O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 14 de junho de 2011

AG - direito à palavra dos sócios

. 5 comentários
A AG logo à noite não pode ser para «cumprir calendário». O facto de a ordem de trabalhos ser apenas a votação do orçamento e de ser marcada para meio da semana não quer dizer que os benfiquistas que possam não estejam presentes. A mim só a ausência de Lisboa me impede de estar, mesmo que já tenha lido conversas de ameaças a algumas pessoas que nem quero acreditar.

Todas as AG contemplam no final o direito à palavra aos sócios. Faz parte dos estatutos do Benfica e por isso acho que deviam olhar para esta oportunidade como o espaço e local certos para falarem e questionarem a direcção.

Eu, se pudesse estar presente como gostaria, iria inscrever-me para falar e antes de colocar as minhas questões iria pedir autorização ao presidente da AG para solicitar a saída de jornalistas da sala, bem como de todos os elementos presentes que não fossem sócios ou não tivessem quotas em dia.

Depois disso, iria solicitar ao presidente do Benfica, se ele tivesse possibilidade e disponibilidade para responder, o esclarecimento de algumas questões:

Há dois anos foi anunciado um ambicioso contrato com a Sagres. 12 anos de duração e mais de 3 milhões por ano para ter a marca nas costas da camisola do plantel principal, o nome da bancada e o patrocínio principal de todas as camisolas das modalidades de pavilhão, passando mais dinheiro assim para as modalidades. Verifico agora que as modalidades não têm qualquer patrocínio da Sagres. Alguma coisa se alterou neste contrato ou recebemos o mesmo e damos menos visibilidade à Sagres?

Na qualidade de accionista principal da Benfica SAD, gostaria de perceber qual a função, responsabilidades, e descrição de funções do Sr. Rui Costa, Administrador da SAD?

Sem que coloquemos em causa a capacidade ou competência porque não tenho qualquer habilitação para isso, muito menos colocar em causa a idoneidade pessoal dos visados que quero respeitar, gostaria de perceber a mais-valia de ter nos quadros do Benfica ex-funcionários do de clubes rivais como o Dr. Paulo Gonçalves e o Sr. Jorge Gomes? Volto a dizer que não quero fazer julgamentos de competência ou desrespeitar as pessoas em causa, mas apenas perceber o que trazem de mais-valia para o Benfica.

Está em condições de garantir aos sócios do Benfica que o jogador Fábio Coentrão só sairá do Benfica mediante o pagamento integral e a pronto da respectiva clausula de rescisão de 30 milhões de euros prevista no contrato? Se não estiver, que condicionantes colocam em causa essa intransigência sobre uma clausula assumida contratualmente pelo agente do jogador, tal como o vencimento que cumprimos sempre com ele?

Gostava de elogiar a reorganização do departamento de comunicação. Não me parece que já esteja concluída porque continuam a faltar pessoas e competências, mas gostava de elogiar as alterações recentes e questionar se no futuro haverá uma maior preocupação interna em acabar com a «cristalização» de algumas pessoas no Benfica que se tornam autênticos mini-poderosos que acabam por ser más influências e ter objectivos além das vitórias do Benfica?

Para quando a prometida AG de sócios para discutir em sede própria a questão dos direitos de transmissão televisiva? Aproveito para solicitar que se pronuncie sobre a parceira com a Olivedesportos face aos acontecimentos que se deram nos últimos meses ou no último ano, com episódios vergonhosos?

O que justifica a situação actual de indefinição contratual do jogador Nuno Gomes, ao fim de 12 anos com a camisola do Benfica? Não reclamo com isto a renovação ou não, ainda que considere que a justificou em campo e fora dele e acho que o treinador deveria ser chamado à atenção de que não é ninguém para tratar assim um capitão do Benfica. Mas o que gostaria de perceber é porque o tema chegou a este final desgostoso e que só envergonha o Benfica, ao ponto de qualquer decisão agora será totalmente insatisfatória, algo que não tinha acontecido se o assunto fosse tratado em tempo devido.

O que justificou o apoio do Benfica ao Dr. Fernando Gomes para a presidência da Liga de Clubes e face ao vergonhoso tratamento que foi dado ao Benfica na época passada e ao fechar de olhos a situações ilegais que continuam a acontecer nos rivais, porque o Sr. Luis Filipe Vieira não se demarcou já desse apoio?

Ano após ano o parceiro do Benfica para os equipamentos parece que se esquece da tradição do Benfica, dos brilhantes e absolutamente divinos equipamentos vermelho e branco como principal e todo branco como alternativo. O que tem impedido do Benfica de se opor a equipamentos que se desviam totalmente da nossa tradição, inclusivamente apresentando modelos e cores horríveis?

Qual a avaliação do Sr. Luis Filipe Vieira de uma temporada, dentro do que apelidou de mandato desportivo, onde o Benfica se arrisca não obter nem um título de campeão contra uma hegemonia quase assustadora do nosso rival Porto?

O que justifica o capitular das nossas modalidades de pavilhão nas finais dos respectivos campeonatos que disputaram? Na sua perspectiva o que justifica esta situação, sabendo eu que o Benfica não pode ganhar sempre, mas que por outro lado não ganhar é sinal de má prestação?

Que vantagens vê o Sr. Luis Filipe Vieira na sulamericanização do Benfica que hoje em dia tem muitos atletas da América do Sul ao invés da aposta na formação e em atletas jovens e também outros experientes de campeonatos europeus?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. Devo dizer-te desde já que não concordo nada com isto! As perguntas podem até ser legítimas... mas feitas na AG e não ao modo de recado num blog.

    Sinceramente não vi maldade nenhuma nas tuas questões, nem sequer vejo nelas qualquer ataque seja a quem for, apenas o facto de se não podes ir, acho que se torna desnecessário colocá-las aqui... mas isso é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. João Couto14/6/11 14:40

    Já conseguiste o que querias, se é que sabes o que queres!!!

    O grande problema do Benfica, é muitos benfiquistas como tu, considerarem: "(...) o Benfica não pode ganhar sempre, mas que por outro lado não ganhar é sinal de má prestação"

    Para os atletas do Benfica, ganhar é uma obrigação e perder uma incompetência e mau profissionalismo. Para se exigir empenho aos atletas não podemos estar sempre a dizer-lhes que só aceitamos a vitória. São muitos segundos lugares, ou seja, o primeiro dos últimos e talvez o grande problema, além das arbitragens, sejam os adeptos...

    Humildade, humildade, humildade, é disso que o Benfica precisa e ela tem de começar nos seus adeptos!!!

    Falas em equipamentos?!?! Querias que o Sport Lisboa e Benfica perguntasse ao SouBenfica qual a sua preferência? É que para te perguntar a ti também tinha de me perguntar a mim, e eu gosto dos equipamentos.

    Mas digo-te, preferia que o Benfica adoptasse os equipamentos que achas que são os correctos, face ao teu benfiquismo, pela simples razão que eu não iria fazer uma crítica que fosse.

    Vivo para o Benfica (no que ao futebol diz respeito, claro!) e não pretendo que o Benfica viva para mim. Eu sozinho não sou nada, junto contigo e todos os outros sou enorme, por isso aceito que os representantes de todos nós decidam os destinos do clube. Logo depois há outros para escolher... Mas tem de ser melhores e não apenas saberem criticar!!!

    E, sim, também gostava de fazer perguntas, mas sei que mesmo que me fossem respondidas, elas continuariam a servir para muitos não se calaram. Ou achas que as respostas satisfazem os interlocutores quando estes já as "conhecem" e na forma que lhes agrada?

    Eu perguntava: Rodrigo custou 6 milhões? - Não, responderiam-me! Diz-me lá, acreditavas na respostas?!?!

    Numa coisa és inteligente, não defendes as tuas posições, pois nunca comentas nada, olha que aprenderias muito se o fizesses...

    Quanto ao resto tens de saber o que é uma "Ordem de Trabalhos"!

    ResponderEliminar
  3. Estou contigo nesta, João Couto.

    Acho que este tipo de coisas tipo "se não me agarrassem eu ia-me a eles..." desnecessárias.

    Um gajo ou vai lá e pergunta ou não vai e cala a boca.

    Por outro lado, acho que as questões são legítimas e mostram preocupação face a alguns dossiers, mas como dizes e bem seria um formato assim que mudava alguma coisa?

    Desnecessário, SouBenfica. mas obviamente é apenas a minha opinião, atenção.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada15/6/11 01:04

    Deixa-me ver se percebo! Neste blog critica-se forte e feio a gestão de Vieira. Dão-se opiniões, fazem-se perguntas, barafusta-se, dão-se conselhos...
    E agora o SOUBENFICA devia estar quieto? Venho aqui todos os dias e vejo e colaboro com os meus comentários, e agora chegam à conclusão de que não é num blog que se deve colocar questões?
    Claro, que a Assembleia é o lugar certo para tal, mas isso não impede que aqui se faça eco nas nossas dúvidas, inquietações e interrogações!
    E Já agora: Estive na Assembleia que decorreu com algum decoro por parte dos sócios. Pena é que esse decoro fosse manchado pelas bocas ameaçadores de Vieira que se dirigiu a nós com um: "Não tenho medo de vocês" e continuou a sua rábula sempre ao ataque com um palavreado digno de um arruaceiro ou de um qualquer bêbado à porta duma taberna...
    Ao que chegou o nosso Clube!

    ResponderEliminar
  5. julio moreira15/6/11 11:54

    O texro é bom. As perguntas pertinentes. Claro que feitas no local possivel porque, se calhar, a pessoa não podia lá ir.
    Agora vamos ver mais alguns pontos.
    A questão da época passada tem que ser vista duma perspectiva mais de melhorar o que, indubitavelmente, correu mal, do que o arrasar pura e simplesmente LFV.
    É pá estivemos em varias competições, ganhamos uma, noutras não ganhamos mas estivemos lá e demos luta.
    Ainda ontem aqui lembrava que o Benfica conseguir ganhar uma Liga equivale, face á corrupção existente, a três ou quatro do Porto.
    Isto é inquestionavel e só um um fulano que não seja benfiquista é que não vê.
    Como ganhou o Porto a vantagem inicial no preterito campeonato? Não foi á custa do prejuizo infligido ao Benfica pelos arbitros corruptos do costume? E depois o Benfica teve que andar atrás do prejuizo enquanto o Porto andou, confortavelmente, na maior. Isto foi assim, ou estou a inventar?
    Agora a apregoada melhoria no Gabinete de CS eu ainda não a descortinei. E bem precisa que é.
    Não podemos continuar reféns do Record e da Bola que têm agendas e objectivos proprios, na maioria dos casos não coincientes com os nossos.
    Porque LFV não sabe counicar. E deve ficar calado.
    Reparem neste exemplo. No ano passado o Benfica, na sequencia dos roubos das primeiras jornadas fez um cagaçal desgraçado ameçando até com a não comparencia na Taça da Liga. E tinha razões para isso porque os roubos foram propositados.
    Aqui há um mês, no balanço da época, o mesmo LFV vem dizer que não acredita que os prejuizos tenham sido propositados.
    São estes tiros nos pés que, ficando LFV calado, e o GCS a falar se evitariam seguramente.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking