O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 24 de julho de 2011

MilanLab ou... é mais fácil o "Entreposto"

. 7 comentários
Acabei de ler uma reportagem especial sobre o MilanLab no jornal Record. Não me vou alongar muito sobre este tema, porque todos conhecemos, relativamente bem, os pressupostos e objectivos do MilanLab (cliquem no link para perceber em detalhe).

Um investimento que começou em 1988 e que deu origem ao MilanLab em 1999. Hoje em dia - e aqui está uma falha da peça jornalística que não explorou essa vertente - o projecto custa ao Milan cerca de 2,5M€/ano... assim de repente custa menos que Eder Luis, que Airton, que Shaffer e Patric ou... Bruno César daria para pagar dois anos e ainda sobrava dinheiro!

No MilanLab os jogadores, ao longo de todo o ano, são tratados como verdadeiros carros de Formula 1, onde todo e cada detalhe é analisado, estudado, interpretado e sobre o qual são produzidas acções com objectivos bem identificados.

Todos os detalhes são importantes e todos são acompanhados, dentro e fora de campo, durante toda a sua ligação ao ACMilan, explicando não só o sucesso histórico do ACMilan, como igualmente o profissionalismo e longevidade de todos os atletas.

Controlo bioquimico, nutricional, físico, até mental, enfim... um investimento gradualmente feito ao longo do tempo, que é hoje o mais sofisticado laboratório bioquimico do Mundo ao serviço de uma equipa de futebol.

Em Portugal, o SLBenfica é o clube que está mais perto desta iniciativa, mas ainda a anos luz de uma realidade sequer semelhante. Começámos essa aposta em 2008 com Quique Flores, Paco Ayestaran e Rui Costa, mas que seja de conhecimento público pouco mais tem sido feito ou investido neste domínio.

Em Portugal e mesmo no Mundo, tudo o resto é um marasmo de falta de visão para estas questões, continuando a preferir-se os camiões de jogadores que satisfazem adeptos a cada página de jornal...

O que acham? Faz sentido, num país como Portugal e num clube como o SLBenfica apostar-se num investimento significativo para perseguir esta linha e ter daqui a poucos anos um laboratório de investigação e análise ao nível do MilanLab, com os proveitos óbvios?

Ou fará mais sentido ter apenas uma aproximação menos exigente em termos analíticos, considerando que Portugal e o SLBenfica não têm as características de "clube de chegada" como o Milan, mas sim de transição para novos e melhores campeonatos?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. GB, na faço a minima ideia que tipo de "MilanLab" possuimos, sei que existe mas não sei a sua dimensão. E enquanto não soubermos que dimensão tem é dificil dar uma opinião concreta mas penso que poderia ser importante.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica já tem algo parecido, ainda longe do nível do Milan Lab, que é o Benfica LORD (Laboratório de Optimização de Rendimento Desportivo).

    ResponderEliminar
  3. "Ao todo, subiram ao palco 26 jogadores de um plantel que conta com 34 elementos. Faltaram à chamada os uruguaios Alvaro Pereira e Cristian Rodríguez (na Copa América), os colombianos Falcao e Guarín (férias) e os jovens que estão presentes no Mundial de sub-20: James Rodríguez (Colômbia), Iturbe (Argentina), Alex Sandro e Danilo (Brasil)."

    ResponderEliminar
  4. A estas horas, se não somos um clube de chegada, faz sentido termos um SLBscouting! uma metodologia científica que permita evitar barretes!

    ResponderEliminar
  5. @Gandaia, muito haveria para dizer sobre esse suposto LORD. Não vamos por aí... senão tenho que te perguntar o que é o LORD ;)

    @JCN, para quê? Para depois o JJ os encostar como encostou os que foram contratados via "scouting"?

    ResponderEliminar
  6. o Jorge Jesus vai treinar o Benfica para sempre? então para que ter formação, se ele não aposta nos miudos? ou olhamos de forma crítica para a questão, ou assumimos o fatalismo e nada do que se possa propor faz sentido!

    ResponderEliminar
  7. Acho que o Benfica tem algo parecido desde que começou a parceria com o Hospital dos Lusíadas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking