O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Benfica – E todos a olhar para um…

. 12 comentários

Não sei onde o tenho, sei apenas que o sinto por todo lado e constantemente! Atravessa-me o espírito e enche-me a alma. É a minha doutrina. Não sei de onde ele vem, nem chega saber que me ensinaram a gostar, também fui à catequese e não é por isso que me tornei crente!

Corre qualquer coisa dentro de mim que me empola o sentir e paralisa-me a mente na hora de o ver correr, nada mais conta. Se a meta é atingida a descarga positiva transcendente que me invade, embriaga-me o viver. Nesses momentos parece que vivo no paraíso… Sinto-me a dançar, tudo me sorri e penso valer a pena existir, não pelo Benfica, mas pelo que Ele me faz sentir…

Quando não se chega à meta, naquela hora e meia imensa, e depois do coração saltar desenfreado e sem coordenação possível, o abalo é tremendo, passou um tremor de terra por mim sem a terra tremer! Deixo de sorrir, adoeço… por momentos, que sentir o Benfica ,não o permite. Fico aflito por ele e não consigo condená-lo! Era como esfaquear a minha amada por me ter dito uma palavra que não gostei!  Não o consigo fazer. Sofro hoje porque amanhã serei feliz, nem que demore séculos… Não consigo largar a embriaguez deste sentir…

Se o vou ver ao vivo venho rouco! Os sons saídos do coração esmagam os meus amplificadores e eles não aguentam…2005 no Bessa, foram três a dias recuperar, parecia que me tinham levado à ilusão da eternidade e foi maravilhoso…

O ano passado foi sublime, superioridade total até ao fim, ficando a moer a alma o jogo na Luz contra o Guimarães para a taça, o jogo em Liverpool e o jogo no antro da corrupção!

No fim o êxtase e que êxtase…, uma equipa que tinha dado recitais sublimes de bem jogar, precisou dos últimos dez minutos do último jogo, para finalmente subir bem alto. no altar da memória colectiva de um todo que se espraiou, nas luzes nocturnas, de uma noite inesquecível! 

Ontem, num jogo fulcral, a emoção não se mostrou! A dúvida está instalada em todos nós e o sofrimento antecipado não a deixa fluir livremente. Vê-se a vitória como uma obrigação e não se reconhece o mérito. Assobia-se quem não se gosta, critica-se os jogadores, culpa-se a direcção e principalmente LFV, por tudo e mais alguma coisa!

Dou comigo a pensar que ainda não perdemos nada, mas parece estar já tudo perdido! Revolvo o filme e vejo sempre a mesma história. Quando as coisas correm mal, aqueles que mais força deveriam dar,  são os primeiros a saltar fora e a cobrar ao Benfica – sim ao Benfica, Ele somos nós… mas pouco importa. Começamos a olhá-lo de lado, do exterior, como seres que nada temos a ver com o assunto! Ou então, tiramos conclusões e logo fazemos acusações que só servem para a fugirmos à frustração e julgar-mo-nos a lutar por Ele, quando a única coisa que fazemos é dar-mo-nos por vencidos!

Como podemos querer uma imagem diferente dos nossos magos, sem nós eles não fazem magia e perdem-se na exigência de um clube, que os seus adeptos, ao primeiro sinal de fraqueza são os primeiros abandonar o barco! Vêem-se a lutar sozinhos, a remar contra a maré vermelha que os oprime, dúvida deles, e esmaga-os com a sua dimensão!  

Depois começam as histórias! LFV quer despachar o treinador porque precisa de um bode expiatório; não temos jogadores porque só compramos pinos; damos milhões por jogadores para emprestar; perdemos todos os bons jogadores para os corruptos porque quisemos; preparamos mal a época; não pagamos os prémios aos jogadores; damos prémios a gestores quando tivemos prejuízo: queremos correr com o nosso capitão; e por aí fora, cada dia nos trará algo mais! Acabamos a ouvir o capataz das tropas de Contumil a vir defender o nosso treinador - não perdem uma para atacar o Benfica – Se nós não defendemos, quem o irá fazer?

Não sei que raio de sentir eu tenho, que não consigo ver em LFV, o homem diabólico que está no Benfica por vaidade e para atingir fins que apenas visam os seus interesses pessoais. Não consigo pensar assim! Erra, como eu e todos as pessoas que conheço, mas sou solidário com ele porque a luta que trava é desigual. Para além de enfrentar um ser diabólico, instalado num país onde a corrupção grassa em todos os sectores da sociedade, ainda tem de enfrentar uma oposição feroz, ainda que escondida, e que está impaciente para tomar os destinos do clube nas suas mãos!

Como tenho a certeza que não será isso que removerá a corrupção do futebol ou que fará o clube acertar em todas contratações que faça, prefiro, para já, ver LFV ao comando do leme do barco que já vi quase submerso, e que se de lá saiu, deve-o em particular a esse homem de muitos defeitos mas também de muitas virtudes!

Tantos criticaram a viagem a Angola e o saldo foi extremamente positivo. Afinal ganhamos com a maior goleada da época. Vimos jogadores que são segundas escolhas a ganhar confiança e vimos um grande capitão chorar ao céus da injustiça. Porque sente ele injustiça e porque se prepara para sair  para assim poder continuar a jogar futebol? Será LFV que o quer correr também ou será que se sente útil e o treinador não lhe dá oportunidades? Seja o que for eu não tiro conclusões porque me é impossível, não tenho os dados todos…

E Rui Costa? Tão mal tratado por muito adeptos. Inadmissível que alguns o considerem uma figura decorativa ou um joguete nas mão de LFV. Estou convencido que se ele se sentisse usado, bateria facilmente com a porta, aliás, seria isso que a oposição mais desejaria – imagine-se o triunfo que ele seria… Tenho-o como um homem sério, de grande carácter e um grande benfiquista, que não se permitia colaborar com quem usasse o Benfica em seu proveito, e muito menos, que não tenha inteligência para perceber se isso acontecer!

Só desejo que a seguir a LFV, o presidente do meu Benfica seja Rui Costa! O que de todo me repugna, é que da oposição saia um espécime tipo José Eduardo Moniz, e só me refiro ao seu benfiquismo. Não consigo perdoar que um privilegiado da nossa sociedade tenha deixado de pagar cotas quando o clube mais precisava… Mas não seria isso que me levaria a fazer-lhe oposição!!!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. "Não sei que raio de sentir eu tenho, que não consigo ver em LFV, o homem diabólico que está no Benfica por vaidade e para atingir fins que apenas visam os seus interesses pessoais. Não consigo pensar assim! Erra, como eu e todos as pessoas que conheço, mas sou solidário com ele porque a luta que trava é desigual. Para além de enfrentar um ser diabólico, instalado num país onde a corrupção grassa em todos os sectores da sociedade, ainda tem de enfrentar uma oposição feroz, ainda que escondida, e que está impaciente para tomar os destinos do clube nas suas mãos! "

    Engraçado...troca Vieira por Vale e Azevedo e o parágrafo assenta que nem uma luva...

    Rui Costa não bate com a porta talvez por enorme benfiquismo, por saber q isso em nada ajudará o clube q ama. Uma coisa tenho a certeza, Rui Costa ama o SLB. Os outros...tenho muitas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Eu não culpo LFV por tudo e por nada. CUlpo-o daquilo que tem culpa:
    Apoiar a presidência de Fernando Gomes na Liga,
    Vender o Di Maria e ir buscar dois putos que nunca vimos jogar para baixar o preço do negócio,
    Saber que o Ramires ia embora e não fazer o mínimo esforço por contratar alguém que preenche-se o seu lugar,
    Não ir buscar os reforços pedidos por JJ (Guardado, Huntelaar, Quaresma, Simão) para fortalecer as alas da equipa ao mesmo tempo que empresta Urreta para o suposto negócio do Guardado,
    Gastar 8,5milhões de euros num guarda-redes que não assegurou segurança no imediato,
    Esvaziar o papel de Rui Costa ao meter-se nestes negócios todos que deviam ser da responsabilidade deste último e mostrar total incompetência na gestão destes assuntos,
    Não pagar os prémios prometidos aos jogadores a tempo e horas,
    Não fazer as renovações prometidas a jogadores nucleares do plantel a tempo e horas.
    Não cumprir com as ameaças de boicote ao jogo do Dragão se não houvesse segurança como se veio a comprovar.

    Isto para mim são erros demais para pouco mais de 6 meses e ainda falta mencionar alguns.

    E ainda não perdemos nada?? Sim a 10 pontos do Porto no Campeonato vais mais ganhá-lo! Por mais benfiquista que seja não sou anjinho nem tapado.
    O objectivo principal para o Benfica já está perdido e esse é o campeonato por causa destas brincadeiras do Vieira que pura e simplesmente não sabe ficar quietinho e fazer o que compete a um Presidente (pista: mover-se nos corredores do poder).

    E o bitaite ao JEM é completamente escusado. Se pagar as quotas todas em atraso qual é o problema? Por que é que te repugna? Porque não tem a benção do Vieira para se candidatar a Presidente? Então o Benfica não é um clube democrático? E se ele privilegiado da nossa sociedade é porque mostrou competência no que fez para atingir esse patamar.

    Que eu saiba o Vieira também é (e pagou por si próprio durante muitos anos) sócio do Porto e foi grande amigalhaço do Pinto da Costa e não vejo isso a repugnar-te.

    ResponderEliminar
  3. Excelente momento blogosférico...

    Gloriosas Saudações.

    ResponderEliminar
  4. Pedro,

    Troco sem qualquer problema e estive com ele até ao fim. A oposição não estava escondida e era feroz! Mas isso são contas de outro rosário que merecem outra atenção... Quem se seguiu a JVA correu com José Mourinho para por lá um treinador benfiquista e de imediato se "entregou" ao Oliveirinha!!! Isto de estar com alguém, só nos cega se não quisermos ver...

    A grande diferença é o SLB de LFV e de JVA!

    Já quanto a Rui Costa, contradizes-te, então o seu grande benfiquismo pactua com quem está no Benfica para se servir e nem sequer o ama? Porque achas isso? Porque tem Rui Costa de se sujeitar a tal coisa? Porque apoiou LFV nas últimas eleições? Só falta virem dizer que se vendeu... ou então e apesar de tudo, não vê solução melhor para o actual Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Por amor de Deus!

    Oh Oscar, se o blog GB fosse um momento literário até tinha sido comovente.

    Nem com muito esforço mesmo seria possível acordar desse sonho e vê-lo como realidade! Isso está drasticamente distorcido e essas tentativas de "always look the bright side of life" é bom para os MonthyPhyton.

    Absolutamente surreal, deslocalizadíssimo da realidade e a esconder lacunas brutalíssimas.

    Enfim. Viva o Presidente que se lixe o Benfica... só o título disse tudo! Impensável de um benfiquista, Oscar.

    ResponderEliminar
  6. Caro vermelhusco,

    As opiniões e visões são sempre legítimas! Cada um de nós segue o seu entendimento em conformidade com a percepção que tem dos acontecimentos.

    Tenho outra visão de muitos dos erros que apontas e, como tu, também não são análises avulsas pois inserem-se na tal percepção que vou tendo do que se passa - claro que por vezes só vemos numa direcção mas isso é normal... daí eu valorizar muito o contraditório!

    Quanto ao JEM e ao que me repugna, queria clarificar que não é nada pessoal. Eu até admito que um benfiquista possa ser sócio de vários clubes, eu não o faria em relação aos outros dois grandes (já fui sócio de um clube chamado Ermesinde) mas não vejo que isso possa fazer de mim mais benfiquista. A questão é que para mim um benfiquista que deixa de pagar cotas por decisão consciente e não por dificuldades financeiras ultrapassa o aquilo que eu identifico como - o meu sentir o Benfica - e repugna-me!

    Outra coisa, eu não quis mandar mandar bitaites ao JEM, senão teria dito, por exemplo:

    Em todo o período conturbado de vários anos que o nosso clube viveu, JEM, tirando na disputa MV vs JVA e por questões de audiência, nunca quis saber do Benfica - eu até ao ano passado desconhecia que ele fosse benfiquista! E quando me lembro dos tempos do monopólio audiovisual da RTP e de quem era o seu director, tenho muitas recordações da muita subserviência e vassalagem prestada ao corrupto-mor!

    Depois, saber que esteve vário anos sem pagar cotas, e só regulariza a situação (sendo convidado para o fazer por LFV) porque a actual direcção deu a oportunidade aos sócios que a regularizassem pudessem manter o número de sócio e vê-lo aparecer como o rosto de uma oposição que não tem ideias para o Benfica a não ser destronar LFV e recorre a JEM porque é muito conhecido, ou seja pouco de Benfica e muito de notoriedade... Isso sim seriam bitaites!

    Já quanto às amizades de LFV, eu não tenho nada com isso. Para mim conta que depois de o ver como presidente do Benfica ele foi provavelmente o maior inimigo desse ser nojento
    que não consigo dizer o nome a não ser chamar-lhe CORRUPTO!

    Mas repito, repugna-me que um Benfiquista ao qual nunca, presumo eu, faltou dinheiro para poder pagar cotas, tenha estado muitos anos sem as pagar e possa no futuro vir a tornar-se presidente do Benfica!

    Pode ser algo de somenos mas para mim é repugnante!

    ResponderEliminar
  7. Caro Geração,

    Não foi essa a minha intenção! E aceito que possa estar distorcido pois isto da realidade, só vale o que ela nos diz dentro da nossa cabeça...

    Realmente, o título pode dizer isso mas para os dois lados,pois há também quem aponte todos os males do Benfica a uma pessoa só! Mas não foi isso que eu quis dizer com o título! Simplesmente somos todos culpados, os que criticam e os que defendem e a ideia que fico é que olhamos para ele - Benfica - esquecendo-nos que ele começa em nós!

    Numa coisa tenho de concordar contigo; "always look the bright side of life" mas só até perceber que estou errado!

    ResponderEliminar
  8. Estou como o Vermelhusco, a "essa pessoa" só lhe aponto o que realmente é responsável. Mas como ele próprio diz, ele é o máximo responsável por tudo o que de bom acontece... logo também tem que ser o máximo responsável pelo que acontece de errado (ainda que ele nessas alturas fuja sempre e procure bodes espiatórios - Vale, Veiga, Rui Costa, Trapatonni, Santos, Camacho, Koeman e agora Jorge Jesus....)

    ResponderEliminar
  9. nem mais vermelhusco e GB, o vieira é pro benfica como o sócrates é pro governo, se gosta de encher o peito quando o clube fez algo de bom e as faz como suas, então também não se tem de virar as balas quando é algo de mau...ele tem uma equipa gestora por de trás, mas tal como sócrates ele é o máximo responsável e responde pelos seus subalternos...

    não se coloque também vieira como jesus na cruz e o façamos de martir para o glorificar para a eternidade...

    ResponderEliminar
  10. Oscar, não confundas o q eu penso com o q o Rui COsta pode pensar. Eu tenho sérias dúvidas sobre o benfiquismo de quem manda no SLB, o Rui pode não ter, há quem nem sequer equacione essa questão.

    O q eu disse é q pode ser q o Rui não queira fazer ondas para não destabilizar mais.

    ResponderEliminar
  11. Pedro, Rui Costa ou está com LFV ou não está! Faz parte da direcção da SAD e é pago por isso. Tem de estar informado! Não tem um papel activo no futebol do Benfica, mesmo que não decisivo? Não quer fazer ondas porque está à espera de um tsunami? Ou, simplesmente, é um ser frio e calculista que está à espera que chegue a sua hora? Nesta hipótese eu não acredito!!!

    Resumindo o meu pensamento: Não acredito que LFV esteja há dez anos no Benfica por simples interesse pessoal, não queira ser remunerado por isso e depois faça tudo para ganhar dinheiro por outros meios e todos os que lá estão ou são cegos e não vêm isso ou são todos farinha do mesmo saco...

    Qual o poder de LFV, para que todos se verguem à sua vontade? Os sócios? Se sim, qual a razão? Dois campeonatos ganhos?

    Por A+B eu não consigo chegar lá! Depende sempre do que se põe na equação!

    ResponderEliminar
  12. Oscar-r, à tua pergunta "Qual o poder de LFV, para que todos se verguem à sua vontade?", vou responder-te em privado.

    Aviso, abre só o email se estiveres disponivel para ficares triste com o teu Presidente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking