O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 24 de abril de 2011

Saber mostrar o descontentamento

. 11 comentários
Como qualquer benfiquista de sentimento, não fiquei propriamente entusiasmado com a conquista da Taça da Liga. Não só porque se trata, claramente, de uma competição inferior face à Taça de Portugal e ao Campeonato.

Como todos sabem ser uma "regra" minha, apenas estive em Coimbra porque não tive encargos com a aquisição dos bilhetes, sendo essa a única condição para (em Portugal) ver jogos do SLBenfica fora do Estádio da Luz.

O jogo não foi propriamente entusiasmante em termos de qualidade, o próprio Jorge Jesus disse na conferência de imprensa que o SLBenfica "só aguentou" 60 minutos e daí em diante teve grandes dificuldades físicas.

Obviamente que os benfiquistas pediam, e foi também pedido aqui no blog por alguns escribas, uma vitória inequívoca, inapelável e convincente. Não só pela dinâmica do Paços - muito por "culpa" do nosso David Simão - mas também devido ao tal cansaço dos jogadores, essa exibição e vitória não foi possível. Claro está que o incompetente do Pedro Proença ainda meteu um dedinho na história, mas como sabem recuso falar de arbitragens quando nós próprios não fazemos tudo.

Como se o cansaço e a vitória magra não bastassem, ainda se assistiu ao "desprezado" Moreira a ser eleito o melhor em campo, com mais serviço que o Cássio e ainda a exibições displicentes como a de Cardozo.

Percebo, por isso, a imagem que hoje vi na televisão de Jorge Jesus no momento do apito final (quase parecia um "ufff...") e percebo também o descontentamento dos adeptos pela desilusão desta temporada, tendo ainda que aceitar ouvir o treinador a considerar-se uma luz no destino do SLBenfica e o Presidente a esconder-se das responsabilidades, o inverso do que fizera quando fomos campeões.

Agora há uma coisa que não entendo: Desacatos e insultos aos jogadores? Darem-se ao trabalho de ficar a espera dos jogadores para os interpelar e insultar? Desrespeitar o capitão de equipa ao ponto de recusar os seus agradecimentos?

ISSO NÃO, MEUS AMIGOS!

Atenção: Não confundam este meu desacordo com estar a considerar que os jogadores devem estar imunes ao descontentamento dos benfiquistas. Nada disso! Quem conhece as minhas opiniões sabe perfeitamente que não há em mim espaço para "endeusar" os jogadores.

O que não se pode fazer é descarregar as frustrações de uma temporada em cima dos jogadores e esquecer todas as acções internas do Clube que condicionaram as suas prestações.

Na minha opinião, os jogadores são os últimos culpados desta situação. E mesmo que tivessem sido os mais culpados, não era com insultos que se demonstrava essa situação.

Enquanto os responsáveis pelas situações continuarem a passar incólumes a todas as responsabilidades e continuarmos a "queimar" jogadores e treinadores...

PS- Ainda acham o David Simão "apenas" um jogador jeitoso formado no SLBenfica? Quem decide contratar o Menezes ou Eder Luis e vê o David Simão, devia sentir vergonha...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. " Quem decide contratar o Menezes ou Eder Luis e vê o David Simão, devia sentir vergonha.."

    Nem mais caro GB,nem mais! Qt dinheiro está empatado nesses dois q podia ser canalizado para um grande jogador ou para, por exemplo, segurar Maxi e Coentrão? Ou, quiçá, para reforço de tesouraria e assim aliviar a necessidade de vender os melhores...enfim...tanto dinheiro mal gasto...

    Em relação aos protestos. Tb não gosto mas se há alguem com moral para protestar são aqueles q estão sempre com a equipa, em qqr estádio do mundo, faça chuva ou faça sol, estádio amigável ou estádio inimigo. Estão lá sempre.

    ResponderEliminar
  2. "recuso falar de arbitragens quando nós próprios não fazemos tudo"... um perfeito disparate! quem é que pode fazer tudo quando leva uma amarelo injusto e fica condicionado para o resto do jogo? ou quem é expulso? ou quem fica lesionado?

    ResponderEliminar
  3. deviam era levar ainda mais insultos!! estes homens ganham milhares de euros todos os meses, e dão-se ao luxo de não mostrar a máxima raça e atitude com aquela camisola ao peito? PUTA QUE OS PARIU!! jogo futebol distrital e todos na nossa equipa damos o máximo todos os jogos, corremos e esfolamo-nos todos e os jogadores do Benfica não fazem o mesmo mas o que é isto? o problema é exactamente este, ninguém aperta com eles ninguém lhes chama nomes e lhes faz sentir com medo e raiva para a soltarem dentro de campo... assobia tudo para o lado. Nos andrades se esta crise se instalasse era o terror para eles, nós é que somos uns mansinhos e esta mentalidade tem de mudar. Eles são adultos e têm é mais que ouvir de pessoas que fazem milhares de klm para os ver e eles nao retribuem com raça. Eles representam um clube lutador e neste momento nao lutam, ora pois bem, tem de ouvir!! Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. FCdaFruta24/4/11 13:29

    Realmente. É de uma estupidez tremenda o que alguns adeptos fizeram no fim jogo... Quando o nosso capitão foi dar a camisola...

    Ainda por cima ainda estamos numa prova extremamente importante que pode ser ganha. Tudo o que menos precisamos é de conflito. Deviam estar a apoiar o clube em vez de vaiar. E depois no final da época fazem o balanço e tiram as conclusões... Isso sim era a postura que esses adeptos deviam ter.

    Há que destacar o grande Moreira pela exibição. O David Simão também, porque realmente tem muito valor...

    A vitoria inequivoca volto a dizer que o que a determinou foi aquele auto-golo que voltou a relançar a partida... Mas no futebol há dessas coisas... E o glorioso esta época é só benesses dessas... O auto-golo foi mais uma. Nos 2 jogos com os corruptos, houve a do Roberto e neste último do 3º golo dos corruptos o desvio do Javi.

    ResponderEliminar
  5. um post bem conseguido fica estragado pela frase ridicula do fim.

    david simao e realmente muito bom, com muito potencial, mas atencao, nao lhe exijam que renda no benfica imediatamente o que rendeu no paços.

    so que falares do menezes... o menezes chegou ao benfica ha 2 anos, ainda o simao estava longe do nivel que tem agora. e o eder luis chegou ha ano e meio, idem.

    defendo a presenca do simao no plantel no ano que vem. e tambem vos digo que nao fico transtornado se o salvio nao ficar, pois o nosso onze e demasiado ofensivo e descura a defesa. se ele ficar, esse problema fica tambem.

    ResponderEliminar
  6. Se o David Simão não tivesse sido emprestado este ano ao Paços de Ferreira, provavelmente neste momento tinha apenas 3 ou 4 jogos e estaria de saída do Benfica. Acho muito importante estes empréstimos dos jovens jogadores. É jogando e mostrando se têm qualidades que podem voltar ao Benfica com REAIS condições de serem titulares.

    Agora é importante que haja no Benfica quem siga estes jovens jogadores ao longo da época.

    Creio que pelo que David Simão fez esta época, mostrou claramente que tem lugar no plantel do Benfica na próxima época.

    A mesma certeza não tenho, por exemplo, para o Nelson Oliveira, que apesar de achar que pode vir a ser bom jogador, não mostrou no Paços de Ferreira ter hipóteses de lutar pela titularidade no Benfica.

    Eu não quero ter jogadores das camadas jovens do Benfica no plantel só para poder dizer que os tenho. Eu quero ter jogadores das camadas jovens do Benfica com REAIS condições de serem titulares ou sérias alternativas aos titulares.

    PS - O Éder Luis foi um claro caso de não adpatação, como o próprio referiu.

    O Menezes tem pés com qualidade, mas a velocidade não acompanha essa qualidade, penso que seria importante um empréstimo a um clube da primeira liga.

    ResponderEliminar
  7. Só pelo " P.S. " já valeu a pena ler o comentário.
    Excelente Páscoa GB !

    ResponderEliminar
  8. Eagle One24/4/11 19:33

    Tanto choro, por um ano menos conseguido. Pois bem, nem que tivéssemos perdido ontem a Taça da Liga e sermos eliminados pelo Braga na Liga Europa, eu quero ver Jorge Jesus no Benfica nas próximas 8 temporadas. Tenho a certeza que iremos mais vezes para o Marquês festejar campeonatos e iremos matar o borrego Europeu desde 1962, mas sempre com o comando de JJ.
    Alex Ferguson, chegou ao M. United em 86-87 para ser campeão inglês, aliás um título que fugia desde 1967, e só em 89-90 e quando já pediam a cabeça dele, conquistou a Taça de Inglatera frente ao Cristal Palace...e no ano seguinte a Taça das Taças frente ao Barcelona...o resto da história já todos a conhecem de cor e salteado...mesmo que algures na temporada de 89-90 tivesse por um fio a sua permanência no M. United.

    ResponderEliminar
  9. joao couto24/4/11 20:18

    Como sempre tudo é aproveitado para bater no Benfica. Se não fosse, poder-se-ia dizer que finalmente parece que temos jovens de valor à aparecer e David Simão está em 1º plano, mas não, serve apenas para atacar jogadores e dirigentes.

    Muitos ainda não se aperceberam, que com a sua luta, apenas afastam os benfiquistas.

    ResponderEliminar
  10. O David Simão está a fazer o trajecto indicado! Porém, perante o nível que apresenta, a sua presença no plantel do ano que vem é o passo seguinte! O Menezes é um jogador muito fraco! E digo: se ele fosse português nem estaria já no plantel! Miguel Rosa é outro jogador cujas as duas últimas épocas fazem merecer uma chance. Os jogadores precisam de um/dois anos emprestados para crescer. Se demonstrarem qualidades (o David e o Miguel mostram-na), têm de voltar para acabar a formação junto dos craques! Agora n se admite que o SLB só contrate estrangeiros para crescerem no plantel e n chame um português para isso!

    ResponderEliminar
  11. de acordo com o Gandaia e jedivermelho....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking