O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 2 de julho de 2011

Primeiras impressões dos treinos do SLBenfica

. 24 comentários
Na verdade não trouxe grandes surpresas do que pude observar e saber dos treinos do SLBenfica.

Jorge Jesus continua com o seu registo exaustivo igual a si próprio. Sim, é cansativo. Inicialmente a exigência "marca pontos", mas quando não atinge um ponto de equilíbrio sólido, torna-se despropositada. Ainda assim, JJ é assim para o bom e para mau por isso, aqui nada de novo.

Quanto aos sectores da equipa, ainda com muita gente "a mais" e a alguma "a menos", elejo a defesa claramente como o sector mais preocupante. Luisão e Maxi não chegam e precisamos de dois titulares (Fábio Coentrão notoriamente "não está cá") para compor o quarteto. Ao nível das opções Wass não foi possível ver, mas Jardel e Fabio Faria, na minha opinião, não têm o que é preciso para serem opção clara, para serem uma alternativa. Lamento a falta de oportunidade ao Miguel Victor para terceira opção.

Na defesa, é preciso chegarem dois jogadores de qualidade inquestionável, pelo que o desafio é grande e o tempo escasseia.

Daí para a frente, o meio campo ofensivo e defensivo terá talvez "gente a mais". Se considerarmos que teremos oito defesas, três guarda-redes e seis avançados, para atingir os 27 jogadores teremos ter no máximo dez médios. Actualmente temos: Ruben Amorim, Javi Garcia, Matic e Nuno Coelho; André Almeida, Ruben Pinto, Bruno César, Gaitan, Aimar, Carlos Martins, Peixoto, David Simão, Miguel Rosa, Enzo Perez, Nolito e Urreta, num total de 16 jogadores.

Segundo Rui Costa, os regulamentos permitem que Ruben Pinto seja o "nosso chinês", ou seja, 27 jogadores + Ruben Pinto. Assim sendo, desses treze jogadores terão que sair cinco (ou seis se chegar Danilo). Os quatro primeiros candidatos são Urreta, André Almeida e Peixoto e, eventualmente, Miguel Rosa. O quinto? Continuo a dizer que poderá ser Aimar... E volto a assentar esta teoria na "novidade" nos treinos no meio campo ofensivo: Gaitan a 10, com Bruno Cesar (e agora Nolito) na esquerda.

Por fim no ataque, Rodrigo tem confirmado o que disse dele no passado: Que temos ali um excelente jogador para lutar pela titularidade. Tal como Rodrigo Mora que logo no primeiro treino mostrou ao que vem. Estes dois jogadores, juntamente com Jara, dão excelentes garantias de qualidade (Enzo Perez e Gaitan também podem ser opção) e temos ainda Nélson Oliveira na espreita das oportunidades e eu considero que tem muita qualidade também.

Parece-me um erro crasso se Mora, Oliveira ou Rodrigo saírem.

A incógnita é Cardozo e Saviola. O último parece-me intocável por JJ e o primeiro parece-me ser o tal segundo jogador que o SouBenfica falava nas Venda de Três Jogadores do Benfica. Com a venda de Cardozo e Coentrão o SLBenfica fará cerca de 40M€.

Temos uma frente de ataque, de onde ainda sairá Kardec pelo menos, com jogadores jovens e de muita qualidade, mobilidade e dinâmica. Sinceramente, penso que Cardozo e Saviola "não colam". O primeiro porque como sempre disse, não me identifico com aquele estilo de jogador. O segundo, tal como Aimar, é uma excelente opção, mas o SLBenfica não pode ficar alheado ao momento de austeridade e jogadores com os ordenados de Aimar e Saviola, têm que render muitíssimo mais, o que sabemos todos não ser possível. Dos dois, se ficasse apenas um, preferia Aimar.

Em resumo, e há muito tempo que ando a dizer isto, acho que temos equipa para lutar de forma muito competente pelo título e acho que, com um excelente trabalho feito pelo SportingCP, acho que teremos um campeonato muito competitivo a três (FCPorto/Árbitros; SLBenfica e SportingCP).

Porém há ainda muitas dúvidas por esclarecer a pouco mais de 20 dias da primeira competição oficial (Champions) que será totalmente fulcral para esta temporada a título financeiro e desportivo.

Parecem-me óbvias a saídas de Coentrão e Cardozo, como me parece que estão a ser conduzidas da forma correcta pela Direcção: "Querem? Pagam!", mas isso não me parece que venha a inviabilizar as transferências.
Há ainda a colocação de Leo Kanu, André Almeida, Urreta, Miguel Victor e Oklak (estes dois discordo).
As dispensas/vendas de Kardec e Roberto (eu acrescentaria Julio César para manter Oblak).
Será preciso decidir o que fazer perante a saída de Cardozo (fala-se na substituição por Brian Ruiz) - porque não ser Rodrigo o substituto, pergunto eu?
O meio campo está sobrelotado. Aimar, Martins, Peixoto, Miguel Rosa (tem qualidade devia ficar), Urreta, André Almeida... todos ou quase terão que sair. Entre Aimar e Martins um terá que ser.
E fundamentalmente, há a necessidade de dois reforços inquestionáveis e para jogarem de imediato na defesa (centro e esquerda).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Sim, mandamos embora o Aimar e o Cardozo e ficamos com o Miguel Rosa e o Rodrigo.
    E mandamos embora também o Luisão para ficarmos com o Miguel Vitor.
    E no fim mandamos embora o Jesus e ficamos com o GB e somos campeões do mundo!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/7/11 12:10

    sim isso é uma solução tão estupida (e longe da que escrevi) como irmos pedir-te dinheiro para pagar as contas e os ordenados de ENORMES jogadores que so aguentam 4 jogos seguidos e a jogar apenas 70minutos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/7/11 12:29

    Parei de ler na seguinte parte: "...penso que Cardozo e Saviola "não colam"..."

    Não colam??

    Cumps

    Pedro

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/7/11 12:32

    se paraste de ler e não quiseste perceber o porquê das aspas e o porquê da afirmação, porque hei-de responder-te?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/7/11 12:39

    John Billy e demais defensores de "estrelas", digam lá então quem são os seis jogadores a retirar do plantel? E nestas contas ainda tem que entrar dois guarda-redes e um avançado (Kardec?). Ou seja, são nove jogadores. Venha a lista

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/7/11 12:41

    ... ah! E já agora ajuda explicarem onde vao buscar o dinheiro para pagar certos níveis de ordenado, como os 1,5M€ limpos do Aimar e do Roberto e algo semelhante que ganha o Saviola e o Cardozo. Ou seja LIMPOS (+ Impostos, portanto) são 5 a 6M€ ou seja quase 10M€ brutos ao ano só em salários.

    ResponderEliminar
  7. diogodpc2/7/11 12:46

    . Aimar e Saviola têm que sair para poupar, para substituir por putos acabados de chegar: já tinha lido isto por aqui, e acho que seria um tiro no pé épico. Precisamos de jogadores experientes e de classe, por caros que sejam. Será o "endeusamento" de Bruno César, por exemplo?

    . Cardozo substituído por um Rodrigo que deve ter marcado 2 golos como sénior. Com estilo ou não, 100 golos em 126 jogos deveriam garantir ao Cardozo mais consideração. No mundo haverá outro avançado contratável pelo SLB que apresente estes números? É o "endeusamento" do Rodrigo, GB?

    . Gaitán a 10: quanto a mim, o 10 tem que ser um jogador mais de passe, salvo em casos de excepção. O Gaitán agarra-se demasiado à bola, e não é capaz de vir começar uma jogada á entrada do meio campo, com deve fazer um 10.

    Eu estou ao contrário de ti, GB. Pessimista qb para a nova época. Os treinos de pré-época não são para fazer experiências com 40+ jogadores. São para preparar a equipa para as exigências que se avizinham. São para ser levados a sério por jogadores, equipa técnica e direcção. Sobretudo a nível de direcção/planificação, vejo claramente aqui um problema.

    um abraço

    ResponderEliminar
  8. diogodpc2/7/11 12:48

    Quando à poupança nos ordenados, com franqueza, precisaria de ver toda a folha salarial completa. Às vezes olhar para um gajo que tira 1.5M é mais fácil, mas se tiveres 3 a ganhar 0.5M vai dar ao mesmo. É de certa forma demagógico - com todo o respeito :-)

    ResponderEliminar
  9. Edumarquez2/7/11 13:01

    GeraçãoBenfica

    Penso que esse "ENORME" jogador que te referes é o Aimar.
    Antes de mais, as generalizações do tipo "só aguentam 4 jogos seguidos e a jogar 70 minutos" são muito perigosas, e próprias de tipos do género Miguel Sousa Tavares e das gentes do FCporco... foi com generalizações que repetidas varias vezes passaram a ser "verdades" que essas gentes minaram muitas cabeças!
    Aimar durante a época fez alguns jogos os 90 minutos... mas o mais importante que tudo, muitos dos jogos em que fez os tais "70 minutos" foi sempre o jogador ou dos jogadores com mais Km percorridos em campo (principalmente nos jogos europeus em que esse tipo de estatisticas nos são facultadas). Sem esquecer de vários jogos (principalmente em casa) em que dava gosto olhar para o campo e ver o Aimar aos 80 e tal minutos fazer um sprint do ataque até à defesa para ir cortar uma bola!!!
    Pode haver jogos em que ele faz só 70 minutos, mas nesses 70 faz mais que muitos em 90 minutos!

    E já agr e recorrendo a estatisticas:

    http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=140&id=1093&op=zoomstats&tpstats=club

    excluindo os jogos amigáveis, o Aimar participou em 46 jogos (coisa pouca) em que:

    fez os 90 min. em 11 jogos;
    foi substituído depois dos 80 min em 5 jogos
    foi substituído entre os 70 e 80 min. em 6 jogos

    somando --- 11+5+6 = 22 jogos

    jogos como suplente utilizado 10... subtraindo este numero ao total de jogos em que participou 46-10= 36

    ou seja, dos 36 jogos que entrou a titular, em 22 fez mais de 70 minutos e metade dos quais fez mesmo os 90 min.

    E para finalizar, e não é que o raio do homem ainda fez 5 jogos seguidos em que completou os 90 min.!!!

    P.S.: GeraçãoBenfica, gosto de ler os teus posts, e acompanho o teu blog desde do tempo em que eras o único a escrever cá... já não é a primeira vez que te referes ao Aimar com este tipo de generalização... deixa isso para quem não sabe fundamentar as suas opiniões (MST) e para quem fala para carneiros (Bimbo da Bosta)

    ResponderEliminar
  10. - Actualmente, parece que o Miguel Vitor é o novo Ricardo Carvalho do futebol português.

    - "Dispensar" dois jogadores como Aimar e Saviola por questões de ordenado não faz sentido numa equipa que quer ganhar títulos. E não são eles quem ganha mais no Benfica.

    - O Oblak devia ser emprestado para jogar, ficar no plantel para ficar mais um ano parado não faz sentido.

    - Ainda vão chorar a saída do Cardozo (4 épocas/100golos)

    - Entre Aimar e Martins...Ainda há dúvidas? claramente ficar com Aimar.

    - Saviola : 2 épocas/91 jogos/33 golos

    ResponderEliminar
  11. O JJ está igual a si proprio. É cansativo.

    Porra.
    vcs estão iguais a quem, para enjoarem dessa maneira?

    O mafioso Pinto da Costa e avençados de pasquins não precisam gastar dinheiro em fontes de (des)informação.

    ResponderEliminar
  12. É simples:
    -Presidente....GB
    -D. Desportivo....GB
    -Treinador....GB
    ...e tá tudo ganho.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  13. Porra... oh GB dois 10 em campo? (Bruno César e Gaitán) Ainda não descobriram que isso foi um erro clássico do SLB da passada época(que chegou inclusive a utilizar 3 10's em campo! - Martins; Gaitán e Aimar)?

    Com o Javi atrás, com a tarefa de patrulhar uma clareira enorme! Sim... no campeonato português dá para ganhar e até golear... (visto que as equipas em Portugal, contra os grandes, ocupam apenas a sua metade de campo)
    Mas quero ver isso na Champions! Aliás, até já sabemos o resultado...



    Rodrigo vs Cardozo? LOL(fico-me por aqui)

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/7/11 15:54

    Deus queira que não


    mas o Nelsom Oliveira

    é barrete e nunca será uma estrela.

    será um jogador banal.



    passas a vida a insistir nele

    mas não percebes nada de futebol

    aponta para não esquecer


    e quanto ao nuno gomes o mesmo


    não precisas de deixar passar os meus comentários
    só quero que leias

    e daqui deste lado já te topei há muito

    e às tuas intenções.

    ResponderEliminar
  15. Como és uma pessoa que gosta de factos, aqui tens:

    Aimar no Benfica nas últimas 3 épocas:
    Na primeira, 29 jogos
    Na segunda, 40 jogos
    Na terceira, 45 jogos.

    Sabes quantos fez o Luisão na última época? Pois, 45 tambem.

    Sabes quantos fez o David Villa no Barcelona? Fez 50, num campeonato que tem só mais 8 jornadas do que o nosso.

    Sabes quantas vezes o david Villa fez no Barcelona 90 minutos completos? Muito poucas.

    Como vês, o argumento de que o Aimar, fisicamente está podre, cai por terra imediatamente.

    Depois há mais factos como as recentes entrevistas dos miudos das escolas do Benfica, e do próprio Bruno César: Quem elogiaram eles? Quem era a grande referência? O líder? Pois, Pablo Aimar.

    Mas como ganha 150000 ao mês manda-se embora... Palavra de honra, quando não se consegue ver a importância que Pablo Aimar tem no plantel do Benfica, no balneário e no relvado, eu não sei que mais diga...

    Bom, bom era o Nuno Gomes e os seus 120000 ao mês... Esse sim... Aos 27 anos não era jogador para ser titular do Benfica e era assobiado das bancadas... Agora aos 34 é que está aí para as curvas e com um faro goleador que nunca ninguém lhe viu...

    Nuno Gomes, o novo Mantorras... E o JJ tem de engolir o sapo porque o homem tem muitos anos de casa...

    Enquanto não perceberes que o homem só tem muitos anos de casa porque não houve clube melhor que o Benfica que o quisesse...

    E atenção, tenho todo o respeito pelo Nuno Gomes e profissionalmente não lhe tenho nada a apontar...

    Mas o Nuno Gomes... O Nuno Gomes foi engando pelo Manuel José há 15 anos atrás, quando ele anunciou ao país que estava encontrado o ponta de lança que seria a grande referencia portuguesa nos 15 anos seguintes...

    Foi pena, porque o Nuno Gomes nunca foi ponta de lança de refrência nenhum e jogou sempre na posição errada... Marcava golos quando ninguém esperava, e falhava todos sempre que era obrigatório marcar... Nunca ia ao choque, nunca metia o pé, de cabeça era fraco, tinha medo de ter a bola nos pés, despachando-a sempre ao primeiro toque... Desta forma algumas vezes fez grandes assistências, mas muitas mais vezes colocou a bola nos pés dos adversários, o que não teria acontecido se tivesse a "confiança" para a segurar e olhar primeiro...

    Os factos, porque é de factos que gostas, é que nos últimos 4 anos, a estrela Nuno Gomes marcou:

    Em 2007 marcou 9 golos em 36 jogos
    Em 2008 marcou 9 golos em 35 jogos
    Em 2009 marcou 4 golos em 25 jogos
    Em 2010 marcou 5 golos em 7 jogos

    Desculpa lá, eu sei que gostas muito do Nuno Golos mas, desportivamente, só não vê quem não quer...

    ResponderEliminar
  16. "Continuo a dizer que poderá ser Aimar... E volto a assentar esta teoria na "novidade" nos treinos no meio campo ofensivo: Gaitan a 10, com Bruno Cesar (e agora Nolito) na esquerda."

    Treinos da pré-temporada são para ensaiar alternativas, ver o que é que os novos jogadores valem. Acho que o Aimar não é uma alternativa nem é um novo jogador.

    ResponderEliminar
  17. Geração, não sei quanto recebe cada jogador do Benfica.
    Mas sei que o Aimar e o Cardozo são os melhores jogadores, nas suas respectivas posições, do Benfica.
    Desportivamente não faz qualquer sentido as suas saídas. Financeiramente, não sei.
    Mas acho curioso que alguém que estava a favor da renovação do Nuno Gomes e que no ano passado apoiava a contratação do Ronaldinho e do Huntelaar está agora preocupado com o ordenando do Cardozo e do Aimar.

    ResponderEliminar
  18. Geração, Como é?
    Cardoso e Coentrao só valem 40 kilos???

    Já estamos nos saldos?

    ResponderEliminar
  19. joao silva2/7/11 20:21

    Redmoon

    concordo plenamente com o teu comentário exelente mesmo grande analise faço minhas as tuas palavras

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/7/11 21:00

    Uma coisa é certa: não percebes nada de futebol. NADA MESMO!!!

    Fica-se com o Rosa porque tem qualidade... e despacha-se o Aimar!? OMFG!!!!

    Não gostas do estilo de jogo do Cardozo!? Deve marcar golos demais, com certeza...

    Saviola e Cardozo "não colam"?? Eheheh, que pérola. A melhor de todo o texto...

    Então e o "canterano" Rodrigo agora já lhe reconhecem talento (que inegavelmente o tem...)? Bem me lembro das alarvidades que por aqui diziam dele o ano passado... Apenas e só para malhar no presidente pelo EXCELENTE negócio que fez com a venda do Di Maria.

    Despachar o Urreta!? O QUÊ!? Então o Urugaio não era um excelente jogador??

    Enfim, post ridículo demais para me alongar. Teria que rebater frase por frase e isso seria "bater no ceguinho"...

    Saudações

    ResponderEliminar
  21. Não concordo com algumas coisas, mas partilho da visão a nível geral.

    Penso que seria um erro crasso deixar sair Aimar. Quanto a Cardozo, a não se que os ucranianos se cheguem à frente com uma proposta acima dos 20 milhões, irá ficar, e a meu ver ainda bem.

    De resto os problemas sobre os défices do plantel, estão à vista de todos: zona central da defesa e alternativa a Coentrão.

    ResponderEliminar
  22. Domingos2/7/11 22:07

    GB comecei a ler o post mas logo que vi a dispensa do URRETA parei, gostava de te ler mas parece-me que não percebes nada de futebol a tua opinião para mim já não conta nada nunca mais vou lêr um post teu

    ResponderEliminar
  23. TRAMONTANO2/7/11 22:32

    Redmoon

    Totalmente de acordo contigo, em tudo.

    Se o Manuel Jose teve aquele dito sobre o Nuno
    o grande responsavel pelo dinheiro que o Nuno, disse dinheiro, ganhou no futebol foi um tal de Brean Deane que "obrigou" o Nuno a marcar 20 e tal golos numa epoca, fora os que falhou, tendo Deane marcado quase outros tantos e foi por isso que apareceu a Fiorentina com um ordenado maluco, ajudou a leva-los a falencia e ai volta o Nuno a custo zero mas com o maior ordenado do futebol portugues.

    Sera assim? O Nuno foi e sera sempre muito macio e cargos no Benfica nao, que nunca sera um lider.

    E simpatico, educado, bom rapaz, e, mas nao chega.

    ResponderEliminar
  24. Já por diversas vezes levantei a questão da escolha dos dez/onze médios e dos cinco/seis avançados. Não é fácil se pensarmos que temos de enquadrar oito jogadores formados em Portugal no plantel.

    Olhando para o que temos visto nos treinos e contando já com o Enzo, se fosse eu a escolher o próximo onze, dava a titularidade a Javi, Aimar, Matic, Enzo, Rodrigo e Gaitán. E apostaria no 4-3-3.

    Bruno César apareceu bem (está com níveis de competição superiores à grande maioria) mas terá de melhorar fisicamente. Aquilo não é estampa de jogador de futebol.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking