O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Depois do Fundo de Jogadores, o Rendimento Social de Inserção (facultativa)

. 29 comentários
Pois é amigos, o benfica não é perfeito. Novidade? Nenhuma. O problema é que o Benfica teima em cair na tentação de errar demasiadas vezes, e depois arcar com esses erros como se nada fosse.

O que dizem então destes 8 amigos que vêm nas fotos? São os jogadores que estão a usufruir do novo serviço social do clube...o Rendimento Social de Inserção para jogadores perdidos, uma versão
clubística daquela equipa que costumam formar de jogadores sem clube.

Recebem ordenados principescos, isto sem fazerem nada a não ser dar uns toques na bola e uns sprints...bela vida, hein? Estes não sofrem os males do "lay-off"....não se trabalha? Azar...da Entidade
empregadora!

E acho que pelo menos alguns gostam tanto disto que já não querem outra coisa! Vejam o Makukula, com proposta para ir para o Alvalixo e não quis ir, isto porque segundo ele, "não seria 1º opção". Então aqui no benfica nem és a 15º! Admite já que gostas do serviço de quarto do glorioso...

O facto é que o Benfica deixa-se abusar por estas "sanguessugas", poucas vezes apresentando
soluções, e quando o faz, são logo rejeitadas por não serem do agrado dos meninos. É lógico que o maior culpado disto é o próprio clube, que permite estes laxismos e no fim, tudo bem, são todos amigos.
Ao contrário da "normal" entidade empregadora que faz reinar a sua vontade sobre os empregados (esses tais que ganham pouco mais que o ordenado mínimo, são despedidos se não houver trabalho para todos, ou simplesmente ficam de "lay-off" sem receberem um tostão, sim porque esses se não trabalharem não vislumbram um tusto furado) neste caso a entidade empregadora é refém dos empregados e das suas vontades, além de nunca poder faltar com o leitinho quente, que para estes menimos mama é o que esta a dar!

Agora vamos aos números...(alguns serão estimativas, enquanto outros já terão mais base factual):

Zoro - 140.000€/mês
(surpreendidos? é o que dá quando vêm a custo zero...)
Filipe Menezes - 40.000€/mês (então que ia ser
emprestado?)
Freddy Adu -
50.000€/mês (o Treinador do Aris Salónica prescindiu dele por "falta de qualidade")
Alípio - 30 ou 40.000€/mês (jovem, jovem, mas vir do grande Real Madrid e custar 3 milhões devem inflacionar o seu ordenado; seja lá qual terá sido o valor do negócio ultra-secreto)
Luís Filipe - 40.000€/mês
Balboa - 60.000€/mês
Mantorras - 50.000€/mês
Makukula - 80.000€/mês

Fazendo as contas o que vemos? Que estes 8 meninos "comem" 500.000€/mês, sem terem o perigo de sofrer lesões,sem se estafarem, sem terem de prestar contas a ninguém...

Espero que a nossa direcção tenha pelo menos na sua consciência a vontade de resolver estes grandes problemas... porque vendo bem, com estes 500.000€/mês o Hleb vinha para cá, ainda sobrava para mais outro craque do mesmo nível e dava para um almocinho entre amigos! E se passarmos este gasto mensal para o ano inteiro, são pelo menos 6M de euros só para sustentá-los...


Seguindo o que disse no tópico O estranho caso de "Benjamin" Mantorras, volto a dizer que este jogador perdeu o meu crédito quando disse o que disse do nosso clube, aqui ainda mais as claras através da irmã...

Irmã de Mantorras arrasa encarnados e diz que jogador "teve tudo acertado com o
Sporting"
A irmã de Pedro Mantorras diz-se revoltada com o tratamento que o Benfica está a dar ao jogador e promete que ninguém irá ficar a rir-se dele: “O Pedro está a viver um inferno no Benfica.
Ele é uma referência e um ídolo, não só para o clube, mas até para sportinguistas e portistas. Por que razão lhe entregaram a mochila de viagem na véspera da partida para a Suíça e, no próprio dia, comunicam-lhe que afinal não ia? Pelas coisas que lhe dizem, vemos que estão a fazer tudo para que rescinda contrato. Isso é forma de respeitar um jogador que deu tanto ao Benfica? Mais triste fica a família quando lemos que não viajou porque tem o joelho degradado. Se o Pedro tem o joelho nesse estado é porque se lesionou ao serviço do Benfica. Alguém tem de assumir a responsabilidade. É mentira que o Pedro tenha tido férias. Passou apenas uma semana em Luanda a tratar de assuntos pessoais, o resto foi aqui, a trabalhar no duro. Se era filho (de Vieira), passou a ser enteado. Mantorras teve quase tudo acertado com o Sporting, era esse o desejo da família. Mas escolheu o Benfica por gostar muito do presidente do clube. Ele ajudou-o, é verdade, mas o Pedro também deu muito ao Benfica. Toda a família o apoia. E quando digo família, refiro-me a todos os angolanos, que não entendem este desrespeito por um jogador que deu tudo pelo clube. Trabalho específico com quem? O meu irmão só vai trabalhar de manhã e à tarde, porque é um verdadeiro profissional. Como querem que o joelho
esteja nas melhores condições se não lhe dão oportunidades. Milhões de angolanos ouviram-no dizer isso (só sairia do Benfica quando quisesse). Agora estão a massacrá-lo para sair”
, desabafou ao CM a irmã mais velha de Mantorras, Amélia Sebastião Domingos, 44 anos.

A manutenção deste jogador nos nossos quadros (mesmo não inscrito, como noticiou hoje o record) não tem nenhuma explicação em termos desportivos, terá muito mais a ver com os negócios do Benfica com parceiros estratégicos de Angola, já que por muito que mantorras não possa dar um sprint sem coxear, continua a ser um herói nacional por aquelas bandas.

PS: Soube pouco antes de agendar o tópico para publicação que Makukula foi cedido a titulo definitivo a um clube turco, achei pertinente publicar o tópico ainda com ele presente, mas congratulo desde já a direcção por ter resolvido pelo menos um destes grandes problemas! São 2M de euros de encaixe, mas principalmente, a poupança de aproximadamente 1M€/ano em ordenados. Ficaremos a espera de mais resoluções na reabertura de mercado. Além disso, Luís Felipe e Felipe Menezes foram inscritos, sendo assim que JJ os considerou opções aos titulares, portanto embora possam a vir jogar poucas vezes, também deixarão a lista de jogadores apeados, que ficam então reduzidos a 5.

PSS: Apesar destas "contas" que estou a por ao descoberto, o mercado já fechou, o que se poderia ter feito, já não se pode fazer. Mas espera-se que se possa fazer o melhor possível na proxima janela de transferências. Ao falar nisto, é para alertar sócios e adeptos para estarem mais despertos para a realidade do Benfica, porque adeptos mais informados, são adeptos mais activos, e adeptos mais activos são adeptos mais exigentes, e adeptos mais exigentes resultam num Benfica MELHOR!... Agora é tempo de usar a velha frase "Só faz falta que cá está", unirmo-nos a volta da equipa, encher o estádio da luz de 15 em 15 dias, invadir os estádios dos adversários para mostrar que jogamos sempre em casa! Apoiar o JJ a fazer mais um ano de milagres! Atacar tudo o que é corrupto! Porque agora, a parte de erros que se possam ter cometido, temos o MELHOR PLANTEL DO MUNDO! (espero que esse incentivo de 3M de euros em prémios para o plantel no caso de se vencer a liga seja suficiente para todos comerem a relva desde hoje até a última jornada, só é pena que se espere pela 3º jornada para anunciar o esforço real do clube para ganhar o bi-campeonato...)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Anónimo2/9/10 19:24

    Concordo com todo esse post, tirando a parte do Makukula, fez pela vida na turquia, e merecia uma oportunidade nesta equipa neste momento.

    ResponderEliminar
  2. Enorme poste, com algumas enormes verdades... no que toca por onde anda o nosso rico dinheirinho, então é caso para exclamar: AI JESUS!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/9/10 19:38

    Vai levar no cu seu idiota

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/9/10 19:44

    publicámos este ultimo insulto apenas para a abrir a discussão:

    Quem foi o jogador que ficou "afectado"? Benjamin Mantorras? Menezes? Já sei... Luis Filipe! Ou será que o Zoro ao fim de tantas férias já sabe escrever português?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/9/10 19:45

    Para além do Makukula, o Adu foi emprestado ao Aris. É preciso estar actualizado. O Balboa tem lesão meniscal. Deve estar no seguro.

    ResponderEliminar
  6. entendo quem diga que o makukula merece-se uma oportunidade devido a sua passada época na turquia. na minha opinião aqui se pode usar a mesma arma que muitos para desculpar a não aposta da direcção na formação por "nao haver qualidade", jogou bem no kayserispor, mas o kayserispor nao é o benfica...alem disso, já vimos o k ele vale no modelo de jogo k usamos, ja jogamos em 4x4x2 desde fernando santos...e para alternativa a cardozo, sinceramente prefiro kardec, k mesmo sendo ponta de lança, é mais movel e repentista que cardozo. makukula é uma trave como cardozo sem o pe eskerdo dele...

    ResponderEliminar
  7. Miccoli_302/9/10 20:00

    Concordo com o post, mas o Adu continua no Aris de Salónica, mesmo não jogando....

    ResponderEliminar
  8. ja agora, isto a falar no geral do futebol, axo que a fifa ou a uefa deviam terminar com este banquetes de jogadores apeados, deviam emitir uma lei que jogadores que não estivessem nos quadros activos do clube, por falta de qualidade, receberão não todo o bolo do salario, mas uma percentagem, digamos 20%, e não é com isso k morrerão a fome, o mesmo se devia fazer aos lesionados (ah e tal, lesionaram-se no cumprimento da sua função, pois, se voces se lesionarem no cumprimento da vossa função a vossa empresa vos paga 100% do ordenado na convalescença? ah pois...) é como uma "baixa", recebem, mas menos...

    logo veriam se esses apeados nao começavam a esforçar-se mais se soubessem k iam ficar sem 80% do ordenado...

    ResponderEliminar
  9. Verdade, caro Darth! Mas, desde que escreveste alguma coisa melhorou.
    Makukula já foi!
    Mantorras é especial, não sei bem porquê.
    Alípio também é um caso por esclarecer, não foi anunciado, não faz parte do plantel. Vai jogar nos júniores?
    F. Menezes e L. Filipe estão no plantel, por falta de melhores. Se bem que eu ache que o Menezes ainda pode ser jogador, mas precisava de rodar.
    Adu, ficou no Aris, não sei quem lhe paga.
    Balboa ficou mas felizmente não lhe vamos pagar ordenados até Dezembro.
    Sobra o Zoro, por sinal o mais caro ao fim do mês.

    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/9/10 21:30

    O Adu foi para o Aris e o Balboa está lesionado. Penso que existe seguro para pagar estes casos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/9/10 21:34

    Nos casos de Luis Filipe e Filipe Menezes se ficaram no plantel e foram inscritos é porque têm valor para Jesus. Já se esqueceram da exibição por exemplo de Luis Filipe no jogo com a Merda Corrupta no ano passado na LUZ? O melhor em campo juntamente com Urreta. Marcos Ferreiras e Cesares Peixotos foram campeões europeus pela Merda Corrupta. Existem os craques e os que trabalham muito e estes dois casos têm que trabalhar muito senão Jesus já os teria despachado. Confiem no plantel e em Jesus.

    ResponderEliminar
  12. Dizeres que o Alípio recebe 40 mil Euros/mês é coisa de Rui Oliveira e Costa.

    O Benfica é o céu para estes jogadores, paga a tempo e a horas e dá todas as condições, como tal é normal que lhes seja difícil largar o osso. Existem de facto erros de casting graves, tal como o Zoro, mas é no que dá as contratações a custo zero, foi um erro enorme, uma falta de visão que só pode ser explicada pela ausência, na altura, de alguém que pensasse o futebol Benfiquista, um director desportivo a sério não cometeria o erro de contratar o defesa central do último classificado e equipa mais batida do campeonato Italiano. Quanto ao Mantorras, sem querer ofender a pessoa, acho que devia ter o bom senso de aceitar o que o Benfica lhe oferece, um cargo administrativo de coordenação entre o Benfica e o futebol angolano, incumbindo-o da observação de novos talentos para a Luz, disto, que as pessoas não se distanciem de si próprias para ganhar perspectiva, não se observem e não vivam na realidade o Benfica não tem a culpa. O caso do Balboa também é intrigante, lembro-me de o ver jogar no Real Madrid Castilla, e de ver nele um bom jogador, na altura fantasista e incisivo, não sei que se passou na vida dele para que se transformasse nisto e é de facto uma desagradável realidade a sua continuidade, pode ser que com tempo lhe caia uma luz sobre as ideias e se afirme, pode ser. O Luís Filipe de facto nunca demonstrou as qualidades necessárias para pertencer ao plantel do campeão, mas é concerteza dedicado e muito profissional, não dá é para mais, o Jesus conta com ele, nem que seja para uns míseros minutos, e apesar do seu chorudo ordenado, há que respeitar a decisão do Mister e tentar resolver adiante. Já o Filipe Menezes é jovem, mostra qualidade técnica, só a vertente mental tem de ser muito trabalhada, o homem parece que toma um Xanax antes dos jogos, também dizer que recebe essa enormidade é coisa de muito má vontade. Quanto ao Adu, que dizer? Podia se tornar num bom jogador, mas não tem a cabeça, não é profissional, é um menino onde se exigem homens, se o pudessemos recambiar para os States era ouro.

    Penso que aos poucos e poucos iremos desbloquear estas situações, estamos, é verdade, reféns delas, mas os dias só têm 24 horas e estas saídas são ditadas pelo mercado que estes jogadores terão, mercado esse que será sempre curto quer pela qualidade dos executantes quer pelos seus vencimentos. Não nos podemos esquecer porém que temos sempre de cumprir com as nossas obrigações, temos um nome e uma seriedade a defender.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  13. é só olhar para todos os clubes do mundo e ver que isto é inevitável! todos já deviam saber que normalmente só se acerta num jogador por três que se compram! é no Benfica e em qualquer lugar! fazendo uma análise caso a caso:

    Zoro: era titular do clube e da selecção quando foi contratado, e sendo assim quem podia adivinhar que era o trambolho que na verdade é? a exigência de um clube como o Benfica não é superada por qualquer um! (salvo erro uma contratação do Veiga... que alguns acham que era fantástico)
    Freddy Adu: Prometeu mas não cresceu. No entanto no mesmo ano foram contratados Di Maria e Coentrão, e está à vista os resultados!
    Luís Filipe: sempre melhor em clubes de segundo plano, e é um exemplo de como nem sempre o mercado nacional é o melhor só porque nos outros clubes há bons jogadores.
    Makukula: penso que teve azar no momento físico em que chegou ao Benfica, e quando se olha aos caprichos de um treinador acontecem sempre destas! Pior quando o treinador não percebe muito de observação.
    Balboa: Veio também o Javi e o Saviola...
    Alípio e Menezes: ainda é prematuro falar...
    Mantorras: O verdadeiro caso de ajuda, que só é possível acontecer no Benfica, porque em muitos clubes os jogadores são tratados como carne para canhão. O Benfica é um clube diferente!

    PS: se os jogadores soubessem que iam levar um corte de 80% no ordenado se não jogassem pediam logo mais de ínicio. seria tipo a ideia do vale e Azevedo e os prémios por objectivos, em que o João Pinto passou a receber mais para assinar o contrato por objectivos...

    ResponderEliminar
  14. Comparar jogadores de futebol, mesmo que ironicamente, com trabalhadores que ganham ordenados miseráveis (basta pensarmos no apoio jurídico que uns têm e outros não), é de muito mau gosto! É como comparar caviar com farinha de pau.

    Que o Benfica tenha de arcar com a responsabilidade dos seus erros ninguém, de bom senso, pode querer outra coisa. Agora, dizer que o faz como se nada fosse, é pura opinião especulativa sem qualquer argumento bem sustentado!

    A não ser que ameasse partir rótulas aos jogadores e a vê-los agredidos, convenientemente, à saída de discotecas, tal e qual a prática instituída no clube dos pomares nocturnos, não tem outra possibilidade a não ser respeitar os contratos livremente rubricados.

    Emprestar jogadores e arranjar colocação é muito fácil desde que recebam o previsto no contrato. O problema é quem paga os ordenados! Prefiro vê-los a treinar sozinhos ou postos de lado a vê-los jogar nos adversários! Claro que estamos a falar, bem entendido, de jogadores sem grande futuro pela frente e pagos muito acima do seu real valor.

    Luís Filipe e Filipe Menezes estão integrados no plantel, integra-los na lista referida só se for para reforçar a ideia que se quer demonstrar...

    Fredy Addu: Era uma grande esperança mas saiu um grande cepo. Erro? Claro sim! Está algum clube do mundo imune a casos destes?!

    Balboa: Que pode, de momento, o clube fazer se está no estaleiro e para muitos meses?

    De todos o caso o mais demagógico é o de Alípio. Jovem proveniente do Real Madrid que, ao que já li, vai jogar nos juniores. É bom jogador? Mau jogador? Pode vir a sê-lo no futuro? Respostas a isso não interessam. Interessa todo o resto e por isso já é colocado na Lista do "Rendimento Social de Inserção"!

    Quanto a Mantorras, como benfiquista e sócio, espero que cumpram o contrato com ele. Mantorras tem todo o direito de exigir isso, agora integrar o plantel não depende dele. Se tiver de treinar sozinho é porque, para isso, também contribuiu!

    Quanto ao alerta e às exigências aos benfiquistas, no meu caso faço por isso, o que não quer dizer que esteja constantemente a criticar o clube. Bem pelo contrário, dada a critica diária de benfiquistas que se vê nos blogs...

    Enfim ao ler-se este post fica-se com a que no NOSSO clube anda tudo à deriva...

    ResponderEliminar
  15. O Menezes faz parte do plantel.
    O Luís Filipe faz parte do plantel (nunca mais acaba o contrao...).

    O Alipio foi contratado e para não ser suplente em clubes da 2ª divisão foi para os juniores.

    O Makukula como já referiste, foi vendido.

    O Balboa está lesionado por 3 meses, e por essa razão não foi possível emprestar ou vender o jogador.

    O Mantorras vai ficar até ao fim do contrato, ninguém pega nele e ele não quer sair do Benfica.

    O Zoro ninguém pega nele porque é mesmo mau.

    O Zoro não recebe de ordenado 140 mil euros mês, recebe muito menos que isso.

    Essas tuas fontes devem ser as da rua, ou então limitas-te a atirar valores.

    E quanto à irmã do Mantorras ela que diga o que entende, mas o irmão dela fez birra por não ter sido convocado para o último jogo do campeonato passado quando o título ainda não estava decidido. Se calhar era preferível por o menino a jogar e perder o jogo.

    Felizmente com Jesus o tempo de brincar com o Benfica acabou. Com Jesus jogam o melhores. Acho que o Benfica faz bem em cumprir com o contrato de Mantorras e dar-lhe condições para treinar, mas colocá-lo a jogar só porque o povo gosta? Isso não. Esse tempo acabou. Pela mesma razão o Nuno Gomes não joga. É um jogador importante no balneário e como verdadeiro benfiquista assumiu a sua condição de 4ª ou 5ª opção e dá todo o apoio à equipa.


    E já agora que referes o Hleb, ainda bem que não veio, porque um jogador com ofertas do Benfica, Liverpool, Tottenham e Birmingham como o próprio referiu, e escolhe ir para o Birmingham não serve para o Benfica. Nitidamente ele queria ir para um clube onde fosse titular de caras.

    Jogadores sem ambição, não obrigado.

    Grande abraço Darthvader, gosto dos teus textos.

    Grandes contratações que o Gb fez.

    Se já era um blog de referência, agora ainda mais.

    Forte abraço ao Gb e aos GBFriends.

    ResponderEliminar
  16. Águia Preocupada2/9/10 23:10

    Post oportuno mas muito incompleto!
    Se cá estão esses contentores de jogadores, a ganharem balúrdios e nada produzirem, é só por culpa de quem os contratou! Que eu saiba, nenhum apontou uma arma à cabeça de ninguém...
    E o futebol, ou os clubes, não são uma entidade empregadora "normal". Tem condições específicas...Que eu saiba, nenhuma empresa tem dois ou mais empregados para o mesmo lugar, ou para substituição...
    O caso Mantorras, nunca foi muito bem contado. Se é verdade que foi a incompetência médica do Benfica que causou o fim da sua carreira, deverá, a meu ver, ser o Benfica a resolver a situação! Não haverá seguro? Indemnização e reforma antecipada? Parece também não haver grande vontade nem capacidade por parte do Clube para resolver o caso, Além da incopetência médica, estamos perante incompetência gestora!
    O caso Makukula é mais um que demonstra o amadorismo e incompetência que gere o Benfica. Contratam o jogador por 3,5 milhões, atribuiem-lhe uma clausula de rescisão de 40 milhões e vendem-no por 2 milhões! Anedótico e ridículo!
    Quanto aos outros, além de desastrosa a sua contratação, há uma incapacidade confrangedora para se solucionar as suas colocações! E não satisfeitos com estes monos excedentários, ainda continuam a contratar, contratar, contratar...
    E venham os anónimos cretinos ofender quem pensa, analisa, debate e se preocupa com a vida do Clube!

    ResponderEliminar
  17. @DarthVader

    Sentimentos diferentes relacionados com este teu post.

    Concordância total em relação aos factos, mesmo que me pareça que alguns dos ordenados foram baseados numa estimativa tua.

    Concordância total quando idealizas um Benfica sem casos destes, um Benfica sem proscritos, um Benfica em que os dispensados arranjassem clube e saíssem pelo seu pé sem criar dificuldades.

    Mas discordo quando me parece que tentas encontrar culpados para algo que é comum a TODOS os clubes do mundo, principalmente a TODOS os GRANDES clubes do mundo. Sem excepções.

    Este não é um problema do Benfica, não é um problema dos jogadores nem da direcção do Benfica, é um problema do futebol dos grandes clubes.

    Tal como acho que é diferente o caso de um jogador que ganha 400 mil euros num clube X e recusar-se a sair para ganhar 300 mil num clube Y, de um jogador que ganha 120 mil num clube X e se recusa a sair para ganhar 25 mil num clube Y. AO primeiro chamo pesetero, ao segundo compreendo perfeitamente.

    Por outro lado, palavra de honra que há coisas que não compreendo: se um jogador é bom e tem propostas de um clube maior e força a saída, chamamo-lo logo à razão, chamamos-lhe chulo e mal agradecido, fazendo-o lembrar que assinou um contrato de livre vontade. Se por outro um clube se engana na compra de um mau jogador, o jogador já não pode exigir ao clube o cumprimento do mesmo contrato assinado de livre vontade nas mesmas circunstâncias?! A moralidade só funciona para um lado? Que raio de critério é esse?

    Também discordo quando me parece que também se culpa a direcção por estes absurdos. Porque estes absurdos são normalíssimos em clubes de exigência máxima e onde se ganha pouco, clubes que viveram muitas épocas a fazer compras sem dinheiro, e que trocam muitas vezes de treinador. Cada treinador que chega traz ideias novas e prescreve mais 7 ou 8 jogadores.

    Não digo evidentemente que a solução é bater palmas e não nos preocuparmos com este tipo de situações. Fizeste bem em referir alguns casos. Discordo é quando tentas encontrar culpados, e sugerir que os jogadores do Benfica são chulos ou “meninos” por procurarem defender os seus interesses.

    Diz-me lá DarthVader, por muito que a mim também me custe reconhecer esta situação: se fosses o Zoro, um jogador que até no Setubal já tem dificuldades em manter um lugar no onze, um jogador que no Setúbal nao ganharia mais de 2500 euros ao mês, se tivesses um ordenado de 120 mil euros no Benfica, saías? Chegavas a casa e dizias à tua mulher e aos teus filhos que porque és um homem de princípios ias passar a trazer para casa menos 117500 euros por mês?!

    A contratação foi um erro? Evidentemente, mas para evitar erros destes é preciso estabilidade, projectos de longo prazo, treinadores seguros, o que, convenhamos, é tarefa impossível no futebol português, a começar por nós Benfiquistas a quem, até a um treinador que fez aquilo que fez por nós no ano passado, já quase exigimos que se demita porque cometeu o pecado de perder 3 jogos.

    Somos nós adeptos que exigimos demasiadas vezes que se deite tudo abaixo e se construa de novo.

    Cumprimentos DarthVader, a crítica não é evidentemente pessoal, mas não resisto a acrescentar ao post um outro lado do mesmo problema.

    ResponderEliminar
  18. boas redmoon,

    os teus pontos sao pertinentes, e eu ao tentar encontrar culpados é so para que não caiam estes "problemas" em eskecimento.

    como disse ao falar da fifa e da lei da "baixa" foi mesmo com a ideia de dizer k isto é um mal do futebol global, nao so do benfica, embora sermos exigentes com a direcção é sabermos avisa-los para estes casos, pk nao temos o folego de um real madrid ou de um barcelona, temos de ser mais cuidadosos, e kuanto mais cuidadosos formos, mais exponencializamos as nossas capacidade, os nossos limites.

    sobre o caso k referiste do zoro, é normal k ele fike a "mamar na teta" e é por isso que os dirigentes têm de se precaver, principalmente em casos desses de jogadores vindos a custo 0 que normalmente vao auferir muito mais que outros, é um contrato com mais premios e menos carga salarial, ou seja, se ele fizer mt, ganha ate mais do k se tiver um salario fixo, se jogar mal ganha segundo o seu desempenho.

    kuanto ao cumprimento do contrato...eu sou pela igualdade de tratamentos, sejam jogadores da bola, sejam empregados de uma fabrica, kuantos nao ha k sao efectivos e ficam sem ganhar por causa do "lay off", que vao pra rua pk a empresa tem de diminuir efectivos. eu defendo nesses casos k os jogadores k acabem nessa situação fikem sem 80% do salario para ninguem ficar acomodado a essa situação, mas como digo de novo, é um problema do futebol em geral, com regras medievais de uma fifa medieval, kual senhor num castelo. é como nao haver regras para regular os empresarios, pragas do futebol...

    kuanto a moralidade, ai teria muito para dizer, mas no mundo dos negocios as coisas sao como sao, nao ha volta a dar, para mim a moralidade era kem nao cumpri-se o contrato indeminizar sempre a outra parte, seja o clube, seja o jogador. jogador incumpridor em relação aos objectivos desportivos, incumpridor, entao tem de se arranjar solução satisfatoria, clube incumpridor (nao paga) entao o jogador tem razao em anular o contrato e procurar outro clube alem de impugnar o clube, o jogador e o clube cumprem mas o jogador ker sair antes do termino do contrato, indeminiza o clube, kuanto ao dinheiro k o clube recebe do outro, isso tem a ver com o valor de mercado do jogador, k é diferente do cumprimento do contrato.

    sao ideias de um futebol mais justo, dentro da realidade penso k mesmo assim algumas coisas sao possiveis.

    ResponderEliminar
  19. e para completar, o k eu dizia de exponencializar-mos as nossas capacidades, ja viste o k fariamos com mais 500mil euros mes? 6 milhoes ano? faz diferença, e como eu disse, pode ser a diferença entre ter mais alguns grandes jogadores e nao ter...

    fica aki um abraço e o orgulho por ter parceiros de blog k nao tendo a mesma opinião, sabem sustentar a sua e sempre de maneira respeitosa e sadia. tanto para ti como para o resto dos colaboradores.

    ResponderEliminar
  20. Comparar jogadores de futebol, mesmo que ironicamente, com trabalhadores que ganham ordenados miseráveis (basta pensarmos no apoio jurídico que uns têm e outros não), é de muito mau gosto! É como comparar caviar com farinha de pau.

    Que o Benfica tenha de arcar com a responsabilidade dos seus erros ninguém, de bom senso, pode querer outra coisa. Agora, dizer que o faz como se nada fosse, é pura opinião especulativa sem qualquer argumento bem sustentado!

    A não ser que comece a ameaçar partir rótulas aos jogadores e a vê-los agredidos, convenientemente, à saída de discotecas, tal e qual a prática instituída no clube dos pomares nocturnos, não tem outra possibilidade a não ser respeitar os contratos livremente rubricados.

    Emprestar jogadores e arranjar colocação é muito fácil desde que recebam o previsto no contrato. O problema é quem paga os ordenados! Prefiro vê-los a treinar sozinhos ou postos de lado a vê-los jogar nos adversários! Claro que estamos a falar, bem entendido, de jogadores sem grande futuro pela frente e pagos muito acima do seu real valor.

    Luís Filipe e Filipe Menezes estão integrados no plantel, integra-los na lista referida só se for para reforçar a ideia que se quer demonstrar...

    Fredy Addu: Era uma grande esperança mas saiu um grande cepo. Erro? Claro sim! Está algum clube do mundo imune a casos destes?!

    Balboa: Que pode, de momento, o clube fazer se está no estaleiro e para muitos meses?

    De todos o caso o mais demagógico é o de Alípio. Jovem proveniente do Real Madrid que, ao que já li, vai jogar nos juniores. É bom jogador? Mau jogador? Pode vir a sê-lo no futuro? Respostas a isso não interessam. Interessa todo o resto e por isso já é colocado na Lista do "Rendimento Social de Inserção"!

    Quanto a Mantorras, como benfiquista e sócio, espero que cumpram o contrato com ele. Mantorras tem todo o direito de exigir isso, agora integrar o plantel não depende dele. Se tiver de treinar sozinho é porque, para isso, também contribuiu!

    Quanto ao alerta e às exigências aos benfiquistas, no meu caso faço por isso, o que não quer dizer que esteja constantemente a criticar o clube. Bem pelo contrário! Dada a critica diária de benfiquistas que se vê nos blogs...

    Enfim ao ler-se este post fica-se com a que no NOSSO clube anda tudo à deriva...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo3/9/10 00:02

    Comparar jogadores de futebol, mesmo que ironicamente, com trabalhadores que ganham ordenados miseráveis (basta pensarmos no apoio jurídico que uns têm e outros não), é de muito mau gosto! É como comparar caviar com farinha de pau.

    Que o Benfica tenha de arcar com a responsabilidade dos seus erros ninguém, de bom senso, pode querer outra coisa. Agora, dizer que o faz como se nada fosse, é pura opinião especulativa sem qualquer argumento bem sustentado!

    A não ser que comece a ameaçar partir rótulas aos jogadores e a vê-los agredidos, convenientemente, à saída de discotecas, tal e qual a prática instituída no clube dos pomares nocturnos, não tem outra possibilidade a não ser respeitar os contratos livremente rubricados.

    Emprestar jogadores e arranjar colocação é muito fácil desde que recebam o previsto no contrato. O problema é quem paga os ordenados! Prefiro vê-los a treinar sozinhos ou postos de lado a vê-los jogar nos adversários! Claro que estamos a falar, bem entendido, de jogadores sem grande futuro pela frente e pagos muito acima do seu real valor.

    Luís Filipe e Filipe Menezes estão integrados no plantel, integra-los na lista referida só se for para reforçar a ideia que se quer demonstrar...

    Fredy Addu: Era uma grande esperança mas saiu um grande cepo. Erro? Claro sim! Está algum clube do mundo imune a casos destes?!

    Balboa: Que pode, de momento, o clube fazer se está no estaleiro e para muitos meses?

    De todos o caso o mais demagógico é o de Alípio. Jovem proveniente do Real Madrid que, ao que já li, vai jogar nos juniores. É bom jogador? Mau jogador? Pode vir a sê-lo no futuro? Respostas a isso não interessam. Interessa todo o resto e por isso já é colocado na Lista do "Rendimento Social de Inserção"!

    Quanto a Mantorras, como benfiquista e sócio, espero que cumpram o contrato com ele. Mantorras tem todo o direito de exigir isso, agora integrar o plantel não depende dele. Se tiver de treinar sozinho é porque, para isso, também contribuiu!

    Quanto ao alerta e às exigências aos benfiquistas, no meu caso faço por isso, o que não quer dizer que esteja constantemente a criticar o clube. Bem pelo contrário! Dada a critica diária de benfiquistas que se vê nos blogs...

    Enfim ao ler-se este post fica-se com a que no NOSSO clube anda tudo à deriva...

    ResponderEliminar
  22. sim aguia preocupada, mas cada coisa a seu tempo, tambem temos de ver que o futebol é um mundo sempre em transformação e o k hoje pode ser craque, amanha pode ser cepo.

    coloquei aki o luis filipe e o menezes pk um é cepo, e o outro como disse um blogger parece que toma xanax sempre antes de entrar em campo e durante muitos dias ouvi k ia ser emprestado e afinal nada, mas referi a sua inscrição...

    sendo estes alguns casos de jogadores nao colocados, ainda haveria mt para falar de outros k estao colocados e que nao sao poucos, pelo k vi numa noticia, o plantel profissional do benfica é composto por 63 jogadores, entre efectivamente no plantel, emprestados e apeados.

    se formos falar de emprestados entao ficavamos aki ate pra semana, so de falar em rodrigo, edcarlos, andres dias, walter moraes, fellipe bastos, marcel, jorge ribeiro, patric, miguel vitor, yebda, urreta, sepsi, coelho, leandro silva, ruben lima, rumeu ribeiro, yartey, leandro pimenta, ivan santos, miguel rosa, andre soares, adriano silva, joao pereira, andre carvalhas, david simao, abel pereira, ivanir rodrigues, freddy adu( k sempre continua no aris) e oblak.

    presumo que a fatia de leao deles com o benfica a suportar a totalidade do ordenado.espero k muitos se transformem em jogadores k realmente tragam mais valias ao benfica...

    ResponderEliminar
  23. Desculpa la, mas neste post estas a bater na Direccao so por bater! Os valores e jogadores que indicas sao para mim em muitos casos disparatados e olha que desde a entrada do Rui Costa a percentagem de "cepos" a entrar caiu a pique. Curiosamente os cepos mais onerosos nao sao do tempo dele.

    Zoro - 140.000€/mês
    (surpreendidos? é o que dá quando vêm a custo zero...) - O Zoro foi um grande azar. Titularissimo no clube anterior, titular na seleccao da Costa do Marfim. Nao era de prever que fosse tao mau. Obviamente um jogador nestas condicoes paga-se caro.
    Claro que agora para nos livrarmos dele vai ser o dia do juizo. Contratacao do Veiga.

    Filipe Menezes - 40.000€/mês (então que ia ser
    emprestado?) - Acho que devia ter sido emprestado ao Vitoria. No entanto acredito que isso nao se verificou porque faz as tres posicoes do meio-campo ofensivo e ficou no plantel porque o Hleb nao veio (preferiu a reforma dourada no Birmingham, clube sem ambicoes quando tinhe 3 grandes europeus atras dele). O salario dele nao e grande coisa se queres que te diga e acho que e um jogador promissor embora seja lento.

    Freddy Adu -
    50.000€/mês (o Treinador do Aris Salónica prescindiu dele por "falta de qualidade") - O Freddy Adu ESTA no Aris de Salonica. A um contrato de emprestimo assinado ate Dezembro agora aguentam com o cepo ate acabar o emprestimo! :D

    Alípio - 30 ou 40.000€/mês (jovem, jovem, mas vir do grande Real Madrid e custar 3 milhões devem inflacionar o seu ordenado; seja lá qual terá sido o valor do negócio ultra-secreto) -Qual a fonte do valor do salario dele? Este negocio causa-me azedume. Incrivel que quando o LFV mete o nariz na construcao do plantel a sempre situacoes esquisitas.

    Luís Filipe - 40.000€/mês - Problema antigo do plantel. Tempo do Veiga. Contudo faz parte do plantel principal e acredito que vai jogar nas Tacas domesticas. Suplente do Maxi e poupa-mos milhoes em busca de um lateral direito para o banco que provavelmente ia comer um salario tao grande ou maior. Antes manter este no plantel do que arranjar outro Patric.

    Balboa - 60.000€/mês - Com o Balboa tivemos um caso infeliz esta epoca. Uma lesao que dura 2/3 meses em Agosto mata qualquer hipotese de emprestimo que houvesse. Senao acredito que seria cedido a um clube da 1a Liga Espanhola!
    Raios parta o Quique e tudo o que digo!

    Mantorras - 50.000€/mês - O nosso departamento medico "estracalhou-lhe" o joelho. Nada a fazer.

    Makukula - 80.000€/mês - vendido por 2 milhoes. No geral foi pessimo negocio mas minimizou-se o impacto desse mau negocio!

    Se na gestao dos principais dossiers da pre-epoca o LFV esteve desastroso, de facto na gestao destes casos menores (que acho qque terao estado nas maos do Rui Costa) viu-se uma muito maior eficiencia do que em anos anteriores!
    O Halliche foi MUITO bem vendido.
    O Makukula tambem foi bem vendido!
    O Yebda foi emprestado. Estava na esperanca de que fosse vendido, pena que tal nao tenha acontecido. Tal como e pena este jogador ter mostrado pouco profissionalismo a epoca passada.
    O Jorge Ribeiro foi bem emprestado ao Guimaraes.
    Tivemos azar com o Balboa e o Zoro nunca mais nos vamos ver livres dele depois da epoca desastrosa que fez no Setubal. Tirando isso foi tudo muito bem resolvido!

    ResponderEliminar
  24. obrigado pelo elogio gandaia...

    isto é um passatempo e um modo de revelarmos o k sofremos pelo clube.

    kuanto ao zoro, por acaso ate é um dos que são mais aproximados da realidade, o alipio é k foi mais um palpite, sei de fonte segura que limpa 2M ao ano...é fazer as contas.

    vitor66, isto é uma opinião e nao mais do k isso! como referi no final do post, nao sei se les-te, referi k o makukula foi vendido e o luis filipe e o menezes inscritos. kuanto ao resto, tambem é um pouco um desejo meu nao so para o benfica como para o futebol em geral, somos geridos como disse num comment acima por uma fifa medieval, nao so pra tecnologia para ajudar os arbitros, mas nas regras, nas leis, nao ha regras claras kuanto aos contratos e situaçoes previsiveis na carreira de um jogador de futebol, nao ha regras pros empresarios, é tudo a selvajaria, é tudo a vontade do fregues, e no meio disto tudo kem perde sao os clubes...

    com isto kero k o benfica minimize ao maximo os seus gastos superfluos de maneira a maximizar o desempenho desportivo, axo k é um desejo que kualker adepto do glorioso deve ter...

    ResponderEliminar
  25. boas vermelhusco,

    olha, so soube da lesao do balboa por aki...

    nao bato na direcção pelo número de casos destes que ha, mas mais pelas falta de soluçoes para alguns casos (zoro, mantorras, alipio?), no caso do zoro, mesmo k suportassemos parte do ordenado por exemplo, ja era positivo coloca-lo assim, acabei por dar muito mais nos jogadores "apeados" do k na direcção...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo3/9/10 04:59

    Parece-me que há algumas situações mal geridas no plantel do Benfica:

    Zoro: Muito mau e pelos vistos tem um salário elevadíssimo; temos de esperar pelo fim do contrato.

    Makukula: Era um jogador que teria mercado não fosse o salário altíssimo; A venda não foi má de todo pois poupa-se muito dinheiro no salário.

    Freddy Adu: Realmente está no Aris, mas parece-me que bem trabalhado poderá integrar o plantel; Não me parece mais fraco que Felipe Menezes;

    Luís Filipe: Realmente é um jogador mediano-fraco, mas vistas bem as coisas é bom tê-lo no plantel porque, teoricamente, é um suplente do Maxi mas o real substituto, Rúben Amorim, é também um substituto do médio-direito...

    Alípio: Não conheço logo não me vou pronunciar, mas parece-me que vai ser utilizado nos Juniores e fazer uns treinos com os seniores...

    Rodrigo: Eu via qualidade neste jogador, por relatos de treinos e do jogo-treino com o Mafra; pode jogar a extremo-esquerdo (onde não há um substituto para Gaitan).

    Urreta: Situação escandalosa, pois com a saída de Di Maria certa, empresta-se um jovem com um potencial deste.

    Mantorras: acho que o melhor para todos seria arranjar-lhe um cargo no clube; o jogador não está contente, não pode ser útil ao clube logo não percebo a insistência na sua continuidade!

    Balboa: apesar das críticas eu vejo qualidades neste rapaz; tem velocidade, é esforçado (lembro que o JJ elogiou Balboa na pré-época e depois não percebi porque não lhe deu uma oportunidade)... Acho que seria bem adaptado a lateral direito, ao estilo de Miguel!

    Fellipe Bastos: outro jogador que para mim poderia estar no plantel; é um 8 de qualidade e poderia fazer o que Ramires fazia, sendo um jovem que apesar de menos rápido, tem um melhor passe...

    Posto isto, para mim o plantel deveria ter sido:

    GR: Eduardo, Quim, Moreira
    DD: Maxi, Ruben Amorim
    DE: Coentrão, Peixoto
    DC: Luisão, Miguel Victor
    DC: David Luiz, Roderick
    MDC: Javi Garcia, Airton
    MD: Fellipe Bastos, Freddy Adu, Balboa
    ME: Rodrigo, Urreta
    MOC: Aimar, Gaitan
    PL: Cardozo, Kardec, Nuno Gomes
    PL: Saviola, Jara, Weldon

    As únicas compras teriam sido Rodrigo (6M), Gaitan (8M), Jara (4M) e Eduardo (5M) que não teria ultrapassados os 23M...

    As vendas seriam Di Maria (25M), Ramires (22M), Halliche (2M), Makukula (2M), Julio César (1M), Felipe Menezes (3M), Sidnei (5M) e Carlos Martins (3M), num total de 60M (aprox.)... Talvez seja um pouco fictício mas os valores penso que não fugiriam muito dos que vos apresentei!

    ResponderEliminar
  27. Pois, so que nao e por emprestares o Zoro a outro clube que deixas de pagar o salario. O ano passado esteve no Setubal mas quem pagou os salarios foi o Benfica. Ele recebia mais que o resto do plantel do Setubal todo junto (o plantel do iniciio da epoca pelo menos).

    ResponderEliminar
  28. Continuo a achar que uma boa medida de gestão dos jogadores excedentários é o de colocar cada um deles num clube onde a perspectiva de que seja titular seja grande (ou seja, sem muita concorrência) e depois o ordenado era pago por objectivos: pagam cada vez menos por cada vez maior utilização do jogador, aí estaríamos a valorizar um nossa activo e não a deixá-lo de parte.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo3/9/10 17:05

    o mantorras tem todo o direito em criticar certas situações e certas pessoas e nunca faltou ao respeito à instituição ou aos adeptos. a continuidade dele no nosso clube, seja como dirigente, seja como futebolista, também faz parte da mística. quem não entender isso, faz do benfica um clube banal como todos os outros.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking