O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Sr.º Joaquim - parte IV

. 22 comentários
(os comentários entre parêntesis e itálico, são da minha autoria e não visam desvirtuar o conteúdo do texto escrito por Jorge Fiel e publicado no Expresso em 25 de Março de 2005)

A verticalização é o fio condutor da estratégia urdida por Joaquim e que tem sido rigorosamente seguida nas duas últimas décadas. Começou com a concessão de publicidade estática. Evoluiu para a intermediação dos direitos de transmissão televisiva. Continuou para montante, tomando posição no capital dos clubes, e para jusante, passando a ter um pé na emissão, ao participar na fundação da Sporttv. E como já se sabe, não ficou por aqui (hoje manda em todo o futebol influenciando decisões, apadrinhando figuras do FCP nos lugares chave da FPF e Liga, etc., e ganhando muito dinheiro nas transmissões em monopólio).

Em 1999, a Olivedesportos pagou 95 mil contos à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pelos direitos relativos à final da Taça de Portugal. Depois revendeu à RTP os direitos de transmissão televisiva por 90 mil contos. À primeira vista perdeu dinheiro. Na realidade ganhou – e muito – já que os 95 mil oferecidos à FPF incluíam a concessão da publicidade no Estádio Nacional. Publicidade e transmissão televisiva de jogos são negócios complementares. Todas as semanas, uma equipa da Olivedesportos visiona cuidadosamente todos os desafios televisionados anotando cada vez que um anúncio, disposto ao longo da linha lateral ou atrás da baliza, passa na TV. A factura segue depois pelo correio (nos 3 anos de Vale e Azevedo não seguiu factura nenhuma porque a publicidade estática era do Benfica).

A beleza deste negócio vertical reside na sua complementaridade em cadeia, no facto de cada um dos seus segmentos potenciar os lucros do anterior e do seguinte. Dito por outras palavras, Joaquim é um intermediário completo (e um adversário poderoso para quem quiser disputar os seus terrenos). Numa ponta estão os clubes, a Liga e a FPF. Na outra, os anunciantes, os telespectadores e os canais de televisão (pelo meio estão os Bancos que financiam e ganham com os ganhos do Sr.º Joaquim, ganhos que Vale e Azevedo pôs em causa). Ele une as pontas, preenchendo o espaço entre elas. Tem a concessão da publicidade nos estádios, cujo preço muito naturalmente aumenta em proporção à quantidade de gente que vê o anúncio. Adquire os direitos de transmissão televisiva, que fazem crescer os preços da publicidade. Ganha ao revencer estes direitos aos canais de televisão. E ao fundar a Sporttv subiu nesta cadeia de valor, passando a lucrar a dois carrinhos – como fornecer e como accionista.

Na guerra (o termo é do jornalista, toda a gente sabia menos os adeptos) de meados dos anos 90 contra Vale Azevedo e a SIC, Joaquim sentiu a necessidade de no negócio da televisão estar presente não apenas na venda de conteúdos mas também na sua emissão. Por isso mal se recompôs logo tratou de cerzir alianças com a PT e o BES que ainda este ano (2005) se revelaram úteis no concurso de venda da Lusomundo, onde derrotou adversários poderosos como a Cofina (donos do RECORD e CM) e os espanhóis da Prisa (ou seja, mais uma vez a táctica de uma mão lava a outra e as duas lavam a cara, esta trilogia PT. BES e Joaquim ganham sempre à custa do futebol e do Benfica).

A compra da Lusomundo por 300,4 milhões de euros (o que o futebol dá a ganhar a este individuo), é mais um ponto de partida do que de chegada. Com um só lance, Joaquim consolidou laços com dois aliados poderosos (PT e BES) e aumentou exponencialmente a sua influência na vida politica, económica e desportiva portuguesa. Tem por isso reunidas as condições para um novo salto qualitativo (quem tem a comunicação social influencia e é respeitado, porque todos o querem. Joaquim chegou a este patamar muito á custa do Benfica e da vitória de Vilarinho, apoiada pelo seu grupo de comunicação, mais apoio do BES).

Mas se for bem sucedido na digestão da Lusomundo, não vai resistir à tentação de acrescentar as duas jóias que faltam à sua coroa – uma parceria estratégica e duradoura com o Benfica (não será por acaso que se fala tanto da refundação do Benfica, do novo estádio como ponto de partida, etc) e uma posição importante num canal de televisão generalista. Sonhos que até nem serão muito difíceis de concretizar, tanto mais que ele sabe esperar. 

Mais cedo ou mais tarde o Benfica terá de abrir o seu capital (em breve o Sr.º Vieira poderá vir dizer que não controla o passivo – gigantescamente aumentado pela sua ruinosa gestão – e defenderá a abertura do capital da SAD a outros investidores, perdendo-se a maioria que tanta polémica levantou com Vale e Azevedo). E ninguém abrirá a boca de espanto se Miguel Pais do Amaral resolver pôr à venda a sua posição na TVI (por acaso vendeu e voltou a comprar á Prisa, dizendo-se que tem planos para um canal desportivo pay-per-view). Ah, e no que toca a amizades, Joaquim Oliveira e José Eduardo Moniz dão-se tão bem como Deus com os anjos ... (Vale e Azevedo que o diga, na forma como a TVI o tratou durante os 3 anos de mandato, tendo inclusivamente sido condenada a pagar-lhe uma indemnização por danos morais por noticias falsas transmitidas em Novembro de 1997).

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Esta é a ultima mensagem sobre este assunto. É um pouco mais longa por esse motivo.

    Sobre o conteúdo, cada um tire as conclusões que quiser. Eu já percebi há muito tempo porque razão o Sr.º Vieira não critica arbitragens (excepto quando saiu ao lado de José Veiga após um Benfica-FCP arbitrado por Olegário Benquerença) e apoia Fernando Gomes para a Liga e agora para a Federação.

    Sobre os negócios televisivos, como devem calcular, inclino.me para a renegociação com o Sr.º Joaquim. Este Benfica não é livre de escolher o caminho porque os compromissos bancários devido às ruinosas opções tomadas, impedem o Benfica de caminhar para onde quer, mas sim tem de caminhar para onde eles querem.

    Essa foi a maior vitória que o "sistema" teve, da derrota de Vale e Azevedo: acabou o Benfica independente ...

    ResponderEliminar
  2. Conde de Vimioso24/10/11 21:55

    Nada que ja nao me tivesse ocorrido, essa da abertura da maioria do capital da SAD a privados.

    É que ao ponto que o passivo chegou e aos juros que mensalmente acarreta a breve prazo isso tornar-se-à imcomportável.

    Vou assistir com algum gozo ver os puristas do passado fazerem a cambalhota engolindo em seco uma tomada de posiçao dominante, quem sabe se de um oliveirnha qualquer.

    Cada um tem o que merece.

    ResponderEliminar
  3. Red Sniper24/10/11 22:15

    ... " Vou assistir com algum gozo ver os puristas do passado fazerem a cambalhota

    Nem todos caro Conde ... nem todos !

    Há puristas que tem espinha dorsal,não sofrem de bicos de papagaio,não tem rabos de palha porque nunca apoiaram nem personalidades emergentes ou arrivistas convictos !

    Até parece que puristas de um passado recente, tem alguma coisa a ver com os benfiquistas puros de um passado já um pouco longínquo mas não tão distante como muitos pretendem fazer crer ...

    ResponderEliminar
  4. A compra da Lusomundo por 300,4 milhões de euros (o que o futebol dá a ganhar a este individuo),

    EAGLE
    Estes 300 milhões não foram ganhos no futebol, mas sim SACADOS ao MILLENIUM e que, graças ao amigo VARA foi prolongada a divida por mais uns anos.
    Dizem que nem sequer os juros pagou...ou tinha pago no tempo do Vara.

    Além desses 300 kilos, ainda deve à ZON 195,5 que pediu emprestados a juros de amigo. A COFINA que também é associada da ZON bem tossiu acerca desse empréstimo...

    Não sei se agora, com a torneira a fechar-se para quase todos os empresários, este MAMAO não sentirá na pele a crise que já nos entrou pela porta sem pedir licença.

    ResponderEliminar
  5. dê para onde der, eu só quero o Oliveira (e afins) fora do Benfica!!! DEFINITIVAMENTE!!!!

    ps. mais um vídeo (golo do hulk em fora de jogo) removido pela sportinveste:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tjbUiGazuFQ

    nem um dia esteve no ar!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada24/10/11 22:47

    O meu, o nosso Benfica, já não é o que era. Os tempos são outros, a evolução levou-nos para caminhos tortuosos e quiçá sem saída!
    Ela, a evolução, matou o verdadeiro Benfica e os seus valores intrínsecos que lhe foram dados à nascença. Eu, que já não sou jovem, não me revejo neste Benfica, de oportunidades e oportunismos, onde o mais importante são os negócios (negociatas) de e entre amigos e se secundarizam os verdadeiros interesses do clube.
    É por estas e por outras, que hoje depois de assistir ao treino na Catedral, fazia contas aos anos que faltam para terminar a vigência do meu lugar "Titulo Fundador" que não renovarei! Pelo menos se as coisas se mantiverem com esta tendência sinistra de amarrar a liberdade e a verdadeira essência do Sport Lisboa e Benfica que eu aprendi ainda muito jovem a amar!

    ResponderEliminar
  7. Red Sniper24/10/11 22:58

    O Rupert Murdoch também é dono de um verdadeiro império,em termos de mídia e estamos a falar de estações de tv, jornais, revistas, tendo perdido recentemente o jornal britãnico " News of the World " que como se sabe teve que encerrar devido ao escandalo das escutas a uma série de personalidades, e que viu descer repentinamente o valor das suas acções e o fez perder por isso muitos milhões de dólares.
    Não me admiro nada que possa vir a acontecer o mesmo ao Olibeirinha...

    ResponderEliminar
  8. Conde de Vimioso24/10/11 23:09

    Como em tudo, tambem nos meus comentários, procuro ser objectivo e quando referi os puristas todos sabem que me refiro a uma SAD sem condicionantes onde os accionistas subscrevem o capital sem artificios.

    Todos sabemos que a lei das SAD!S estabelece entre 15 e 40% a posiçao do clube e mesmo nao sendo o Benfica pioneiro na constituiçao da SAD copiou os os males dos rivais.

    E verdade que Vale e Azevedo, depois de discutir por mais que uma vez, os estatutos com as Casas do Benfica, contrariando aqueles que dizem que a escritura foi feita ameia noite e com uma notaria amiga, ia constituir uma SAD de acordo com a lei e com o capital do clube a situar-se entre os 15 e os 40%, permitindo assim uma gestao profissional e transparente.

    Sempre fui contra o Benfica enveredar oela SAD, como o Vale era mas devido a situaçao financeira em que encontrou o clube nao teve outra alternativa de realizar fundos e o tipo de SAD opcional gerava mais entrada de capital.

    Os puristas dessa altura sao precisamente esses que nal altura clamavam aqui-del-rei que iamos por o clube na mao de estrageiros, sem conhecerem os estatutos queem cinco pontos bloqueavam qualquer tentativa de hegemonizaçao e permitiam ao representante do clube o direito de veto. Nao se importaram esses puristas de garrotar o clube de uma forma mais discreta mas certamente muito mais penalizante caindo nos braçoes do oliveirinha, paralisando o clube ate aos dias de hoje.

    "..nao tem rabos de palha porque nunca nem persolanidades emergentes ou arrivistas convictos!

    Quem e que apoia quem? E quem sao os emergentes e arrivistas. Arrivista, talvez o Vieira, nao.

    Emergente? O Vale? Mas que sera que Vale desencadeou algum golpe palaciano como o visto nas ultimas eleiçoes?

    Recordam-se do sufragio do seu projecto com muitos milhares de Benfiquistas em Assembleia Geral e com vitorias esmagadoras, contra as muitas de agora em que nem aparecem uma centena de socios?

    O meu Benfiquismo nem tem altos e baixos é igual a mais de 50 anos.

    Sera que a democracia esteve nesse tempo interrompida no Benfica?

    ResponderEliminar
  9. Red Sniper25/10/11 00:04

    Caro Conde

    Estarmos aqui com " jogos florais " a discutir sobre os méritos de JVA e os deméritos do trabalho desenvolvido por LFV não conduz a lado algum, nem ajuda a perceber como foi frustante em termos desportivos a administração de JVA e como se tornou inaceitável para muitos benfiquistas o facto da gestão de LFV ter passado por restruturar o clube por um lado, e por outro ter optado pela pela construção de um estádio novo.
    Estou perfeitamente á vontade porque como já disse em outros comentários não aprecio advogados metidos na pele de politicos e muito menos como presidentes de clubes de futebol, nem tenho o retrato do LFV na mesa de cabeceira.

    Não sou inocente ao ponto de pensar que JVA só foi para presidente do SLB, porque tal como Jorge de Brito tinha alimentado esse sonho desde pequeno, nem tampouco acho que LFV fosse à altura o único benfiquista com perfil para presidir aos destinos do nosso clube.

    Como já lhe tinha dito num outro comentário,não possuo benficómetro para medir o seu benfiquismo cuja qualidade não discuto porque nesta altura do campeonato,já sou como S.Tomé "ver para crer", mas se o seu não teve altos e baixos há mais de 50 anos, o meu tem sido uma linha reta há quase 60 !

    ResponderEliminar
  10. Conde de Vimioso25/10/11 10:00

    Caro Red Sniper

    Nao sou eu que invoco o passado e aos falar dos puristas ate estou a falar no futuro.

    Depois diz os meu amigo que nao valem a pena os jogos florais e depois estende-me uma passadeira atapetada com flores.

    Amim interessa-me o presente e o futuro do amanha e seguinte e assim, pergunto:

    Este passivo de 500M€ davava para quantos complexos? Tres? Se so temos um isso que dizer que o resto foi investimento desportivo com os resultados que sabemos.

    Ao fim de 11 anos continuamos a receber uma codea de direitos desportivos talvez por amizade de quem ha muito nao deviaestar no Benfica.

    Ao fim de 11 anos continuamos garrotaos por um sistema corrupto que eu compreendo que seja dificil derrotar por quem no passado andou de braço dado com ele.

    Claro que e dificil fugir a isto e depois la vêm os tais "jogos florais", as justificaçoes do passado, quando esse passado ate deixou alguns escolhos pelo caminho (oliveirinha) a quem outros depois deram a mao.

    Digam-me quem e como pagara este passivo monstruoso, digam-me que nao tenho que andar aqui sempre de coraçao na mao a ver o meu clube roubado e outros beneficiado e eu proprio( engolindo o passado) pproporei numa assembleia um busto do LFV ao lado do pantera.

    Quanto ao Benfiquismo sei do meu e aprecio o de muitos que conheço na certeza de que o meu anda sempre e alta.

    Se quiserem ser objectivos poderemos chegar a conclusoes agora andarmos a "arremessar uns piropos" nao vamos a lado nenhum.

    "PREOCUPA-ME O PRESENTE, INQUIETAME-ME O FUTURO.

    ResponderEliminar
  11. Superáguia25/10/11 10:40

    A ideia damasiana de abrir a sad ao capital privado já foi rejeitada no passado.

    O Benfica é dos sócios. Não é um capricho de nenhum conde.

    E Pluribus Unum

    ResponderEliminar
  12. Conde de Vimioso25/10/11 14:24

    Se soubesses ler tinhas evitado este cometario.

    ResponderEliminar
  13. Superáguia25/10/11 15:50

    Cuidado, que ainda te foge a boca a verdade, se falares das soluções para as tuas inquietações, Conde.

    ResponderEliminar
  14. Se, Tadeu ou Abilio Rodrigues tivessem usado os mesmos truques...
    Se,os BENFIQUISTAS não se tivessem deixado enrolar...
    Hoje este tema não existiria e o nosso ENORME CLUBE não teria passado por essa loooonga noite escura fria e triste.
    Mas ainda há quem tenha saudades dessa história Macabra que foi a presidência desse trafulha, desse infeliz que para sobreviver anda a enganar (mas ás escondidas) os súbditos de Sua Majestade.
    Por favor acabem com esse rosário, com essas lengas-lengas, porque nós os BENFIQUISTAS (puros) queremos esquecer que um dia houve um vigarista que foi "nosso" presidente um tal de VA que foi condenado e preso por ter ROUBADO O BENFICA.
    Para humilhação já chegaram aqueles 3 anos e tal que pareceram uma eternidade, e que marcaram o BENFICA para muitos e longos anos.
    Ainda bem que foi o ultimo episódio, estava a ver que nunca mais acabava.
    A.Silva

    ResponderEliminar
  15. Red Sniper25/10/11 16:12

    Caro Conde

    Apesar dos " jogos florais " não abro mão de tratar os meus companheiros de clube com o respeito que me merecem as suas opiniões independentemente de concordar ou não com elas.

    A tudo aquilo que escreveu gostaria que concretizasse, se é de opinião que o tal sistema corrupto que nos " aperta o garrote " só funciona desde há onze anos a esta parte ?

    Faço esta pergunta porque existe algum consenso sobre uma data bem anterior, quiçá fins dos anos 70 ...

    Sabe tão bem como eu, que existe uma entidade reguladora para a comunicação social que através da Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho - Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, rectificada pela Declaração de Rectificação n.º 82/2007, de 12 de Setembro
    e alterada e republicada em anexo à Lei n.º 8/2011, de 11 de Abril, regulamenta a transmissão do sinal televisivo aberto ou fechado, no entanto e na minha opinião essa mesma ERC sempre se mostrou bastante permissiva relativamente às actividades televisivas do Sr.Joaquim Oliveira.

    Não tenho dados suficiente que me permitam calcular quanto poderia custar aos cofres do SLB, a denúncia pública do contrato com a Sport TV , presumo que será um valor bastante elevado.


    Só não consigo perceber como é que consegue conviver com isto " A mim interessa-me o presente e o futuro do amanha e seguinte " e depois vem invocar isto " quando esse passado ate deixou alguns escolhos pelo caminho (oliveirinha) a quem outros depois deram a mão.

    Caro Conde, passado é passado e o que interesse é o futuro .

    Para finalizar e falando de piropos, sendo certo que a liberdade de opinião é um direito que eu procuro respeitar no meu dia-à-dia, continuo a pensar que é bom para a saúde mental e não só, que cada um pense que não é mais importante que o seu vizinho, e sobretudo que nem todos são obrigados a usar sapatos amarelos ...

    ResponderEliminar
  16. Já uma vez pedi aqui que me esclarecessem, mas não obtive resposta. Mais uma vez aparece um "anónimo" a dizer que VA roubou o Benfica. Então volto a pedir, e agora a esse "anónimo", que me esclareça o que é que Vale roubou ao Benfica. E entre os milhentos processos que lhe foram levantados esclareça-me em quais foi ele condenado a ressarcir o Benfica. Desde já o meu agradecimento.

    ResponderEliminar
  17. Conde de Vimioso25/10/11 18:25

    Caro Red Sniper

    Este seu arranjo floral de acavalar o presente com o passado, é seu. Ate me obrigou a reler o meu comentario de tao engenhosa a sua conclusao.

    Realmente a conversa nao passa de jogos florais e piropos e se a nao resposta as minhas tres qustoes, passivo, direitos desportivos, e sistema, tudo questoes do presente resolvidas com derivas, ja quanto aos piropos, como hei-de interpertar, para nao ser mais causticos, expressoes como, "falta de respeito, saude mental e nao só, mais importante que o seu vizinho, nem todos sao obrigados a usar spatos amarelos". Sinceramente tinha aqui muita caruma para atiçar a fogueira as vou passar ao lado porque certamente isto nao passa de "jogos florais" em que o meu amigo é perito.

    Eu so queria era resposta para aquelas 3 questoes.........HA?

    Quanto a anonimos e Super!s, com esses é que ja vi que nao vale a pena perder tempo.

    ResponderEliminar
  18. Dois esclarecimentos. Para o Viriato, sei que foi a banca que avançou o dinheiro, mas se esses titulos da Lusomundo que comprou não se pagam a eles próprios, seria o diheiro do futebol a fazê-lo. Certo? O cash-flow gerado pelo negócio do futebol serviria para amortizar a divida. Foi isso que quis dizer.

    Até porque no final Oliveira ficaria dono do grupo Lusomundo, e sem dividas bancárias. Graças aos negócios que tem com os direitos televisivos do futebol.

    Claro que a conjuntura mudou, e hoje o cenário da compra da Lusomundo pode não ser tão risonho como já foi nessa época (2005).

    Quanto ao camarada anónimo que falou que JVA roubou o Benfica, apenas posso referir o que veio na comunicação social, a maior parte das vezes em letras pequenas. 1- Caso Ovtchinikov: acusado de 15 crimes, 14 de peculato e 1 de branqueamento de capitais. Sentença: absolvido de 14 crimes, condenado por peculato de 1 milhão de dólares, absolvido de ressarcir o clube remetendo-se esse assunto para o processo cível. 2- Caso Euroárea: acusado de 1 crime de peculato de 1 milhão de contos e 2 de falsificação de documentos. Sentença: absolvido do crime de peculato e de 1 falsificação. Condenado por 1 falsificação de documentos que resultaram em vantagens contabilisticas para o Benfica Clube. 3- Caso impostos atrasados: absolvido!

    Esta é a realidade. O resto sabemos que foi construido pela comunicação social do Sr.º Joaquim, misturando meias verdades com meias mentiras. Resultou para eles, para o sistema.

    ResponderEliminar
  19. Red Sniper25/10/11 21:16

    Caro Conde

    Começo por lhe perguntar de onde retirou a expressão " falta de respeito " nos meus comentários?
    Quanto ao resto,e porque me apercebi que se dá mal com o contraditório, e fez uma leitura transversal dos meus comentários,não vou contestar nem adiantar mais nada.
    No entanto não queria terminar sem antes lhe dizer, que se fosse para pegar fogo ao circo eu usaria antes umas pinhas que alêm de durarem mais tempo, fariam muito menos fumo.

    Retire as conclusões que bem entender, na certeza de que também eu não costumo levar o prejuízo para casa.

    Fique bem, e nas próximas eleições convem que os detratores do LFV apareçam mais bem preparados para não perderem de novo com uma cabazada das antigas; é que as casas do S.L.Benfica e a maioria esmagadora dos sócios não tem a memória curta :-)))

    ResponderEliminar
  20. Conde de Vimioso25/10/11 22:30

    Caro Red Sniper

    Ainda se lembra de quem e como começou esta troca de opiniões?

    Quanto a questao do "respeito" o seu primeiro paragrafo do penultimo comentario deixa em aberto mais que uma interpertraçao e eu fiz a minha.

    Afinal que e que nao gosta de contraditorio? Pus tres questões muito objectivas e realmente fico decepcionado com a transversalidade e "os jogos florais das respostas.

    Quanto ao ultimo paragrafo do seu tambem ultimo comentario, o grande problema, é que os adoradores de Vieira´sorvem a sua demagogia confundindo-o com o Benfica, enquanto que essa questao comigo esta muito bem resolvida. So me preocupa o Benfica e o seu futuro e tambem sei que os insubtituiveis so o sao enquanto nao o forem e que as vezes as consequencias sao traumaticas.

    Nao sou muito de retorica mas se for preciso dar troco...

    Quanto as fogueiras, gosto mais de escova seca, e mais eficaz.

    ResponderEliminar
  21. Red Sniper25/10/11 23:41

    Caro Conde

    Se bem me recordo, tudo começou pela sua afirmação sobre o gozo que iria ter ao ver os puristas darem uma cambalhota ... suponho eu que tem a ver com uma hipotética entrada do Sr.Joaquim na SAD do SLB uma vez que já participa nas SAD'S do Porto,Sporting,Braga,Belenenses e Boavista.

    De facto fez a interpretação errada, porque quando referiu no fim dum seu comentário, que e passo a citar «andarmos a "arremessar uns piropos" nao vamos a lado nenhum » eu limitei-me a comentar que independentemente dos tais jogos florais com os ditos arremessos de piropos, eu continuo a tratar as pessoas com o respeito que me merecem as ditas opiniões podendo ou não estar de acordo com elas.

    As respostas ás perguntas objectivas que colocou já foram discutidas, dissecadas e digeridas bem ou mal pelos benfiquistas quer nos blogs quer em artigos de opinião, e normalmente de acordo com as " vias " que cada um defende para o Glorioso, sabendo nós que a unanimidade será sempre muito difícil de encontrar no universo benfiquista.

    Meu caro,falarmos da demagogia de Vieira e esquecermos que a principal razão da queda de Vale e Azevedo foi exatamente pelos mesmo motivo, parece-me pouco razoável, no entanto admito que tenha falhado nalguns projectos a que se propós, mas como diz Voltaire " Se o homem fosse perfeito seria Deus " ...

    Não há insubtituiveis caro conde, os homens passam,a obra fica,e o S.L.B. estará sempre acima de tudo e de todos.

    Não sei o que é escova seca,e só falei das pinhas porque é o que utilizo diáriamente no churrasco e na lareira quando chega o Inverno e o frio aperta cá em baixo :-))

    ResponderEliminar
  22. Conde de Vimioso26/10/11 00:26

    Caro Red Sniper

    Olha não fora o meu a voltar a trazer o Vale a leça. Eu bem quero esquece-lo mas vocês nao deixam. Quanto a demagogia um male nao justifique o outro, emboa pense que nao foi por questões dessa indole que Vale perdeu. Diria que foi mais por cheques, Jadel, Eusebio que independentemente das posiçoes penso que prestou um mau serviço ao Benfica, embora bem pago.

    Continuo no entanto preocupado com o passivo, com a escasses de titulos, com as amizades espurias e com a comteplaçao que se faz do sistema corrupto. Se isto e pouco e ja foi discutido e resolvido eu nao vejo inflexao nenhuma.

    Numa coisa estamos de acordo. O Benfica acima de tudos e de todos.

    As fogueiras terao o mesmo efeito embora a forma de as acender seja diferente e para os meus lados e mais com escova seca.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking