O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 5 de junho de 2011

Um Benfica a precisar de retoques. Não de revoluções.

. 16 comentários
Há alguns meses atrás escrevi um post onde fazia uma listagem dos jogadores que passaram pelo Benfica desde o ano 2000, e pedia aos leitores deste blogue que fizessem o seu onze ideal no novo milénio. 41 leitores aderiram à iniciativa, e foi engraçado constatar que salvo dois ou três elementos desse 11, a grande maioria dos jogadores eleitos faziam parte dos plantéis do Benfica deste ano ou do no ano passado.

Os consensuais eram Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Di Maria, Cardozo e Saviola. Depois haviam alguns que tiravam o Saviola e metiam o João Pinto, outros tiravam o Di Maria e metiam o Simão, a maioria lembrou o Rui Costa mas sem esquecer o Aimar mas, tirando estes, havia apenas três elementos do passado que iam entrando com alguma frequência, Enke, Pobosrsky e Marchena.

Isto para constatar que, de facto, em termos de qualidade o plantel do Benfica é hoje muitíssimo superior àquele que foi a média da sua qualidade em anos anteriores, o que, na minha opinião é um caso raro no panorama nacional. O Sporting retrocedeu uns bons anos em termos qualitativos, e mesmo se se fizesse o mesmo exercício no FC Porto, mesmo Hulk, Falcão, Álvaro Pereira e João Moutinho teriam sérias dificuldades em entrar num 11 onde pontificassem jogadores como Baía, Bosingwa, Jorge Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Pepe, Ricardo Carvalho Costinha, Deco, Lucho Gonzales, Anderson, Quaresma, Maniche, Derlei, Jardel ou Lizandro Lopes.

E este “facto” explica quase tudo, e serve para tirar duas conclusões:

A primeira é que podemos de facto discutir a corrupção, as arbitragens, a presidência da Liga, as escutas no youtube, etc, mas, dentro do campo, qualitativamente as equipas do FCPorto têm sido melhores que as do Benfica.

A segunda conclusão é a óbvia: que de facto, tirando raras excepções, parece consensual entre os Benfiquistas que, qualitativamente, este é o melhor Benfica dos últimos doze anos.

E porque isto me parece mais ou menos consensual, e porque se fala em ser esta a hora em que temos de parar de repetir alguns erros do passado, eu queria lembrar aqui um dos principais e que se repete constantemente: a atracção suicida pelas razias dos planteis sempre que as coisas correm mal, o deitar tudo abaixo para construir de novo. Isto a propósito das sugeridas vendas/dispensas de Aimar, Saviola e Cardozo para dar lugar a sangue novo, aos tais craques que aí vêm, craques que fazem sempre as delícias da imprensa e do Football Manager, mas que em campo são muitas vezes um saco cheio de nada.

No Benfica, vende-se o Simão, compra-se o Di Maria com 18 anos, para chegar e fazer IMEDIATAMENTE o que o Simão fazia. Resultado: ao fim de três semanas está o Di Maria a ser assobiado.

No Benfica sai o Léo compra-se o Shaffer, mais um puto que tem de chegar e render logo. Fez dois ou três jogos, correram-lhe mal, e aí vai o Shaffer devolvido à procedência.

No Benfica vende-se o Ramirez traz-se o Sálvio com 20 anos, para chegar e entrar logo no 11 sem ter sequer de lutar pelo lugar. O mesmo se aplica a Gaitan, que foi chegar e jogar, substituir a estrela da companhia Di Maria, e ao fim de duas semanas não era extremo, não defendia, já estava a ser queimado.

Ano após ano a história repete-se, e mostra que jogar na equipa principal do Benfica é a coisa mais fácil do mundo. Basta um pouco de “boa imprensa”, fazem-se estrelas da noite para o dia, e estão-lhes abertas as portas da titularidade. E entretanto os anteriores titulares foram varridos, eleitos como o “cancro” do clube, saindo invariavelmente pela porta pequena.

O que a história do Benfica também mostra, é que o difícil neste clube é algum jogador fazer parte do 11 por mais de 6 meses. Normalmente o percurso é chegar, ser titular depois de três treinos, desiludir ao fim de três jogos, e serem devolvidos à procedência. No fim da época faz-se mais uma vassourada, e o ciclo repete-se novamente. Até a eterna esperança Freddy Adu, chegou à Luz e foi imediatamente lançado às feras por Fernando Santos num jogo que estávamos a perder.

E para o ano que aí vem, e como consequência desta época que agora findou, e já sem David Luíz nem Di Maria e com Coentrão em vias de sair, percebe-se em certos meios a vontade de adicionar Cardozo, Aimar e Saviola às saídas, para serem substituídos pelos Rodrigos, David Simões e Néson Oliveira. E assim se destrói o onze que há três meses atrás era aclamado como o onze do novo milénio. Até mesmo a imprensa, que apenas há três meses atrás elegia o Benfica como a melhor equipa Portuguesa, mudou imediatamente a agulha. Agora o Porto é que é o melhor, e no Benfica só encontram erros.

Eu percebo a vontade de ver alguns jovens triunfar na Luz, em vê-los vestir a camisola encarnada. Mas se alguém acha que é com a “Quinta do Luisão”, o mesmo é dizer com o Luisão e os seus “meninos”, que o Benfica vai discutir campeonatos e Ligas dos Campeões e arrancar vitórias no Estádio do Dragão, receio bem que não leve muito tempo a darmos mais uma época como perdida, com mais uma fornada de jogadores a ser autenticamente linchada pelas bancadas da Luz.

Bem sei que também vem aí o super craque Nolito e a estrela Bruno César mas, pessoalmente, prefiro esperar para ver se também são craques no campo. Na imprensa já sei que são.

Fico feliz evidentemente com os regressos anunciados de alguns jovens à Luz mas, não chega. Eu quero-os na Luz para substituir a segunda linha do Benfica, os Kardecs, os Menezes, os Luíses Felipes, Weldons e outros tais. Quero-os na Luz para lutar por um lugar, para morder os calcanhares aos titulares, para terem margem de manobra para crescer, para estarem prontos quando a oportunidade chegar. Integrar jovens em equipas grandes é um risco imenso, para mais quando não têm uma retaguarda forte que os proteja, o mesmo é dizer, fazerem parte de um plantel forte, maduro, personalizado, e sobretudo ganhador.

Resumindo e baralhando, se Cardozo sair precisamos de contratar um avançado capaz de chegar e marcar golos sem reclamar períodos de adaptação. Se Aimar sair, corremos sérios riscos de ainda vir a chorar por ele. Se Saviola vai sair para o Dubai, mantenham-no connosco mais seis meses para garantir o presente, e se então os novos reforços mostrarem capacidade para agarrar o lugar, vende-se o Saviola em Janeiro. E mesmo Roberto deveria ficar para discutir o lugar com o Artur (um guarda redes normalíssimo na minha opinião), e porque 8 milhões de euros merecem uma segunda oportunidade.

O grande problema do Benfica deste ano não foram os onze que entraram no campo todas as semanas. Foram os outros, a segunda linha, que nunca mostrou capacidade para substituir os titulares quando se aleijavam, eram castigados ou se arrastavam no campo. O que matou o Benfica este ano foi não termos um Kardec à altura, não termos substituto para Sálvio nem para Maxi, termos Ruben Amorim lesionado a época inteira… e um dossier “Guarda-Redes” que foi pessimamente mal gerido.

Este é um Benfica a precisar de alguns retoques e ”upgrades”. Não é um Benfica a precisar de revoluções. Já é hora de parar com alguns erros do passado.


P.S. Desejar as boas vindas ao Eagle1. Com dois excelentes posts a abrir, percebe-se que é um valor acrescentado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Aimar acho que se deve fazer a política dos 6 meses que falaste, e caso seja muito necessário sairia só no fim de contrato.
    O Saviola já se viu que tem substituto à altura: JARA.
    Na questão do Guarda Redes não mudo uma vírgula do que disseste.

    Falaste do Shaffer, agora sai o Coentrão e precisamos de ir buscar outro para o seu lugar que pegue de estaca.

    O Cardozo tem que sair, aliás, já devia ter saído no ano passado, ele não quer estar cá e eu não quero jogadores no Benfica que não queiram jogar com a camisola do Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/6/11 20:36

    Excelente texto, Redmoon. "mais um".

    Só uma nota, os planteis têm sido sucessivamente melhores, mas não podemos esquecer que são sucessivamente MAIS CAROS. É só uma nota...

    Quanto ao resto, tudo o que escreves entronca em duas palavras que temos, no Benfica, de melhorar cada vez mais: ORGANIZAÇÃO e PLANEAMENTO.

    Não obstante, acho que este ano, com as contratações já efectuadas, está a ser feito um melhor trabalho a esse nível. Melhor, não O melhor. Mas merece o devido elogio.

    ResponderEliminar
  3. Grande post Redmoon!
    Estou totalmente de acordo contigo e ainda bem que escreveste este texto por que o fizeste de uma forma mais equilibrada do que eu o faria.

    ResponderEliminar
  4. Este REDMOON escreve sempre com muita classe e com conhecimentos elevados.

    Oxalá ALGUÉM te ouça.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/6/11 22:24

    Concordo. Contando com a saída de Coentrão e Cardozo por serem inevitáveis..

    Deve-se manter Saviola e Aimar pelo menos até Janeiro, e contratar um central, um defesa esquerdo um médio direito e um substituto de Cardozo e um suplente deste mais novo e que seja para ganhar experiencia com calma.
    A permanência de Roberto também seria correcta, nao é desperdiçar 8.5M€ assim.

    Tendo em conta o melhor plantel que tivemos nestes últimos tempos;

    Quim
    J.César
    Moreira
    Maxi
    Patric/Luis Filipe
    Luisao
    D.Luiz
    Sidnei
    M.Vitor
    Shaffer
    César Peixoto
    Ramires
    Urreta/Airton em Janeiro
    Ruben Amorim
    Javi
    Dí Maria
    Coentrão
    Aimar
    C.Martins
    Felipe Menezes
    Saviola
    Weldon
    N.Gomes
    Cardozo
    Keirrison/Kardec em Janeiro

    Tinhamos duas opções por posição, em muitas até três, jogadores experientes, jovens, era muito equilibrado, tendo em conta este plantel, o deste ano devia ser do mesmo género.

    ResponderEliminar
  6. @ João Vaz

    O Jara é um substituto à altura do Saviola???

    Não sei em que mundo isso será verdade, mas neste não é de certeza.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/6/11 22:43

    Para D.E. Brumon Teles do Guimarães, bom e barato.
    Falata 1 central com experiençia para fazer dupla com Luisão.
    Se Cardoso sair que venha um matador que não necessite de adaptação.

    André Silves

    ResponderEliminar
  8. Grande Post... Muita sabedoria e muito conhecimento.. Com ligeiras ressalvas (Roberto só iria desestabilizar a baliza na minha opinião)estou cem por cento de acordo contigo. Penso que já é demasiada juventude junta... precisamos de jogadores experientes, mas que sejam também bons jogadores e não apenas razoáveis... Já chega de trazer jogadores para rodar noutros clubes... O nosso presidente que abra os olhos e deixe de querer ser o PC(Pinto Corrupto) do Benfica... Ele não sabe.
    1 Sócio de muito longe (Guarda)

    ResponderEliminar
  9. @ Gandaia

    Estatisticamente falando este ano dizimou o Saviola. E nos jogos em que realmente o metiam a jogar na sua verdadeira posição ele fazia a diferença, agora se é para o meterem a extremo claro que é um zé.

    Parece que o meu e teu mundo me dá razão o0

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/6/11 02:42

    li tudo,e nao vou comentar muito mais,so queria dizer que no meio dessa cachorrada toda costumo ver muita gente a incluir o weldon...eu lembro que o weldon pelo menos nao custou uns poucos milhoes..acho que ate veio a custo 0.e a epoca passada foi uma grande chave na conquista do titulo.nos tambem somos pobres e mal agradecidos e nao deviamos ser,este ano se nao jogou mais olha a culpa nao foi minha..qualquer maneira com tudo o resto tou basicamente de acordo..nao se pode ser campeao a vender os melhores e com provas dadas pra estourar o dinheiro todo em promessas

    ResponderEliminar
  11. Em geral concordo consigo, e, acho que muitos jogadores que por cá passaram e não foram felizes porque os adeptos lhe começam logo assobiar...bem se calhar uma boa medida deveria ser mostrar a todos os novos jogadores do Benfica que na Luz se assobiam os melhores(por exemplo o Oscar Cardozo)...espero e desejo que o mesmo não aconteça a estes jovens....porque os escribas que defendem nelson david e miguel se calhar se a coisa não suceder bem, ou melhor, não corresponder às expectativas «são umas bestas», «já se sabia», «é sempre a mesma merda», a isto tudo somam já os assobios...e quem perde com isso o Benfica!!!

    P.S.: Lembram-se das declarações do Nuno Gomes acerca do Bergessio?

    ResponderEliminar
  12. João Couto6/6/11 04:28

    Mesmo sem Sálvio e Amorim tínhamos equipa para eliminar Braga da Europa e corruptos da taça. Bem sei que um treinador precisa de uma estrutura forte, mas é ele o grande responsável pelas questões motivacionais e mesmo que exista essa estrutura o treinador tem de ser bom nesse aspecto sob pena de estragar tudo o que de bom que essa estrutura possa ter. Espero que o treinador tenha aprendido a lição pois ainda nos pode dar muitas alegrias!

    Nem sempre as equipas que têm os melhores plantéis são as que vencem títulos e discordo quando dizes que os corruptos têm sido (sempre) melhores que nós dentro do campo. Se assim fosse o que os levaria, na época em que foram campeões europeus, a andaram a comprar árbitros? É que disto ninguém pode duvidar - falam as escutas!!! E há outro grande pormenor - nessa época derrotamos os corruptos campeões europeus na final da taça de Portugal!

    Esta época tínhamos muito melhor plantel que em 2004 e perdemos 4 jogos com contra eles, para além de termos feito o pior início de época de sempre.

    Falas em kardec como uma má 2ª linha, e eu concordo, mas quando penso na época passada vejo-o a fazer um grande jogo contra os corruptos na final da taça da liga e a ser decisivo na eliminatória contra o Marselha. O que mudou de uma época para a outra? Simplesmente a confiança!!! É esse grande pormenor que faz a diferença entre nós e os corruptos porque a eles tudo é feito para que nunca a percam e quando os jogos correm mal há sempre a ajuda "divina" saída de uma qualquer fruta da época...

    Concordo com muito do que dizes, mas é linear de mais culparmos apenas as segundas linhas. Eu atribuo mais culpas a JJ porque olho para o Braga e vejo que nem primeiras linhas tinham que se poderiam comparar com as nossas! JJ tinha de fazer como José Mourinho contra o Barcelona - perceber o que tinha pela frente e não achar que podia jogar sempre da mesma maneira.

    Em 2005/06, com um plantel inferior ao da época passada, eliminamos o Liverpool que era só o detentor do título e apenas fomos eliminados pelo Barcelona nos quartos-de-final da liga dos campeões e que veria a ser o campeão. O que teríamos feito por cá se não houvesse corrupção? Se calhar nada de especial, mas é legítimo fazer essa pergunta.

    Para além dos ajustes, que bem referes e nada de revoluções, precisamos de alguém que enfrente os bois corruptos, não com corrupção, mas sem medo de os agarrar pelos cornos e por isso defendi num post anterior que alguém como Octávio para a estrutura de futebol poderia ser importante. Os jogadores sentem a guerrilha e precisam de ter com eles alguém que a enfrenta e que não tenha medo de sair em defesa deles!!!

    Se fosse só pela qualidade que se ganham títulos, então nos anos sessenta teríamos de ter tetra ou um penta dado que éramos muito melhores que os outros, o que é facto é que não temos nenhum na nossa história! E os corruptos teriam nove títulos consecutivos, porque em 2005 tinham o melhor plantel, sem dúvida, só que nesse ano não tiveram a corrupção ao dispor e no fim dispensaram dos jogadores da classe de Diego e Luís Fabiano - Lá está, faltou confiança e até os bons eram medíocres, filme muito visto no Benfica!

    De qualquer forma um muito post, mas eu recuso-me a passar por cima do mais importante e em Portugal isso chama-se arbitragem e há um peidoso-corrupto-mo que a domina...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/6/11 10:19

    obrigado red moon: não podia estar mais de acordo! manter a base do exito 09/10. reforçar onde é evidente e preencher lacunas. Só...
    socio slb nº 218219

    ResponderEliminar
  14. BARROSAO6/6/11 18:45

    ESTAO A ESQUECER-SE DE QUE O SLB PRECIZA FATURAR CASH??? CARDOZO DEVIA SAIR, NAO VOLTAMOS A TER TAL PROPOSTA EM CIMA DA MESSA, COENTRAO DEVERIAM PEDIR MAIS TIPO 26 OU 27 MAIS O TAL SOCAS O BRUNO CESSAR JA NEM DEVIA VIR, JOGADORES SO PARA SALTAREM DE LIGA DO BRAZIL PARA CA JA CA TEMOS MTS, NOLITO E EXCELENTE NEGOCIO

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/6/11 22:10

    (PENAJ) Excelente Post! Abraço!

    ResponderEliminar
  16. Quanto a este post só tenho isto a dizer: Subscrevo!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking