O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O defeso de Janeiro

. 3 comentários
Com a chegada do ano novo chegou a possibilidade do Benfica fazer modificações no plantel que são necessárias desde o início da época. Existem várias posições que necessitam de ser reforçadas - extremo-esquerdo, lateral-esquerdo e médio direito - e é necessário manter todos os actuais jogadores no plantel até final da época.

Pelos vistos já chegou o primeiro reforço, Fernández, extremo-esquerdo de origem com 22 anos de idade proveniente do Racing. Este negócio parece-me ser inconsequente para o Benfica e não garante uma injecção de qualidade no imediato á equipa. Trata-se de (mais um) jovem argentino que vai precisar de um tempo de adaptação ao nosso futebol e que muito dificilmente dará um grande contributo á equipa nos jogos que faltam e que muito dificilmente tirará o lugar a Gaitán que nos últimos jogos tem subido bastante de rendimento conforme se vai adaptando á posição, esquema táctico e companheiros da equipa sendo para mim evidente que é um jogador que combina muito bem com Carlos Martins mas que é incompatível com Aimar.
Voltando a Fernández, o que este jogador para mim trás á equipa é a possibilidade de haver uma maior rotação entre os jogadores do flanco esquerdo pois as alternativas a Coentrão (que acabou o ano preso por arames fisicamente) e Gaitán naquele lado são basicamente inexistentes: César Peixoto desabou psicologicamente e Fábio Faria é jogador para o centro da defesa e não para lateral-esquerdo (além de precisar de subir os índices físicos) e custa-me a compreender porque raios se contrata um defesa central de raiz para jogar no flanco esquerdo!

Resumindo: Fernández não trás nenhuma garantia de rendimento elevado ao flanco esquerdo do Benfica mas é uma boa alternativa a Coentrão e Gaitán permitindo poupar estes jogadores. É um jogador jovem, com margem de progressão e cujo salário não será elevado. Não compreendo é porque o Benfica não é detentor do passe pois só custou 2 milhões de euros.

Na minha opinião, e se se confirmar a notícia de que o Benfica está á procura de um lateral-esquerdo, só posso aplaudir essa notícia pois é quase certo que Coentrão sairá no final da época. Como tal é necessário assegurar já alguém que seja uma alternativa viável a este jogador. Deverá ser alguém com qualidade e que faça a posição a um bom nível sendo que estes meses deverão ser de adaptação á realidade benfiquista.

Para além destas posições acho que a Direcção não devia desistir de procurar um jogador com características semelhantes ás de Ramires e Ruben Amorim: um médio que faça o lado direito, que consiga desempenhar várias funções no jogo e que dê solidez no meio-campo á equipa. Alguém que possa jogar a médio direito para jogos de exigência elevada e que seja para manter no Benfica por muitos anos.

Falando dos nomes que têm vindo a lume:

- Espero que Nolito venha para o clube, apesar de ser extremo-direito. É um jogador formado na melhor escola de futebol da Europa que só não joga na equipa A do Barça porque estes têm um plantel de luxo. É uma boa aposta: um jogador já formado num clube de topo mas ainda novo, adaptado ao futebol europeu, com qualidade técnica, que chega a custo 0 e cheio de motivação para provar que tinha valor para a equipa A do Barça. Só espero que esta contratação se confirme o quanto antes!

- Respirei de alívio quando li as notícias de que Vieira desistiu de Funes Mori. Não consigo compreender porque raio é que havemos de andar a valorizar jogadores cujo passe não iria pertencer ao clube. Embora possa compreender casos pontuais como o de Ramires o que é um facto é que se esses jogadores ganham demasiada preponderância na equipa principal saem inevitavelmente ao fim da 1ª época e a equipa acaba por se ressentir da perda de jogadores nucleares.
Não quero ver Funes Mori no Benfica nem morto, até porque o Benfica tem vários jogadores para a mesma posição, incluindo Nélson Oliveira que deve ser aposta firme para o ano.

- Também concordo com a contratação de Nuno Coelho por custo zero. Formado nas escolas dos Corruptos, é jovem e tem potencial podendo ser um bom reforço para o meio campo.

Agora resta ver o que vai acontecer até ao final do mês.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. Anónimo4/1/11 16:21

    Gaitán combina bem com o com Martins mas incompatível com Aimar? Não concordo minimamente... É fácil jogar com o Aimar, mais ainda sendo ele um compatriota e um ídolo do Gaitán. Nem reparei nisso em jogo nem nunca tinha ouvido ninguém comentar isso. Opiniões. Só um esclarecimento em relação ao Nolito: o rapaz é um avançado adaptado a extremo esquerdo com enorme tendência para movimentos interiores para rematar(ele próprio já o disse). Não é extremo direito. De resto, concordo com o post. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/1/11 16:58

    o nolito não foi formado no Barça, foi para a equipe b já com 20 ou 21 anos

    ResponderEliminar
  3. A gestão do Benfica do lado esquerdo da equipa desde a última pré-época tem sido não menos que calamitosa, Gaitán é dado como futuro número 10 com a saída gradual de Aimar, César Peixoto não está realmente com ritmo competitivo nem nível mental, Fábio Faría nem sei o que faz nesse flanco, Coentrão teve de aguentar o flanco praticamente desde que a época teve início e é normal que a determinada altura tivesse baqueado, o homem afinal tem limites.

    Contratou-se agora esse Fernandez, concordo que é um jogador que serve de alternativa enquanto se adapta ao futebol europeu, ele por si só não é solução.

    Penso que precisariamos agora de um real extremo esquerdo, com provas dadas.

    Quando à Posição "Ramirez", absolutamente prioritária a contratação de um jogador de craveira para lutar com Rubén Amorim pelo lugar.

    De resto, ir buscar alguem só na eventualidade de alguma saída.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking