O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mais um excelente treinador a ser queimado por esta Direcção

. 20 comentários
O Benfica perdeu com o FCP com David Luís à esquerda, Sidnei no meio e Coentrão à frente, como já antes havia perdido na final da Super Taça com o mesmo FCP com os jogadores do Benfica a jogar nas posições de origem.

Faz-me lembrar o ano de 2004 e os críticos de Scolari, que diziam por exemplo que Portugal só tinha pedido contra a Grécia no primeiro jogo do Euro, porque em campo não estava o meio campo do Mourinho. Tivesse Portugal sido eliminado na fase de grupos e esse seria sempre um mito a virar certeza mas, eis que dessa vez houve hipótese de verificar em campo o contra-factual. Portugal voltaria a perder com a mesma Grécia, na mesma competição, e pois, o meio-campo do Mourinho já estava lá.

Prefiro dizer que o Benfica perdeu porque o FCP foi melhor. Mais diria: actualmente o FCP é melhor e só por milagre o Benfica ganharia aquele jogo, com ou sem David Luíz à esquerda.

Agora, para que não se pense que ando aqui a defender cegamente Jorge Jesus e que o homem nunca comete erros, diria que acho que, de facto, foram tomadas opções tácticas no jogo do Dragão no mínimo duvidosas e que apressaram a hecatombe. Mas mais do que as opções tácticas, do que eu não gostei mesmo nada foi da oportunidade que Jorge Jesus perdeu de, por exemplo, à semelhança de Mourinho, mostrar que sabe ser mestre dentro e fora do campo. Adivinhando-se a crítica corrosiva por parte da comunicação social ao plantel do Benfica depois de uma derrota de 5-0, o que Jorge Jesus deveria ter dito imediatamente após o jogo era: respeitem os jogadores, eu assumo esta derrota, provavelmente não terei tomado as melhores opções para este jogo. Curto e simples, ganharia o respeito dos adeptos e do próprio balneário. Foi uma oportunidade perdida.

Eu continuo adepto e apoiante de Jorge Jesus. A 100%. Há muitos anos que não estava tão convicto do Benfica ter um treinador tão competente. Arrepia-me quando alguns vêm lembrar agora o Fernando Santos e o Quique, esses é que eram bons, aliás não foi o Quique que também levou 5 na Grécia? Perdoem-me a franqueza mas, anda aqui muita gente que, das duas uma: ou não percebe nada disto ou não sabe o que quer.

E isto leva-me para outro assunto: a Direcção do Benfica. Há pessoas que, em face do que normalmente publico neste blog, pensam que eu sou pró-Vieira. Quero esclarecer aqui que nem sou pró-Vieira nem anti-Vieira, o que sou é pro-Benfica e defenderei Vieira sempre que ache que ele é atacado injustamente. E tal como muitas vezes aqui o defendi, sou também agora capaz de o criticar, dar por exemplo razão ao GB com quem discordei em algumas ocasiões, e admitir que, de facto, depois do benefício da dúvida que lhes fui dando, esta época foi muitíssimo mal planeada.

Porque eu acredito sinceramente que Jorge Jesus é um excelente treinador. O que acho é que, tal como o treinador foi incapaz de no último domingo proteger os jogadores, a direcção do Benfica está este ano, mais uma vez, a queimar um excelente treinador. Tal como há dois anos já tinha queimado Fernando Santos ao vender Simão a dois dias do fecho das inscrições.

Acredito também, em face do que tenho visto, que André Vilas Boas é um bom treinador. Mas a verdade também é que no Porto, para um treinador falhar precisa de ser mesmo muito mau. O Porto dá-lhes tudo: protecção, cultura de vitória, jogadores disciplinados e os meios. O Porto vende Bruno Alves compra Ottamendi, vende Meireles compra João Moutinho, e já ninguém se lembra dos que saíram. E João Moutinho que no SCP era maçã podre, não é na minha opinião um jogador brilhante mas, tem sido brilhante no FCP e arrisco-me a dizer que nunca mais será brilhante em clube nenhum.É assim no Porto e mais nada. Não têm outra opção.

No Benfica, pelo contrário, depois de uma época brilhante, o treinador consagrado revela ambição de outros voos, fazer crescer o clube, e o que é que a direcção faz? Vende os flancos da equipa, não os substitui, e manda o treinador às feras com o slogan: "Ah queres ser campeão europeu e vencer tudo? Pois isto é o que tens, agora desemerda-te!"

E estamos nós aqui agora a discutir o Jesus, porque a equipa não joga como no ano passado, e claro que não joga nem pode jogar. O Braga do Jesus também não jogava como o Benfica do ano passado, e o Belenenses do Jesus também não. O que Jesus mostrou o ano passado é aquilo que é capaz de fazer num clube que lhe dê os meios para fazer aquilo que ele fez. No Porto, Jorge jesus seria treinador para ser campeão europeu. No Benfica é mais um excelente treinador a ser queimado e a arriscar sair pela porta pequena para ir treinar o Beira-Mar! E admira-se a gente eles preferem sempre ir para o Porto?

Diferenças entre o Porto e o Benfica? Há muitas, a nível directivo sim, mas também nos adeptos, na sua mentalidade. O que é que o Porto faz quando perde campeonatos? Inventa um inimigo externo e não se desune, aparece no ano seguinte ainda mais forte. No Benfica o verniz estala logo ao primeiro embate, pedem-se logo cabeças, e entra água por todos os cantos.

No Porto, compram-se Ottamendis, James, Walters e Sousas por muitos milhões para a prateleira, e que é que os adeptos dizem? Não dizem nada, são pacientes, Lizandro também chegou às antas e só rendeu 2 anos depois.

Ao Benfica, chegam Gaitan e Jara, internacionais argentinos e jogadores de grande futuro, e que é que os adeptos fazem ao fim de duas semanas? Perguntem ao Roberto que o Roberto sabe. No Benfica, o que é nosso é sempre merda.

E isto é o Benfica. Uma direcção frágil, um clube instável, adeptos divididos... Se tivesse de apontar a grande diferença entre o Benfica e o Porto, é que ao contrário do Porto, o Benfica é um clube que não tem um verdadeiro ideal que una as pessoas em seu redor. O ideal do Benfica é “Quando esta merda abana, é deitar tudo abaixo e construir de novo.”

Mas também não alinho no discurso da hecatombe e das eleições antecipadas. Vieira tem feito um excelente trabalho em algumas áreas do clube, a maioria dos adeptos são inteligentes, não têm memória curta e é por isso que ele ainda lá está, porque os sócios do Benfica ainda se lembram do clube que ele encontrou.

Mas Vieira que não tenha dúvidas: O balão esgotou-se. Este não é mais o mandato da reestruturação do clube. Este é o mandato dos resultados desportivos como o próprio anunciou. E é por eles que daqui a dois anos vai ser julgado.

Muito obrigado Sr. Presidente por tudo aquilo que de bom fez mas, a partir de agora o caminho é só um: Ganhar, ganhar ou ir embora!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. É o Benfica de sempre que em campo, já que os tribunais jogam com o terreno inclinado, tem de mostrar afinal quem é o GRANDE DOS GRANDES.

    ResponderEliminar
  2. Deve dizer-se de forma bem clara e OLHOS NOS OLHOS , que o objectivo de vida de Pinto da Costa não foi atingido. Apesar dos títulos conseguidos[CORRUPÇÃO] pelo (FC) Porto - grande parte deles à custa [MAFIAS] das mais variadas formas de viciação, muitas delas para além das questões vindas a público no âmbito do processo "Apito Dourado" POIS foram ou roubadas ou apagaqdas dos CD por muito porco- a verdade é que o clube nortenho nunca foi capaz de se afirmar como referência nacional , antes pelo contrario e um CLUBE regional E COM uma franja de BATOTEIROS sa comer a sua custa..

    ResponderEliminar
  3. EU VOU GRITAR BEM ALTO SEMPRE ,MAS SEMPRE

    NÃO RECONHEÇO CAMPEÃO DE PORTUGAL NESTA ÉPOCA!

    NÃO RECONHEÇO CAMPEÃO DE PORTUGAL NESTA ÉPOCA!

    NÃO RECONHEÇO CAMPEÃO DE PORTUGAL NESTA ÉPOCA!

    RECONHEÇO SIM UM CAMPEÃO DA BATOTA

    ResponderEliminar
  4. Artigo muito bom, excepto no que toca ao presidente pois este, quando as coisas correm mal, nunca aparece a dar a cara em defesa do grupo pois é nos momentos maus que nós vemos quem tem fibra e capacidade de liderança.

    Fs

    ResponderEliminar
  5. Excelente post! A descrição perfeita daquilo que é o problema mais profundo da nação Benfiquista: a instabilidade e a falta de auto-estima.
    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  6. Excelente post, disseste tudo o que eu penso e sinto. Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Boas RedMoon, andaste uns dias fora e vieste cheio de genica, grande post, concordo com tudo o que disseste desta vez, acho que conseguiste ler a tua e a mente de muitos outros benfiquistas.

    Como disseste, é claro que nem tudo está mal, todos têm a sua cota parte de culpa, mas a direcção pelas suas responsabilidades acrescidas tem mais que os outros, pois é ela que dá as condições para que haja sucesso, e já não há duvidas, esta época essas condições não foram reunidas, e mais, os dirigentes por pura ingenuidade ou velhacaria passaram toda a pré-época a alimentar ou ainda a ultrapassar as metas impostas por um Jesus que estava motivado.

    Agora com os previsiveis resultados dados por uma equipa com varios jogadores sul-americanos ainda em periodo de adaptação, um treinador desmotivado, jogadores com os nervos a flor da pele, é pedido á direcção que saiba acalmar os animos e começar a preparar desta vez e para sempre, uma estrutura que seja para vir e ficar! como já alguem disse aqui, olhem para o exemplo das modalidades!

    Se em janeiro alguem sair dos titulas indiscutiveis, por favor, nada de sul-americanos para mais adaptações ao futebol europeu, comprem jogadores que já jogam na europa ou inclusivé em portugal...se forem comprados para entrarem de estaca na equipa.

    Quer vieira mostrar que está a altura do desafio? esta é a última e decisiva oportunidade que tem, nos benfiquistas não podemos aguentar mais periodos de reestruturações, ainda mais no tal mandato das vitórias desportivas.

    ResponderEliminar
  8. Boas, sou portista mas bato palmas a este post, disseste tudo o que eu penso acerca da diferença entre Porto e Benfica! Equipas ganhadoras não se fazem do dia para a noite, e o grande trunfo do Porto é nunca acabar um ciclo à primeira adversidade, mesmo com AVB é a continuação de um ciclo, Jesualdo era apenas uma peça na engrenagem de uma máquina que tem um objectivo bem definido...ganhar! O ciclo é continuo independentemente dos seus interpretes! No Benfica vejo mandatos de reestruturação financeira, mandatos de construções de infra-estruturas, mandatos desportivos...isso não é a cultura de um clube que quer ser ganhador, num clube que quer ser ganhador a vitória tem de ser o seu ADN sempre!

    JS

    ResponderEliminar
  9. Vieira já teve várias oportunidades de se mostrar um líder.
    Como se sente como peixe na água nas sombras, quando aparece normalmente é a destempo, caso daquela entrevista em que vimos dois jornalistas e um presidente assumidamente corruptos a brilhar ao mesmo tempo que as audiências o derrotavam.
    Também gostaria de saber porquê ao vender Di Maria comprou os dois putos por aquele dinheirão.
    Para compensar o Real?
    Será que daqui para a frente quando vender um jogador perto da clásula, vai ter que trazer "cascabulho" para compensar?
    Aos anos que Vieira está à frente dos destinos do Glorioso já devia ter aprendido o suficiente para o conduzir a preceito.
    Ou terei que me convencer que está a ser conduzido assim por outros motivos?
    Tem sido "erros" muito clamorosos para serem de "maçarico"!

    ResponderEliminar
  10. Gabriel Vilas Boas11/11/10 18:37

    Caro amigo,

    Concordo com muito do que disseste. Mas repara: este tipo de mentalidade já vem de há várias semanas. Mesmo com o Benfica a ganhar. Chamar a atenção é uma coisa, criticar tudo o que mexe é outra. E hás-de perdoar, este blog tornou-se num exemplo da crítica permanente a tudo o que o presidente Vieira faça ou não faça. Por vezes, perdeu um pouco o bom senso. Corre o perigo de se tornar um pouco como o blog O NOVO BENFICA antes das eleições. O seu criador também criticava tudo o que mexia na gestão Vieira, passou a ser muito lido, cansou-se, prometeu ir-se embora, lá acabou por ir... para se candidatar à presidência do nosso clube com os resultados que se sabem e toda a gente percebeu a intenção da criação do blog que agora está moribundo.
    Não façam do GB, ou novo GB, a mesma coisa.
    Relembro uma das ideias do GB a quando das últimas eleições: "Caro presidente, agora será analisado apenas pela vertente desportiva. Nada de desculpas". O homem conquistou o campeonato e a taça da liga. Neste ano, que é o segundo do seu actual mandato, ainda há duas / três competições que pode ganhar e toda a gente diz que... já perdeu!!!! Que adeptos!!! Lanaçaram aqui o repto, o homem cumpriu uma parte (e não foi a menos importante)e agora isso já não interessa nada??? Impressionante coerência!!! Já agora, durante este tempo todo, o que fizeram para ajudar? Ah, chamaram atenção... pois estou a ver. A mim parece-me que não gostam do homem, torcem para que ele falhe (ele também ajuda um pouco), mesmo que isso prejudique o Benfica. Num dos últimos posts que escreveu, GB afirmou que lhe interessava apenas os superiores interesses do Benfica. Gostava que quando escrevessem certos posts pensassem genuinamente no mesmo. É a parte "o que eu posso fazer para ajudar". Numa semana como esta, muitos estão calados por vergonha ou porque acham que é a melhor maneira de ajudar, outros (muito poucos)lançam timidas convocatórias para domingo na Luz, mas a grande maioria dos bloggers benfiquistas aproveitou para sair do porão, como os ratos.
    Não lhes apetece apoiar a equipa e o treinador? Então é a equipa e o treinador que não merecem. A direcção só merece o nosso voto ou não daqui a ano e meio. Para já foi arranjar o dinheiro correspondente a uma vitória na Liga dos Campeões + um estádio cheio, contra a vontade dos adeptos (que pensam apoiar a equipa domingo sentados no sofá) e os jogadores que se acham demasiado bons para correr e lutar como se exige a qualquer jogador que tenha a honra de vestir a camisola do SLB.

    ResponderEliminar
  11. Disse em tempos ao bloguer que tinha por nick o nome do blogue que o não o entendia na maioria das vezes.
    Agora, até já sou capaz de o entender melhor, Mas não é sobre um escrito dele que agora quero comentar.

    O escrito parece-me escorreito, tem uma ideia guia a conduzi-lo, fala de coisas importantes, fala do Benfiquismo e do modo de ser Benfiquista.

    Concordo com várias coisas. Não concordo com o exemplo.
    O FC Porto não é exemplo para o Benfica nem para os Benfiquistas.
    Um treinador banal ganha lá?
    Aceito mas não quero que no Benfica um treinador ganhe à custa dos mesmos expedientes, dos mesmos métodos, dos mesmos valores éticos, das mesmas premissas sobre o valor da verdade desportiva e da moral.
    Porque todo o Mundo já sabe ou vai sabendo como é que o FC Porto ganha!
    Até Sir Alex Ferguson!
    Até alguns sportinguistas, minoritários mas esclarecidos!

    Mas, para além do que disse, também não entendo totalmente o autor deste texto.
    É que o seu conteúdo não tem nada a ver - ou muito pouco a ver e só lateralmente - com o título, um título afirmação-conclusão e não um mero título resumo do conteúdo que sob ele se pretende desenvolver.
    Naturalmente que, depois, a conclusão é a de que não há nada palpável e plausível a justificar esse mesmo título, ou mais propriamente, essa mesma afirmação-conclusão que foi colocada no lugar reservado ao título do texto.

    ResponderEliminar
  12. RedMoon, quem quem te leu e quem te lê.... ;)

    só o burro não aprende ;)

    ResponderEliminar
  13. mais outra descoberta de merda!
    -então num país democrático, uma equipa de futebol deve deslocar-se com exagerado aparato policial???
    -então numa liga profissional, tolera-se a arrogância dum clube corrupto, sem acção disciplinar e resignando a todos???
    -então o benfica solicita medidas aos seus sócios e adeptos para no fim ir àquele antro já mais que submisso???
    -então um benfica renovador, que aposta num treinador medíocre, cobarde e submisso do sistema, ainda quer ser campeão???
    -então uma direcção faz de conta apenas quer derrotar a corrupção com as escutas ilegais transitadas em julgado???
    caros pensadores de merda, a miséria que se tem passado este ano é demais, para ser aceite de ânimo leve.
    O BENFICA JJ NUNCA JOGOU BEM, e este ano até teria melhor equipa, já que pensada por JJ. enquanto que o porko o ano passado é que jogou mal ... por isso tinha menos pontos.
    que moral terá o JJ para fazer de comentadeiro, se nem ele e nem os outros 2 treinadores nem a pré época dos seus clubes prepararam!
    o benfica continuará a ser o asilo de xicos espertos e não mais do que isso.
    para isso, não contém comigo, obrigado!

    ResponderEliminar
  14. Excelente tópico Redmoon. Como sempre te disse, gosto muito de ler o que escreves. Não concordo com tudo, mas curiosamente vamos concordando cada vez mais.

    PS- Uma "provocaçãozinha": Olha que não sou eu que estou a dar a mão à palmatória... eheheheh! Estou a brincar, meu caro.

    ResponderEliminar
  15. Gabriel Vilas Boas,
    Apreciei o teu comentário mas, este blog é aquilo que é, e se há algo que gosto neste espaço, é o facto de todos os que aqui escrevem serem independentes, não puxarem todos para o mesmo lado e, segundo sei, ninguém se conhece pessoalmente.

    Quem acompanha o que aqui escrevo sabe que já por diversas vezes escrevi para defender LFV de "ataques" proferidos por escribas deste blog. Quando tenho de defender defendo, quando 'e para criticar critico. E desta vez critico porque não aceito, como tenho visto, que se culpe Jorge Jesus por esta fase do Benfica. Jorge Jesus está a ser queimado. É a minha opinião.

    Sobre o tal candidato a presidente que tinha um blog, não sabia mas, que mal tem? Sinceramente, não percebo essa aversão a candidatos com blogs. Porque não há-de um candidato a presidente criar um blog para mostrar as suas ideias e criticar aquilo que acha criticável? Só segue quem quer, quem discorda comenta e, como se viu, não é por se ter um blog que se fica mais perto de se ganhar eleições. Isto toca na vida de alguns mas, de uma pequena minoria.

    Uma coisa posso desde já garantir: Falo por mim e por mais ninguém, e garanto que não tenho pretensões a rigorosamente nada no Benfica. Mas ainda que tivesse, não veria problema nenhum em divulgar aqui o que penso mesmo que mais ninguém concordasse com isso.

    Cumprimentos



    Gil Vicente
    Bem sei que há muitas mais diferenças entre Benfica e Porto, talvez um dia escreva sobre isso. Reconheço que há no Porto muitos títulos que cheiram mal mas, se não falo mais sobre esse lado da bola, é porque sinto que muitas vezes se torna uma desculpa fácil para justificar as nossas insuficiências.


    DarthVader,
    Parabéns pelo excelente trabalho que tens feito neste blog, especialmente desde que o Gb saiu


    GB,
    Como sempre te disse, há coisas que dizes com as quais concordo e outras que discordo. Sou flexível:)) Mas se o assunto for formação continuamos a discordar:)))) Na verdade, AINDA(:))) não mudei assim tanto de opinião. Limitei-me a concordar que esta época foi mal planeada. O que 'e óptimo, deixa que te diga, porque o que eu gosto neste blog 'e que nao remam todos para o mesmo lado:)))

    ResponderEliminar
  16. Caro RedMoon,

    Eu também não sou pró-Vieira embora o pareça. Como tu, sou só pró-benfiquista. Concordo com em parte do que dizes mas tenho uma visão diferente noutros aspectos!

    Se alguém quer queimar JJ, julgo que ele tem lançado muitas achas para fogueira. Não vi este ano LFV, a dizer que íamos ser campeões ou ganhar a Champions! Pelo contrário ouvi JJ a dizer que a jogar assim ninguém nos pararia, seríamos quase imbatíveis e que ninguém na Europa joga como nós (referia-se aos aspectos tácticos), para além da conversa de que estávamos a fazer a pré-época e em Setembro é que iria ser!

    Acho que ele, melhor do que nós, sabe o plantel que tem, e depois dessa conversa toda, chegar ao jogo de Domingo passado, mudar meia equipa, (pelo menos nas posições) e levar cinco não abona muito a seu favor. Eu como adpeto não estou muito contente com isso e as suas justificações para a derrota não devem ser mobilizadoras de um balneário - nisso ele podia aprender um pouco com o Mourinho!

    A realidade este ano é diferente, a seu favor tem que no campeonato foi muito prejudicado pelas arbitragens e não tem uma equipa tão forte como a do ano passado, mas na champions, até deu dó a forma como se perdeu em Lyon e com o Schlke!

    Eu não dissocio o que ele nos deu o ano passado com a qualidade dos jogadores que tinha! Na Liga Europa teve medo do Liverpool e não colocou o nosso guarda-redes titular... Mas o pior de tudo para mim foi o jogo com os corruptos do ano passado (não consigo afastar o pensamento que há ali pilhas adulteradas) mas esquecendo isso, estivemos empatados 1-1, a jogar contra dez e perdemos o jogo por 3-1!

    Outra coisa que não concordo de todo, é o mérito dos corruptos, só sabemos uma pequena parte de todos os esquemas subterrâneos que eles usam para ganhar! Por exemplo, era impossível o Benfica sagrar-se campeão no Dragão, eles devem ter feito tudo, mas mesmo tudo para o impedir, e conseguiram-no mesmo a jogar 10 contra 11!!!

    Não quero contribuir para queimar JJ, mas se a direcção tem falhado, JJ também!

    Quanto aos adeptos somos mesmo assim! O ano passado fizemos de JJ um Deus, este ano podemos fazer dele um diabo!

    Só mais uma coisa, porque os conheço bem, tivessem os adeptos do clube condenado por corrupção 1 ou dois anos sem ganhar nada e iriam ver o que aconteceria. Eu recordo-me de os ver a queimar cartões de sócio em pleno estádio e isto já na em tempos de Democracia!

    E por fim, é sempre um prazer ler o que escreves

    Abraço,

    ResponderEliminar
  17. Só tocando na ultima parte do teu comentário oscar, bem que o dizes, se todos vêm dizer que os adeptos benfiquistas sao divisionistas e nao jogam pelo bem comum, lembrem.se do porto quando nao ganhou 3 epocas seguidas, eram agressoes a jogadores, treinadores, vidros de carros partidos, insultos...etc...

    eles nao sao diferentes de nós, a diferença é que o clube deles tem uma estrutura /tanto a legal como a ilegal) que lhes dá uma dinamica de vitória que nao permite que essa faceta dos adeptos do porto venha ao de cima.

    ResponderEliminar
  18. Estar aqui a discutir a limpeza dos campeonatos do Porto nao tem nada a ver com a discussao.
    O que o Redmoon estava a dizer e que no Porto remam todos para o mesmo lado, tem sede de vitoria todos os anos e nao inventam no que toca a mexer no plantel.

    No Benfica depois de termos uma estrutura fantastica que nos deu um campeonato a jogar futebol como eu quase nao me lembro de ver o Benfica jogar temos um Presidente que ataca e desautorizou o Director Desportivo que conseguiu ir buscar os reforcos que foi buscar e que blindou o balneario, que vendeu o Di Maria e Ramires sem ir buscar substitutos para as suas posicoes e ainda foi estourar 8,5 milhoes de euros num GR que nao assegura seguranca no presente fragilizando o plantel que o melhor treinador que o Benfica teve nos ultimos anos.

    Ou seja, depois de ganhar num ano a Direccao decide tirar o tapete de debaixo dos pes dos obreiros do sucesso: JJ e Rui Costa.

    Redmoon, so discordo numa declaracao tua: O LFV nao encontrou um clube em estado caotico. Vilarinho ja tinha disciplinado aquilo ele apanhou a obra encaminhada. Para mim tem merito nas obras que fez, mas para um clube como o Benfica sucessos de betao e recordes do Guiness nao chegam. O que interessa e o sucesso desportivo.

    ResponderEliminar
  19. Oscar R...
    Concordo com boa parte do teu comentário, e evidentemente que Jorge Jesus também cometeu erros. Essencialmente de discurso.

    Mas discordo quando parece que queres dizer que o culpado é o JJ que queria vencer isto e aquilo, e que a Direccção não tem nada a ver com essa conversa já que nunca disse que queria o que JJ queria.

    Se assim fosse, mais grave seria. Porque em várias entrevistas de pré-época, JJ disse que queria um dia vencer a Champions e que só sairia do Benfica se o clube não lhe desse essas condições. Ora, se se renovou contrato, o clube não sabia o que JJ queria?

    Mas eu até dou de barato que vencer a champions é uma utopia. O que acontece é que quando se está num clube como o Benfica, e se pretende fazer um projecto de médio prazo, nenhuma direcção responsável pode num segundo ou terceiro ano, diminuir a qualidade dos recursos disponiveis para o treinador, e continuar a exigir "melhor do que no ano anterior". Isso é queimar um treinador.

    E eu detesto falar no Porto como exemplo mas vou ter, mais uma vez de falar: Mourinho venceu a Taca uefa com o Porto, podia ter vendido logo após essa conquista 4 ou 5 jogadores, mas não o fez. Manteve os jogadores e o treinador, porque só fazia sentido o treinador ficar mais um ano se fosse com a ambição de no ano seguinte fazer melhor. E melhor era vencer a champions.

    Se apos essa final da taca uefa, o Pinto da Costa tivesse vendido o Carvalho ou o Deco, faria sentido que Mourinho ficasse? Ou será que ficava? Não sabia ele que ficando nessas circunstâncias era para ser queimado?

    Pois isso é o que está a acontecer com Jesus. E já aqui escrevi, e dou de barato que Di MAria e Ramirez "tinham" de ser vendidos. Mas também tinham de ser substituidos. E não foram. E quando se anunciam novos ciclos e se vai jogar champions com caloiros, dá nisto.

    Dá nisto porque este ano os Benfiquistas esperavam mais. Mas não se pode esperar mais, nem milagres, quando os recursos ao dispor do treinador são inferiores.

    Nestas situações, e se tinha mesmo de ser assim, mais valia rescindir com JJ e trazer outro para começar de novo. É que quando se anunciam novos ciclos, eu parto do princípio que um ciclo significa pelo menos mais do que um ano.

    Cumprimentos Oscar-R. Tenho gostado do que tens escrito

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking