O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 5 de julho de 2011

Comboios que só passam uma vez na vida

. 22 comentários
Agora que a novela Coentrão parece finalmente ter chegado ao fim, apraz-me reflectir no processo, e lembrar que há alguns meses atrás, o Fábio era a bandeira do Benfica, o jogador mais querido, o porta-estandarte da verdadeira mística, o exemplo a seguir, um caso de amor eterno ao clube.

As suas palavras de amor eterno foram recebidas em apoteose pelos adeptos, o que para os detractores de LFV era o combustível perfeito. Pois se Coentrão era o exemplo de Benfiquismo supremo, e se até dizia que não se importava de ficar para sempre, de que estava à espera LFV para renovar o seu contracto e não encetar sequer qualquer negociação com vista à sua transferência?

Algum tempo depois, a desilusão completa. Coentrão mostrou as verdadeiras cores, cores que no fundo não são só as suas mas as da grande maioria dos jogadores de futebol profissionais dos tempos modernos. Afinal, o representante máximo da mística encarnada era uma maçã podre, indigno de vestir o manto sagrado, um traidor e mal agradecido, e tudo fazia por nos ver pelas costas.

Eu já aqui muito escrevi sobre este tema onde os intervenientes eram outros (Di Maria por exemplo), e não me melindra rigorosamente nada a vontade de Coentrão e outros como Coentrão saírem. Jogadores do seu calibre têm o direito de ambicionar chegar ao topo do mundo, têm o direito de sonhar com fortunas e reconhecimento internacional (que só acontece jogando ao mais alto nível), e o direito de sonhar levantar Ligas dos Campeões.

O amor à camisola já não existe. Em lado nenhum, há muito tempo que digo isto. Ultimamente, no Benfica, esse tal amor à camisola tem sido atribuído a Nuno Gomes e Moreira, em função dos seus anos de casa. Pois eu continuo na minha, e se algum dia algum jogador encarnado tiver o Real Madrid e o Chelsea atrás dele, e esse jogador disser (e cumprir) que prefere o Benfica a esses clubes porque o Benfica é o clube do coração, aí sim eu tiro-lhe o meu chapéu e reconheço-lhe então o tal Benfiquismo ímpar que faz alguém colocar os interesses do clube acima dos seus.

Agora, jogadores que ficam no clube dez anos, mas que segundo conste nunca tiveram clubes verdadeiramente de topo atrás deles, e que usam depois a sua "mediania futebolística" para pavonear o seu Benfiquismo, quando na verdade teriam feito exactamente o mesmo que os tais "traidores" fizeram se tivessem tido essa possibilidade, não contem comigo para esse tipo de endeusamento.

Nem sequer está aqui em causa o Nuno Gomes e o Moreira. Quem sou eu para colocar em causa o seu Benfiquismo mas, serão eles mais benfiquistas que o Coentrão? No relvado, senhores, Coentrão foi tão benfiquista quanto um benfiquista pode ser. E isso para mim chega.

Não acreditei nas suas palavras, não rejubilei com as promessas de amor eterno de Coentrão de há 2 meses atrás que eram obviamente promessas para encher capas de jornais, tal como agora não o considero maçã podre e personna non grata na Luz, só porque decidiu dar asas aos seus sonhos. Coentrão chegou por 1 milhão de euros, em campo sempre deu tudo, suou a camisola como ninguém, honrou o emblema... Sai por 30 milhões, só lhe posso desejar que seja feliz. Não nos fica a dever nada.

A única coisa que critico (e aqui escrevi sobre isso), foram as suas palavras públicas que deixaram em todos um sentimento de desconsideração, desrespeito e traição. Poderia ter saído sem tanto alarido mas, na verdade, até isso compreendo. E perdoo. Não é caso virgem o esticar a corda, há muito dinheiro em jogo e muita gente a querer comer do mesmo bolo. É o lema do cada um por si do mundo em que vivemos.

Traição? Também não entro por ai. Ultimamente apelida-se de traição sempre que um jogador decide zelar pelos seus próprios interesses. A verdade é que se indicutivelmente acontece muitas vezes os jogadores tratarem mal os clubes em que jogam, não é menos verdade que muitas mais vezes acontece o contrário: serem os clubes a tratar mal jogadores e treinadores. Quantas carreiras foram destruídas por erros de direcções na escolha de jogadores e treinadores? Quantos foram arrumados na prateleira? Quantos foram tratados como mercadoria quando deixam de interessar?

Quantos treinadores têm o privilégio de escolher o momento da sua saída dos clubes, quando em 99% das vezes abandonam os clubes corridos pelas direcções e saindo sempre pela porta pequena? Vide João Vieira Pinto, um símbolo encarnado de uma década, que foi tendo propostas ao longo da carreira e podia muito bem ter mudado de ares e, ainda assim, sempre escolheu o Benfica. Até à chegada de um tal de Vale e Azevedo, que o humilhou e encostou às cordas, correndo com ele como se corre um cão com o cio!

Haverá forma de evitar episódios como os de Coentrão, que tanto desgosto causam nos adeptos? Na minha opinião há apenas uma, que não resolve mas ameniza: fazer-se parte de um clube ganhador, que em cada ano vença títulos e chegue pelo menos aos 1/8 da Liga dos Campeões. Não é, infelizmente, o caso do Benfica.

E faço minhas as palavras do Jedi Vermelho há dois dias neste blogue, quando disse que um clube que só ganha de 5 em 5 anos, é normal que os jogadores se apressem a sair nos poucos momentos em que se está em alta. É que na cabeça dos jogadores, os anos maus são bem mais do que os anos bons, e certos comboios só passam uma vez na vida. Às vezes basta uma lesão para mudar toda uma carreira.



Seguir para baixo, que hoje foi um dia fértil em opiniões.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Anónimo5/7/11 20:53

    Bom post...

    já agora, qual é a tua opinião sobre esta venda?

    Achas que foi pela clausula? achas que virão jogadores no negócio, mas "apresentados" num negócio à parte? Achas que virão jogadores mas não tem nada a ver com este negócio? Se se confirmarem jogadores, o que achas aceitável?

    Só para perceber a tua opinião, habitualmente, inteligente - nem sempre concordamos, mas isso não faz com que não sejam posições inteligentes.

    ResponderEliminar
  2. Eh pá, sinceramente, Drenthe não me atrai... Garay tenho confiado no que vou lendo de que é um excelente jogador. SInceramente, não estou em condições de o avaliar muito bem.

    Mas se for craque como dizem, pouco me importa que venha do Real Madrid e que lá fique algum dos 30 milhões. A verdade é que nos faz falta um central de categoria.

    Prefiro esperar para ver:))

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/7/11 21:18

    Redmoon, do que conheço, é bom... mas daí a ser craque. Se fosse não era suplente do Ricardo Carvalho que já leva 33 primaveras e não era suplente do Burdisso ou do Milito na Argentina

    Acho que poderiamos encontrar melhor, talvez. Não sei. Mas o que me preocupa nem é a qualidade, mas sim o salário elevadíssimo. Em Madrid ganha mais de 200 mil limpos segundo a imprensa espanhola

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/7/11 21:25

    Creio que por menos de 10 milhões podemos encontrar um central de qualidade. A isso chama-se prospecção! E na Europa! Sobretudo, a Norte da Europa. O mesmo aplica~se ao defesa esquerdo. Creio que por 12 a 15 milhões podemos trazer ambos os jogadores!

    ResponderEliminar
  5. EAGLEHEART5/7/11 21:26

    Esse Cabrão do jorge mendes é capaz de vender até a propria Mae aos Talibás. os exemplos decadentes do Coentrão e do Nuno Gomes só demonstram aquilo que penso há já muitos anos, Benfica acima de tudo, Jogadores, Técnicos e até dirigentes, pró caralho com todos eles, cambada de parasitas. o que se leu aqui e noutros blogs do Glorioso sobre a presença do Nuno Gomes no plantel do Benfica só demonstra que o nosso clube perdeu o rumo, até os adeptos. bastou o Glorioso rescindir contrato com ele, para o Cabrão, o iluminado para dar o exemplo no balneário e transmitir a mistica, passar-se logo para os lados do inimigo a norte. quanto ao Coentrão, esse coitado é um triste patetico analfabeto que se deus não lhe tivesse abençoado com uns pézinhos mágicos a esta hora andava na faina á caça das trutas e sardinhas. claro que estes gajos são totalmente manipulados pelos empresários, mas as figuras tristes e patéticas que o nosso presidenteco anda a fazer por esse mundo fora é por demais vergonhoso para o prestigio do Glorioso. razão tinha o Cabrão cá de cima, querem alguem? jogador ou treinador? tudo bem, recebem o nosso numero de conta e depositam nela a clausula de rescisão, foda-se assim é que era. eu quero um presidente Benfiquista mas aqui do Norte, com os tomates bem lá no sitio. ESTE COMENTARIO foi escrito antes da milagrosa venda do Coentrão pelos supostos 30 milhoes, mas como eu só acredito depois de saber os contornos reais desta operação ,mantem-se esta minha opinião sobre o nosso presidente.

    ResponderEliminar
  6. Se já tivessemos o DEDE do Vasco da Gama e não precisariamos assim tanto do GARAY, acham que viriam os 30 kilos do Coentrão???

    ResponderEliminar
  7. Pois, o Garay a vir para a Luz já viria com um rótulo: o rótulo de alguém que foi incapaz de se impor num clube verdadeiramente de topo.

    Nao siginifica claro que num outro campeonato e com um ambiente mais acolhedor à sua volta pudesse vingar e, também é verdade que há algo bom que estas contratações trazem: são jogadores de clubes de topo, habituados a jogar ao mais alto nível, são jogadores que normalmente têm personalidade, que sabem o que é jogar para ganhar, que sabem dizer presente e assumir a responsabilidade dos grandes jogos.

    Depois, ha outros jogadores, que até têm talento mas que mentalmente são fracos. O Garay parece'me um daqueles que "antes quebrar do que torcer". E eu gosto disso.

    ResponderEliminar
  8. O Javi também não prestava e não era titular e tambem era caro. Agora é o que se vê, não é?

    Portanto deixa-te de tangas.

    Tu (GB) até tens umas opiniões bem formadas, sobre formação, comunicação, etc. Mas utlimamente não te consigo perceber.

    Se é um negócio, tem que haver contrapartidas e tem que ser bom para os dois lados. Senão era uma rescisão e pagavam a clausula e pronto.

    Mas também era o último negócio que fazias com o Real. Achas que o SLB um clube que está a apostar forte na formação e na aquisição de jovens jogadores, pode deixar de ter este clube como parceiro? Mesmo perdendo agora 2 ou 3 milhões?

    Consegues ver as coisas assim?

    E ja agora vê lá se a censura deixa passar o meu ultimo comentário, sff, pois ainda não apareceu. Está identificado e é a minha opnião, ok?

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. O tema da saída de Coentrão agitou, com óbvia normalidade, as hostes benfiquistas, mas isso em parte deve-se a uma propaganda mentirosa da parte da actual Direcção do Benfica. Porque para além da vontade do Coentrão em sair, há também a necessidade do Benfica vender. E a prova disso é que a seguir irá ser contratado um jogador do Real Madrid, não sei quem, mas isso revelará que o negócio só se fez porque o Real Madrid só bateu a cláusula porque já havia um acordo com o Benfica, para o Benfica contratar ou seja, gastar algum desse dinheiro num jogador excedentário do Madrid.

    Este facto normalmente não é relacionado com a saída de Coentrão, mas acho que é um facto relevante. A segunda questão é "porque razão o Benfica precisa de vender"? Bom, porque o passivo bancário é de cerca de 200 milhões e os bancos precisam de umas amortizações de vez em quando. E porque temos um passivo bancário tão grande? Porque os adeptos benfiquistas pedem obras, pedem títulos, defendem a saída de meia equipa e a entrada de outra todos os anos, porque isso custa dinheiro que o exercício normal de exploração não dá para suportar e por isso vamos buscar aos Bancos. Depois até leio em muitos sítios que os próprios adeptos dizem que se vamos aos Bancos é porque temos credibilidade e o Vale e Azevedo não tinha. Acho uma idiotice mas é uma ideia comum entre benfiquistas.

    Mas porque temos de mudar de equipa todos os anos? Porque não ganhamos, é um facto. E não ganhamos porquê? aqui dividem-se as opiniões, sendo maioritária a que defende que não ganhamos porque o FCP foi melhor. Eu estou no outro campo e digo que não ganhamos porque o FCP beneficia de erros de arbitragem programados e nós pelo contrário.

    Mas como sou um zé-ninguém nestas lides de futebol, fico a ver estes debates acalorados em que os adeptos do Benfica não percebem que são eles próprios os culpados destas grandes saídas e da renovação anual dos plantéis. Porque são eles que com a sua cultura desportiva ou falta dela, se manifestam de forma a que isso aconteça.

    Seria muito mais barato mudar a arbitragem. E nesse caso, ganhando mais, já não existia o argumento de "ganhamos de 5 em 5 anos". Logo as probabilidades de segurar jogadores seria maior, porque estaríamos mais vezes na montra do futebol europeu, na Champions.

    Nos últimos 20 anos, com pequenas diferenças de matizes, o Benfica funcionou tal e qual o "sistema" quer: vendendo e comprando. Perdendo mais do que ganhando.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/7/11 21:50

    Karlos, NINGUÉM aqui disse que o Garay não é bom jogador, mas apenas que não é CRAQUE. Só isso.

    Quanto ao "negócio" que falas, não fui eu que afirmei que o Coentrão só saia pela clausula de rescisão...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/7/11 21:51

    vamos ver Redmoon, oxalá tenhas razão (se ele vier)

    ResponderEliminar
  12. JediVermelho5/7/11 21:58

    O Benfica a apostar forte na formação? Onde? A dispensar o Miguel Rosa e a ir buscar o Miguel Vítor por favor?
    Está a apostar em jovens estrangeiros, desprezando a formação! E mesmos esses jovens muitos são um engano! Dinheiro deitado à rua!

    ResponderEliminar
  13. na parte final estampaste-te. os jogadores do porto tambem querem sair, tanto como o coentrao. e se nao saem, e porque recebem premios avultados por isso. quanto pensas que o hulk recebe de salario depois da ultima renovacao?

    ResponderEliminar
  14. Bom post!

    Não concordo com o que é afirmado na parte final. Os jogadores não aproveitam a oportunidade de se pirarem quando, de 5 em 5 anos, estamos em alta. E não é preciso pensar muito para perceber porquê, a razão é apontada no post: Dinheiro! E é legítimo.

    ResponderEliminar
  15. @L e @Joao Tomaz,

    Obviamente é dinheiro mas, esse dinheiro só é avultado quando os clubes estão em alta.

    O ano passado o Falcão já era um grande Falcão, mas o POrto do ano passado acabou em terceiro o campeonato e os jogadores passaram despercebidos.

    Este ano venceram tudo, estiveram nas montras certas e as propostas aparecem.

    Por outro lado, para alem do dinheiro, se o Pinto da Costa disser ao Falcão para ficar mais um ano porque pretende disputar a Liga dos Campõeoes e valoriza-lo ainda mais, os jogadores têm razão para acreditar.

    Já no Benfica, o ano passado também éramos candidatos a ganhar tudo, e depois foi um descalabro que se viu, qualificando-nos para a LIga Europa no último minuto da Liga dos Campeoes com um golo do Lyon.

    Infelizmente o Benfica não é um clube ganhador, e isso na cabeça dos jogadores faz toda a diferença.

    Equipa que ganha tem sempre os jogadores mais valorizados. QUando não se ganha, desconfia-se e cai-se no esquecimento. São as regras do jogo.

    O POrto, por muito que me custe dizer isto, tem um percurso extraodinario na Liga dos Campeoes. E não é so no ano em que ganhou. QUantos foram os anos em que o FCP não passou a fase de grupos? Muito, muito poucos.

    ResponderEliminar
  16. O post perde toda a coerência nos dois últimos parágrafos!

    Antes disso, não concordo quando dizes que João Pinto foi encostado às cordas. Tinha um contrato vitalício e ganhava imenso. Ficou livre, antes de um Europeu que ia disputar e pôde escolher (sem empecilhos de nenhuma ordem...), onde jogar. Só não jogou no estrangeiro porque nunca pareceram os grandes clubes europeus com vencimentos do outro mundo.

    Não consigo entender os parágrafos finais, a não ser que serviam de conforto a alguém. São inúmeros os exemplos que contradizem o que dizes: Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bozingua, Anderson, Pepe. Todos eles nem olharam para trás e todos têm em comum o facto de terem ido para três dos clubes mais ricos do Mundo! Lizandro e Luxo demoraram mais porque nunca tiveram nenhum dos maiores clubes interessados neles e tinham ordenados elevadíssimos! Simão Sabrosa foi vendido por 20 milhões e jogava no clube que ganha de 5 em 5 anos, já Quaresma a jogar no clube que ganha sempre e é cliente assíduo da Liga dos Campeões, valeu 18 milhões mais um cepo. Bruno Alves quis sair, não o deixarem e pagaram isso caro com a época miserável que realizou! Nani rendeu 25 milhões e jogava no Sporting!

    Quantos dos actuais jogadores do Benfica têm ou tiveram possibilidades de irem para outro clube ganhar mais e ainda não foram??? É só estar atento...

    O comboio só passa uma vez para os medianos ou para os azarados. Quando são bons o comboio passa todos os anos! Com Simão aconteceu isso, só não era nenhum TGV, pois quando é os jogadores não querem saber se jogam num clube que ganha muito ou pouco!

    Vilas-Boas, o treinador adepto, nem olhou para trás e apanhou o primeiro TGV que lhe apareceu. Se tal tivesse sucedido com o Benfica dirias, então, que o fez porque treinava um clube que só ganha de cinco em cinco anos!!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo6/7/11 00:05

    A legitimidade que vocês lhe concedem (FC) é exemplo da cultura que cada mais viv€mos, uns com tão pouco outros com tanto, Continuem esse caminho que a bom sitio haveremos de ir parar (Triste).

    Estimo bem que o coentrão se fo_a, e o coentrao não é o estandarte do Benfica nem nunca foi, o estandarte do Benfica somos nos adeptos e sócios!

    mundo resignado...
    Benfica Sempre...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo6/7/11 01:40

    Tudo é pequeno menos o custo, a malta ainda compreende, enfim!

    Ontem o Fabio veio cá a casa comer uma sopa, xavalo esta tão magrinho.

    Força Barça.

    ResponderEliminar
  19. Achas mesmo que se aparecer um TGV, no apiadeiro do Falcão, ele não vai entrar por amor ao Porto ou por acreditar que pode ganhar mais títulos???

    Repito-me, é só olhar para o Villas-Boas! O que é curioso é ainda não ter aparecido um TGV disposto a pagar os 30 milhões!!! Mas ele está na Copa América e temos de esperar. Entretanto tenta ler a entrevista que ele deu hoje e verás como se refere a um clube europeu que gosta muito (não diz é qual é) mas olha que não é o Porto. Hulk disse hoje que se for bom para o Porto... (comprava já o bilhete)

    Não que eu não perceba o que defendes, mas tudo se resume às ofertas que surgem e um jogador aceita uma recusa uma vez, à segunda começa a ficar chateado e à terceira é um problema. Foi assim com Meireles e Bruno Alves!

    No nosso caso, vamos ver o que acontece com Cardozo e Luisão, mas uma coisa é certa, eles têm quem lhes queira pagar mais do que o Benfica, assim como Javi (e outros) também terão e ainda não os ouvi falar em sair!

    Somos nós, os adeptos, que acreditamos cada vez menos no Benfica. Os jogadores vivem a grandeza do clube e valorizam-na, têm óptimas condições de trabalho ao nível dos melhores clubes do mundo, uma enorme massa adepta e sentem que o nível no plantel é elevado! Por outro lado, jogam num campeonato europeu médio e trocavam o Benfica (ou o Porto), disso não tenho dúvidas, por uma das equipas de topo de Inglaterra ou Espanha, além do mais importante que é verem os seus ordenados duplicaram ou triplicarem!

    Se estivéssemos no tempo do Camacho, em que nem lugar para treinar tínhamos e 2/3 dos jogadores eram autênticos cepos, então concordava completamente contigo!

    Agora é o contrário que está a acontecer. Com Ramires, D. Luiz e Di Maria mostramos como podemos valorizar os jogadores e, mais importante ainda, eles corresponderam e não defraudaram os compradores. Valem o que pagaram por eles, não enganamos ninguém.

    Se olhares para o clube da gestão "perfeita" verás como Anderson, Paulo Ferreira, Quaresma ou Bozingwa não corresponderam, bem pelo contrário, ao que pagaram por eles! Será até de elogiar uma gestão que vende gato por lebre, mas conhecendo-se a forma de trabalhar daquela gente pode deixar muitos desconfiados.

    Há coisas que não percebo e uma delas é ver um Torres valer mais de 40 milhões e ninguém aparecer a oferecer 30 por Falcão. Ou nós o sobrevalorizamos ou há quem desconfie e queira ver primeiro a Copa América...

    De uma coisa tenho a certeza, se aparecer um TGV, ele apanha-o de imediato!

    ResponderEliminar
  20. @Zigofrigo

    Eventualmente nao me terei expressado bem.

    EU nao disse que ser-se parte de um clube ganhador resolvia o problema. Eu disse que o "amenizava".

    E amenizava de que forma? A fazer ver aos jogadores que se calhar nao sera um erro ficar mais um anito...

    Recordo que esse tal carvalho, Deco e outros, antes de sairem ja poderiam ter saido um ano antes, pois ja tinham ganho a Taca Uefa, e ja eram pretendidos por meia europa. Mas o POrto foi capaz de os manter motivados mais um ano para os vender um ano depois. Mante-los podia ter sempre mantido pois tinham contrato. O dificil 'e mante-los motivados, e o Fabio, segundo consta, nos treinos ja nao fazia o que o JJ mandava.

    'E a isso que me refiro, Obviamenter qualquer bom jogador portugues quer dar o salto para uma Liga melhor.

    Mas um jogador que saiba que joga num clube que faz boa figura todos os anos, tem outro tipo de argumentos do que um clube que so faz boa figura de tempos a tempos...

    Dando um exemplo ainda mais dramatico... Se amanha o SCP fizer uma boa epoca e meia equipa for pretendida na Europa, nao achas que sera logico que imediatamente esses jogadores queiram dar o salto sem demoras? Sabendo que uma boa epoca em Alvalade acontece de 30 em 30 anos?

    Foi isso que quis dizer.

    ResponderEliminar
  21. barrosao6/7/11 14:29

    redd moon axo que jorge mendes e o bes concordam ctg a 100% eu n.

    a comboios que nos fodem 1,6M a mais do que o que deviam.

    ResponderEliminar
  22. "Não fui eu que disse que só vendia pela clausula..." by GB. És tão tretas, querias que ele começasse qq negociação com o preço abaixo da clausula? Se ele fizesse uma afirmação diferente seria acusado de ser mau negociador. realmente....preso por ter cão e preso por não ter. Mas já todos entendemos como funcionam os comentarios do GB. anti anti anti.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking