O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Berlusconi e Joaquim Oliveira - As Semelhanças

. 2 comentários
Desculpem lá voltar mais uma vez a este tema. Sim... é perseguição ao todo-poderoso homem sombra, Joaquim Oliveira, não pela pessoa, não pelos seus negócios, não pelo seu império... mas unicamente pelo impacto que este seu desígnio de poder tem no meu clube do coração, o SLBenfica. É importante esclarecer que nada me move contra o homem e o empresário que, reconheço, conseguiu montar um Monopólio que poucos de nós enjeitariam criar.

Lembrei-me hoje do paralelismo entre o cada vez mais contestado em Itália Berlusconi e o tuga Joaquim Oliveira.

O primeiro é dono de um enormíssimo império dos media através do Grupo Mediaset, ao qual se junta o cargo de proprietário do Milan e de líder de Governo Italiano. É o que se pode chamar o "pleno" de influência de uma personagem que se distingue pela extravagância, boémia e despudor. A escandaleira é o passatempo favorito, deste líder de um grupo empresarial que opera na vertente da Publicidade (duas empresas), Televisão sinal aberto (quatro canais), Pay-TV, Produção de Conteúdos, Canais de Informação e Desporto, Direitos Televisivos de Modalidades desportivas de top, Online/Web e Tecnologias de Informação.

Mas há mais, com extensões ao mercado financeiro, retalho, etc. Podem consultar todo império aqui, bem como a respectiva cronologia. Se quiserem mais alguns dados sobre o Grupo, podem consultar AQUI.

Em Portugal, há um paralelo a Berlusconi em Joaquim Oliveira, mas eu diria que numa vertente mais low-profile, dado que Joaquim Oliveira assume claramente o papel de homem-sombra, o homem que não fala nem gosta que falem dele, reservando-se ao direito de controlar todos os que com ele interagem atrás de uma poderosíssima máquina de influência social, política, económica e, especialmente, política.

O Grupo Controlinveste, nasceu em 84 apenas e hoje conta com um império impressionante, suportado na sua construção pelos barões da Banca, onde se destacam acordos como os do empréstimo de 200M€ para comprar a Lusomundo, que teve um período de carência de vários anos.

Como Berlusconi, é no poder político e governativo que Joaquim Oliveira dá o salto no seu império, até então limitado ao futebol, direitos televisivos e publicidade estática nos estádios. Em 1998 em parceira com a RTP e PT Multimédia (Estado Português) lançou a Sporttv. Em 2001, novamente com a benção do Estado português, lançou um projecto mais abrangente (Sportinvest Multimédia), desta feita em parceria com a PT, dedicados à distribuição de conteúdos informativos e multimédia na área do desporto, com destaque para o domínio total dos direitos televisivos e multimédia do futebol. Em 2005, como referi, "patrocinados" pelo BCP, adquirem a Lusomundo e nesse processo junta-se a TSF, JN e DN ao Jogo, Sporttv, etc. juntamente com publicações num regime estratégico-geográfico como o DN da Madeira, Açores Oriental, etc. isto além de controlar todo o sector de impressão (Navprinter) e distribuição (VASP) de imprensa.

A Sportinvest Multimédia tem ainda uma posição na Agência Lusa, novamente com ligações ao Governo. Já a Controlinveste tem ainda várias participações financeiras em sociedades desportivas e empresas de telecomunicações assim como controla uma operação no sector do turismo, a agência de viagens Cosmos, que dispõe de um portal de comércio electrónico.

Tal como o exemplo de Berlusconi, Joaquim Oliveira é igualmente detentor de um poder imenso, capaz de influenciar a sociedade, promover ou destituir líderes desportivos, financeiros ou políticos. Atrás dele, como no caso de Berlusconi, há toda uma máquina financeira e política onde a sua protecção é garantida.

Em Itália, Berlusconi tem sido alvo de um crescente número de manifestações contra o líder italiano, cansados das humilhações internacionais a que as suas extravagâncias têm sujeitado o povo italiano, juntamente com os crescentes crimes económicos que têm vindo a lume.

Quando apareceu o "caso BPN", obviamente que Joaquim Oliveira foi apanhado no processo, mas recusou-se a prestar declarações na Assembleia da República (Comissão de Ética), ficando por investigar qual a sua ligação e implicação nesse processo.

Como Berlusconi, o empresário português montou um esquema que só pode ser desmontado por algo maior, muito maior que o seu império e que o poder social dos seus protectores. Só o SLBenfica o pode desafiar, como só o povo poderia desafiar Berlusconi. O Povo saiu à rua para iniciar a queda de Berlusconi, mas o SLBenfica tarda em assumir uma posição firme contra Joaquim Oliveira e em garantir condições para o que me parece mais fundamental de todo o processo: PROMOVER A SAÍDA DE JOAQUIM OLIVEIRA DA SAD DO BENFICA E DA SPORTINVEST DA BENFICA MULTIMÉDIA - que se compre a sua posição nas empresas.

Neste enquadramento, talvez sim... talvez seja complicado alguém vir a desafiar Joaquim Oliveira no panorama nacional, pois seguramente que os patrões políticos e económicos tudo fariam para dificultar essa missão a um concorrente do magnata do Norte. Posto isto, resta ao Benfica lutar pelas condições justas e, acima de tudo (reforço) pela independência total de Joaquim Oliveira.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. NODOA NA 107 GALA DO NOSSO GLORIOSO
    ---------------------
    E QUE NÓDOA MEUS AMIGOS !!!!!!

    ENTÃO NÃO É QUE, ESTANDO EU PREPARADO PARA VER A 107ª.GALA DO NOSSO GLORIOSO COM REDOBRADO PRAZER E DELEITE NO MEU PLASMA, directamente do casino do Estoril, ONDE VI GENTE ILUSTRE E DO ALTO, ATLETAS de agora e de outrora, DIRECTORES, TREINADORES, ADEPTOS, ARTISTAS CONVIDADOS, PARCEIROS E MUITOS OUTROS GLORIOSOS BENFIQUISTAS... DOU DE CARAS COM A NEFASTA ODIOSA E CHUNGOSA PRESENÇA DO mamão/chupista olibeiredo da Sporka-tv, que nos chula e chupa a nossa apetitosa teta, desde há vários anos, sem dó nem piedade, a ponto de a tornar seca???

    Parceiro ele? Mas de quem é ele parceiro? Do BENFICA não é....só se for parceiro do bolso dele!!!!!!!!

    Oxalá a comida lhe tenha dado a volta à barriga e ande de caganeira uma semana, aquele mamão de merda!!!

    Mas é cada tiro no pé que de vez em quando a nossa Direcção dá....

    ResponderEliminar
  2. Desculpa lá ó Geração,
    mas o Olibeiredo para comprar a Lusomundo, pediu à banca (Millénium) 300 milhões e não 200.
    Já devia ter começado a liquidar mas o amigo VARA decidiu prolongar no tempo esse pagamento.

    Quero recordar-te também que pediu 195,5 milhões à ZON.
    Só a esses 2 benfeitores, deve quase 500 kilos de euros.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking