O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pablo Aimar e Michel Preud´Homme - Duas Lendas do MEU Benfica

. 36 comentários
Não vou obviamente cometer o erro de achar que há jogadores maiores que o clube. Mas há sem dúvida alguns que na sua carreira acharam que eram, que vieram, serviram-se dele, e foram embora à sua vida achando que eram os melhores do mundo. Alguns não passaram de uns badamecos, lembro-me de um Hugo Leal por exemplo, pobre iludido, que achava que a Luz era demasiado pequena para o seu talento. Teve o que mereceu.

Depois há outros, Di Maria por exemplo, que se calhar legitimamente achou que a sua categoria merecia mais, mas também alguém que ainda o avião vinha no ar para aterrar em Lisboa já dizia que queria era aterrar em Londres, porque a Luz era apenas uma passagem. Estes passam pelo clube, são nossos enquanto cá estão mas, também os esquecemos rapidamente.

E depois há ainda outra espécie, aqueles que nunca foram de falar muito nem de se por em bicos de pés, que nunca se acharam grande coisa mas que a gente sabe que são enormes, enormíssimos, gigantes. E dessa estripe rara há dois que eu quero aqui lembrar hoje, que não sendo maiores que o clube porque desse nem Eusébio foi, sempre me fizeram sentir que eram quase tão grandes como o clube, deixando em mim a incómoda sensação que o Benfica lhes devia qualquer coisa: devia-lhes a carreira que a sua classe merecia.
Quando o Benfica perdia, ficava triste pelo Benfica mas também triste por eles. Mereciam mais. Quando ganhavam, ganhavam quase sozinhos, e quando perdiam era porque era uma orquestra de um só instrumento.

Falo de Michel Preud'Homme e de Pablo Aimar. Sobre o belga, não vou dizer que era inquestionavelmente o melhor guarda-redes do mundo mas, vou dizer que, no seu tempo, se me dessem a escolher um guarda-redes qualquer para eu colocar na baliza do Benfica, era o Michel que eu lá punha. O homem era soberbo, só que teve o azar de chegar ao Benfica na altura errada... Tivesse sido um aninho antes teria apanhado Schwarz, Mozer, Rui Costa, Futre, Paulo Sousa, Rui Aguas, Vitor Paneira, João Pinto, Isaías, Iuran, Kulkov e outros. Ao chegar quando chegou, levou com Artur Jorge, King, Paredão, Marcelo, Clóvis, Pringle, Paulão, Nelo, Tavares e afins... E foi este Benfica, o pior Benfica da sua história que, sem nunca se queixar, Michel Preud'Homme salvou vezes sem conta de humilhações que poderiam ter sido muitíssimo maiores do que as que passámos.
.
Este Preud'Homme, aos 40 anos e na véspera da final da Taça de Portugal onde o Benfica estaria presente, foi visto nesse sábado a passear sozinho no Estádio e pelas imediações do Jamor à mesma hora a que o jogo se disputaria no dia seguinte. Alguém o encontrou e perguntou-lhe o que andava ali a fazer, que o jogo era só amanhã. Resposta do Belga: "Vim preparar-me, sentir o ambiente e a relva, e principalmente avaliar o posicionamento do sol à hora do jogo."

Mais palavras para que Senhor Preud'Homme, um profissional de corpo inteiro! Oxalá Jesus fique na Luz muitos anos, seria sinal de que as coisas corriam bem mas, no dia em que tivermos de equacionar a contratação de um novo Mister, este belga tem o meu voto, um jogador do outro mundo, um profissional exemplar, um homem com H muito grande, alguém que saiu daqui benfiquista e, pelo que me vai parecendo, é um excelente treinador também.


Nos dias que correm, esse jogador emblemático é para mim Pablo Aimar.... O que haverá mais para dizer que as pessoas ainda não saibam? Foi um achado de Rui Costa, que chegou à Luz porque quem vendeu achava que ele estava acabado. Bem se devem ter arrependido. E depois de um trabalho excepcional do departamento médico do Benfica, eis que Aimar renasceu. Na primeira época faz 29 jogos, na segunda faz 40, na terceira 45, e à quarta arranca nesta forma fantástica, parecendo um miúdo em inicio de carreira. Um jogador talentoso, humilde, respeitado no mundo inteiro, alguém que só por si vale o bilhete do jogo.

Ainda ontem, quando depois do jogo questionaram Aimar se este era o seu melhor momento de sempre no Benfica, respondeu com um sorriso acriançado: "Eu adoro jogar futebol, sinto-me bem e o melhor Aimar ainda vem aí." Depois perguntaram-lhe se tinha opinião sobre o apagamento de Saviola, e a resposta foi: "No pasa nada... Temos um grupo de jogadores excelente, com muitas alternativas, a temporada é longa, e todos temos de aceitar que vai haver jogos em que não seremos nós os escolhidos. O mesmo já aconteceu comigo muitas vezes. Temos de respeitar o treinador." E para acabar, mais uma pergunta a Aimar sobre o seu momento de forma. E a resposta do Mago, por entre um sorriso tímido: "É como disse há pouco. Eu adoro jogar futebol, e quando se joga numa equipa como esta com tantos jogadores talentosos, é natural que a confiança aumente e as coisas saiam ainda melhor." Um senhor este Aimar, um predestinado, um daqueles que até poderia ter complexos de altivez, mas que sempre falou do Benfica com respeito e admiração, e desde o primeiro minuto percebeu a sua grandeza.

Ao contrário de Preud'Homme, Aimar teve sorte oposta e joga no provavelmente melhor Benfica dos últimos 20 anos, tendo a seu lado jogadores que, nas suas próprias palavras, o motivam e espicaçam a sua ambição. E se ele corre senhores! O Benfica tem este ano equipa para fazer algo memorável. Aimar merece-o, entre outros evidentemente! Aimar merece voltar a levantar uma Taça Europeia antes de terminar a sua carreira.


Por mim renovava-lhe já contrato como jogador e, em fim de carreira oferecia-lhe um cargo no clube. Havia seguramente de ser muitíssimo útil, se calhar como elo de ligação ao mercado sul-americano, ou então, melhor ainda, no futebol jovem do Benfica, onde já é referência e ídolo de toda a miudagem. Um homem com muito para ensinar. Se há alguém que a miudagem vai ouvir, Aimar é seguramente um deles.

Quando se fala em apostar nas escolas do clube, e se critica os estrangeiros que chegam porque não sentem a camisola, é bom lembrar que há sempre excepções, e de ambos os lados. Se comparar Preud´Homme e Pablo Aimar ao Hugo Leal, ao Edgar, ao Miguel, ao Paulo Sousa, ao Pepa, ao Rui Baião, ao Maniche ou ao Jorge Ribeiro, eu sei imediatamente quem são os benfiquistas e quem não são. Sim, talvez o belga e o argentino não tenham nascido benfiquistas mas, estes, ao contrário dos outros, serão benfiquistas para toda a vida, com letras gravadas a ouro na história deste glorioso clube.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. Muito obrigado por este maravilhoso texto, que representa exactamente aquilo que eu sinto!

    Cada jogo a que assisto do nosso Benfica, agradeço a Eusébio por termos o privilégio de ter um jogador como o Aimar a envergar o manto sagrado.

    ResponderEliminar
  2. Porque e que nos Benfiquistas nao conseguimos fazer um bom jogo sem logo de seguida nos pormos em bicos de pes e pensarmos que vamos arrasar no Mundo do futebol?!


    "Aimar merece-o, entre outros evidentemente! Aimar merece voltar a levantar uma Taça Europeia antes de terminar a sua carreira."

    O Benfica realizou um EXCELENTE jogo, mas frente ao Twente, uma equipa bastante modesta e que o proprio treinador reconheceu que nao tem andamento para a Champions League.
    Eu tambem estou muito optimista em relacao a esta equipa, mas e RIDICULO comecarmos ja a falar em vencer a Champions e que o diga o Jesus depois da humilhacao a fomos sujeitos na fase de grupos o ano passado...
    Deixem-se de basofia e ponham na cabeca que o Benfica e um clube da segunda divisao europeia! Tal como os corruptos evidentemente, aquela de os porem no pote 1 so da mesmo para rir...

    Manuel Silva

    ResponderEliminar
  3. Águia Suiça25/8/11 20:46

    Do que está há espera a direcção do nosso Benfica para renovar por mais 2 ou 3 anos com o Pablo Aimar? Senão faça-se um baixo assinado para ele continuar, porque este é um daqueles jogadores que vale a pena pagar para o ver jogar.
    Eu vivo na Suíça e dia 18 de Outubro lá estarei a dar o meu apoio.
    Um abraço e viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  4. RED, brilhante post. Fantástico. Excelente. Maravilhoso. Parabéns e obrigado.

    Concordo com tudo o que dizes, tudo.

    Se fosse eu a mandar era já um contrato por mais 2/3 anos ao Mago Pablo Aimar!!!!!

    ResponderEliminar
  5. joao costa25/8/11 20:48

    Sao textos como o teu que me fazem sentir o arrepio na pele que so uma grande paixao consegue...

    Gostava que toda as pessoas (do meu clube ou nao) conseguissem sentir paixao e orgulho como eu tenho por ser benfiquista.

    Como uma vez disse o saudoso Raul solnado, só tenho 3 palavras a dizer ao Redmoon pelo seu texto "Obrigado... Muito obrigado"

    ResponderEliminar
  6. São dois jogadores que mostram o orgulho de ser do Benfica.
    Quem nasce do River Plate e beija com orgulho o nosso emblema depois de marcar mais um golo, merece estar na nossa galeria da fama.
    Quando o Luisão não poder envergar a braçadeira de capitão, ela deve ser entregue ao Pablo Aimar.

    ResponderEliminar
  7. Texto absolutamente soberbo!!!!

    ResponderEliminar
  8. Excelente poste com o qual comungo a 100%

    ResponderEliminar
  9. Que texto fantástico, arrepiei-me várias vezes a ler este post! Partilho todas as tuas opiniões, Preud homme e Aimar são jogadores que ficarão para sempre nos nossos corações, que privilégio ter tido estes 2 grandes senhores do futebol a jogar pelo Benfica e a tornarem-se eles mesmos benfiquistas. Grande texto redmoon! VIA O BENFICA

    ResponderEliminar
  10. DAVID LUIS TB ENTRA NAS MINHAS LENDAS

    ResponderEliminar
  11. :) acredito que o que escreveste é partilhado por muitos benfiquistas.

    ResponderEliminar
  12. Lindo!

    Grande abraço,

    SLGP

    ResponderEliminar
  13. Palmas!!!

    Batigol

    ResponderEliminar
  14. Conde de Vimioso25/8/11 23:56

    Tambem gostei...

    ResponderEliminar
  15. Grande texto, discordo apenas da parte final, dado ser totalmente tendencioso comparar a formação olhando a esses jogadores e não a outros como Rui Costa, João Pereira, David Simão, Nelson Oliveira... que são claramente bons jogadores, que sabem e sente o Benfica.

    Eu apenas não diria que estes são benfiquistas, mas sim que são profissionais DE TOPO

    ResponderEliminar
  16. Este é o melhor post que li nest blog.

    Pablito tem a humildade que só os grandes, os verdadeiramente grandes, têm.

    Como benfiquista, curvo-me respeitosamente à grandiosidade desportiva e humana de Pablo Aimar.

    ResponderEliminar
  17. Concordo com os nomes. Mas na minha opiniao acrescentava o Ricardo Gomes.

    ResponderEliminar
  18. Sim, o João Pereira sente claramente o Benfica!!!!
    Ele vestir de verde é um pormenor...

    E meteres no mesmo saco Rui Costa (que saiu para a Fiorentina e não para o Barcelona para que o Benfica recebesse mais) que o Nelson Oliveira e David Simão que ainda não são nada no futebol e com o João Pereira que veste de verde!

    Não tenho dúvidas que Aimar sente o Benfica.
    Nem todos nascem benfiquistas!!!
    Muitos aprendem a amar este clube já com alguma idade. E Aimar é um desses.

    ResponderEliminar
  19. Fabuloso texto, os meus sinceros parabéns. Não quero de maneira nenhuma tirar méritos ao autor mas já me tinha passado pela cabeça (e sobretudo pelo trabalho excelente no Twente), que o Preud'Homme possa vir a ser treinador do Benfica. Mais uma vez, uma grande vénia ao texto.

    Saudações Benfiquistas

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
  20. Nada mais a dizer sobre este texto além de: fantástico.

    ResponderEliminar
  21. Texto bonito, mas q só serve para nos por a sonhar e esquecer a realidade.

    A realidade é que o aimar um excelentte proficional da bola e homem d grande caracter como o foi preudhomme e tb jvpinto (cujo calvário ainda foi maior k o do michel, pois teve cá mais tempo)sempre deu tudo pelo Benfica, foi despedido como foi e nunca o vi a falar mal nem d nós nem d outros sitios q passou e recordo q ele teve uma passagem bastante traumática por madrid.

    Pessoas assim sabem estar na vida e sem sentimentalismo lamechas seguem o seu caminho seja ele qual for.

    jbalhote

    ResponderEliminar
  22. Bom post.

    mas eu adicionava a essa lista o grande Mats Magnusson.

    É de uma era anterior ao Michel, mas tornou-se um grande benfiquista. De vez em quando é vê-lo na bancada, no meio dos adeptos, a puxar pela equipa, com uma camisola do Benfica vestida.

    E a forma como fala do nosso clube, ele que tanto deu e que nada deve, fala como se tivesse, como nós, nascido Benfiquista.

    ResponderEliminar
  23. Muito bom!
    Pode ser que os outros escribas do blogue aprendam alguma coisa...

    ResponderEliminar
  24. Completamente de acordo com o post!
    No entanto, quando se fala de Jogadores que em muitos momentos transportaram sozinhos o Benfica às costas, sistematicamente nos esquecemos de João Vieira Pinto (JVP). Esse também sentiu e entregou-se como poucos ao SLB.

    MP - 18272

    ResponderEliminar
  25. Este texto está lindo...
    Tens um dom para a escrita fabuloso.

    ResponderEliminar
  26. Quem discordar do que escreveste, é tão BENFIQUISTA como o Pepa , o Hugo Leal, o Paulo Sousa,Pacheco,J.Ribeiro, Edgar etc.
    Eu gostei.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  27. JediVermelho26/8/11 11:36

    bravo,junto-me ao coro de aplausos!mais,o benfica q falas,c gente competente,ambiciosa e do benfica é aquele pelo qual luto aqui.pena q mts prefiram os "profissionais" à lfv!

    ResponderEliminar
  28. GRANDE TEXTO e olha que espero eu tambem que o preud'homme venha a ser treinador do Glorioso! e quem sabe, mais tarde, o Pablito?!

    ResponderEliminar
  29. O GB já o comentou mais acima: "Bons profissionais".
    Benfiquistas somos nós!
    Se todos soubessemos metade do que se passa ou passou, esta diferença seria mais evidente...

    ResponderEliminar
  30. Johnny Rook26/8/11 12:52

    De facto estamos perante um excelente texto, daqueles que deviam constar pendurados no balneário da equipa para que todos os que gostam do Benfica se sintam estimulados e orgulhosos de representarem o Benfica e para os outros a quem o Benfica é indiferente se sintam envergonhados.

    De facto estes dois Senhores (a ter-se mantido a tradição e o nível de educação cívica, estes jogadores são daqueles a quem os mais novos deviam sempre tratar por Senhor Aimar, Senhor Michel).

    Quanto a MPh e divagando um pouco sobre os GR's que vi ao longo dos 47 anos que levo a ver futebol, tenho que eleger mais três nomes para a galeria dos melhores do mundo de sempre (toco nisto porque hesitaste em afirmar se o Michel foi o melhor GR do mundo): Bento, Desaiev, Vitor Damas.

    É evidente que quer Bento, quer Damas foram prejudicados pelo facto de Portugal raramente ir às fases finais de Europeus e Mundiais (só lá foram no fim das suas carreiras)mas foram GR's excepcionais. Quer Desaiev, quer MPh foram considerados como os melhores GR's do Mundo.
    O Michel após o Mundial, ou de 86 no México,ou do dos USA em 94, teve essa nomeação.
    Mas a grande categoria do Michel já se tinha revelado ao serviço do Mechelen (venceu uma Taça das Taças), do Standard Liége que ficou manchada com um escândalo de viciação de resultados que eu nunca acreditei que o MPh estivesse envolvido e antes do Benfica com uma ou duas épocas fabulosas ao serviço do Cagliari.

    O Michel, o Damas e o Desaiev foram de longe os GR's que eu vi com maior classe, aquela classe extra que muitos poucos têm. Eram GR's duma elegância extraordinária a defender. Pareciam bailarinos do Bolchoi. O nosso Bento, por outro lado foi o GR mais corajoso e felino que eu jamais vi. Compensava com estes atributos a sua baixa estatura mas foi sempre um GR das defesas impossíveis (foram dezenas ao longo da sua carreia), dos poucos GR's que eu vi que decidiam jogos.

    Tudo o que referiste de Aimar é pura verdade.
    Não é estranho à sua forma de estar o facto de não ser oriundo dos bairros da lata de Buenos Aires, mas da classe média (os pais são médicos) e isso nota-se na sua postura em campo e fora dele. É culto e inteligente.
    Para mim tem um pequeno pormenor que diz tudo sobre a sua personalidade. Vocês podem achar ridiculo mas para mim tem significado: Já repararam que Aimar usa sempre o mesmo modelo de botas (Puma King como as do Eusébio) e são sempre pretas? Não é cá daquelas com cores berrantes e feias ou modelos de botas simplesmente horríveis que desvirtuam completamente o conjunto do equipamento.
    O uso das botas pretas (tradicionais) pelo Aimar é sinónimo de humildade e ausência de protagonismo e vaidade, não tem necessidade de dar nas vistas por motivos fúteis.

    MPh e Aimar são uns Senhores e eu tenho muito orgulho em que representem ou tenham representado o Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  31. CLAP CLAP CLAP

    Nao podia concordar mais com este post, diz tudo o que penso e sinto.

    Obrigado por este post fantastico.

    Joao Pedro

    ResponderEliminar
  32. Red mas quanto ás críticas aos estrangeiros e falando por mim. Eu não critico os estrangeiros no Benfica. Critico apenas a total ausência de aposta em jogadores portugueses e a margem de manobrar muito mais reduzida dada por jornalistas e espectadores a um jogador português do que a um estrangeiro.

    ResponderEliminar
  33. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO26/8/11 14:30

    PABLO AIMAR VAI FICAR NA HISTÓRIA DO BENFICA COMO UM DOS SEUS MELHORES FUTEBOLISTAS DE SEMPRE

    TECNICAMENTE ESTÁ PARA MIM NO PÓDIO
    JUNTAMENTE COM EUSÉBIO E CHALANA
    ELES FORAM UNS PREDESTINADOS

    POR ISSO DIGO CONSTANTEMENTE AOS MEUS AMIGOS
    APROVEITEM PARA VER PORQUE PODEM NÃO VER MAIS

    SE EUSÉBIO E CHALANA JÁ NÃO JOGAM
    O AIMAR AINDA JOGA E POR ISSO SE EU MANDASSE NO BENFICA AIMAR ACABARIA A SUA CARREIRA NO GLORIOSO E CONTINUARIA NOUTRO CARGO.

    VEJAM COMO ELE FALA. COM CLASSE E HUMILDADE.
    ELE MERECE CONTINUAR, PORQUE É UM GRANDE HOMEM DENTRO E FORA DAS 4 LINHAS

    PARA SER JUSTO HOUVE OUTROS JOGADORES QUE TIRANDO A PARTE TÉCNICA AINDA REPRESENTARAM PARA O BENFICA MAIS QUE AIMAR E CHALANA. FORAM OS GRANDES CAMPEÕES, OS LIDERES DENTRO DO CAMPO, AQUELES QUE METERAM O CORPO NA ALMA BENFIQUISTA E TEREI QUE LEMBRAR UNS QUANTOS A QUEM JAMAIS PAGAREMOS A SUA DEDICAÇÃO E ENERGIA

    COLUNA, GERMANO, ÁGUAS, SIMÕES, HUMBERTO COELHO, JOSÉ AUGUSTO, TORRES, NENÉ, BENTO, ETC


    DE AIMAR DISSE UM DIA O MARADONA SER ELE O ÚNICO JOGADOR QUE O FAZIA IR A UM CAMPO DE FUTEBOL

    AIMAR NEM QUE JOGUE SÓ MEIA PARTE DEVE CONTINUAR
    MAIS NÃO SEJA PARA QUE OS COLEGAS APRENDAM

    ResponderEliminar
  34. Bom dia.
    Chamo-me Vitor,trabalho no Porto e sou BENFIQUISTA.
    ACREDITEM QUE É UMA BATALHA QUE OS BENFIQUISTAS DO NORTE TRAVAM TODOS OS DIAS, CONTRA O ESTREMISMO DOS SEGUIDORES DO BIMBO.

    RELATIVAMENTE A PABLO AIMAR;
    - SE HÁ COISA DE QUE OS BENFIQUISTAS SE PODEM ORGULHAR É DE NÃO SEREM INGRATOS PARA QUEM LHE É LEAL.NESTE SENTIDO PABLO SERÁ SEMPRE UMA REFERÊNCIA.

    PABLO NÃO TEM NACIONALIDADE, É UM JOGADOR DO MUNDO, QUEM ME DERÁ PODER VÊ-LO A JOGAR MAIS ANOS NO BENFICA.É UM ORGULHO TER UM SR DESTE CALIBRE....É EMOCIONANTE... HÁ MOMENTOS EM QUE ME ARREPIO QD ELE BEIJA O NOSSO SIMBOLO.


    P.S. DEIXO UM APELO PR QUE JÁ NO PROX JOGO EM CASA SE GRITE BEM ALTO O SEU NOME :"PABLO FICA"

    OBRIGADO

    ResponderEliminar
  35. Excelente post, concordo plenamente, li hoje num jornal que de facto a direcção do Benfica já está a equacionar a renovação do contrato do Aimar.

    Agora uma pergunta para vocês todos, apesar de o Maxi ofensivamente estar a jogar muito bem, não acham que defensivamente está a dar alguns buracos? Eu sinceramente acho que deveríamos contratar um bom lateral direito antes do fecho do mercado das transferências... Já ouvi falar do Nelson, ex-Benfica, não sei se será a melhor escolha, mas tem a vantagem de ser Português.

    O que acham disto?

    Cumpts,
    Paulo Alex
    Excelente post, concordo plenamente, li hoje num jornal que de facto a direcção do Benfica já está a equacionar a renovação do contrato do Aimar.

    Agora uma pergunta para vocês todos, apesar de o Maxi ofensivamente estar a jogar muito bem, não acham que defensivamente está a dar alguns buracos? Eu sinceramente acho que deveríamos contratar um bom lateral direito antes do fecho do mercado das transferências... Já ouvi falar do Nelson, ex-Benfica, não sei se será a melhor escolha, mas tem a vantagem de ser Português.

    O que acham disto?

    Cumpts,
    Paulo Alex

    ResponderEliminar
  36. Um belíssimo texto.

    A humildade de Aimar tem paralelo com a de Pep Guardiola. Grandes profissionais, com uma enorme simplicidade.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking