O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nem tanto ao mar nem tanto á terra.

. 14 comentários
Apesar de o balanço no final do estágio na Suiça não poder ser considerado positivo eu não posso concordar com os meus colegas de blogue em classificar este começo de temporada como um descalabro.

Na minha opinião, apesar de haver algumas indefinições no plantel, existe acima de tudo bastante ansiedade e insatisfação na blogosfera benfiquista relacionados com a época anterior. Isso origina algumas opiniões inflamadas. No entanto, se para mim houve algum de bom neste estágio é que o Benfica não foi elevado aos píncaros nem pode ser considerado campeão da pré-época. Todos vimos no que isso resultou a época passada...

Apesar de haver um certo atraso na definição dos jogadores para posições fulcrais do plantel, nomeadamente na defesa o facto é que o Benfica já tem os jogadores para o meio campo e ataque definidos, com bastantes escolhas de qualidade e que garantem imensa versatilidade em esquemas tácticos.
Com estes jogadores dá para jogar num modelo semelhante ao do campeonato 2009/2010, em 4-3-3 ou na estratégia "kamikaze" da época passada que servia perfeitamente para arrasar equipas fracas embora não fosse adequada para jogos com equipas fortes. Não só isso, mas existem soluções suficientes para tornar dificil de prever as mudanças no modelo táctico no decorrer de um jogo.
Parecendo que não o Benfica só precisa de contratar mais um ou dois jogadores: um lateral-esquerdo e um central de qualidade para despachar Jardel.

Este estágio na Suiça serviu para tomar o pulso a muitos jogadores, definir se eram alternativas reais ou não e para apurar índices físicos. A partir de agora, começa a colocação dos jogadores excedentários - de novo uma situação perfeitamente normal. Primeiro contrata~se os jogadores que interessam e só depois se colocam os excedentários. Prioridade para o reforço do plantel sobre a colocação dos jogadores que não interessam, que o Benfica não é centro de emprego.

Para o estágio no Algarve já só deverão partir os jogadores que ficam no plantel o que permitirá criar mecanismos que preparem a equipa para a 3ª pré-eliminatória da Champions. Do meio-campo para a frente está a equipa-base da época passada o que garante automatismos suficientes para garantir que o modelo de jogo não fique descaracterizado.

Parece-me haver um plano definido e como a contratação de um lateral esquerdo (Eliseu ou Emerson por exemplo) deverá estar por horas ou dias acredito que a equipa estará a um nível aceitável para a 3ª pré-eliminatória em que tem estatuto de cabeça-de-série, evitando adversários complicados como o Panatinaikos, Standard Liége, Dinamo Kiev entre outros.

Os clubes que podem calhar no sorteio são: Rubin Kazan (Rússia), Trabzonspor (Turquia), Odense (Dinamarca), Zurique (Suíça) ou Vaslui (Roménia). O Rubin é claramente a fava deste sorteio.

Não tenho dúvidas que o plantel ficará definido nos próximos dias e que a preparação para este compromisso importante irá ser feita de forma profissional.
No play-off que tem um grau de exigência mais elevado o Benfica já terá a defesa titular composta por Luisão, Garay e Maxi Pereira.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Muito bom post. Apontas bem os problemas por resolver. E o que espero esteja a ser feito em relação a excedentes.

    Que não nos saia a fava. Será assim muito provável que daqui a um mês estejamos todos mais calmos.

    Viva o Benfica!!

    ResponderEliminar
  2. Dou os meus parabéns ao Vermelhusco pelo excelente comentário sobre a actual situação do Benfica e analise do plantel ,a melhor que vi neste blog até ao momento.

    Partilho da mesma opinião de que o plantel apenas precisa de mais 1 defesa central de qualidade (Luisão ,Miguel Vitor e Garay os unicos com categoria para permanecer no plantel)e 1 defesa esquerdo para se impor como titular indiscutível (Carole como 2ª opção).

    Apenas vejo a possível contratação do Danilo como um investimento de futuro,a posição que ocupa no terreno tem muitas e boas soluções dentro do plantel.


    E que JJ comece a onda de despensas,ja se livrou de metade do entulho que para la andava,agora é limar arestas (Urreta,Wass,Carlos Martins,Peixoto,André Almeida,Julio Cesar,Jardel,Roderick,Fabio Faria).

    ResponderEliminar
  3. eh pá....
    Mete isto na mona.

    Para cada estagio vão os jogadores que o treinodor entender. E não aquilo que tu achas ou deixas de achar.

    Olha, eu acho que devias evitar a tua fome de entendido. Só assim contribuirias para evitar marradas no clube que dizes ser o teu.

    ResponderEliminar
  4. Quantas eliminatórias temos que jogar para entrar na fase de grupos? Nos anos anteriores o 2ºlugar só fazia uma eliminatória. Este ano é diferente? Gostava e agradecia que me esclarecesem. Cumps.

    ResponderEliminar
  5. Uma boa análise!! Sobretudo por não estar preocupado com o facto de ser campeão de pré-época.

    P.S: Recordo-vos que no ano passado bateu-se e gozou-se com um treinador que na pré-época não ganhava e depois limpou tudo...neste blog inclusive!!

    ResponderEliminar
  6. "Parecendo que não o Benfica só precisa de contratar mais um ou dois jogadores: um lateral-esquerdo e um central de qualidade para despachar Jardel."

    Como é habitual, na opinião de cada benfiquista há sempre um ou outro jogador que deve ser despachado. Na minha opinião, as declarações do Jesus é que vão no sentido oposto em relação ao Jardel ;) Por mais do que uma vez o Jesus elogiou o Jardel... e o Roberto.

    Falta sem dúvida um lateral esquerdo (espero que o Carole fique apesar de nada se saber), e como existe uma certa demora, será que está dependente da copa América?

    ResponderEliminar
  7. Vermelhusco, tu achas normal que todos os clubes coloquem excedentários depois de formarem e fecharem os planteis. Achas normal tu... e qualquer pessoa.

    O que está em causa, e aí concordo com o SouBenfica, é a necessidade de colocar mais de 15 jogadores e a grande maioria deles com contrato com o SLBenfica à uma temporada ou menos.

    Ter que colocar 4 ou 5 jogadores, nesta altura, todos achariam normal. Ter que colocar cerca de 15 ou 17 jogadores, quase todos integrados no plantel por esta altura, é uma perfeita baralhação (para não lhe chamar outra coisa)

    ResponderEliminar
  8. Portanto,estiveram na Suiça em estágio e a pré-época começa agora?A cada dia que passa,começo a sentir o pânico a instalar-se dentro de mim.É algo que não consigo evitar.

    ResponderEliminar
  9. Quantos jogadores tinha o Benfica por colocar o ano passado? E no ano anterior? E no ano anterior ao anterior? E no ano anterior ao anterior do anterior? (....)
    Lembro que em bons tempos do Benfica (80 e tais) o Benfica tinha mais de 60 jogadores entre emprestados, titulares e juniores promovidos!
    Os "problemas" este ano é que levámos (quase) todos os jogadores com contracto para estágio!
    Concordo com a crítica de um planeamento deficiente! Por que foi! Se não tivéssemos que ter já a equipa a carburar no dia 26 ou 27, o planeamento da pré-época até que estava muito bom!
    Isto é, a minha crítica vai para que deveríamos ter feito uma pré pré-época. Onde vinham todos treinar e o treinador escolhia logo as dispensas, e depois as dúvidas tirava-as definitivamente no estágio!
    De resto, se temos 5, 10, 100 jogadores a colocar para mim é normal! Como foi nas épocas anteriores!
    Mas isto sou eu apenas a dar a minha opinião!
    Para mim a melhor opinião, e a que conta, é mesmo a da equipa técnica!! Nunca fui apreciador do JJ. Mas enquanto ele estiver nos "comandos" da equipa é simplesmente o melhor treinador do mundo!
    Dizem que ele é teimoso!! Indiquem-me um treinador que passasse no Benfica que não tivesse sido rotulado de "Teimoso".

    Gostei do texto Vermelhusco!!

    PS: No domingo já vamos ter o Maxi Pereira ou Garay. :) Visto o Uruguai ir defrontar a Argentina nas semi-finais!!

    ResponderEliminar
  10. Só para corrigir que disse em cima semi-finais e era quartos de final! :)

    ResponderEliminar
  11. Dos melhores comentários que li até agora.
    o benfica faz 3 jogos em 4 dias com 5 dias de treino, com uma defesa de 2ª e 3ª linha e já não presta, já vai descer de divisão já isto e aquilo.
    Mas o que esperar do habitual dos benfiquistas???

    Malta esperem para ver. Como foi aqui abordado o Porto o ano passado andava a levar na araca em frança e a jogar muito mal, pois andava com serenos e outros que tais na equipa. Nós andavamos com todos a dar goleadas. Chegaram há supertaça e foi o que se viu, nem cheiramos.

    Tenham lá calma!! Esperem para ver.

    Saudações Rederx

    ResponderEliminar
  12. "No entanto, se para mim houve algum de bom neste estágio é que o Benfica não foi elevado aos píncaros nem pode ser considerado campeão da pré-época. Todos vimos no que isso resultou a época passada..."

    está tudo dito nesta frase.

    não consigo compreender o pessimismo de tanto benfiquista. a epoca passada foi um desastre exactamente porque a pre-epoca correu de forma totalmente oposta à actual
    o ano passado tinhamos praticamente o plantel fechado desde inicio (tirando a compra de salvio). para não falar que andámos a dizer que iamos ganhar a champions enquanto o roberto levava frangos atras de frangos contra os dijons e os servettes que jogaram contra nos na pre-epoca passada..

    eu cá não sou vieirista nem o contrário, não sou particularmente fã da postura de "mestre da táctica" de jesus, mas vejo-me obrigado a reconhecer que este ano está a ser feito um trabalho de construção de plantel como há muito não era feito, se exlcuimos o que originou a equipa campeã de 2010.

    ResponderEliminar
  13. GB o título do texto é nem tanto ao mar nem tanto á terra. Há coisas que podiam ser melhores na planificação desta temporada.

    Mas também não está assim tão negro.

    ResponderEliminar
  14. @Vermelhusco, eu não disse que está negro ou claro. Apenas disse que está atabalhoada. Queres comentar a minha afirmação?

    "Ter que colocar 4 ou 5 jogadores, nesta altura, todos achariam normal. Ter que colocar cerca de 15 ou 17 jogadores, quase todos integrados no plantel por esta altura, é uma perfeita baralhação (para não lhe chamar outra coisa)"

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking