O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estamos no bom caminho

 ●  1 comentário  ● 
Portugal, 9 de Novembro de 2011

O futebol é como um pão com manteiga, só que nem sempre a manteiga está do lado que pensamos.

Empatamos em Braga e lembrei-me de uma frase muitas vezes repetida pelo Presidente do Benfica, “estamos no bom caminho”. Esta frase consubstancia uma ideia positiva para o clube e sua principal empresa, a SAD do futebol. Mas será que estamos no bom caminho? Depende onde quisermos por a manteiga ...

Se quisermos ir pelo lado da ironia, teremos de concluir que pelo 3º ano consecutivo, a equipa do Benfica (não o Sr.º Vieira) foi maltratada em Braga. Esgotadas as bolas de golfe do 2º ano, que agora dão penalização grave, desta vez optaram pela interrupção da energia eléctrica e avaria na caldeira de aquecimento da água apenas no balneário da equipa visitante. Estamos no bom caminho.

Vários jogadores voltaram a ser provocados em campo, outros foram agredidos sem correspondente sanção disciplinar: pés juntos de João Pereira contra Di Maria na grande área, no 1º ano, cotovelada de Alan em Javi no 2º ano, bofetão de Djalma em Gaitan no 3º ano. Estamos no bom caminho.

Continuaram a existir erros técnicos grosseiros de arbitragem contra a nossa equipa, com possível interferência no resultado final: golo de Luisão mal invalidado e penalty não assinalado por corte de bola com braço de frente para a bola, no 1º ano, falta a favor do Benfica por agressão/empurrão a Javi transformada em falta a favor do Braga com expulsão de Javi, de que resulta o 1º golo do Braga, e falta a favor do Benfica transformada num lançamento de linha lateral a favor do Braga de onde resulta o 2º golo do Braga, no 2º ano, penalty não assinalado sobre Luisão, penalty assinalado contra o Benfica por bola no braço (sem intencionalidade), no 3º ano. Estamos no bom caminho.

Humilhados e roubados pela arbitragem, pelo 3º ano consecutivo, valeu que desta vez não perdemos. Estamos no bom caminho.

Também podemos ver as coisas de outra forma. De facto o Benfica conseguiu pela primeira vez, em 4 jogos na era Jesus, trazer um ponto de Braga. O que quer dizer que lhes tiramos 2, mantendo-os a 5 pontos de distância. Estamos no bom caminho.

A equipa do Benfica jogou sem 2 avançados de área, como nos jogos anteriores, onde alinharam sempre Saviola e Cardozo no tal 4-4-2 em losango. Apostamos num flanqueador nato, Gaitan, e num adaptado, Maxi, cobrimos a retaguarda deste com Ruben Amorin, Aimar no papel de n.º 10, Witsel e Javi no papel de filtrar o jogo adversário, dizem que jogamos mal, eu concluo que trouxemos 1 ponto. Estamos no bom caminho.

A equipa do Benfica fez o 19º jogo sem derrotas nesta época apesar dos jornais salientarem o falhanço da liderança. Na derrota do SCP com o Vaslui optaram por destacar a lesão do Rinaudo em vez do falhanço da 11ª vitória consecutiva ou do 11º jogo consecutivo sem derrotas. Estamos no bom caminho.

Perdemos 6 pontos ao fim de 10 jogos, o que poderá indicar que se projecta perder no máximo, 18 pontos em todo o campeonato. Se isto acontecer alcançaremos a bonita percentagem de 80%, igual à que deu o 2º título de campeão a Mourinho no FCP, com os tais “grandes” jogadores e ajudas de arbitragem. Ficaremos ainda assim abaixo dos 84% de JJ no 1º título (tal como o 1º título de Mourinho no FCP). Estamos no bom caminho.

Pomos a “manteiga” no lado da ironia ou no lado dos factos?

1 comentários blogger

  1. Sim, apesar dos ultimos 4 jogos esperarmos mais da equipa, porque tem todos os ingredientes para se esperar esse MAIS, não podemos dizer que estamos mal e quem isso diz, é porque está a ver o copo meio vazio.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking