O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tragédia grega…Esteve quase para acontecer!

. 10 comentários
Confesso que não tinha grandes esperanças no jogo de ontem. Nem um pouco de ansiedade, nada! Só queria ver o Benfica jogar! É um pouco estranho sentir isso, não sei aonde pára a motivação. Estou entorpecido!

Com o início do jogo vejo o Schalke fazer, com simplicidade, aquilo que ainda não vi o Benfica fazer, equipa compacta, um pouco subida e a fechar os espaços sem grandes correrias e sem pressão sobre o homem da bola.  Bastou uma boa organização para manietar completamente o Benfica! Tirando duas possibilidades que permitiram a Cardozo, marcaram um golo e poderiam ter marcado mais. Era confrangedor a forma como apareciam dentro da nossa área sem marcação e com muito espaço!

Sendo um jogo em que o pior que nos poderia acontecer era sermos eliminados da Liga Europa, probabilidade muita remota (estava eu convencido!!!), poderia mais racionalmente tentar perceber o jogo e as equipas em confronto pondo um pouco de lado a emoção! Foi o que procurei fazer e a conclusão que tirei é assustadora. O Benfica está muito mal. Sem aquele carrossel do ano passado que permitia face ao jogo tão atacante, esconder as lacunas que a equipa sempre teve nos aspectos de equilíbrio táctico defensivo e que poderiam ter permitido fazer ao Liverpool e aos corruptos aquilo que o Schalke nos fez a nós (embora necessitássemos de mais intensidade), defender bem, com uma equipa consistente a meio campo, e atacar pouco mas com qualidade e perigo!

Só nos vinte minutos finais se viu o Benfica (aceitável) que se deveria ter visto durante o jogo todo. Fica sempre a sensação que os jogadores não correm, não têm garra nem motivação. Vi uma boa equipa (sem precisar de fazer um grande jogo) a ganhar-nos em casa com imensa facilidade! Tentar perceber as razões para além das que nos entram pelos olhos dentro é bem mais complicado. E achar que é tudo uma questão de garra e carácter, é não ver tudo. A equipa pura e simplesmente não funciona em termos tácticos. Os jogadores têm as sua posições e as indicações para o que devem fazer dentro de campo mas o que se vê é todos eles a jogaram sozinhos, ficam à espera de ver o que faz o colega para decidirem a sua acção, o resultado é parecerem estar longe do jogo e nem sequer correrem!

Chegado aqui, é fácil acharem que estou a tentar criticar JJ, mas não é isso que pretendo! Há muitas mais condicionantes envolvidas e é a Direcção do nosso clube que tem de lhes dar resposta. É um facto que a equipa tem funcionado mal, independentemente da qualidade do plantel, a não ser assim só equipas com muito bom plantel é que poderiam ter grandes épocas e todos sabemos que as coisas não se passam bem assim!!! Há mínimos que o Benfica não está a cumprir, mesmo que só tenha menos três pontos que a época passada. Aliás, isso até demonstra que o plantel é bom (para nível interno) pois descontando o jogo com os corruptos, houve roubalheira nas outras três derrotas e favorecimento, claro, ao primeiro classificado.

O que me assusta é a incapacidade que a nossa equipa tem para lutar contra a adversidade! Ao primeiro sinal de desgraça, ela acontece mesmo! Vemos uma equipa vulgar a tentar vencê-la mas sem acreditar que o consegue! Ao contrário dos que assobiam e falam mal dos jogadores, acusando-os injustamente de não serem os mesmos do ano passado, não acho que sejam eles o problema! É a equipa, no seu todo, que não está bem!

O final do jogo fez-me reviver tantas tragédias gregas, acontecidas no Benfica, no passado mais recente! Era catastrófico e arrepiante o que os Deuses se preparavam para fazer ao Benfica: perder o jogo e ver-se arredado, em Dezembro, das competições europeias por uma equipa do país dos filhos de Deus e que tinham ido ganhar a casa de um dos semifinalistas da Liga do Campeões do ano passado!!!!!!!

Que pecado tinha o clube feito para merecer tal coisa? Um negro de nome Lacazzette, abençoado pelos verdadeiros Deuses, resolveu devolver-nos a esperança de ainda podermos sonhar com uma época que nos orgulhe. Quem sabe se este momento não ficará gravado para sempre na nossa memória?!!!  
  
Salvos da catástrofe, por agora, urge arrumar a casa. Eu admito tudo, venda de jogadores, mudança de treinador, o que for. Que as coisas não podem continuar assim, disso não tenho dúvidas! Alguns perguntarão: e os dirigentes? A isso respondo que será o pior caminho e sem qualquer racionalidade que o justifique. Não acredito que se tivéssemos outra direcção tudo ia ser diferente. Mudanças desse tipo, a ter de acontecer, só no fim das épocas! 

O Benfica somos todos nós e é angustiante o comportamento de alguns. Os assobios a César Peixoto são indignos de alguém que ama o clube, mas aqueles que só vão ao Estádio quando o Benfica está a ganhar ainda são piores!

É na adversidade e nas derrotas que os que têm um mesmo ideal se unem e as enfrentam! Não é porem-se de fora achando que o problema não é com eles ou que por o caminho seguido não ser o que eles preconizam isso lhes dá o direito à critica. Há alturas na vida que é preciso cerrar fileiras independentemente de quem está ao leme das nossas aspirações!

PS: Embora não precisasse de o fazer, dado não existir qualquer tipo de condicionante nas minhas opiniões, gostava de fazer uma ressalva aos meus colegas de blogue para lhes dizer que não escrevo pensando neles, nem em ninguém, apenas exponho um sentimento genuíno pelo Benfica!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Peço desculpa se vou parecer rispido mas... dizer que se tem que limpar a casa e depois não "aceitar" os assobios ao César Peixoto é duma hipocrisia tremenda.
    O CP é o sintoma que faz reflectir sobre as lacunas do plantel. É o busilis que faz com que o JJ nem perceba que aquele jogador é muito fraquinho (nem nível para o SCP tem) e que por o ter no plantel, não resolve os graves problemas que existem na ala direita e no tapa fogos do centro do meio-campo (que quando precisa, o JJ põe o bonacheirão no meio a tapar buracos esburacando-os ainad mais).
    Fui sócio do SLB e congelei o meu número por me aposentar do pais (paguei cotas durante 3 anos fora e era um roubo o que me faziam passar) mas consigo admitir que com esta direcção e com esta mentalidade derrotista implantada no universo benfiquista, a lá não volto tão cedo... é uma vergonha que se vanglorie um dirigente que em 15 anos de trabalho no Benfica (10 deles como presidente), o seu grande feito seja tirar mais de 400 milhões ao clube e dar-lhe 2 campeonatos.

    ResponderEliminar
  2. É triste! Muito mesmo! O Benfica tornou-se num clube fraco! Acomodado... LFV tornou-nos nisto! E quem o apoia n consegue encaixar a crítica, apelidando outros adeptos de traidores e afins! Inadmissível! Rua com este presidente!

    ResponderEliminar
  3. Boa análise Oscar-r, concordo com tudo!

    O que se tem de discernir aqui, termos precisado de um tal lacazzete para nos dar a passagem para a Liga Europa é sintomático do estado de espírito da equipa, não há resistência ás adversidades, à primeira contrariedade caímos de maduros.

    Agora uma coisa é certa, se querem realmente fazer boa figura na liga europa não é com este espírito e esta organização que vão lá, seremos novamente humilhados e neste nível então ainda será pior, porque teremos o Porto e o Sporting como termos de comparação tanto para nos como para os adeptos deles, e equipas maioritariamente de nível inferior para defrontar.

    O que aqui se pede é que a direcção arrume a casa e dê ao treinador todas as ferramentas para fazer o melhor desta equipa, algo que embora lhe tenham renovado com ordenado milionário e lhe tenham dado prémio de campeonato, não acho que lhe deram de início.

    Dêm de volta o control do futebol ao Rui Costa e ao Jesus.

    Se ainda assim Jesus não for capaz de por a equipa a jogar, com todas as ferramentas a disposição, então poder-se-á por o lugar dele em questão. O que não farei é por em questão o treinador quando isso não é verdade.

    ResponderEliminar
  4. O que LFV deve fazer é um balaço muito sério no final da época! E sair! Basta da incompet~encia que gere o SLB! Amigos, até quando teremos paninhos quentes para aquela gente? Nós estamos prestes a ser ultrapassados no total de títulos em futebol! Isto não é motivo de preocupaçao?Se n é, o meu Benfica há muito q acabou...

    ResponderEliminar
  5. Bonito tópico Oscar-r! Sim... ta mau, sim... custa bla bla bla bla... soluções que é bom: NICLES!

    Responsabilidades que sao devidas: ZERO

    Eh pah, eu tenho toda a pachorra do mundo para as tuas crenças e sabes que as admiro, mas deixemo-nos de floreados e nos tornarmos o "simpático clube" comido pelos que sabem disto

    ResponderEliminar
  6. Geração, eu tenho um principal responsável, e só por puro benfiquismo não desanco nele. Acho que se nos pomos a querer cabeças vamos enterrar completamente o que ainda resta de pé|

    Olhar para o Benfica e olhar para Inter diz-me qualquer coisa, ambos fizeram boas épocas e de um ano para outro tudo mudou. Num caso é fácil percebermos que o responsável só pode ser o treinador que é novo e com os mesmos jogadores! No nosso caso é o mesmo treinador com praticamente os mesmo jogadores! Todos deviam ter percebido, mas principalmente JJ, que este ano ia ser bem mais difícil e mais importante que dar espectáculo era colocar a equipa a jogar com consistência e a lutar pelos resultados. O que eu tenho visto é perdermos jogos com uma facilidade tremenda!

    Estou convencido que JJ pensava que ia fazer algo de extraordinário na Europa. Como ele dizia ninguém jogava como nós (em termos de posicionamento táctico), ora isso deixa-me desconfortável e a achar que JJ ou não tem unhas para tocar guitarra ou a guitarra não tem a qualidade que ele julga, e nisso só o posso culpar a ele. A minha esperança é que ele se
    convença que tem em mão uma oportunidade de ouro e não uma rampa de lançamento para o levar ao estrelato!!!

    Se o problema é de a mensagem não passar, há que saber o porquê e retirar as interferências estejam elas onde estiverem. Se o problema for só o emissor então tem de se mudado!

    O campeonato não depende de nós e a Liga Europa não tem tubarões o que nos permite começar a preparar já a próxima época tendo por objectivo principal chegar à liga dos campeões!

    Queremos títulos, bem sei, mas há que saber segurar os cacos e não viver na lua e depois fazer uma época miserável!

    Deve-se deixar sair David Luiz e mesmo Cardozo que é muito bom jogador mas para equipas que o sirvam constantemente! O Barcelona nem com ponta de lança joga, quanto mais com jogadores de 1.90 m. O que eu os vejo fazer é correram todos e já são campeões Europeus e do mundo! A direcção mudou há pouco e até colocou o anterior presidente em tribunal! O que conta para eles é o treinador...

    Os andrades perderem o Bruno Alves, jogam com o suplente (que o ano passado quando jogava só dava barracada) e este ano têm uma defesa melhor!

    Se o problema for o que em tempos falava Camacho, que dizia que a mensagem não passava e por isso se demitiu (estávamos em segundo e acho que acabamos em quarto) então o problema é bem mais grave e aí JJ é mais vítima do que réu!

    Quanto a sermos anjinhos, JJ também contribui para isso, é inadmissível não responder ao treinador dos corruptos quando este o veio defender. O ano passado não teve problemas em andar numa disputa verbal, ridícula, com o treinador do Braga. Já quando toca aos corruptos nada, nem um amuo. Se os jogadores vêm o que nós vemos, ou seja os andrades a ser favorecidos constantemente, com certeza que lhe caía bem ver o treinador com outra postura!

    A Direcção apoiou FG mas não deixou de fazer barulho quando se viu prejudicada, já o treinador nada faz...

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o Oscar-R. É, na minha opinião, a única pessoa lúcida neste blogue.

    Eu aponto uma outra via. Vejam o que está a acontecer no Inter, e aconteceu noutros clubes na mesma situação, acontece no Chelsea, aconteceu no Manchester U., depois de ganhar as Champions, no Real M., no Lyon, no Schalke que ficou em 2º o ano passado, ao Bayern este ano, e ao nosso Benfica. Não somos diferentes. São conjunturas que têm de ser ultrapassadas com muita paciência, sem pânicos. Cujas causas têm de ser diagnosticadas. Isto é importante. Mas têm de ser as pessoas que estão à frente da equipa que o tem de fazer. Nós só podemos apoiar. MAIS NADA!
    Berrar, barafustar, não adianta. Apontar, constructivamente, caminhos, ajuda.

    Vamos ter paciência e, acima de tudo, confiar. Penso que vamos fazer uma boa 2ª volta.

    ResponderEliminar
  8. Oscar-r: Percebo o teu de vista e percebo ainda mais quando estamos na bancada da Luz, a passar um frio daqueles! e vemos uma equipa completamente amorfa dentro de campo.

    É como muitas vezes digo, se o facto de não se ganhar ou não se jogar nada mexesse tanto com os jogadores como mexe com o meu estado de espírito, com o meu dia-a-dia, acredito que até podiamos não ganhar, mas que lutariamos até á morte.

    A propósito dos assobios ao César Peixoto. Vamos lá ver as coisas sem sermos hipócritas. A malta está pior que fodida pelo rapaz ser sempre opção, ás tantas deixa de ter paciência. Aceite-se ou não a reacção, quem tem regularmente que o “gramar” a titular ás tantas perde a cabeça...porra é humano!!
    Eu sei que ele não tem culpa de ser banal, mas já não há paciência. Eu não assobio porque sou assim, mas começo a perceber o desespero de quem vai com o Benfica a todo o lado e vê opções cada vez mais discutiveis.

    Eu acho que em vez de darmos exemplos de coisas que estão mal nos outros, deviamos era preocupar-nos em resolver os nossos problemas, que estão bem definidos quais são, só faltando coragem para tomar as decisões certas.

    Manuel: Quer mais critícas constructivas? Só pode andar distraído...

    ResponderEliminar
  9. Manuel, eu quero confiar, mas JJ tem uma postura muita resignada no banco e é isso que mais me preocupa, além do discurso de que não estamos assim tão mal comparados com o ano passado...

    Se a postura de JJ tem a ver com o facto de se sentir impotente face a outras condicionantes, então elas têm de ser resolvidas ou ele tem de se ir embora!

    Também acho que ainda podemos fazer uma boa época, mas não sem as coisas mudarem! Os dois jogos com os corruptos e a Liga dos Campeões são alertas muito fortes de que algo está muito mal no ninho da águia!

    ResponderEliminar
  10. Jonas Thern, sabes que na primeira parte e de acordo com as estatísticas da UEFA, foi César Peixoto o jogador que mais correu? É surpreendente pois ele parece um caracol sempre que tem a bola nos pés. Eu critico quem assobia porque acho que o Benfica não ganha nada com isso, mas sei que é normal, infelizmente...

    Não é dar exemplos do que está mal nos outros, é perceber que às vezes o sucesso e o insucesso podem ter razões mínimas e não razões estruturais graves! Mourinho (treinador que eu não acho nada de especial em termos tácticos) consegue por os jogadores a correr e a acreditar no sucesso, é esse o grande segredo...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking