O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 14 de novembro de 2010

Jogo contra Lyon a papel químico (ao contrário)

. 8 comentários
Este jogo começou ainda com os fantasmas dos 5-0 da semana passada, não se notava ânimo, os jogadores pareciam perdidos e a falta de vários titulares por castigo só ajudou a evidenciar ainda mais o estado da equipa. Ao contrário de outras ocasiões, o que faltou em organização e entreajuda, os jogadores contrabalançaram com a simples arte que lhes vem dos pés. Apesar de a Naval em boa parte da 1º parte parecer jogar a seu gosto (tal como o Lyon a 12 dias), e várias vezes esteve proxima de marcar (o que vale é que a Naval não é o Lyon) o Benfica com um eficácia pouco usual no decurso desta época acabou por deitar por terra os esforçados mas fracos intentos dos homens da Figueira.

A defesa do Benfica apareceu com 2 alterações forçadas, Rubén Amorim no lugar de Maxi Pereira e Sidnei no lugar de Luisão, e fiquei muito contente com o regresso do Rubén, e como seria de esperar, a jogar ao seu nível, aquele rapaz benfiquista desde nascença não sabe jogar mal, nota-se que joga com a cabeça, mas é o coração que lhe transmite a força para ir até ao fim em qualquer circunstância. O meio campo também teve alterações forçadas, Airton no lugar de Javi Garcia (embora ainda não esteja bem a altura do espanhol é sempre uma alternativa válida) e Gaitán a regressar para o lugar do também castigado Carlos Martins. Aplaude-se também o regresso do Saviola, porque um jogador deste calibre, a não ser por impossibilidade física, é daqueles que nem se pode equacionar a hipótese de o deixar de fora...

O golo de Kardec foi muito importante porque possibilitou que a equipa acalma-se embora também se tivesse de esperar que o "gás" da Naval se esgotasse para que o Benfica realmente tomasse posse do jogo, mas não sejamos cegos, o Benfica ganhou como ganhou (e ganhou bem) porque jogou contra uma equipa muito frágil, que jogou o jogo olhos no olhos e pagou por isso uma factura pesada, simplesmente não tem equipa para o tipo de jogo que tentou implementar na 1º parte.

A 2º parte foi simplesmente o desfecho previsível do que aconteceu na 1º parte, e ainda tivemos hipótese de ver Gaitán mostrar alguma coisa do que é capaz e de ver o Nuno Gomes entrar nas quatro linhas e ao seu estilo, marcar um golinho nem que fosse só com um toque na bola. Ele realmente ainda tem muito para dar ao futebol, só espero que depois de pendurar as botas regresse e ocupe um lugar na estrutura que o realize e que seja benéfica para o Benfica (relações internacionais é a minha opinião).

Agora, porque será que esta equipa anda sempre nos altos e baixos e não tem traquejo para lutar ombro a ombro com um Porto que certamente colocará novamente a distância nos 10 pontos?

Jogadores como Kardec, Gaitán, Jara, Sálvio e Airton (os dois últimos já tem uns meses de experiência europeia) vieram do futebol sul-americano, e eu sempre disse isto como sendo um ponto fraco da política de contratações desta direcção, que devia apostar mais em jogadores já com anos de experiência europeia quando fossem para entrar de estaca no onze principal, e só sul-americanos de origem quando não fossem logo necessários para o imediato mas para "ir evoluindo". Estes jogadores eu acredito, são BONS jogadores. Só que ainda não têm o conhecimento, a experiência, o ritmo do futebol europeu para jogar ao seu mais alto nível, tirando algum caso excepcional (Ramirez) precisarão no mínimo de 1 época de adaptação. Já repararam nos prejuizos que essa política dá? Jogadores queimados, dinheiro jogado fora, equipa fragilizada... Agora o Benfica encontra-se numa encruzilhada, ou realmente embala para o que resta da temporada de bom nível, com a equipa a ganhar novos níveis de confiança, a equipa técnica a conseguir melhor aproveitamento da potencialidade dos jogadores e a direcção a dar o exemplo e deixar-se de negócios estranhos e iniciar uma gestão responsável, e sobre isso mais se falará nos próximos tempos, porque apesar do que alguns dizem, isso pode definir em grande medida o Benfica que teremos nos próximos meses e anos, ou se tal não for o caso teremos no resto desta temporada e sabe-se mais até quando um rendimento desportivo de pára-arranca que nunca possibilitará ao clube atingir os patamares que a sua história o exige.

Esperamos sinceramente que seja desta que esta estrutura do nosso clube consiga arrancar de vez para uma cultura de exigência e vitória.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Um bom jogo nomeadamente na 2ª.parte.
    A NAVAL não foi pera doce e deu luta. Tem jogadores para fugirem do lugar que ocupam.

    Tive pena que o EL MAGO não tivesse marcado. Merecia-o. É um regalo ver jogar aquele predestinado!!!

    Os golos foram lindos nascidos de boas jogadas e o NUNO mereceu aquele minuto de glória!!!

    Agora é sempre em frente...sempre em frente...sempre em frente...

    ResponderEliminar
  2. Deus (e Jesus) te ouça Viriato...

    ResponderEliminar
  3. Será que sou ceguinho!ou o defeito e meu ist.

    O Kardec foi violentamente agredido sim aquilo e uma autêntica agressão na área NICLES! O aimar foi rasteirado e nicles, o sabiola foi arremessado e nicles, o gr da naval fez falta sobre o Jara e nicles....isto não e dado RELEVÂNCIAS PORQUÊ.

    ResponderEliminar
  4. Aqui me centrei mais a discutir o que o benfica pode fazer por si, mais do que factores externos , que embora é verdade que existem e continuam a prejudicar-nos, se encurtarmos todas as nossas preocupações a isso, então estamos a falhar no essencial...

    ResponderEliminar
  5. já muito foi discutido aqui a parte da arbitragem e a cota-parte que joga no nosso insucesso, mas como bem disse sempre o GB, é à direcção que cabe controlar melhor as jogadas de bastidores e atrapalhar as movimentações dos corruptos, eles sim podem fazer a diferença nesse aspecto para que depois a nossa qualidade e organização se bem geridas possam fazer o resto na caminhada para o sucesso e muitos troféus.

    ResponderEliminar
  6. mas, só para terminar, caro aj, de facto foram casos que aconteceram e cabe a nós também chamarmos a atenção para esses casos, e por isso o seu comentário tal como outros serão sempre benvindos.

    ResponderEliminar
  7. aj a partir do momento que o "iluminado" do Vieira apoiou a candidatura do Fernando Gomes a Liga o Benfica nao se pode queixar de arbitragens.

    Mas a mim parece-me que a nossa Direccao se chateie muito com isso. Falta-lhes ambicao.

    ResponderEliminar
  8. Sim senhor ! o vieira deu a esse grunho Fernando Gomes o beneficio da duvida mas ,mas dava a quem ao corrupto da madeira !etc. etc. valha-me Deus
    mas o meu medo vai mais longe [ o Vítor pereira e um homem sério mas não serve os interesses do futebol nacional, pois também erra muito ] !

    Hoje nos minutos iniciais foi de uma gritante desigualdade de critério CONTRA A NAVAL ate nas bolas fora esse apito foi sempre empurrando o Glorioso pois marcava tudo a favor da naval..
    Mais ISTO esta a ir longe demais ! E No hóquei e no andebol e no basquete ,e no futsal ,e em tudo que tenha apito para desancar o BENFICA vai ser preciso alguém por termo a isto NEM que sejam os NONAME BOYS alguém tem de dizer BASTA ,MAS BASTA de ver VILIPENDIADO O Sport Lisboa E Benfica ....


    PS: E pá por favor então erra o presidente da republica

    Erra o PG REPUBLICA

    Erra o primeiro ministro

    Erra o ministro das finanças

    Erra o benquerença

    Erra o Pedro Henriques

    Erra o Victor pereira

    Erra o o grunho das antas o bosta

    Erra o g redes

    Erra o juiz com toga

    Erra o jogador

    Erra o treinador

    Erra o policia

    ERRA as juízas e juízes nas sentenças de criminosos ,bandidos gatunos ,mafiosos e corruptos ,onde uns de gravata são livres e pé descalço presos
    quereis JUSTIÇA A MODA dos de farrapo na cabeça ...

    Erram todos e todos os dias que e uma VERGONHA mundial mas a estes tudo e perdoado pois e contra sempre o S.L.BENFICA ate a cmvm e uma instituição parecida com a pide sempre contra o BENFICA mas ninguém lhes da tratamento igual porquê.

    Mas será que o Sr. luís Filipe vieira não pode errar como estes vampiros

    Erra todo o mundo só o Sr. luís Filipe vieira não pode errar chega de tanto bater no gelo só sai agua quereis OURO em bruto NÃO ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking