O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Já deu para perceber... agora, próxima etapa!

. 10 comentários
Olhando à forma como Jesus montou ontem a equipa, conhecendo o teimoso, deve ter-lhe custado um bocadinho alterar o "figurino" e logo perante um adversário que ele considera bastante acessível - e tem razão.

A minha expectativa é que seja um caminho sem retorno. Como disse ontem, este "falso 4-3-3" que pode derivar muito rapidamente em 4-2-3-1 a defender é uma táctica mais sólida e que faz toda a diferença com Alex Witsel que, como dizia ontem um amigo, é possivelmente o melhor médio centro que tivemos desde Jonas Thern - que grande contratação.

Este sistema de jogo, com fabulosos executantes como Nolito, Aimar, Gaitan, Perez, Javi Garcia, Witsel, Jara, Rodrigo, etc. oferece toda a confiança e consistência para atacarmos todas as competições. Obviamente que haverá momentos onde teremos que arriscar num 4-4-2 ou mesmo no suicida 4-2-4 que Jorge Jesus tanto usou o ano passado para reverter resultados negativos.

Posto isto, há um novo desafio para Jorge Jesus: A coragem de apostar nos jovens!

E quando falo em jovens, estou a falar no David Simão, Nélson Oliveira, Rodrigo, Nuno Coelho e Roderick. São cinco jogadores que, na minha opinião, podem ser efectivas apostas de Jorge Jesus ao longo da temporada. Para começar, juntamente com Mika, deveriam ser SEMPRE titulares na Taça da Liga.

Saia Cardozo e venha Almeida, ou fique Cardozo penso que Nélson Oliveira deveria ser uma fortíssima hipótese para o banco de suplentes do SLBenfica, pelas suas características.

No caso de Rodrigo, penso que a disputa deste será com Jara e Saviola... e do que tenho visto este ano, a ordem é mesmo esta Rodrigo leva vantagem sobre Jara que está melhor que Saviola. Se tivermos em consideração que "baixinho" é bom jogador, dá bem para ver a qualidade dos demais. Olhando a isto e ainda com Mora na equação, mantenho a minha "tese" que eu deixaria sair o Cardozo e o Saviola - entrando apenas um jogador para a equipa (que parece ser Almeida).

Sobre David Simão, vão perdoar-me os mais entusiasmados com contratações, eu considero-o bastante superior ao Bruno César. Já me dei ao trabalho de ver videos do brasileiro no Corinthians e de ponderar bem esta afirmação. Penso que, para não corrermos o risco de "perdermos" 5,5M€, o ideal seria o Bruno ser emprestado este ano a uma equipa como o Guimarães ou Marítimo, de modo a adaptar-se à velocidade do futebol português. Temos ali um "Claudio Pitbull" em potencia - ou seja, bom mas não chega.

Neste sentido, penso que tendo Aimar e Gaitan para o centro, David Simão deveria ser, tal como Nélson Oliveira, uma alternativa muito séria para o lugar do centro do terreno ou mesmo da esquerda. E já nem estou a falar de Carlos Martins (lesão que não me convence).

Por fim, os dois jovens com missão mais complicada. Roderick é claramente melhor central e com mais potencial do que Fabio Faria e Jardel. Na minha opinião esses dois jogadores deveriam ser dispensados. Ontem apareceu aqui um comentário no blog que dizia de forma seca que o Roderick poderia ser vendido - eu espero que seja um comentário sem sentido. Já aqui o escrevi várias vezes que os dois jogadores que deveriam secundar Luisão e Garay deveriam ser Miguel Victor e Roderick. O brasileiro não me impressionou nada, pelo que se sair algum destes jovens melhores que Fabio Faria e Jardel, optaria pelo português para 4º central.

No caso de Nuno Coelho, coloca-se uma situação complicadíssima, dado ser um excelente jogador - na minha opinião superior ao Matic a defender - e que eu optaria como alternativa defensiva ao Javi Garcia, para não sobrecarregar o espanhol, deixando o sérvio como alternativa a Witsel. Aliás, quem eu colocaria como alternativa mesmo era o Martins, mas estou a assumir que esse jogador - INFELIZMENTE - não conta para Jorge Jesus.

A grande incógnita é Ruben Pinto. Antecipo que a sua permanência seja para fazer os quatro jogadores formados na Luz juntamente com Miguel Victor, David Simão e Nélson Oliveira, o que faria sentido numa saída de Roderick. Contudo passar um ano, aos 19 anos, sem jogar parece-me despropositado, pelo que insisto que deveria ficar Roderick (que sempre pode jogar mais que ele) e sair Ruben Pinto emprestado - mas faltam pouco mais de 20 dias para o fecho do mercado e os planteis começam a estar mais que definidos, pelo que será muito complicado encaixar um jovem inexperiente nesta altura.

E agora? Será que Jesus apostará nestes jovens?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Cláudio Ramos4/8/11 11:19

    Bom dia...

    Eu não consigo compreender o porquê deste post... E deste retiro algumas frases que considero sem sentido algum...
    "mantenho a minha "tese" que eu deixaria sair o Cardozo e o Saviola" --> seria o maior erro que o Benfica faria... Cardozo pelas razões óbvias (melhor marcador estrangeiro) e quer queiramos quer não, ele marca para infelicidade de quem o assobia estupidamente. Saviola é apenas e só a par de Aimar o jogador mais inteligente a jogar. Pergunto eu ao GB se alguma vez reparou no jogo que o Saviola faz sem bola? Os espaços que abre? O Almeida volto a dizer é um CEPO do pior... Nem quero pensar sequer nessa hipótese...
    "Roderick é claramente melhor central e com mais potencial do que Fabio Faria e Jardel" --> Roderick será um dia um bom central. Actualmente falta estaleca e tem muito que aprender... Não me admira nada que vá rodar num clube da Liga. Fábio Faria tem de ser emprestado eternamente... Não vejo o que algum dia viram nele. Jardel é destes 3 o melhor central. Do meu ponto de vista, há necessidade de um central que possa ombrear ser uma melhor alternativa aos titulares.

    ResponderEliminar
  2. O Roderick,pelo que tenho visto,incluindo no campeonato do mundo,não é e não sei se alguma vez será,jogador de topo.É dos tais casos que a imprensa e os próprios adeptos tentam puxar para cima(e bem).Esta é a minha opinião e apenas como isso deve ser analisada.

    ResponderEliminar
  3. Tudo bem desde que o Cardozo não saia pelo matraquilho do Hugo Almeida, que vai começar a ser conhecido também pelo Postiga II se vier para o Benfica -> o porto não o quis/quer e ele vai enfiar o barrete a um grande de lisboa

    ResponderEliminar
  4. Cardozo e Saviola pelo Hugo Almeida?
    Nem vale a pena ler mais nada...

    ResponderEliminar
  5. - Creio que nos jogos em casa com equipas fracas e que se fecham muito lá atrás Jesus jogará no sistema que utilizou nestes 2 anos.
    Nos jogos fora e principalmente na Liga dos Campeões jogará como o fez na Turquia.

    - Quanto a "deixar" sair Cardozo e Saviola seria só a maior estupidez dos últimos anos.
    "Deixar" sair um jogador como Cardozo que em 4 anos mete 100 batatas e trazer um poste como o Almeida que em toda a carreira tem 56 golos pelos clubes onde passou. E saindo Saviola, por muito que o Jara corra nunca há de chegar aos pés do Saviola, mesmo que este esteja a jogar a meio gás.

    - Bruno César é o próximo homem a ser queimado. Tempo é coisa que não existe no Benfica.

    - Actualmente Roderick é mesmo o pior central do plantel. Deveria ser emprestado para ganhar calo, pois o que joga actualmente não chega sequer para ser suplente do Benfica. Ainda não tem estofo para jogar no Benfica.
    Jardel e Miguel Vitor terão que ser os suplentes, isto se não vier mais ninguém.

    - Não percebo porque dizes que o Coelho é um excelente jogador mas o Matic não serve para o Benfica, dado que pouco se viu dos 2 jogadores.

    - O Martins, para mim, não tem lugar neste Benfica. É vendê-lo e fazer algum dinheiro com ele.

    - Ruben Pinto terá que ser emprestado.

    - Nélson Oliveira tem muito potencial mas ainda é cedo para ser séria alternativa no Benfica e aí concordo contigo, devendo Jesus colocá-lo na Taça da Liga, mas não colocando os putos todos nesses jogos que isso não serve de nada, eles têm que ir entrando na equipa com o habituais titulares.

    NOTA: Ainda há 1 ano se criticava bastante a vinda de Rodrigo (Real Madrid) por 6 milhões.

    ResponderEliminar
  6. E ainda dizem que o Jesus é teimoso. Estes bloggers insistem em fazer sair o Saviola, o Aimar e o Cardozo e em dizer que o Rderick é bom jogador!!! Epah, começo a achar que não percebo nada disto...

    Trocar um avançado que marca MUITOS GOLOS, por um cepo e mandar embora 2 jogadores dos que mais classe e inteligencia emprestam ao jogo do Benfica? E depois? Vai-se buscar um cepo à Turquia (espião dos das antas) metem-se jogadores novos sem cultura de futebol em alta competição, como a Champions ou como jogar num campeonato altamente viciado como o nosso e depois exigem-se vitórias???? Já se viu que nem o Gaitan, nem o Bruno Cesar e nem o Witsel, por muito bons jogadores que sejam, e são, chegam perto da classe/inteligencia do Aimar e para mim o Jara não é superior ao Saviola, apesar do Rodrigo poder vir a sê-lo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/8/11 14:04

    O GB tem muita disponibilidade, é um facto...

    No que concerne à situação e análise do plantel, faz por merecer a minha simpatia, mesmo não concordando com ele...

    Quanto ao resto, nomeadamente a sua mania(e do blog) anti - LFV já torço mais o nariz...

    Mas adiante...

    O GB analisa o plantel do Benfica como se isto fosse um jogo de FM e, um puto qualquer de 18 anos, com 17 de técnica e 15 de drible, pode ser logo atirado às feras e, em 3 jogos, tem uma média de 8,5...

    Não é, meu caro.

    É futebol real, num país em que o nível de jogo é baixo mas competitivo demais para por 5 ou 6 jovens a jogar de início na equipa principal...mesmo na Taça da Liga...

    Para além disso, a CS está sempre pronta a cobrar e a fazer ou destruir jogadores do Benfica em um ou dois jogos...

    Os miúdos têm lugar no plantel, gosto deles, mas o tempo é bom conselheiro e veremos a sua evolução...

    Quanto ao Cardozo, é um finalizador bruto, sem técnica e pouca capacidade de segurar a bola. Mas em 4 anos de Benfica, já lá moram mais de 100 pintos!!!

    Ah!E não esquecer que o próprio LFV disse, no ano da contratação, que ele iria render 20 golos por época. Acho que já superou as expectativas...

    Isto para dizer o quê?!?Que talvez seja a altura dele sair, a bom preço, mas não é essencial que assim seja, porque dificilmente encontramos alguém com tão boa capacidade para rematar fácil e bem...Muito menos aquele cepo do Hugo Almeida!!!

    Quanto ao Saviola, não consigo entender esta embirração...Ver Aimar e Saviola a jogar no Benfica é uma dádiva, meus senhores...

    A inteligência deste rapaz com e sem bola é acima da média e, já deu para ver, está muito melhor fisicamente e a equipa vai sair beneficiada desta situação...

    Compará-lo com Jara é ainda mais grosseiro!!!Jara é disponível, tem muita qualidade, nunca desiste, o que é bom...Mas não é suficiente.

    Falta-lhe alguma bagagem e inteligência que Saviola tem...Poderá ser bom mas ainda terá que penar, e muito!!!

    São opiniões diferentes, de treinadores de bancada e ainda bem que não somos nós que decidimos senão era muito mau para o Benfica...

    Saudações

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/8/11 14:55

    Bruno César no Guimarães? Qual, o do calçado a caixeiro? É que o único clube que eu conheço é o Vitória!
    E, além disso, que se saiba, ainda, não é clube satélite do Lisboa (já que nos tratam por Guimarães) para cá meterem o vosso refugo...já chegou essa espécie de jogador, chamada Luis Filipe!
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Sobre David Simão, vão perdoar-me os mais entusiasmados com contratações, eu considero-o bastante superior ao Bruno César. Concordo.

    Fala-se que o Paços precisa de um lateral esquerdo e um central. Carole e Fábio Faria? Eu gostava.

    Ruben Pinto tem que rodar.

    Não apoiem a vinda do Almeida, a sério. O Nelson Oliveira joga o dobro dele...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/8/11 17:39

    Há uns tempos atrás dizia-se, ou melhor, o GeracaoBenfica dizia, que não percebia a contratação de Witsel... Hoje, pelos vistos, através de um amigo, é tão bom (e não é...é muito melhor) que o Thern.
    Depois continua a "aposta" em Roderick, que parece que é melhor que o Fábio Faria(o que não é difícil) e que o Jardel(mais difícil, mas não impossível). Muito mal está o Benfica que pensa em ter Roderick uma alternativa ao que quer que seja.
    Há também David Simão que, ao que parece, é melhor que Bruno César... Essa não me apetece comentar. Quem consegue escrever que Nuno Coelho é um excelente jogador e que o Matic é para jogar no lugar de Witsel ou de Martins está tudo dito.
    Não vou falar do facto de dizer que o Saviola e o Cardozo deveriam sair...E depois marcávamos golos com os Mora, Nélson Oliveira(pode vir a ser muito, muito bom) e Rodrigo...
    Isso é que era.

    Rui Serra

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking