhidos do site zerozero.pt...espero ajudar com isto!!!

    ResponderEliminar
  10. Jotas, queres um bom treinador nos últimos 20 anos?

    Trapatoni, campeão com uma equipa que não valia um terço do que valem as dos ultimos 3 anos.

    Koeman, a quartos de final da Champions com uma equipa que não valia um terço do que valem as dos ultimo 3 anos.

    Jupp Heynckes, vai lá ver a ápoca do Bayern. Imagina este Sr. com uma equipa do nivel das que tivémos nestes ultimos 3 anos.

    Até Camacho... O problema de alguns treinadores não foi a sua qualidade mas sim a qulidade do plantel que tinham á disposição.

    ResponderEliminar
  11. E sim, JJ é um dos bons treinadores que passaram no Benfica nos últimos 20 anos mas sabe e pode fazer muito melhor, basta perder alguma peneiras e teimosias.

    ResponderEliminar
  12. Engraçado que esses treinadores foram todos criticados pela massa adepta do Benfica quando cá estavam...

    ResponderEliminar
  13. Os números e estatísticas têm sempre o seu interesse mas não contam a história toda e é importante salientar que é muito diferente disputar a fase de grupos da champions ou a da liga europa e que portanto será sempre difícil ter no computo geral as mesmas médias estando em competições diferentes. Mas a dizer isto não pensem que desculpo o enxovalho a que fomos sujeitos o ano passado na europa por mão do nosso treinado, pelo menos até este conseguir ganhar novamente algo significativo como o campeonato e limpar a imagem na europa e não vou ficar á espera anos que ele consiga isto, é bom que se deixe de teimosias e consiga resultados para esta temporada.

    Em relação á defesa acho que este ano estamos melhor do que na época passada mas sendo realista era difícil isso não acontecer, a última época no aspecto defensivo a equipa foi péssima e Roberto ñ explica nem serve de desculpa para tudo.
    Falando do ataque em golos marcados nem estamos mal, embora me pareça que as situações de bola parada como os cantos e livres indirectos não estejam a render o que seria de esperar. É preciso tb referir que já várias vezes ficaram por assinalar penalidades evidentes (champions e liga) e vários golos mal anulados(liga), que nos fariam ter uma média superior mas mesmo assim em certos jogos apenas não se marcou mais por falta de atitude e isto não me agrada.

    No geral concordo com o que escreves e partilho de uma linha de pensamento semelhante apenas acho que o problema é que o suposto 4231 não passa de uma espécie de 442 mal amanhado, como dizes e bem grande parte do tempo o Aimar anda mais próximo do Cardozo e em relação aos alas tb bastantes vezes mais adiantado do que estes , penso tb que ficava tudo a ganhar com Aimar a construir o jogo de trás para a frente e a deixar-se de correrias atrás dos defesas centrais mas duvido que isto mude e é realmente um grande desperdício.

    Red Sniper que pérola foste busca ao baú! É um texto em que o mestre podia-se inspirar em especial na parte: 'Cada equipa precisa de ter um sistema próprio, adaptado às características dos seus jogadores. E assim como um alfaiate não faz o mesmo feitio de fato para um corcunda ou para um homem normal, do mesmo modo um treinador de futebol não pode dar a todas as equipas que treina o mesmo figurino de jogo'. Se fosse possível isto acontecer acreditava que tudo era possível, estando perante um auto proclamado iluminado do futebol que já não tem nada a aprender com ninguém e se mostra incapaz de reconhecer os seus erros e assumir a sua responsabilidade nos maus desempenhos, ou sequer deixar de lado ideias pouco claras que não resultam em benefício da equipa resta-me conformar que os grandes feitos desse senhor não serão certamente repetidos pelo treinador actual, ou sendo realista que este plantel renda tudo o que pode render e que o meu coração benfiquista possa estar tranquilo.

    Jotas em 20 anos temos inequivocamente o Erickson e o Trap, este último então com as pobres condições que teve atingiu o que ninguém esperava, deu sempre a cara pela a equipa sem se queixar da falta de soluções ou qualidade de muitos jogadores e teve de enfrentar a contestação e desrespeito todas as semanas e venceu, foi lindo ver as chapadas de luva branca que distribuiu por avençados, corruptos e outros acéfalos , estar sequer a querer por no mesmo patamar um wannabe e este senhor é sacrilégio, e não precisou de passar os jogos todos a gritar, os jogadores percebiam bem o que queria, confiavam e respeitavam as sua ideias e era notório o carinho que tinham por ele. Respect, tirada muito infeliz mesmo...

    ResponderEliminar
  14. Otto, obrigado por acrescentares mais uns dados que realmente ajudam a ver melhor o filme.
    Interessante era juntar os dados das épocas anteriores porque foi esse Benfica que o Jesus encontrou mas isso não deve ter interesse, pois não?

    PS: quem se lembra do Trap agora que não esqueça que ele só por milagre chegou ao fim da temporada e o que mais viu foi lenços brancos... Não que não o considere competente(muito pelo contrário) mas apenas para ilustrar que os sócios nunca estão contentes com o treinador e o ponta de lança do Benfica, é um facto intemporal.

    ResponderEliminar
  15. O Benfica joga em 442 e não em 4231!! A equipa que jogou contra o Basileia, jogou em 442 clássico.

    ResponderEliminar
  16. Islander também concordo, mas é um trabalho árduo e cansativo, eu só me deu ao trabalho das três épocas, e, com muito espanto meu, só tendo em conta os dados do campeonato, parece que a culpa não era do Roberto...os números quando querem enganam-nos!!!

    E era esse o meu objectivo, os números não são tudo...se não basta pensar no Roberto, perdemos dois jogos à conta dele, e, os números dizem que ele no campeonato é o melhor que tivemos entre os três guardiões!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking