O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O naufrágio do Beira-Mar

. 13 comentários
Pelos vistos mais uma equipa a jogar na 1ª Liga está na bancarrota, agora interessa discernir o porquê destas situações se repetirem ano após ano e as entidades competentes pouco ou nada fazerem para as evitar.

Segundo o dirigente máximo do clube aveirense, quando jogarem com o Benfica (será coincidência?) não terão simplesmente dinheiro disponível para os gastos de organização de jogo já que as receitas estão penhoradas. Ora se assim é parece que ainda tinham uns trocados disponíveis para hoje quando jogaram com o Fátima para a Taça da Liga... Será que há alguém a acenar aos dirigentes do Beira-Mar para soarem o alarme logo agora?

Doutro lado temos o idóneo Fernando Gomes, que de tanta revolução prometida preocupou-se unicamente com as instruções vindas do papado e com as alterações de estatutos que convinham... Deixou passar em branco, tal como acontecia no tempo de Valentim Loureiro, equipas que segundo as regras não poderiam se inscrever na prova principal do futebol português sem as contas pagas e estabilidade financeira, e passados 2 meses!, o Beira-Mar rebenta de maduro...

Não será que esta gente deixa passar estes casos de propósito? "Toma lá este favorzinho mas não te esqueças de quem te ajudou", clubes com dificuldades que acabam por se conseguir inscrever mas com indicações para darem tudo contra todos menos o corrupto e quando jogam com ele abrem as pernas? Num sistema bem oleado há muitas maneiras próximas do legal de favorecimento ou prejuízo...

Como sempre o poder judicial e o legislativo assobiam para o lado... E o Benfica é que é avisado e multado pela CMVM ao primeiro deslize...

Agora pensemos nas equipas escrupulosas...que incentivo têm essas equipas, que cumprem as suas responsabilidades, que mantêm as contas saneadas e por isso não conseguem reforçar o seu plantel como desejado, se depois há outras equipas, altamente endividadas, que não cumprem contratos com funcionários e fornecedores, que as suplantam em termos desportivos por ter um conjunto de jogadores que embora com ordenados em atraso é mais forte e lhes permite ganhar? Isto sem falar depois numa Liga de Clubes que permite a inscrição numa competição dessas mesmas equipas endividadas... Se fossem vocês presidentes de um clube pequeno, como agiriam? Seriam escrupulosos ou "chicos-espertos"? No mínimo a vontade de pecar é muito grande... E depois quando a bolha rebenta quem vai ao fundo com roupa e tudo são os desgraçados dos pequenos, enquanto quem está no poleiro e permitiu tudo isto vai sempre se alimentando da vontade de crescer dos outros.

Nada de novo neste Portugal dos pequeninos...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. os submissos já aprenderam: choram antes dos jogos com o Benfica, o Sistema ajuda e eles retribuem em campo ;)

    ResponderEliminar
  2. É que se o benfica fica com jogos em atraso, já não falo no azar da cimeira da NATO, acabamos por ficar depois a mais pontos porque certamente o corrupto irá ganhar aos pequeninos ensaboados, e com maior pressão nos ombros para ajudar a "falhar".

    ResponderEliminar
  3. atenção que neste caso não estão a acertar com a coisa. O problema não é o clube. O clube tem dívidas assim como todos os outros clubes. O problema é que as dividas são a dirigentes e estes penhoraram as receitas, o que faz com que o BM fique sem cash-flow para pagar o que quer que seja, e a situação já se vem arrastando há uns tempos.

    aconselho a procurarem no blog desportoaveiro que anda sempre bem informado, filtram por TAG,e passam a conhecer a novela.

    O que podem dizer é que os antigos dirigentes estão a fazer isto, agora, de propósito.

    ResponderEliminar
  4. Sem bem me lembro já antes de o Beira-Mar cair para a Liga de Honra se falava de problemas financeiros do clube, passados alguns anos (não sei quantos) de '2ª divisão' o clube regressa e os problemas mantêm-se ou são mais ainda.

    Já agora Darth que mencionas clubes com escrupulos lembro-me de ver noticias acerca da saude das contas do Trofense, mas que acabou por descer novamente precisamente por não ter uma equipa para ficar na 1ª Liga, pois para sanar contas não sobra para enriquecer o plantel. Am i right?

    Cumps

    ResponderEliminar
  5. Nem mais vladimir, e como disse o pior de tudo é que a instituição que gere as divisões profissionais permite isto! é um convite a juntarem-se ao clube da corrupção, mesmo que seja com a melhor das intenções para com os seus associados...

    Caro JCN, não digo que o Beira-Mar não tenha os seus problemas internos e as suas ovelhas negras, poucos não os têm, mas que há alguém a tirar partido disso, lá isso há.

    E porquê este alarme cheio de calamidade em vésperas de jogo com o Benfica? Porque não o disseram noutra altura ou quando jogaram ontem em casa com o Fátima para a taça da liga? Foi a liga que pagou os gastos? Se assim fosse também era a liga que pagava os gastos para o campeonato, já que são duas competições sobre a sus alçada...algo não cheira bem aqui...

    ResponderEliminar
  6. Porque? porque como saberão, em mais nenhuma altura da época esta crise directiva terá impacto como agora, em vésperas de jogo com o Benfica. É o que dá ser um grande clube. Ter mais receitas e ficar com elas depois de fazer o choradinho dos 10 jornais nacionais é sempre mais eficiente do que fazer isso na recepção ao Fátima, no Diário de Aveiro.

    AHH e isto ao Benfica não aquece nem arrefece, se o BM não tiver estádio não joga e perde por falta de comparência. Simples!! não se adia um jogo porque o clube não tem dinheiro...era lindo.

    ResponderEliminar
  7. Aí não sei que caso será, porque uma coisa é falta de comparência, outra coisa é um clube que não está em condições de continuar na divisão onde se encontra por falta de verbas, de não haver verbas para se realizar o jogo, o problema é se este casos se prolonga nos orgãos da Liga e entretanto eles arranjam o dinheiro e o jogo se realiza tipo 2 meses mais tarde e continua tudo bem, como se nada se tivesse passado.

    ResponderEliminar
  8. Beira-Mar será a 1ª vitima a sério do boicote? Espero que sim.

    Boicote ao jogo do Beira-Mar!

    Pode ser que o Fernando Gomes seja o 1º Presidente da liga a passar pela humilhação de ter um clube fora da prova por falha clara na avaliação das condições financeiras do mesmo.


    Saudações,

    Xenrik

    ResponderEliminar
  9. E vergonhoso e de uma humilhação atros estes cenários como os do Beira-mar será que foram compridos todos os pressupostos da liga na entrega dos documentos, ninguém pode investigar isso, ou o ex da SAD azul tem telhados de vidro...
    Parabéns PELO excelente texto continuem a denunciar as manobras da liga azul.

    ResponderEliminar
  10. Pois é caro Darth, é uma vergonha o futebol português. Como eu gostaria de jogar noutro campeonato. Depois se via onde ia parar o futebol nacional passado pouco tempo.

    ResponderEliminar
  11. Fica aqui a actualização: Segundo o Diário de Aveiro, Os anteriores dirigentes do BM estão a chegar a acordo com a actua direcção para desbloquear o clube até ao fim da época, estando por acertar as datas dos pagamentos em falta.

    Entretanto, e para terminarem as especulações, um dos sponsors já veio dizer que caso seja necessário adianta os 50m€ para que o jogo se realize.

    ResponderEliminar
  12. Muito bem JCN, quanto a parte que toca ao beira-mar está esclarecido, mas isso não iliba a Liga de Clubes por ter aprovado a inscrição de um clube já com notórias dificuldades financeiras há 3 meses atrás, e é ai que o que eu digo vai encaixar. Não estou a acusar os dirigentes do Beira-Mar de má fé, pois muitos no lugar deles fariam o mesmo. Tem de se olhar mais para o corruptor e menos para o corrompido.

    Para que não haja mais José Guímaros sentenciados e Reinaldo Teles ilibados...

    ResponderEliminar
  13. Pois, a questão de transparência é definitivamente importante. Mas os regulamentos são simples de contornar. Basta uma declaração com as contas em dia com o estado e com os jogadores. Aliás, basta que os jogadores assumam que há um compromisso de pagamento.

    É que dividas todos estes clubes têm, principalmente os 3 grandes. Os critérios são pouco exigentes. Mas isso é uma guerra que ultrapassa o Benfica, ou qualquer outro clube.

    Eu vou dando novidades da crise...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking