O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Formação ou... (de)formação?

. 11 comentários
Esta semana, a propósito dos dois golos pela selecção, a culminar um início de época muito interessante no Paços de Ferreira (nada de novo para mim), Rui Águas dizia no DN que Nélson Oliveira é "um produto inacabado" que "tem de ser bem trabalhado" para atingir o topo. Nada de novo, só mesmo quem possa não perceber patavina de formação pode esperar que os jovens cheguem dos juniores para "pegar de estaca" sem serem muito trabalhados primeiro. Desta regra, fazem excepção jogadores como Cristiano Ronaldo, Kaká, etc. e obviamente não é disso que estamos a falar.

O GB não se enganou quando no início de época "reclamava" para o plantel principal, em vez dos pesos mortos brasileiros que lá andam a encher os bolsos, jogadores como Nélson Oliveira, David Simão ou Miguel Rosa, Miguel Victor e Yartey. Basta olhar para as performances dos jovens nesta primeira metade da primeira volta para perceber que eu tenho razão... o que poderiam fazer se estivessem a ser trabalhados num grande?!

Ao invés, escolhemos antes manter no plantel jogadores que custam milhões, de qualidade duvidosa e que jamais confirmarão seja o valor que nos custam, sejam o potencial necessário para jogar no SLBenfica. SIM! Errar todos erram... mas se for para errar, então que seja em oportunidades dadas aos nossos jovens.

Senão... acontece o habitual. O Danilo Pereira já saiu para o Parma, antes disso o Tony Sá saiu na época passada para o Liverpool e hoje o Record dá conta do interesse do Arsenal e Chelsea no excelente Ruben Pinto.

When Money Talks.... Shit Walks!!! O Ruben, como o Danilo, tem o sonho de jogar no SLBenfica e não de andar emprestado ao Aves, depois ao Toreense, a seguir ao Carregado, e depois ao Fátima, etc.

Sim, os jovens devem "ganhar rodagem"! Mas isso não consiste qualquer regra! Há jogadores com maturidade e qualidade para integrarem directamente a equipa principal como alternativas aos titulares e outro há que os empréstimos só fazem sentido em clubes com determinadas características e enquadramentos. Os empréstimos também só fazem sentido quando no clube formador há depois melhores alternativas.

Continuo sem entender porque o Nélson Oliveira aos 19 anos é "tenrinho", mas o DiMaria não era! Ou melhor... era, mas como era estrangeiro e tinha custado uma "pipa de massa"... E dei-vos um exemplo extremo, agora olhem para as apostas em jogadores como Fillipe Bastos, Filipe Menezes, Weldon, Keirrison, Sidnei, Adu, Airton, Eder Luiz, etc etc etc...

Tudo jogadores que chegaram à Luz com "rótulo" de promissores, uns confirmaram mais que outros, mas todos com a noção entre os benfiquistas que teriamos que lhes dar tempo para crescerem, para se adaptarem, etc. Tempo esse que negamos aos nossos jovens pelos mesmos motivos... porque ainda não estão preparados, mas que como se vê aceitamos dar a jovens estrangeiros em condições semelhantes!!!

Isto tudo para dizer que o Ruben Pinto pode até ficar no SLBenfica, mas se o que tivermos para lhe dar for uma temporada no Fátima, seguida de outra no Paços de Ferreira e outra vá-se lá saber onde, enquanto à Luz continuam a chegar os brasileiros, argentinos, etc... possivelmente o Ruben vai preferir arriscar Inglaterra, mesmo sabendo que poderá acabar por passar ao lado do sonho e voltar a Portugal como voltaram o Amauri Bischoff, Rui Fonte ou outros. Mas é um risco que lhe valerá mais dinheiro e a hipótese de sonhar.

Do fim-de-semana chegam-nos dois tópicos que muito me orgulham enquanto fundador o Blog GeraçãoBenfica:

Da autoria do DarthVader Futebol isento e espectacular...Possível? - Com um conjunto de ideias ou sugestões que poderiam tornar o futebol português mais atractivo para investidores, patrocinadores e até para formar valores acabados com qualidade.

Da minha autoria Trocar o Essencial pelo Acessório - Com um apelo a que definitivamente os benfiquistas, mas principalmente os responsáveis do Clube apontem definitivamente aos alvos que terão real impacto na credibilização do futebol e na sustentabilidade do projecto desportivo do SLBenfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. o Yartey é um jogador do caraças! Contra o belenenses para o campeonato fez um jogo do caraças! Mete muita velocidade na ala esquerda, não tem medo de partir para o 1 para 1, e procura muito a linha de fundo para cruzar! Tem ainda a capacidade de jogar a avançado! Falta lhe talvez algum trabalho de ginásio para ganhar massa muscular. Mas de resto gostei mesmo muito de o ver jogar! Fez me lembrar o Di a espaços...

    ResponderEliminar
  2. o que poderiam fazer se estivessem a ser trabalhados num grande? muito menos do que o que estão a fazer agora! não há treino que substitua o jogar em competição. nem em forma física nem em experiência.

    os jogadores que o Benfica contrata, têm sempre experiência de seniores nos seus clubes, ou veja-se o exemplo do Rodrigo que foi rodar noutro clube (apesar de não concordar em dar muito dinheiro por um jogador para andar noutro lado). são muito poucos os jogadores que se afirmam nos seniores sem passarem por um período de aprendizagem. e muitas vezes isso acontece por extrema necessidade do clube, e não por ser o melhor para o jogador.

    quem é o Danilo? quantos jogadores saíram dos juniores do Benfica para clubes de topo da Europa e desapareceram do mapa?

    deixem o Nélson Oliveira e os outros mostrarem a qualidade onde estão para voltarem com a maturidade que o Benfica exige.

    ResponderEliminar
  3. Apenas um reparo: Weldon, foi importantíssimo na conquista do título, fez a sua parte e por isso não devemos ser ingratos... Airton, por sua vez, é um excelente médio defensivo e vai dar cartas no futuro. De resto concordo, temos que apostar mais nos nossos miúdos e não em quem vem de fora, custa mais dinheiro e tem a mesma ou qualidade inferior.

    ResponderEliminar
  4. Não sei quem são os românticos...

    Clubes de campeonatos superiores interessam-se por jovens promessas, disponibilizam-se a investir neles (longe de querer dizer que os vão colocar no plantel principal), oferecendo-lhes ordenados bem superiores aos praticados em Portugal e nos fim se forem à sua vida a culpa é do Benfica que não investe neles!

    A solução do GB e companhia é colocar todas as promessas na equipa principal e esperar que elas vinguem, e exigir ao mesmo tempo, equipas fortíssimas para lutar contra a roubalheira...

    Afinal, as soluções são tão simples mas o Benfica gosta de complica-las, são todos uns incompetentes que não apostam na formação! OU melhor, até apostam, só que depois não os querem na equipa principal!

    É tanta a demagogia que fico pensar se não se trata de simples raciocínio - tipo: "o que eu fazia se estivesse no teu lugar"!

    ResponderEliminar
  5. O Danilo já foi alguma vez convocado pelo Parma? E o Tony Sá? Acho que vai ser a salvação do Liverpool. LOL.
    Vocês, quando sai alguma coisa de jeito até disso são capazes de dizer mal. Será que Nélson Oliveira, David Simão ou Miguel Rosa, Miguel Victor e Yartey deixaram de ter contrato com o Benfica e ninguém foi informado?
    Andámos anos e anos a só produzir lixo e agora que começa a ver-se frutos da produção do Seixal vocês dizem mal.
    Que Deus vos perdoe.

    ResponderEliminar
  6. Carlos Alberto, o Danilo foi "SÓ" considerado no 11 base dos melhores jogadores do Euro Sub19.

    Encontra lá o Rodrigo, por exemplo? E nesse investiste 6M€.

    ResponderEliminar
  7. vitor66, terias evitado tamanha falta de conhecimento e terias evitado tamanha demonstração de falta de sentido, se tivesses tido o cuidado de ler a proposta do GB para a formação.

    Poupavas-te à humilhação das asneiras que escreves.

    ResponderEliminar
  8. Diogo Figueiredo11/10/10 19:00

    É preciso ter calma. Agora é andamos a colher os frutos, após era Vale e Azevedo. Esses miudos vão ser umas máquinas dentro do campo, mas não vale a pena apressar as coisas. Mas a verdade é que se podiam incluir mais jovens ao invés de brasileirada. Acho que JJ já se deu conta disso, e por isso já inclui jogadores das camadas mais jovens nos seus treinos, de umas semanas a esta parte. Ele não dorme

    ResponderEliminar
  9. o Nélson Miguel Castro Oliveira
    Data de nasc. 8 de Agosto de 1991 (19 anos)

    E um miudo que esta em aprendizagem querem o quê.

    Dixem JOGAR o Nélson Oliveira em paz porra...

    ResponderEliminar
  10. Geração,

    Ao contrário do que pensas, conheço bem as tuas propostas e parecem muito boas... no papel!

    Tens muitas e boas soluções mas todas em teoria. E, é tendo-as por base que fazes as tuas críticas. Já paraste para pensar como será lidar com tudo o que envolve a formação!

    Acaso podes garantir que se fosses tu o responsável máximo do clube nada disto se passava e conseguias ter muitos jovens na equipa principal, não gastavas dinheiro com compras que se revelam fracassos e conseguias ter jogadores na equipa como David Luiz ou, o caso do ano passado, Di MAria? É que para se acertar, por vezes falha-se!!!

    A questão principal é que sai uma notícia num jornal e logo se aproveita para reclamar isto e mais aquilo!

    Jorge Jesus não deve ser incompetente! E como tal se prefere tentar um jogador estrangeiro a um da formação lá terá a suas razões. Que se engana, já todos sabemos! Agora, quem de boa-fé consegue dizer que é o "Benfica" que o impede de ter os jovens da formação no plantel?

    Acho que não me enganei no sentido! Tão só critiquei um post, com a mesma base com que o Geração critica a gestão no Benfica - com meu entendimento e a minha percepção do que vou lendo e ouvindo!

    E quanto ao romantismo é simples: eles têm o sonho de jogar no Benfica enquanto não lhes surge a possibilidade de ganhar muito dinheiro e irem para Arsenais, Reais Madrids,
    Milans ou outros que tais! E mesmo o Parma serve desde que o dinheiro compense!

    É tudo muito fácil mas visto de fora!

    Quanto à humilhação das asneiras que escrevo, o entendimento é recíproco!

    ResponderEliminar
  11. Caro Vitor66, tenho pena de o meu amigo nao ter vivido os anos do Benfica em que errar era raro e pouco tolerado por uma molde humana que deu nome ao Clube e colocou no dicionário a palavra mística.

    Hoje em dia, o enquadramento vigente diz que tudo tem uma explicação e ela nunca é a nossa incompetencia.

    O meu amigo, ao contrário de mim, não sabe falar no plural. Os acertos são da direcção, os erros se um dia existirem (parece que não) são normais e compreensiveis porque um dia eles fizeram o que se exigia: acertaram.

    Eu falo no plural. Quando eles acertam... nós acertamos. Quando falham... sinto-me incompentente no lugar deles.

    As minhas ideias são boas no papel? Como dizia o Alvaro Cunha, olhe que nao.... olhe que nao

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking