O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pensar mais com a cabeça que com o coração (corrigido)

. 26 comentários
O nosso treinador ontem na conferência de imprensa disse que vencer o Lyon seria normal, ambição nunca matou ninguém e até é saudável para manter todos focalizados no objectivo, ganhar em frança seria magnífico.

Agora, espero eu que o treinador tenha feito este discurso mais para os adeptos e para o ânimo dos jogadores, e que em contrapartida, tenha uma táctica pensada mais com a cabeça que com o coração. Ganhar todos queremos mas temos de meter à frente disso as nossas prioridades, e quais são essas prioridades? Passar a fase de grupos da champions.

Então, pragmaticamente, ao metermos essa meta à frente de tudo o resto, a lógica manda que temos de fazer tudo para ganhar os nossos jogos em casa e tentar NÃO PERDER FORA. Numa etapa com esta é preciso muita cautela e respeito pelos adversários, e pensar que mesmo que não ganhemos, estamos a roubar 2 pontos ao oponente.

Uma táctica atacante como a que usá-mos contra o Schalke é muito bonita, mas pode ter efeitos adversos como se viu nesse jogo, e aqui o que conta são os pontos, não as intenções, e pontos são dinheiro, muito dinheiro. Em Gelsenkirshen (acho que se escreve assim) tivemos mais oportunidades, dominá-mos mais o jogo a meio campo, e acabamos por perder 2-0, espero que o nosso JJ tenha refletido nisso e que adapte a táctica ao jogo com o Lyon, antes de mais para não perder.

É claro que temos o caso contrário do jogo do ano passado contra o Marselha, onde tivemos uma táctica desinibida e acabamos por ganhar a eliminatória, mas as excepções são muito mais raras, e desta vez é a Liga dos Campeões, onde há muito mais dinheiro em jogo.

Penso que se usar-mos essa táctica mais de contenção poderemos dominar um Lyon nervoso com a sua campanha caseira e, quem sabe, meter um golo numa rápida jogada de contra-ataque com o Lyon balanceado no ataque.

Por isso acho que devemos jogar com 2 trincos para dar mais solidez no meio campo e impedir que os franceses entrem no último terço do terreno, eu mais logo a noite se fosse treinador meteria esta equipa:

Roberto
Maxi, Luisão, David Luiz, Coentrão
Airton, Javi Garcia
Carlos Martins, Aimar
Saviola, Kardec

Está tudo nas mãos do nosso treinador e eu confio nele, só peço que a lógica supere a vontade de massacrar em casa do adversário quando ele estará sempre mais do que motivado para ganhar em casa perante os seus adeptos, não seria isso mesmo que faríamos se tivesse-mos no lugar deles?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Já se pode jogar com 12 jogadores??

    ResponderEliminar
  2. Ó darthvader, k eu saiba o único clube k pode jogar com mais do k 11 jogadores é o CLUBE CORRUPTO, e esses até jogam normalmente com 14. Nós se jogarmos o k sabemos bastam 11, e dos teus 12 eu tirava o Airton.
    Saudações gloriosas!!!

    ResponderEliminar
  3. não sei se concordo com o darth vader... eu optava pela entrada do Nuno Gomes, teríamos uma equipa ainda mais ofensiva e experiente Roberto, Maxi, Luisão, David Luiz, Coentrão, Javi Garcia, Carlos Martins, Aimar, Gaitán, Saviola, Kardec, Nuno Gomes.

    ResponderEliminar
  4. isso é que é um meio-campo povoado ó darth vader! é assim mesmo, quantos mais melhor!

    ResponderEliminar
  5. Tens razão, mas tens que tirar um jogador à tua equipa porque não se pode jogar com 12. :)

    ResponderEliminar
  6. Será que o árbitro nos deixa jogar com doze jogadores?

    ResponderEliminar
  7. De facto se jogássemos com 12 era mais fácil! ;D


    SOBE BENFICA!

    ResponderEliminar
  8. Desta forma estaríamos a jogar mais à porto. O porto tem 11 jogadores e um árbitro, a equipa que puseste tem 12 jogadores. :)

    ResponderEliminar
  9. Boas, epá eu se fosse treinador até ponha o resto do plantel porque os teus 12 são poucos.hehe.

    Sem brincadeiras, acho que se todos mantiverem-se concentrados porque foi essa a nossa lacuna contra os alemães poderemos vencer ou vir de lá com um ponto que já não é mau.

    Cumprimentos,
    João Rei

    ResponderEliminar
  10. Vamos jogar com 12!?!?!?!?
    EHEHEHEHEHEH

    Os nossos objectivos são ganhar todos os jogos, em casa, fora ou na Lua... Não há mais pragmatismo que este. Nunca condenarei nenhuma equipa ou nenhum treinador por perder, jogando ao ataque, tentando chegar mais além. Nunca a Europa nos voltará a respeitar se jogarmos fora para não perder.

    A estratégia utilizada na Alemanha foi exactamente a mesma da utilizada em Liverpool, contra o Everton o ano passado. Ganhámos e nessa altura ninguém se queixou...

    Logo à noite, olhos nos olhos, com muito respeito, pela qualidade e muita experiência do adversário, contando com o apoio de muitos benfiquistas na Bancada é para GANHAR! E isso será normal sim... Não vamos voltar à conversa da "cagança" e da "bazófia"... Nem sequer se pode chamar ambição. É pura e simplesmente BENFICA!

    ResponderEliminar
  11. Miccoli_3020/10/10 11:39

    Jogar para não perder é meio caminho para a derrota. O Lyon joga em casa mas não é melhor que o Benfica, portanto temos de jogar para ganhar, (atenção que isso não é sinónimo de atacar à parva). As tácticas de contenção são para utilizar em contextos muito especificos, ou determinadas fases do jogo. Temos de ter a bola e fazer o nosso jogo,só assim podemos ganhar.

    P.S: Era bom, mas com 12 ainda nao vale

    ResponderEliminar
  12. Por acaso também meteria essa equipa o pior é que o arbitro era capaz de reparar que estávamos a jogar com 12 LOL.

    ResponderEliminar
  13. vamos com 12?

    ResponderEliminar
  14. Boas Darthvader,

    Concordo com a generalidade da tua análise...

    A única coisa que pergunto é se tu fosses o treinador valia meter 12??? eheh

    Por mim tudo bem, não me importava de ver o Benfica a entrar em campo com um a mais, já que normalmente jogamos contra 14.

    Na tua opinião para jogarmos com 2 trincos, qual dos 3 do meio campo é que encostava?

    Saudações Benfiquistas

    Fred

    Tudo por ti benfica!

    ResponderEliminar
  15. Caro

    Tenha lá cuidado com isso!
    Compreendo e comungo do seu enorme fervor Benfiquista e sei que está acostumado, em Portugal, o Benfica a jogar contra 14!
    Mas não extrapole!
    Não nos vão deixar jogar com 12 jogadores, lá isso não!
    Era bom, era!...

    ResponderEliminar
  16. Pois.

    Realmente começarmos com 12 de inicio é capaz de ajudar.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia,

    Olha que com 12 não nos deixam jogar!

    Um abraço!
    CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar
  18. entao podem jogar 12?????????????

    ResponderEliminar
  19. O treinador, se pudesse, também metia 12 jogadores...

    ResponderEliminar
  20. A tática é impecável, no entanto acho que nem o Lyon, nem o árbitro nos vão deixar jogar com DOZE jogadores!!!

    ResponderEliminar
  21. DarthVader, se metesses essa equipa estavamos em muito maus lencois, porque estavas a entrar em campo com 12 jogadores:))))

    ResponderEliminar
  22. Epá, eu acho que essa equipa seria mau, porque nós não estamos habituados a jogar com 12!! :)

    ResponderEliminar
  23. Não foi a imprensa desportiva que se fartou de repetir ao dizer que o Benfica era feliz em França! Então estatisticamente é "normal" ganhar!

    ResponderEliminar
  24. usá-mos
    dominá-mos

    Bem, julgo que em português seria assim que se escreve:

    usamos
    dominamos

    Não são necessários acentos, muito menos o separador. hehehehe....

    ResponderEliminar
  25. é gelsenkirchen, caro amigo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking