O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 19 de junho de 2011

António Carraça no SLBenfica

. 12 comentários
Jedi, desculpa lá a sobreposição à tua "conclusão de que Afinal, parece que o Fábio "ama" o Benfica!, mas parece-me de grande importância a noticia quase oficial que dá o António Carraça como director para o futebol do SLBenfica.

O jornal O Jogo anunciou-o esta manhã e agora ao final do dia o Record e a A Bola já dão como certo igualmente, tal como o Maisfutebol, numa notícia que parece então confirmar-se depois de António Carraça, ao que parece ter já sido apresentado a toda a estrutura do futebol. Estranhamente volta a ser o grupo de Joaquim Oliveira a aparecer com estas informações antecipadamente.

Aparte da competência de António Carraça, que não me sinto capacitado para julgar, acho que esta entrada é um erro tremendo. Num clube onde...

... o treinador põe e dispõe sobre quem quer ter no clube sem se responsabilizar pelos prejuizos desportivos e financeiros.

... o presidente entende que é conhecedor de todas as pastas e impõe um regime de presidencialista em todo o clube, assumindo-se como lider de todas as pastas, especialmente as mais mediáticas.

... há ainda um Administrador da SAD, teoricamente director desportivo, empossado logo no seguimento da saída de António Carraça em 2008.

Agora alguém decidiu cometer o "Pecado Bettencourt" e começar a contratar pessoas que se sobrepõem umas às outras excepto na cabeça do Presidente. O resultado, independentemente da competência dos envolvidos, parece-me necessariamente nefasto e desgastante para a estrutura do SLBenfica.

Algumas dúvidas que tenho:
Que responsabilidades tem um Director Geral nem regime destes?
Que responsabilidades têm no futebol Luis Filipe Vieira, Rui Costa e António Carraça?
Perante jogadores pedidos por Jesus (tipo Eder Luis e afins) que "equação" é tida em conta?
Estará Carraça mais perto do plantel? E que experiência tem para tal? Se Rui Costa não serve para o Presidente, porque serve Carraça? Com base em quê?
O que justifica ter sido afastado em 2008 e agora regressar? O que o fez sair já não tem peso?

Isto poderia, repito, poderia fazer sentido se o Presidente se afastasse do futebol, a responsabilidade passasse para Rui Costa integralmente e este escolhesse alguém para o apoiar e operacionalizar. Mas não só não é esse o caso, como Carraça não é escolha de Rui Costa, mas de Luis Filipe Vieira. Ou seja, tem tudo para correr mal...

A estes três (quatro com Jesus que manda mais do que devia) ainda se vai juntar na próxima temporada Nuno Gomes. É impressão minha ou está a copiar-se o modelo errado do Sporting em vez de dotar o clube das competências que estão em falta, nomeadamente o conhecer mais e melhor os meandros do futebol nacional, a forma como se deve actuar, experiência internacional, competências de liderança, capacidade negocial...

Ainda sobre Carraça, se me dissessem que não devia ter saído da formação e que lá fez um bom trabalho, talvez aceite. Agora, que deve vir encher o futebol do SLBenfica de "pensadores"... acho muito errado.

Este não seria o caminho que eu escolheria, mas estando escolhido desejo que corra pelo melhor.

PS- Continuamos a apostar em "profissionais" e a esquecer os benfiquistas. A identidade do Sport Lisboa e Benfica vai-se reduzindo a cada dia que passa. Primeiro foi-se a dimensão nacional em títulos, agora vai-se a mística, dando lugar a adeptos de outros clubes em posições de decisão.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. JediVermelho19/6/11 23:06

    É de facto lamentável! Quem percebe estas opções!? Contratar alguém que havia sido removido anteriormente do clube, como se explica? E quais as funçoes? E rui costa?
    Exorto aos apoiantes da actual "governação" que dê a sua visão disto

    ResponderEliminar
  2. Rui Costa só lá está para dar crédito a LFV, e Nuno Gomes será mais um trunfo nesse mesmo sentido. Ou é assim tão difícil de compreender?

    ResponderEliminar
  3. Nuno Gomes recusará liminarmente trabalhar com esta direcção. Senão tinha-se retirado este ano.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada19/6/11 23:33

    Pois eu compreendo e muito bem!
    Vieira luta desesperadamente pela sobrevivência e o desespero tira-lhe o pouco discernimento que alguma vez demonstrou! E perdido e desorientado que está, estrebucha e tenta acertar... cometendo estas tonterias!
    Rui Costa serviu-lhe e de que maneira para lhe garantir a reeleição, mas duvido que ainda lhe seja de alguma utilidade! Ambos estão numa posição demasiado periclitante e o crédito de RC já está muito abalado!
    Quanto a Nuno Gomes, tenho dúvidas que alguma vez queira e aceite um lugar na estrutura com LFV na presidência! É demasiado inteligente e demonstrou-o agora não aceitando já essa situação, que para mim tem apenas e só esta leitura!
    O futuro de ambos, LFV e RC, será ditado pela forma como decorrer a próxima época e disso, LFV tem a perfeita noção!

    ResponderEliminar
  5. Aproveitando o esclarecimento solicitado, Geração:

    - Não me parece que o Carraça venha coabitar com o Rui Costa, apesar de achar que até poderiam formar uma dupla de respeito.

    - O Carraça não é benfiquista, mas é competente. Ainda hoje a formação do clube vive do fantástico trabalho efectuado por ele. Do zero (literalmente) construiu uma estrutura competente e profissional. Arrisco-me a dizer que a mais competente e profissional de todo o Grupo Benfica.

    - António Carraça, mais do que um pensador, é um excelente "executante". Tem aquilo que tem faltado mais acima na estrutura: competência na delegação de tarefas...a gente competente, que efectivamente executa conforme solicitado.

    - Não vem resolver todos os problemas do clube, mas vem ajudar (e de que maneira!) a arrumar a casa, uma casa completamente devassada quer financeira, quer sobretudo, desportivamente.

    Espero ter correspondido à solicitação, caro Geração.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Disseste um conjunto de palavras bonitas, mas que raio... e concretizar alguma coisa?

    Ou seja, não é benfiquista mas é competente! Então mas tu achas que ele fez aquilo tudo sozinho? E o mérito do Bruno Maruta? Não há? E estavas a falar também das contratações de muitíssimos estrangeiros para a formação do Benfica? E estavas a falar de jogadores identificados pelo Benfica que, estranhamente, acabavam abordados e contratados pelo Sporting?

    Mas demos de barato tudo isso! O que ele tem para trazer a um clube onde é o Presidente que manda e o treinador que decide (vide caso Nuno Gomes)?

    O Carraça vem para Director Geral. Não vem para executar nada! Vem ser o elo de ligação entre a SAD e o plantel. Que raio de execução é essa?

    O que vem ele arrumar que eu ainda não percebi nessa tua conversa? Então e Rui Costa? E Vieira? Qual o papel dos dois? Carraça vai tomar decisões estruturantes no futebol? E se Vieira decidir fazer-lhe o que fez no passado ao tomar ele decisões que Carraça não se revê?

    (foi isso que o fez sair do Benfica - as entradas de João Alves e Rui Aguas pela mao de Vieira)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso (ou se calhar não!) gostei do teu post e acho pertinente em certos aspectos.
    O homem lá terá as suas competências, mas vai haver conflito naquele confusa hierarquia.
    Aguardo desenvolvimentos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Dois Directores de Futebol:
    António Carraça e Rui Costa
    ... e três directores de Comunicação;
    Ricardo Maia,
    João Gabriel
    Ricardo Lemos

    ...isto nem nas estruturas pesadas do Estado novo, é muita gente Geração, mete lá ordem nisto.

    ResponderEliminar
  9. JediVermelho20/6/11 00:05

    RedNight, admites, implicitamente, que o SLB está uma bagunça. Obra e graça de LFV, certo? Daí a vinda de AC, certo? Mas se ele LFV vai delegar menos, não se percebe esta entrada! Ou LFV está a proteger Rui Costa de ser bode expiatório, protegendo-se dos benfiquistas? Não se percebe nada mesmo!
    Rui Costa, a cada dia que passa, perde mais crédito graças à atitude lambebotista que mantém e à coluna vertebral ao nível de uma barata que demonstra! E Nuno Gomes ao ver isto, ao menos saiu com dignidade, para não ser arrumado a um canto, servindo de garantia dos votos dos "nunogomistas"! Ainda prevejo que ele vá reaparecer lá para Outubro de 2012... Se aparecer um candidato credível à liderança do SLB. Mais competente que LFV (no futebol pelo menos) não será difícil!

    ResponderEliminar
  10. VEJAM O BLOGUE

    O POLVO DOS PAPALVOS

    VAI POR LÁ INFORMAÇÃO

    AVASSALADORA

    SOBRE A BANDALHEIRA DA BOLA


    VEJAM ANTES QUE ACABE

    ResponderEliminar
  11. e o DN que afirma que o Benfica quer 25M€+Garay+Drenthe(emp), referindo que fontes próximas do processo afirmam que o Real quer baixar para 22M€ e colocar Sarabia em vez de um dos dois já referidos, credível... LOL

    ResponderEliminar
  12. Julio Moreira20/6/11 11:03

    Amigos
    Estou cada vez mais desolado e descrente com o futuro.
    Quanto a mim mais uma pessoa não faz sentido. Porque não é de quantidade de que se carece, mas sim de qualidade, organização e rigor.
    Dando de barato que se precisava de alguem, vamos buscar quem já lá esteve?
    E porque carga de água Humberto Coelho não tem capacidade para integrar a estrutura do seu clube?
    Não entendo e estou cansado de chamar a atenção para os erros que se cometem e são sempre os mesmos.
    Derrotarem os mafiosos do Porto desta maneira? Deixem-se de brincadeiras.
    Para o fazer, e sem corrupção que é coisa que os benfiquistas não querem no seu clube, temos que ser muito melhores.
    Com esta gente isso, em definitivo, não é possivel.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking