O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Em defesa de Roberto II

. 20 comentários
Portugal, 25 de Julho de 2011

Na passada sexta-feira tentei colocar um comentário no Record online, a propósito da alarmante notícia “Luisão vira costas ao Benfica”. Apenas queria perguntar como é que tendo ele o telemóvel desligado, no Record se avançava que já não regressava ao Benfica. Claro que a minha pergunta não foi publicada, mas dezenas (centenas?) de outras foram. As que desancavam no jogador.
No fundo percebe-se como funciona esta comunicação social há muito conluiada entre as simpatias clubísticas de FCP e SCP dos jornalistas, a que se somam os interesses que a Olivedesportos defende e pratica contra o Benfica. Como não interessa um Benfica ganhador e de olhos bem abertos, há que criar casos no Benfica, casos que ponham as pessoas a pensar e a opinar, casos que dividam os adeptos do Benfica e que suscitem movimentos comportamentais contra este ou aquele jogador, treinador ou dirigente.
O que Luisão disse, “gostava de dar o lugar aos mais novos”, não é muito diferente do que disse Falcao em 10 de Junho, citado pelo Correio da Manhã: “gostava de jogar na Liga Espanhola”. Ou Hulk através do empresário, em 21 de Maio, citado pelo mesmo Record “Hulk sonha jogar no Milan”. Claro que estes assuntos no FCP não são sinal de querer “virar as costas ao FCP”, logo não há opiniões publicadas sobre o assunto. As televisões não aparecem a fazer perguntas incómodas. As rádios não passam nada. Com Luisão já é tudo diferente. Porque é jogador do Benfica. Publicam-se opiniões, fazem-se capas de jornais, enfim, há que dar “alpista aos pardais”.
Como se pode perceber, dificilmente o problema de Roberto foi dar “frangos”, ser espanhol ou ter custado 8,5 milhões de euros. O problema do Roberto foi ser contratado pelo Benfica! Como antes dele, outros, e como depois dele outros serão criticados enquanto forem jogadores do Benfica. Quando estiverem para sair, a perspectiva da comunicação social muda, e até César Peixoto deixa de ser o “patinho feio” para ser mais uma vitima da politica de contratações do Benfica (na época anterior era o tal que não acrescentava velocidade aos processos de jogo do Benfica e o tal que os sócios assobiavam).
Apesar da perseguição cruel e implacável que muita gente da comunicação social dedicou a Roberto, alguns assumidos adeptos do Benfica como João Querido Manha, a realidade é que Roberto sofreu a média de 0,92 golos por jogo da Liga, contra 0,94 de Artur Moraes e 1,04 de Rui Patrício. Melhor que ele, apenas Helton com a inalcançável média de 0,36 golos por jogo. Como se sabe o FCP é o clube que mais beneficia do truque de arbitragem que é não marcar faltas contra nas proximidades da área.
Para além de ser o 2º melhor guarda-redes da Liga, como sublinho, apesar da cruel perseguição que lhe foi movida, Roberto juntou outro feito à sua época, que foi voltarmos, após em 17 anos, às meias-finais da Liga Europa, antiga Taça UEFA.
Poder-se-á dizer que na época anterior, Quim sofreu menos golos (0,67 por jogo). Sim, é um facto. Mas o que mudou de um ano para o outro, para além do guarda-redes? (1) As equipas passaram a conhecer melhor a forma de jogar do Benfica, em pressão muito alta e com pouca compensação entre sectores, o que estimula e permite os chamados contra ataques. (2) Com o título de campeão no bolso, Jorge Jesus optou por arriscar ainda mais, buscando a perfeição no futebol de ataque, vertical e de velocidade. E pedindo um guarda-redes que desse pontos, pedido manifestamente desajustado do que é a dinâmica do futebol, pois não há “milagres” durante 30 jornadas seguidas. (3) As arbitragens selvagens das primeiras 4 jornadas que, utilizando os truques habituais, só nas grandes penalidades não assinaladas impediram que o Benfica vencesse os 4 jogos e não se falasse (tanto) do Roberto.
Ou seja, fosse qual fosse o guarda-redes, iríamos sempre sofrer mais golos que no ano do titulo. Isso era óbvio. Quer então dizer que o Benfica preparou mal o assunto “mudança de guarda-redes”? Sim, claramente. Quem sabe como funciona esta comunicação social enfeudada aos interesses do “sistema”, sempre pronta a criar casos por tudo e por nada (para além de Luisão, já foi tema o número de jogadores contratados e a seguir poderá ser – vamos aguardar - o numero de jogadores novos na equipa base do Benfica), sabendo que o Benfica iria sofrer mais golos pelos motivos que já expliquei e tendo sido campeões parece-me que a melhor estratégia seria ter dado mais 1 ano ao Quim.
Porque esta comunicação social percebe que se mude, quando não se ganha. Não percebe que se mude quando se ganha, mesmo que se queira e possa mudar para melhor. E quando eles não percebem, quem fica a perder é o Benfica ...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Repara a diferença de tratamento das declarações do Rolando quando implorou ao Villas-Boas para que o tirasse do crac. Já o Luisão não pode ter uma filha que não vê há semanas nem uma mulher grávida.

    ResponderEliminar
  2. -Que culpa tem a imprensa, do Benfica ter ganho quase nada em 20 anos e ter mais adeptos em Portugal?A sua dúvida existêncial está desfeita,ou seja,os jornais vendem quando o benfica ganha(pouco)ou com supostos casos de lana caprina.

    Relevante é ter bastante massa crítica e desperdiçá-la.A essência da questão resume-se somente a isto,desperdício.

    ResponderEliminar
  3. NUNO ENCARNAÇÃO25/7/11 22:20

    CARO EAGLE01,em relação a comunicação social escrita nos ja sabemos como funciona ,casos do PATO do jornal o nojo, do sobral do +futebol entre outros ,agora da radio renascença vindo daquele "jornalista" pedro azevedo,sinceramente não esperava.UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. O GLORIOSO25/7/11 22:21

    Grande post mas estranho neste Blog. Muito estranho mesmo num blog que "matou" o Roberto desde inicio indo na conversa toda preparada na comunicação social.
    Mas conseguiram os seus intentos pois Roberto deixou de ter condições de ficar no plantel pese sempre o disse poder ser um GR de categoria superior.
    Estamos agora melhor e com todas as garantias com o Artur, o Eduardo e o Mika.
    Outra situação é a do Luisão que mais uma vez os grandes Benfiquistas vão na conversa, enfim vira o disco e toca o mesmo e viva a insenção jornalistica.
    Já agora ninguém referiu nada mas ontem os Corruptos apresentaram 26 jogadores e ainda faltaram 8, ou seja, têm no plantel 34 jogadores mas é o Benfica que não sabe organizar e tem jogadores a mais como até aqui se diz.

    ResponderEliminar
  5. O GLORIOSO25/7/11 22:21

    Grande post mas estranho neste Blog. Muito estranho mesmo num blog que "matou" o Roberto desde inicio indo na conversa toda preparada na comunicação social.
    Mas conseguiram os seus intentos pois Roberto deixou de ter condições de ficar no plantel pese sempre o disse poder ser um GR de categoria superior.
    Estamos agora melhor e com todas as garantias com o Artur, o Eduardo e o Mika.
    Outra situação é a do Luisão que mais uma vez os grandes Benfiquistas vão na conversa, enfim vira o disco e toca o mesmo e viva a insenção jornalistica.
    Já agora ninguém referiu nada mas ontem os Corruptos apresentaram 26 jogadores e ainda faltaram 8, ou seja, têm no plantel 34 jogadores mas é o Benfica que não sabe organizar e tem jogadores a mais como até aqui se diz.

    ResponderEliminar
  6. A grande questão que se faz a todos nós que por aqui andamos a escrever é o que fazer com estes ataques??!! Não acham que está na hora de nós benfiquitsas dizer BASTA!!? Nós os sócios e adeptos, não podemos fazer algo? Um movimento no facebook por exemplo? Uma forma de protesto contra estes "terroristas"?!

    ResponderEliminar
  7. Chegou-se ao ridículo de golos normais e indefensáveis para uns serem frangos do Roberto! O pior de tudo é que há muitos benfiquistas que são piores que a comunicação social e os antis... não perdem tempo a enterrar aqueles que deviam apoiar.

    ResponderEliminar
  8. É culpa da comunicação social o Roberto não ser indcrito para a Liga dos Campeões?

    ResponderEliminar
  9. Ando farto desta m.... de imprensa desportiva (principalmente JOGO e RECORD) constantemente a deitar abaixo o Glorioso. É incontável o número de casos que tentam arranjar para nos desestabilizar, enquanto lambem o c. aqueles fdp corruptos. Peço desculpa pela linguagem mas adoro o meu(nosso) Glorioso e já não consigo ouvir tanta barbaridade. TEMOS DE FAZER ALGUMA COISA!!!!!
    Estou farto, e às vezes até fico enervado com certas coisas que oiço e leio. Só para dar dois exemplos desta pré-época:
    O número de jogadores, que no Benfica é excessivo, toda a gente comenta, mas que em casa dos outros é tudo normal. E o Luisão. Já não posso mais ouvir esta novela. O RECORD andou esta semana a massacrar-nos com o sai, não-sai do brasileiro, arranjando todos os dias um tópico diferente. Porra!!!! Tou farto!!!!!Gosto de mais do meu(nosso) Benfica para aturar estas coisas. REPITO: TEMOS DE FAZER ALGUMA COISA. ESTES GAJOS TÊM DE APRENDER UMA LIÇÃO. Não sei o quê, mas acho que nestes fóruns há gente muito lúcida e com boas ideias, por isso acho que devíamos começar a fazer um brainstorming para arranjarmos ideias para combatermos estes gajos, porque de dentro do Benfica está mais que visto que ninguém faz nada.

    Saudações de um Benfiquista do Norte.

    BENFICA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. Muito bom comentário que diz tudo. Mais do que os pasquins, deveria ser lido por todos os benfiquistas que andam com dificuldades de raciocionar..
    cumps

    ResponderEliminar
  11. seguramente trata-se do melhor post que li desde hà 3 meses atràs, uma analise ao fenomeno CS milimetrica. Quase TODA a CS està rendida aos corruptos e quando se trata de fazer sensacionalismo com o Benfica, eles estao sempre presentes. a nossa sina é termos adeptos do nosso clube que continuam a dar credito à esses mafiosos e compram ilusoes de noticias para melhor comentar e opinar sobre aquilo que pensam ser a vida do Benfica. Todo està feito para desestabilizar o clube com este sistema e, enquanto estiver assim, o Benfica nao exprimirà a sua força nem que seja com o plantel do barça treinado por guardiola. simples: neste pais os que nao sao benfiquistas odeiam e detestam o benfica, o quê que podemos fazer contra isso!? rezar!

    ResponderEliminar
  12. Deixei de comentar nos pasquins desportivos, precisamente porque não publicam os comentarios em que são questionados pelas informações especulativas contra o Benfica que fazem com frequencia e intensivamente.

    O Luisão e LFV que resolvam, pois são os unicos com dados para solucionar e fechar a situação.

    O resto são especulações que só interessam aos anti.

    ResponderEliminar
  13. Julio Moreira26/7/11 09:12

    Eagle
    Como sabe eu também comentava, no Record, nos varios blogs, as opiniões expressas pelos jornalistas detentores dos mesmos.
    De há muito que deixei de o fazer. O Bernardo fez o favor de mandar para o lixo um ou dois comentarios e a partir daí avisei-o que nunca mais o voltaria a fazer.
    Eagle você que leu, e sei-o porque também li alguns comentarios seus, a verdadeira "guerra santa" que travei, no inicio do campeonato anterior, com os jornalistas do Record, que teimavam em assobiar para o ar, quando o Benfica estava a ser escandalosamente e visivelmente roubado pelos arbitros. E eles nada diziam. E tinham no jornal uma classificação semanal, devidamente corrigida face aos erros dos arbitros e que, semana a semana indicava que o Benfica deveria ter mais 4 pontos e o Porto menos 1. Questionei-os, um a um, sobre essa discrepancia, em que por um lado os jornalistas assobiavam para o ar e nada diziam, e, por ouitro, o jornal dava como provados os roubos arbitrais. Apenas o Bernardo me respondeu, e depois de varias inisistencias da minha parte, dizendo, PASME-SE, que não se revia naquela página. Quer dizer os "maduros" escrevem num jornal e não se revêm no seu conteudo. Desculpa esfarrapada para não ter que reconhecer que estão do lado do Poder, mesmo que ele seja mafioso e corrupto como é o caso.
    Eagle, jornalistas de coluna direita este País já teve. Agora estes mais não são que uma alegre rapaziada que escreve em jornais.
    Faz a sua diferença.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  14. O Roberto é questionado por causa dos frangos absurdos que sofreu como NUNCA NENHUM GUARDA-REDES sofreu no Benfica...o Roberto não tem categoria para o Benfica..digo eu que vejo o Benfica desde o Costa Pereira...

    ResponderEliminar
  15. Julio Moreira26/7/11 11:00

    Bola7
    Olhe que ainda me lembro dos sustos que o José Henrique, Zé Gato, me provocou, nos primeiros tempos em que ocupou a baliza. Era cada saída mais marada !!!!!!!!!!!!
    Depois foi ganhando as rotinas de que vivem os guarda redes.
    Por isso precisam de mais tempo para se formarem como jogadores, que os seus colegas de campo.
    Também, por outro lado, prolongam por muito mais tempo as suas carreiras.
    São lugares especificos em que só o tempo os torma cada vez mais completos. Os que têm categoria claro está.
    Roberto será um grande guarda redes. Aqui não o foi porque lhe caíu tudo em cima por causa dos oito milhões que não teve culpa nenhuma que o clube tenha dispendido. Verba logo aproveitada pelos "isentos jornalistas" para lhe caírem em cima.
    O homem não teve paz.

    ResponderEliminar
  16. Caro eagle,
    o seu post está muito bom à excepção do jogador que escolheu defender - ou pelo menos da avaliação que faz do mesmo e das ferramentas que utilizou para a fazer. concordo que o roberto foi perseguido pela comunicação social (como são todos os jogadores do Benfica que se ponham a jeito) mas isso não faz dele um bom guarda-redes - claro não é tão mau como o pintam mas não deixa de ser sofrível. eu por exemplo considero o roberto um guarda-redes mediano com algum potencial para evoluir e faço-o com base na observação directa pois não leio jornais desportivos (são um verdadeiro lixo em doses iguais de incompetência e compadrio)e não tenho dados estatísticos.
    em resumo, e na minha opinião, muito bom post mas não precisa de enaltecer tanto o roberto para defender a sua tese, ela praticamente se demonstra sozinha.
    saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  17. Roberto ????
    É assunto arrumado.

    Gostava de menos manobras de diversão. O importante é amanhã.E sempre quem vilipendia o Benfica na CS com interesses obscuro/azul esverdeados.

    Em vespera de champions, estejam atentos e ... analizem... se tiverem capacidade.

    .............

    Vejam como eles da CS tentam vender jogadores dos corruptos. Funcionam como promotores de vendas. E quem paga as comissões????

    ResponderEliminar
  18. Muito bom comentário que diz tudo. Mais do que os pasquins, deveria ser lido por todos os benfiquistas que andam com dificuldades de raciocionar..
    cumps

    26 de Julho de 2011 03:23
    .............................

    Pensar,,,???...para quê ?????
    temos a ti... e se fosses vender agua para a tua aldeia. Quem lucrava era quem te lê....

    ResponderEliminar
  19. EM DEFESA DE ROBERTO II
    Gostei do comentário que está de acordo com aquilo que eu penso. Creio que a grande maioria dos benfiquistas também concordará. Na verdade foi pelos "paskins"criado ao Roberto um clima de instabilidade que fez com que deixasse de ter lugar no Benfica. Os 8,5 milhões andavam sempre à frente quando eram cometidas falhas. Criaram-lhe um clima de intranquilidade nunca visto.Não é preciso perceber muito de bola para ver as potencialidades deste jogador. É claro que houve um bocado de teimosia em não proteger o jogador quando as coisas estavam a correr mal.

    ResponderEliminar
  20. TRAMONTANO26/7/11 14:53

    Eagle01, concordo inteiramente com o post mas dir-te-ei que se ha situaçao se mantem ao fim de quase dez anos de mandato, isso so rebela quao pusilamine, quanta falta de estrategia e ate ade audacia e coragem que tem permitido deixar andar a reboque de um clube de cidade o de longe MAIOR CLUBE DE PORTUGAL.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking