O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Balanço de uma época que ainda tem tudo para ser magnífica...

. 11 comentários
Faz sentido dizer-se que qualquer clube que queira ser campeão nacional depende à partida dele próprio. Mas faz também sentido dizer-se que qualquer vitória está também dependente daquilo que os adversários forem ou não capazes de fazer.

Um exemplo do que digo seria lembrar que Fernando Santos foi terceiro com 67 pontos e acabou a época sobre fogo e brasas; já Trapatoni foi campeão com 65 pontos e os adeptos já pediam que ele ficasse. Domingos somou 72 e não pôde festejar nada. Isto para dizer que na minha opinião, o critério mais justo de avaliação de uma equipa de uma época para a outra é o numero de pontos somados. Em termos teóricos, o Benfica fazer este ano uma época melhor do que a anterior seria somar mais do que 76 pontos que foi o que somou na época passada, isto independentemente de acabar em primeiro ou em terceiro.

Pois dito isto, nesta altura temos menos 3 pontos do que na época anterior, e se no ano passado a época estava a ser excelente, esta não pode andar muito longe. O Benfica tem feito quase o mesmo, o Porto é que tem feito mais. Estamos na Liga Europa, nas meias-finais da Taça da Liga, e com pé e meio na final da Taça de Portugal, competição em que no ano passado falhámos redondamente. Claro, temos a grande desilusão da Liga dos Campeões, o sinal menos da época, competição onde falhámos redondamente, e onde pagámos bem caro alguma sobranceria e inexperiência da equipa e do treinador.

Agora, embora seja ainda muito cedo para fazer balanços, o tempo tem provado que muitos agoiros, sentenças de morte e tempestades em copos de água que por aqui foram sendo lançadas, não tinham razão de ser.

Jorge Jesus voltou a ser um excelente treinador, depois de um ano em que era o melhor do mundo e também de três meses em que muitos o queriam ver pelas costas.

Os reforços, que também eram fracos e dinheiro deitado à rua, têm mostrado que foram apostas acertadíssimas. E sim, incluo Roberto e Rodrigo neste lote. Gaitan, Jara e Sálvio parecem-me óbvios. Falhámos em Fábio Faria, um mal menor na minha opinião. Ninguém acerta em todos.

Os jogadores, que alguns diziam que andavam acomodados, e até houve quem dissesse que os jogadores se cansavam sempre do Jesus nas primeiras épocas e nas segundas só o queriam ver pelas costas, pois, pelo que me parece, continuam a correr tão ou mais do que o ano passado.

Também constato com agrado que por aqui nunca se mais se falou no Eduardo, esse sim, defendiam os entendidos, o guarda-redes ideal para o Benfica, e SÓ custava 5 milhões!

De Madrid também só vinham maus ventos ou sacas de cimento mas, que raio, o Reyes era grande jogador e só não ficámos com ele por 5 milhões porque o Jesus achou que era hora de apostar no Di Maria; o Sálvio é excelente e, pelo que parece, só não será nosso se não o quisermos (mesmo que custasse 15 milhões continuaria com grande potencial de se tornar num negócio lucrativo a curto prazo. Simão custou 15 milhões há quase 10 anos); e o Roberto, pois, desculpem aqueles que não concordam mas, eu sou da opinião que o Benfica contratou um excelente guarda-redes (aliás, escrevi-o aqui na hora em que todos lhe bateram).

O Jorge Jesus também já não tinha "pica", diziam alguns, andava adormecido com os 200000 euros ao mês que o Correio da Manhã disse que ganhava, verba essa que nunca ninguém confirmou. Mas ainda que fossem 200000 ao mês, será muito ou será pouco, para alguém que em ano e meio transformou uma equipa banal numa equipa campeã, com o bónus ainda de ter transformado em ouro jogadores anteriormente de segunda como David Luis, Coentrão, Di Maria e Ramirez (este um caso diferente), que renderão em transferências algo como 110 milhões de euros (contando com 30 do Coentrão)?

Resumindo e baralhando, o tempo tem mostrado que muitos agoiros bateram na trave, e tem mostrado principalmente que se tivessem sido dado ouvidos a muito do que neste espaço se foi escrevendo, o Benfica estaria hoje seguramente bem pior do que está! O Jesus já cá não estaria. O Eduardo já tinha regressado a Braga em Janeiro por empréstimo mas com bilhete só de ida.

Perdemos 12 pontos esta época, 9 deles nas primeiras 4 jornadas, 6 deles pontos roubados contra Guimarães e Académica. Só não é brilhante porque o FCP tem feito melhor, como todos sabemos com algumas ajudas externas. Estamos nesta altura a 8 pontos do primeiro lugar e, 8 pontos podem ser muitos ou podem não ser nada. A chave do campeonato está na próxima equipa que escorregar. Se for o Porto a escorregar, temos tudo para lá chegar. Se for o Benfica, é o fim do sonho do bi-campeonato e, nesse caso, apesar da caminhada excelente da equipa nos últimos meses, do carácter e da qualidade que tem demonstrado, talvez seja tempo de tirar o pé do acelerador na Liga Sagres, numa altura em que o acesso à Liga dos Campeões parece garantido.

Talvez seja então hora de apostar as fichas todas nas outras três competições, principalmente na Europa Cup, prova onde o ano passado não nos empenhámos o suficiente por sermos uma equipa cansada e que apostava tudo na Liga Portuguesa.

Três ou quatro competições ainda em disputa. Um grande Benfica em perspectiva. Esta, ainda tem tudo para ser uma época magnífica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Concordo... Embora o Rodrigo n jogue no Bolton. Teve uns fogachos, mas... E o Alípio? Qué feito? Uma coisa é certa: o Benfica que temos deve-se a JJ! Há que sublinhá-lo!

    ResponderEliminar
  2. Chamem-me maluco, mas se o Benfica não ganhar o campeonato, a única maneira que eu tenho de dizer que esta foi uma grande época é se ganhar as outras 3 competições. Taça, Taça da Liga e liga Europa.

    De outra forma, fica a perder em relação à época anterior.

    ResponderEliminar
  3. O Bi-campeonato é fundamental para uma efectiva machadada no Sistema.

    ResponderEliminar
  4. Quanto aos acertos, nunca ninguém disse que o Roberto não era bom, o que se critica (e acho que não muda) é que não é (nem perto) 8,5M€ de bom...

    Quanto ao Gaitan, a mim pessoalmente ainda nao convenceu nem fez valer os mais de 8M€ que custou, entao quando toca a defender... irrita-te como o Di nunca conseguiu.

    O Jara... sempre disse que é um diamante em bruto... cada vez menos em bruto.

    O Salvio foi uma boa aquisição, que nem joga no seu lugar, mas que ao contrario de ti não creio que justifique 15M de custo

    ResponderEliminar
  5. O Roberto, hoje, revela-se um bom keeper! Capaz para o SLB! O problema, e o que sp critiquei, é o seguinte: O SLB criou na baliza um problema que n tinha com o Quim. Os pontos desperdiçados com as más exibições do Roberto estão, neste momento a custar caro e 8,5 milhões?? Que negócio este! De resto, sim! O Roberto agora revela-se! Tarde demais? Se calhar...
    O Gaitán é bom! Mas a 10! Nota-se que é um excelente jogador, mas nunca será como o Di! Os golos que marca são fruto da sua qualidade e n do posicionamento em campo! O Jara será o futuro avançado do SLB...

    ResponderEliminar
  6. Epa desculpa la, mas o valor de uma equipa mede-se pelo lugar que alcanca no final da epoca. O numero de pontos e importante, mas o que conta no final e a classificacao.

    Estou-me borrifando para ver sempre boas pontuacoes mas ficar sempre atras do Porto. Preferia mil vezes que o Benfica tivesse sido campeao 5 vezes esta decada com 65 pontos e a jogar um futebol miseravel como em 2004/2005 do que so ter dois campeonatozitos.
    Olhem o exemplo do Sporting, andaram muito satisfeitinhos da vida com os segundos lugares e pontuacoes razoaveis por 4 anos consecutivos e vejam onde andam agora.

    Essa postura para mim so demonstra falta de ambicao e de desculpabilizacao dos erros cometidos que nos fazem ficar atras dos rivais.

    E desculpa la mas sempre que mandas a boca do Roberto ser bom apesar da critica de "outros" toda a gente tem que te lembrar que o que se critica nao foi a compra do Roberto. FOI O VALOR PAGO!!!! Nao perceberes isso revela um pouco de autismo.

    E apesar de Gaitan e Jara serem bons o facto e que na altura em que a equipa se fartou de oscilar no inicio de epoca nao o foram. Sao jogadores bons para o futuro, e contratacoes ja mais do que elogiadas. faltou foi contratar quem entrasse directamente na equipa sem oscilacoes de rendimento.

    ResponderEliminar
  7. @Vermelhusco

    hehe, não sei o que isto tem a ver com autismo, mas está bem.

    A coisa boa disto tudo é que nós vamos andando por aqui, e em calhando cá estaremos para comentar o valor pelo qual o Roberto vai ser vendido.

    E então sim, veremos se foi muito ou se foi pouco os 8,5 que pagámos. Eu acho que vamos ter lucro, mas é só a minha opinião evidentemente.

    É que eu olho para aquilo que é o panorama EUROPEU de guarda-redes, e contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que são mesmo de eleição.

    Autismo é quem andou aqui a sugerir o Eduardo que SÓ custava 5 milhões, e agora todos percebem que, esses sim, tinham sido 5 milhões deitados à rua. Se quiseres eu vou ler posts antigos para lembrar aqui quem foram os autistas que sugeriram tal contratação.

    E já nem vou falar no Romero, que também era muito querido neste espaço e não chega aos calcanhares do Roberto (opinião pessoal mais uma vez)

    ResponderEliminar
  8. Boas, no meu parco tempo ao longo da semana só digo isto, alguém criticou abertamente os jogadores contratados aki? ou os contornos e valores de alguns negócios? (Roberto, Rodrigo, Alípio, Sálvio) Roberto é bom guarda-redes, peca nas saidas e bolas altas, quem não tem defeitos, mas alguma vez valeria 8,5M? Rodrigo e Alípio, nem vale a pena bater mais na mesma tecla, Sálvio, por tudo o que o presidente disse, por realmente ter sido uma solução arranjada a pressão, e nessa pressão aceitar uma opção de compra de 15M?

    Alguém alguma vez criticou aqui o JJ, de que era tempo de ele ir embora? eu não fui de certeza e não notei outros a fazerem-no, criticar escolhas neste e nakele jogo não é isso, erros todos cometem. eu sempre gostei de JJ, mesmo quando ainda não era do Benfica, eu já o aconselhava como um bom treinador para o slb.

    Se realmente quem "fala mal do slb" por vezes peca, desta vez pecaste tu RedMoon, pois andas a dizer coisas que ninguem pensou aqui, é o poder da interpretação, fizeste um bom post mas depois borraste a pintura ao tentares fazer de jornalista e fazer as tuas proprias interpretações das palavras dos outros, tal como muitos que vêm cá "defender" o benfica por serem mais e melhor adeptos que outros.

    Tirando isso, completamente de acordo, em relação as competições temos mesmos de ser pragmaticos.

    ResponderEliminar
  9. Vermelhusco11/2/11 11:06

    Sabes Redmoon, o problema disto nao sao as tuas cronicas. Tu es provavelmente o membro do blogue com melhor escrita.

    O problema e que nao te cansas de fazer insinuacoes sobre "benfiquistas que atacam o Roberto". Chama os bois pelos nomes se faz favor!
    Neste blogue sao poucas as pessoas que vi que criticaram a qualidade do rapaz mas que criticaram isso sim o valor pago na transferencia.

    E desculpa la estas a fazer a comparacao a nivel europeu do panorama geral de guarda-redes. Para mim nem preciso de fazer essa comparacao para aferir o valor real do Roberto. Basta comparar com os guarda-redes do plantel.

    Temos no plantel um guarda-redes que custou 700 mil euros e treme menos que o Roberto. Que ja brilhou na Liga Europa, que foi queimado porque cometeu um erro num jogo e que nao vacila em ambientes de alta pressao como o jogo no Dragao provou. Enquanto que o Roberto foi tratado como um coitadinho mesmo quando cometeu mais erros que o Julio Cesar!

    A diferenca e que queimar um jogador que custou 700 mil euros sai barato e queimar um jogador de 8,5 milhoes de euros sai caro!

    O Roberto e bom mas nao e bestial. Nao vale os 8,5 milhoes de euros.
    Nao e definitivamente um guarda-redes que mereca ter sido o terceiro guarda-redes mais caro da historia do futebol mundial.

    ResponderEliminar
  10. De acordo: o Roberto n vale mesmo os 8,5! É o nosso gr, há que apoiá-lo. Agora o problema é o negócio! E negócios como este existem em barda no SLB! Pergunta: o Júlio César n merecia ter a titularidade de volta após a expulsão? E os pontos perdidos graças ao problema criado na baliza agora fazem falta... E como alguém disse uma vez: por 8'5 milhões, o pack inclui qualidade, sorte e adaptação!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking