O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

A luta que o Benfica não pode vencer sozinho

. 7 comentários
No dia em que o Benfica anuncia o encetar de negociações com Pais do Amaral (TVI), visando a cedência dos seus direitos televisivos, apetece-me dizer o seguinte:

Em primeiro lugar que acho bem, e que neste aspecto a minha opinião não diverge muito da de outros colegas deste blogue, que por diversas vezes se têm referido a este tema. Identifico, tal como eles, a Olivedesportos como uma peça importante do Sistema, e se o Benfica conseguir contribuir (por pouco que seja) com uma pequena afronta ao poder (falta saber com que custos), será sempre um acto de coragem bem recebido pelos benfiquistas.

No entanto, e esta é a minha contribuição para um tema já muito rebatido, há aspectos que me parece que têm sido um pouco esquecidos nas análises que se fazem, e que são para mim da maior importância:

O primeiro, é que vejo muitos números atirados para o ar. Vejo o Benfica e os Benfiquistas (mais uma vez) com a mania das grandezas, o ah e tal do costume de que somos o clube dos 6 milhões, e que se o FCP recebe 20, nós temos de receber pelo menos 30 ou 40 milhões por ano.

O segundo, é que me parece que tem havido da parte de muitos benfiquistas um erro de julgamento muito grande: o erro de pensarem que o Benfica sozinho tem força para destruir a Olivedesportos, ou para dar, com a cedência dos seus direitos televisivos a uma outra entidade, a tal machadada no Sistema que o feriria de morte. Na minha opinião, não tem.

É importante que se perceba que, mesmo que tal aconteça, mesmo que o Benfica acabe por ceder os seus direitos televisivos a outra entidade, o Benfica não sairá da SportTV. Os 15 jogos que o Benfica faz fora de casa continuam lá. O que não continua são 10 jogos do Benfica no Estádio da Luz. Sim, porque os outros 5 jogos em casa são transmitidos em sinal aberto.


Ora, são estes 10 jogos que vão retirar assinaturas à SportTV? Puro engano na minha opinião. Em primeiro lugar, porque tal seria presumir erradamente que os Benfiquistas que subscrevem a SportTV só o fazem por causa dos jogos do Benfica, e que estes, por deixarem de ver 10 jogos do seu clube vão a correr romper o contrato (como se a SportTV fosse apenas o Benfica). Em segundo porque, como já referi, mesmo que o Benfica rompa com a Olivedesportos, são mais os jogos que lá ficam do que os que saem. E em terceiro porque, ironicamente, no caso de cedência dos direitos televisivos a uma outra entidade, seriam os Benfiquistas os maiores prejudicados, que para além de já pagarem 40 euros pela SportTV, iriam ter de pagar mais 20 ou 30 para ver os outros 10 jogos que deixariam de ver num canal que já pagam.

Quem seriam então os beneficiados (ou não prejudicados) da saída do Benfica da SportTV? Ironicamente, seriam os 30 ou 40 mil Lisboetas que têm a possibilidade de ver os jogos do Benfica em casa no Estádio da Luz, e que por isso em nada seriam afectados por mais um encargo.

Outra coisa que me custa a perceber é a leviandade com que se atiram números para o ar. 40 milhões/ano? Por 10 jogos?! 4 milhões por um Benfica X Naval?! A Naval que no último jogo abriu as portas ao público e teve 800 pessoas no estádio?! Tenho dificuldade em acreditar nesses valores.

Seja como for, o valor do contrato não é para mim o ponto fundamental da questão. O ponto fundamental é concluir que com ou sem Benfica, a Olivedesportos e a SportTV manter-se-ão exactamente como estão. O segundo ponto fundamental é perceber que esta é uma guerra que o Benfica não pode vencer sozinho.

Talvez a hipotética saída do Benfica fosse, para a Olivedesportos, um sinal amarelo mas, nunca um sinal de alarme. Será sim um sinal de alarme no dia em que o Benfica deixar de estar sozinho nesta luta, e quando tiver a seu lado os maiores clubes portugueses numa luta conjunta, em beneficio, não apenas do clube A ou do clube B, mas de todos os clubes em geral e de todo o futebol português.

O que me parece óbvio é que na actual conjectura, o entendimento dos maiores clubes ao mais alto nível é uma tarefa impossível. Benfica, Porto e Sporting teriam de estar juntos nesta luta. A juntar a isto, com 90% dos clubes portugueses à beira da falência, a Olivedesportos reina como quer, possibilita que os clubes vão sobrevivendo mas sem nunca lhes dar a possibilidade de serem independentes e serem capazes de caminhar sozinhos. O compadrio, a falta de coragem e as dívidas de gratidão são tantas, que ninguém ousa sequer questionar um poder de que dependem e que muitas vezes os salvou. Assim sendo, o mais provável é mesmo manter-se tudo como está. A Olivedesportos continuará a reinar, com ou sem Benfica.

Aguardo portanto com expectativa o desfecho destas negociações. Se se fizesse uma sondagem junto dos sócios do Benfica a decisão seria óbvia, e o Benfica sairia mesmo da SportTV. O que me parece é que há mais variáveis em jogo do que aquelas que a emotividade dos adeptos reclama, e que a decisão da direcção deve encontrar o balanço certo entre a emoção e a razão.

Pessoalmente, acho que o Benfica deve sair da SportTV SE conseguir uma melhor oferta fora da Olivedesportos. Não deve sair só porque quer ser rebelde e afrontar o Sistema. Temos que ser corajosos e lutar pelo que é nosso mas não podemos ser suicidas. Somos grandes, somos muitos e achamos sempre que podemos vencer tudo, e muitas vezes as contas saem-nos furadas. Podemos acabar por vencer esta guerra e dar um bom exemplo que possa ser seguido por outros. Ou podemos também acentuar ainda mais a diferença em relação a muitos clubes (não apenas em relação ao FCP), e tornar-mo-nos num clube ainda mais isolado.

O meu receio, o meu único receio é a engrenagem do Sistema, o preço que pagaremos pela afronta, quer dentro quer fora do campo. Não é isso, afinal, o Sistema de que todos falamos?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. 5 jogos em casa são transmitidos em sinal aberto mas também são pagos... e se os jogos forem TODOS transmitidos em sinal aberto?

    "para além de já pagarem 40 euros pela SportTV, iriam ter de pagar mais 20 ou 30 para ver os outros 10 jogos que deixariam de ver num canal que já pagam"... a maioria dos Benfiquistas não paga isto! mas muitos se calhar até estavam dispostos a pagar 5 euros em pay per view por jogo ou 15 euros de mensalidade... e ainda ficariam a poupar em relação aos 40 euros pedidos pela sportv. ou não pagariam mais se fosse em canal aberto...

    "seriam os 30 ou 40 mil Lisboetas"... até parece que só lisboetas é que vão à luz e até parece que a capacidade do estádio não é 62 mil. aliás 30 mil é a assistência nos jogos fraquinhos.

    "4 milhões por um Benfica X Naval?" até parece que a um Benfiquista faz muita diferença qual é o jogo. não sei se 800.000x5 euros =4M será assim tão irrealista. porque acredito que metade do valor seria pago por outros meios como publicidade ou por exemplo pela MEO para ter o exclusivo. e se só houvesse os tais 5 jogos em canal aberto, estes facilmente seriam mais caros para quem tivesse esse exclusivo.

    irrealista é se pensar que a marca Benfica não é de longe a mais forte e cobiçada! ou porque será que a SIC só escolhe os jogos do Benfica para transmitir na actual Liga Europa?

    ResponderEliminar
  2. Eagle One3/5/11 22:08

    Essa dos 5 jogos em canal livre é para rir, o Benfica se quiser nem um jogo é transmitido para Portugal, vendendo os direitos de transmissão só para o mercado internacional e "doando" aos Pais do Amaral os jogos na Luz, para fintar a tal obrigatoriedade dos 5 jogos em canal aberto.
    Recordo-te que a Sporttv já perdeu os jogos da Liga Espanhola para o Rangel a partir de 2012 e a Liga Inglesa está a ser disputada com o Pais do Amaral, com a certeza de um novo canal de desporto na cabo. Jogos do Benfica fora ou vejo numa Casa do Benfica ou num café próximo de casa, por isso não há problema.

    ResponderEliminar
  3. Acho que tens 100% razão. Mas alguém tem que começar a rebelar. E se o Benfica foi sucedido porque não mais clubes a seguirem-lhe o caminho? O Sportem já começa a perceber que o sistema não vai a baixo, como há uns tempos escreveu Fernando Guerra - ainda antes da época começar -, "aquilo tremeu, mas não caiu", e agora todos vemos que ele tinha razão.

    Outra coisa, quando dizes "as dívidas de gratidão são tantas" dos clubes relativamente à Olivedesportos, não te nos esqueçamos que era por esse "argumento" que Vieira apelava sempre ao "primeiro a olivedesportos, a quem muito devemos".

    Temos que fazer alguma coisa, eu sinto-me de mão atadas contra este nojo Português de futebol. Já me apanhei a chorar umas vezes por esta merda.

    ResponderEliminar
  4. Este é dos poucos posts que escreveste ultimamente com que eu concordo em mais aspectos do que discordo.

    No entanto, tenho discorod de alguns aspectos importantes: primeiro o facto de 5 jogos darem em canal aberto não quer dizer que o Paes do Amaral os ceda de graça. O Oliveira não cede os jogos gratuitamente, vende-os a quem dá mais.
    O mesmo acontecerá com o Paes do Amaral. Tão simples quanto isso.

    Segundo, ao assinar contrato com um concorrente do Oliveira está-se a fortalecer a concorrência para desviar vários clubes pequenos da esfera de influência dele. E acredito que haja bastantes clubes interessados em maior concorrência, especialmente clubes de média dimensão como o Guimarães, Setúbal, Braga, Marítimo entre outros.

    Para além disso, e como já foi mencionado apesar de o valor da SporTV não ser só o Benfica mas sim os campeonatos estrangeiros o facto é que já perderam os direitos de transmissão do campeonato espanhol e do Inglês está tremido...

    Sem o campeonato espanhol e inglês e Benfica qual o interesse da SporTV para os portugueses Redmoon?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/5/11 23:40

    Paes do Amaral para aqui, Pais do Amaral para ali...

    Esperem lá: "No dia em que o Benfica anuncia o encetar de negociações com Pais do Amaral (TVI)"??!?!?!?!

    O que isso tem de parecido com: "esta Sociedade têm mantido conversas preliminares sobre os direitos televisivos (...) O valor dos referidos direitos por cada época desportiva não foi ainda objecto de qualquer negociação (...) A PPTV tem um direito de preferência até à época 2015/2016."

    Mas tá tudo doido????

    Quanto ao resto, nada de novo face ao que há muito em venho dizendo. O SLBenfica nunca vai sair do Joaquim Oliveira e nunca vai ganhar sequer 30M quanto mais 40.

    Mas pronto... isso sou eu que sou abutre.

    ResponderEliminar
  6. ripa na rapaqueca4/5/11 01:49

    gb: abutre nao pareces.. mas um convencido do crl és.
    falhas como todos. e se calhar um pouco mais que a maioria numas coisas q outras.

    ResponderEliminar
  7. Zigofrigo4/5/11 03:15

    Um post bem interessante, muito lúcido em relação ás dificuldades que o Benfica ainda tem de enfrentar para derrubar o sistema, mas acima de tudo sem aquele fio condutor, tão negativo para o nosso clube e sempre seguido por este blogue!

    Dito isto, há coisas que concordo outras que não. Por exemplo, estou quase a deixar a SportTv, só não o fiz, ainda, porque me recuso a partilhar espaços onde posso ver o Benfica com os andrades corruptos. Mas no dia que o nosso clube sair da SporTv eu saio de imediato! Acho também que sofrerão um enorme impacto com a nossa saída, seremos o único e primeiro clube a fazê-lo e terão dificuldades em lidar com a situação! Manterão a mesma postura ou ver-se-ão obrigados a baixar a guarda (senão poderá ser retaliação) para manter clientes???

    Depois e apesar dos muitos lucros, as coisas vão piorar e há concorrência a aparecer! Apesar do que diz o GB, sempre convencido que tudo não passam de manobras de LFV para no fim fechar o contrato com o Oliveira, é óbvio que pode realmente acontecer mudanças, a não ser que eles cubram a melhor proposta e, se isso acontecer, que paguem bem já que nada podemos fazer, excepto que só temos que renovar (no máximo) até 2015!

    Há um facto que abona em favor da mudança ou da dificuldade da Olivedesportos em renovar o contrato. Corruptos e submissos (realmente, parece que começam a despertar...) já o fizeram e se o Benfica estivesse tão aflito, como já li por aqui, já tinha cedido, até porque entrava já dinheiro em caixa, uma vez que dividiam o valor pelo números de anos e sendo que o Benfica recebe tão pouco...

    É certo que este anunciar de negociações com outros agentes, pode muito bem ser um factor de pressão, mas o contrário é que era ridículo. Há sempre quem critique, quer se tenha o cão, quer não...

    Acho que de momento os valores não são o mais importante, claro que terão de ser superiores aos outros dois grandes, mas era uma boa machadada o sistema saber que começam a aparecer concorrentes e dispostos a pagar bem mais! Para a Sportv abanar, e bem, bastava ficarem sem o futebol inglês, espanhol e a liga dos campeões!

    Caso os direitos fossem para a TVI, apenas poderiam transmitir 5 jogos em canal aberto, e os restantes teriam de o fazer na TVI24! Se pagassem 2 milhões por jogo seriam 30 por época, é muito dinheiro!!! Difícil de acreditar, mas pode haver outras estratégias por detrás, como criar, no futuro, um novo canal temático e ceder os jogos de sinal aberto à TVI ou a outra qualquer estação como faz a SporcoTV!

    Não receies a engrenagem do sistema, nem o preço que pagaremos pela afronta, pela simples razão que ele já está nos limites! Dão sempre a sensação que têm sete vidas e, se for esse o caso, acho que elas se estão a esgotar! Claro que ainda temos muitos anos pela frente com muitos árbitros adeptos dos corruptos e subservientes do sistema, mas a mudança nos Estatutos e a nova postura do presidente do Sporting parecem querer indicar que as coisas podem mudar!

    Assim que todos perceberem quem quem manda não obedece à cartilha mafiosa que reina vai para trinta anos, muitos levantarão a crista, sendo certo que outros, de tão depenados que estão, vão continuar a venderem-se por pequenas migalhas, só que com uma arbitragem mais aleatória já não terão tantas certezas e restará os empréstimos de jogadores...

    As coisas já não vão depender exclusivamente dos clubes e isso pode ser a machadada final, lenta mas inevitável!

    Só receio que Portugal esteja totalmente contaminado pelo vírus da corrupção, e aí, nada salvará o Benfica, pois somos o alvo a abater, a não ser... que todos rememos para o mesmo lado e esqueçamos os ódios de estimação...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking