O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 5 de novembro de 2011

A Benfica TV e o jorna...lixo

. 12 comentários

O discurso sobre como os jornalistas de hoje dão um tratamento diferente a notícias similares não é novo. E todos os dias se mostra cada vez mais verdadeiro. 
Fosse por exemplo o Benfica com o pagamento do Witsel em atraso e todos os dias teríamos capas bombásticas sobre a crise financeira do clube, sobre credores que ficaram alarmados...
Já o clube da Palermo do Norte, o verdadeiro inimigo do Benfica, pode não pagar a ninguém que isso é notícia de rodapé, e olha lá! Rodapé com poucas letras.

Não é de hoje esta parcialidade. Ao longo dos anos tem assistido ao preenchimento de lugares estratégicos no desporto televisivo, radiofónico e escrito por gente que vomita ódio pelo Benfica em cada palavra que profere.

Eu sou do tempo em que os jornalistas da RTP Porto não passavam da ponte da Arrábida, pois o seu clubismo era incompatível com trabalhos sobre outros clubes. Quem manda hoje no desporto da RTP? De onde veio o director de comunicação do FCP? Não há dúvidas. A SportTV é outro exemplo. Relatos de jogos do Benfica isentos são coisa rara naquelas bandas. Basta comparar o seu discurso para entender o que aqueles chamados jornalistas percebem de bola. E depois ouvir um relato da Liga Inglesa por britânicos e compreender as diferenças abissais.
Daí ser vital a importância da Benfica TV
 
Desde o princípio que muitos vaticinaram o fracasso a este projecto. Não havia espaço nem mercado em Portugal. E o sucesso reduzido dos canais de outros clubes estrangeiros não mostrava que pudesse ser este o caminho certo de comunicar. 

Estavam todos errados. Esqueceram que se estava a tratar do Sport Lisboa e Benfica. Clube ímpar em tudo.
 
A Benfica TV mostrou que era mais que um simples canal. Era O CANAL através do qual o Benfica e os Benfiquistas se poderiam exprimir sem restrições e sem terem os censores azuis a controlarem as coisas.
 
E logo de início, a força deste projecto ficou evidenciada. A campanha de lançamento do MEO tendo como ancoras os Gato Fedorento e a Benfica TV. E rapidamente, muito antes do previsto, o MEO tornou-se um 'player' fortíssimo no mercado do cabo em Portugal.
 
Também na forma de comunicar do clube muita coisa mudou. Programas como as Notícias, debates e transmissões de jogos, em especial das camadas jovens, deu a conhecer uma parte do clube que a muitos era desconhecida.
 
A entrevista do 'Zona de Decisão' mostra aspectos por vezes desconhecidos de atletas, dirigentes ou benfiquistas que se destacam ou destacaram. 
 
E temos pérolas como o programa 'Vitórias e Património'. Um programa do melhor que já vi fazer em televisão. Pedaços da história do clube, que num todo, tornaram o Sport Lisboa e Benfica no que é hoje. Um programa que se exige que passe a DVD.
 
Ao alargar o seu raio de acção com a compra dos direitos de vários jogos internacionais, deu um passo no alargamento da comunicação do clube com o exterior do mundo benfiquista. Passo esse que pode e deve ser acompanhado de mais outros. 
 
Continuar a promover o debate de ideias, a defesa do Benfica, mas também criar um espaço de debate com gente de outros clubes. Não um espaço para discutir resultados de jogos, mas para discutir o futebol nos seus problemas, nas suas dificuldades. Talvez com um tema específico. Algo que congregue outras pessoas e opiniões, e que faça ver o Benfica como um elemento agregador e não como alguém que destila ódios e provoca outros.
 
Daí eu achar que nesse formato, não haveria espaço para gente alinhada a norte. Essa seria a nossa imposição.
 
Também dar-se mais voz a mais benfiquistas, nos painéis da BenficaTV. Aproveitar os que comuniquem melhor, claro, mas promover o debate de ideias.
 
A Benfica TV tem um papel vital no futuro do clube. E olhando ao panorama triste do jornalismo em Portugal, é mais que hora que continuar a promover esse papel.
 
A criação da Benfica TV foi das melhores decisões tomadas nos últimos anos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Concordo, mas tb tem que se melhorar alguns aspectos como comentadores como os pedro guerra deste mundo que 'as vezes parecem autenticos poncios em que nao ve mal nenhum em nada do Benfica. Essa nao e' a identidade do clube, sempre fomos um clube democratico, e deixar debater os temas e nao evitar criticas deve estar nos principios do canal.

    abc

    ResponderEliminar
  2. Com todo o respeito, presumo que o autor deste texto nao deve ter mais de 20 anos de idade, é verdade?

    Tantas e tantas contradicoes num texto tao pequeno...ressalvo aquela que mais me choca enquanto Benfiquista que vive no Porto:

    "Algo que congregue outras pessoas e opiniões, e que faça ver o Benfica como um elemento agregador e não como alguém que destila ódios e provoca outros" para logo depois afirmar: "Daí eu achar que nesse formato, não haveria espaço para gente alinhada a norte".

    Entao como é, queremos ser um elemento agregador mas recusamos pessoas que vivem noutra zona do País? Enfim...Falar só por falar nao costuma dar boa coisa...

    Sou Benfiquista e sou do Norte e nem por isso sou menos Benfiquista que o autor do texto, bem pelo contrário, já levo 30 anos de sócio.

    Rui Silva

    ResponderEliminar
  3. Aproveitando a sua "boleia", quando compara a falta de pagamento dos jogadores belgas que o FCP contratou ao Standard de Liége e a falta de capas bombásticas acerca do assunto, lembro-lhe o que aconteceu a Vale e Azevedo e ao Poborsky, sendo que toda a gente sabia em que situação o Benfica estava: 4 pontos ao fim de 4 jogos, Manuel Damásio demite o treinador Manuel José e demite-se a ele próprio (os "grandes" benfiquistas são assim, deixam as indemnizações para os outros) e o Benfica que se lixasse ... Mas como dizia, todos os dias se falava no cheque se ia a nado ou de avião ou se tinha encalhado por aí ...

    Note que o Benfica devia milhões às Finanças, à Segurança Social (como mais tarde se veio a provar em Tribunal quando JVA foi julgado por ter deixado dividas de impostos e de segurança social ...), mas nem isso foi considerado factor atenuante. Até porque JVA tinha acabado de romper com a Olivedesportos e até ao fim do mandato, nunca mais houve sossego.

    Recordo também que Manuel Damásio tinha recebido 2 milhões de contos de adiantamento de um contrato da Olivedesportos, que só começava em 1999, e cujo montante está referido em vários documentos elaborados quer pela Direcção de Manuel Vilarinho quer pela de Filipe Vieira. Isto só para me "proteger", não vão dizer por aí que estou a inventar ...

    Quanto à Benfica TV, tal como em relação à Fundação Benfica, são dois projectos que apoio e que fazem a diferença entre um clube (ainda) grande, e os demais.

    Mudei da Zon para a MEO por causa da Benfica TV, mas ultimamente tenho alterado de opinião sobre a Benfica TV. Dado que os comentadores são sempre os mesmos, e que alguns que são incómodos para a Direcção, vão sendo substituídos, como o Alberto Miguéns e o António Melo, parece-me que a Benfica TV não se limita apenas a transmitir os jogos da Formação e das Modalidades, para além de lembrar episódios pouco divulgados da história do Benfica, como estava dizer, parece-me que a Benfica TV se transformou em propaganda da Direcção.

    A esmagadora maioria dos benfiquistas interpretou a Benfica TV como o canal onde o Benfica iria colocar os seus jogos de futebol, para os vender directamente aos seus sócios, adeptos e outros. Ultimamente percebe-se que o Sr.º Vieira vai continuar a privilegiar o seu amigo Sr.º Joaquim, anda-se por aí a lançar "poeira" com o suposto interesse do Sr.º Pais do Amaral, e no final tudo como dantes, quartel em Abrantes. Com a diferença que até o FCP irá ver melhorado o seu contrato, pois colocou uma cláusula na ultima renovação que fez, em que receberá 80% do valor negociado com o Benfica.

    E portanto se o Benfica vai negociar os direitos televisivos com outro canal que não a Benfica TV, fica óbvio e implícito que a Benfica TV, sempre que for sintonizada por nós, lembrar-nos-á o trabalho que esta Direcção tem feito em prol do clube. Que a esmagadora maioria concluirá que é bom, mesmo que a gente tenha dividas a Bancos superiores a 233 milhões de euros. E que outros como eu e mais uma maioria silenciosa, acha que é um mau trabalho que está a comprometer o futuro de independência do Benfica ao mesmo tempo que está a engordar os projectos de outros, alguns até nossos rivais.

    Confesso que tenho dúvidas, mas vou continuar na MEO, porque sempre vou vendo os jogos da Formação, as Modalidades, os programas de História do Clube. OS programas de opinião que "remam" sempre para o mesmo lado, esses passo. Como já faço agora ...

    ResponderEliminar
  4. A BenficaTV é um excelente meio de comunicação da realidade do Benfica. É, sem dúvida, uma das melhores decisões dos últimos anos e até dá lucro...

    @eagle01,

    Começo a pensar que os seus erros são premeditados. Já demonstrei no comentário ao seu próprio texto, que o valor dos empréstimos é de 231 milhões, 899 mil euros e que esse valor inclui, pelo menos, 40 milhões de um empréstimo obrigacionista. Vá ver o que é e não persista em duas mentiras - a do montante (da última vez que olhei para os números, 231,9 é menos do que 233 e aos bancos são 231,9 - 40 = 191,899.

    Mesmo para criticar é preciso saber-se do que se fala. Recorrer à mentira, mesmo que por ignorância, não lhe fica bem. A necessidade de empolar o próprio valor total dos empréstimos (mais de 233 milhões, diz você, quando são 231,9) também diz tudo sobre as intenções.

    Aqui está um tema que era interessante ver adequadamente tratado na Benfica TV.

    ResponderEliminar
  5. senhor eagle01 este seu comentário é apenas a sua opinião nada mais do que isso,o nosso clube tem problemas, mas a nossa grandiosidade é muito grande, eu proponho que nas próximas eleições o senhor se apresente como candidato a presidente porque certamente irá salvar o nosso clube.
    Quanto á Benfica tv e aos programas que critica aqueles que diz que remam sempre para o mesmo lado,o melhor é ver os outros das outras tvs porque esses remam para o lado contrário.
    fique bem.

    ResponderEliminar
  6. Jornalixo é uma pratica banalizada (na CS) nesta merda de sistema onde quem manda é quem paga. Um sistema mais enganoso que a censura da ditadura fascista, pois é permitido e usado na democracia que vivemos. Hoje, quem censura são os donos dos jornais. Jornalistas só são admitidos por cunha em função de interesses privados patrocinados em segredo.

    Resumindo:
    encontrem comentadores e/ou relatadores de jogos
    nos variados jornais e TVs que, sistematicamente, não hostilizem o Glorioso?.

    p. exemplo,
    --- penalti não assinalado ao Vaslui (?), foi exaustivamente denunciado na CS e culpado pela derrota da lagartada.
    --- Penalti não assinalado ao Basileia a favor do Benfica, foi estranhamente, silenciado apesar de ser impeditivo da vitoria encarnada.

    Mas poderiam ser apontados milhentos casos do mesmo tipo do exemplificado. O jornalixo foi implantado. Existe.
    A nós cabe fazer barulho e, sem descanso, denunciar tais atitudes e filhas de putisse.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo do Norte com 30 anos de sócio:

    O autor do texto em nenhum momento escreveu que deveríamos "recusar" gente de outra zona do país. Essa não é e nunca foi a mentalidade do Sport Lisboa e Benfica.

    Escreveu sim, "gente alinhada", que para bom entendedor é fácil perceber de quem se trata.

    Cumprimentos benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada5/11/11 15:55

    Acho muito positiva a fundação da Benfica TV!
    Não que não tenha criticas a fazer e tenho muitas, mas tudo tem que ter um princípio muito embora este tenha tido como base as eleições antecipadas por Vieira depois do golpe estatutário que protagonizou para se perpectuar no poleiro!

    Mas permita-me que refira estas suas afirmações e as rebata:

    "O CANAL através do qual o Benfica e os Benfiquistas se poderiam exprimir sem restrições e sem terem os censores azuis"

    Acha mesmo que todos tem os mesmos direitos? O que fizeram a Alberto Miguens e António Melo e tenho a certeza que também ao Jorge Máximo (brsbrbsbrbsb) mostra bem que só lá tem entrada quem "remar" para um só lado, o lado de Vieira.

    "Continuar a promover o debate de ideias, a defesa do Benfica, mas também criar um espaço de debate com gente de outros clubes."

    Como seria aceite tal ideia, se nem todos os benfiquistas tem entrada no canal? Não acha que seria de toda a utilidade e aí sim, mostrariamos o quão somos diferentes dos outros, o canal disponibilizar um tempo, umas horas semanais ou mensais à oposição para colocarem a nu e tornarem mais visível as suas dúvidas e preocupações?
    E porque não criarem uma espécie de mesa redonda em que o sócio anónimo se candidatasse para colocar as suas reflexões e pareceres no sentido se encontrarem melhores perfomances na vida do clube? Claro, sempre um sócio diferente em cada programa! Desta forma, o sócio interessar-se-ia mais directamente pela vida do clube, tornar-se-ia mais cooperante e sentiria que o clube é dele como (bem mal) apregoa Vieira!

    E muitas mais ideias eu poderia aqui expôr, (mas depois perco o direito de autor,lol!) mas isto é tudo estar a chover no molhado!
    Ouçam só quem liga sempre para os programas: sempre os mesmos. Já tentei várias vezes e não consegui. Aquilo tem um filtro, que Deus me livre!
    Mas continuo a achar positiva a criação do canal.
    Mas tem que levar uma limpeza, (como por exemplo um comentário acima refere) gente como aquele Pedro Guerra, afugenta o maior e mais benfiquista deste mundo, se é que há maiores e mais benfiquistas que outros!

    ResponderEliminar
  9. Red Sniper5/11/11 19:35

    .... " A esmagadora maioria dos benfiquistas interpretou a Benfica TV como o canal onde o Benfica iria colocar os seus jogos de futebol, para os vender directamente aos seus sócios, adeptos e outros. Ultimamente percebe-se que o Sr.º Vieira vai continuar a privilegiar o seu amigo Sr.º Joaquim, anda-se por aí a lançar "poeira" com o suposto interesse do Sr.º Pais do Amaral, e no final tudo como dantes, quartel em Abrantes. Com a diferença que até o FCP irá ver melhorado o seu contrato, pois colocou uma cláusula na ultima renovação que fez, em que receberá 80% do valor negociado com o Benfica.

    E portanto se o Benfica vai negociar os direitos televisivos com outro canal que não a Benfica TV, fica óbvio e implícito que a Benfica TV, sempre que for sintonizada por nós, lembrar-nos-á o trabalho que esta Direcção tem feito em prol do clube. Que a esmagadora maioria concluirá que é bom, mesmo que a gente tenha dividas a Bancos superiores a 233 milhões de euros. E que outros como eu e mais uma maioria silenciosa, acha que é um mau trabalho que está a comprometer o futuro de independência do Benfica ao mesmo tempo que está a engordar os projectos de outros, alguns até nossos rivais." ....

    Mais do mesmo...já não há pachorra !

    Quando falamos do Benfica TV, sabemos que este investimento feito pelo SLB " NUNCA, JAMAIS EM TEMPO ALGUM, seria para se substituir à SportTV na transmissão dos jogos do Glorioso pelo menos enquanto durasse o contrato com a Sportinveste.
    Quando se afirma categóricamente e passo a citar:
    "A esmagadora maioria dos benfiquistas interpretou a Benfica TV como o canal onde o Benfica iria colocar os seus jogos de futebol, para os vender directamente aos seus sócios, adeptos e outros" está-se a passar um atestado de
    menoridade à maioria dos sócios e adeptos do nosso Glorioso clube,o que acho de tremenda petulância !

    ResponderEliminar
  10. A Benfica TV não é um canal dos Benfiquistas é um canal do LFV.

    ResponderEliminar
  11. Desde já agradeço os vossos comentários.
    A minha visão do que deve ser a Benfica TV ficou bem clara para todos.
    Não abordei se ela está a ser neste momento um orgão de A ou B, se só dá um lado da moeda, se segrega comentadores e opiniões.
    Eu escrevi sobre a Benfica TV, como projecto, como pedrada no charco que foi quando começou em funcionamento, e como pode ser no futuro.
    Sobre a política editorial actual, sobre quem tem voz e quem não tem, é assunto para comentarmos e debatermos. Mas não leiam coisas que não escrevi.
    Quanto ao leitor Rui Silva, o Berrante de Encarnado já teve a gentileza de responder por mim. O maior clube da cidade do Porto é o Benfica. o maior clube a nível nacional, inclusivé na zona norte é o Benfica. Acha que eu estaria a sugerir que se excluíssem benfiquistas? É óbvio a quem me refiro. Recuso que a Benfica TV num cenário de abertura a outros intervenientes pudesse dar mais tempo de antena a gente que glorifica a batota e a corrupção.
    Por acaso tenho mais de 20 anos. Mas mesmo que não os tivesse, será que por ser mais novo não teria direito à opinião? Ou a direito à opinião só se aplica no que o Rui tão prontamente mencionou?
    Saudações benfiquistas a todos!

    ResponderEliminar
  12. Shadows, peço desculpa por insistir nisto no teu post, mas é importante que alguém seja capaz de dizer ao eagle1 que ele está errado e que, se quer continuar na demagogia da leitura simplista dos números, ao menos convém que seja verdadeiro.
    Quando escrevi, de manhã, que o valor dos empréstimos bancários não eram os "mais de 233 milhões" mas, de facto, 191,9 milhões, porque 40 dizem respeito a um empréstimo obrigacionista, eu sabia que me faltava qualquer coisa. Essa coisa lembrei-me agora, são os valores das operações de factoring relativas às vendas de Di Maria e David Luiz, no valor total de 23,7 milhões de euros. Uma operação de factoring não é, de facto, um empréstimo, é um "adiantamento" feito sobre os valores das transferências, seguramente sobre as garantias dadas pelos clubes compradores. Portanto, basicamente, isto significa que as vendas foram feitas com pagamentos dilatados no tempo, mas o Benfica recebeu todo o dinheiro adiantado, por via da tais operações de factoring. Tiramos 23,7 milhões aos 191,9 anteriores e ficamos com... 168,2 milhões.

    Que diferença para o número inicial! Que diferença para a mistura de ignorância e demagogia que o eagle01 nos quis fazer engolir...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking