O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cardozo: Sem Desculpa...

. 17 comentários
... Mas com atenuante!

[PONTO PRÉVIO] Não gosto de ouvir assobios, seja de que espécie for, onde for ou a quem for. Aliás, como tive oportunidade de comentar ontem, as vezes que quase andei à batatada no Estádio da Luz foi por causa de insultos ou assobios aos jogadores do SLBenfica.

Uma das coisas boas do futebol é que não gostamos todos do mesmo! Nem do mesmo tipo de jogadores, nem dos mesmos clubes e, muitas vezes, até temos visões diferentes sobre os mesmos lances ou sobre o mesmo jogo.

Posto isto, acho perfeitamente absurdo defender-se a ideia que o Cardozo não deve ser criticado pelas fracas exibições ou pelas atitudes incorrectas, apenas porque marcou 38 golos no ano passado! Da mesma forma, acho absurdo que perante uma fraca exibição, os adeptos optem por vaias como as que "brindaram" Cardozo ou a entrada de Peixoto. Nada o justifica! NADA!

Neste sentido, considero que ninguém é de ferro e Cardozo tem, portanto, uma atenuante para a reacção que teve. Aliás, teve duas... apesar das limitações de grande parte das suas exibições, a verdade é que fico sempre com a ideia que o Cardozo deu tudo o que tinha para dar, ou seja, aquilo é o Cardozo!

É aquele lento, pesado e pouco agressivo jogador que marca os golos, contrariamente ao que Jorge Jesus (e bem) tentou fazer quando saiu em defesa do jogador. Cardozo não há outro! É aquele e se não tinha defeitos quando marcava os 38 golos, também não os pode ter agora.

Eu estou totalmente à vontade para escrever sobre isto porque sempre assumi que não gosto deste tipo de avançado e defendo que a tal proposta de 25M€ pelo jogador era efectivamente um fantástico negócio para o SLBenfica. O próprio Jorge Jesus, que defende o jogador como é sua obrigação, não enjeitaria essa situação seguramente.

Portanto, até aqui penso que estamos entendidos que o Cardozo nunca será um jogador de paixões para os adeptos, o que não justifica porém que estes se manifestem perante as suas (in)suficiências com assobios ou insultos.

Agora... daí até eu culpabilizar os adeptos pela reacção do Cardozo, vai uma enorme distância! O SouBenfica ontem foi demasiado incisivo, talvez "levado" pelo momento dado que arrisco que nem sequer sabia do pedido de desculpas quando escreveu. Contudo, a realidade é que faz todo o sentido, porém, recordar a frase de José Mourinho - que passo a explicar que a coloquei para LFVieira - que diz: «Quem quiser pode assobiar. Posso gostar mais ou menos, mas respeito. Trabalho para a satisfação total dos adeptos e pagam-me para trabalhar e não para criticar os meus adeptos. Nunca direi nada contra os adeptos do Madrid».

Ora, o Óscar Cardozo é um jogador que infelizmente lida muitíssimo mal com a crítica exactamente pelo que acima eu referi ("fico sempre com a ideia que o Cardozo deu tudo o que tinha para dar"), ou seja, quando um jogador dá o que tem (mesmo que pouco ou menos do que os adeptos gostariam) é normal que haja sempre alguma revolta num momento em que o jogador marca o golo.

No entanto, e como diz José Mourinho, que perto de Cardozo torna o paraguaio um "desconhecido" no futebol, a ele pagam-lhe para trabalhar e não para criticar ou cobrar dos adeptos, é precisamente o inverso! Não é a primeira vez que Cardozo faz isto... O acto de Cardozo não foi um movimento irreflectido! Foi uma atitude que não aconteceu pela primeira vez e não foi extemporânea... o jogador fez questão de continuar durante algum tempo a mostrar a todo o estádio a sua atitude.

Se nos assaltarem o carro, pegarmos numa arma e matarmos o ladrão não nos desculpa pelo facto de termos sido roubados! Da mesma forma, ter sido assobiado ou ter-se retratado (de forma muito leve, diga-se) não desculpa o jogador que, na minha opinião, deveria agora ser castigado (e não sacrificado) pelo Clube e pelo treinador. É nestes momentos que se ganha uma equipa...

Posto isto, em resumo reafirmo que é inaceitável o comportamento de assobiadela para mostrar o desagrado (há formas muito mais educadas e respeitadoras de o fazer dentro de nossa casa), contudo essa circunstância não pode ser apontada como um atitude de falta de benfiquismo ou paixão pelo Clube. Deixem-se de merdas e fanfarronices! Até na década de 60 a equipa era assobiada se adormecesse... e adormecia, pois como diz e muito bem o JonasThern Ganhar sem brilhar também conta... SEMPRE CONTOU


PS- A choradeira em torno da merda das arbitragens dá nisto! Anda hoje toda a merda a perguntar se não choram hoje por causa do penalty do Luisão que nos colocaria em desvantagem no jogo. Pois é!

E já que falamos em choradeira e nas pretensas medidas do SLBenfica, eis um tópico interessante de um blog do qual sou grande seguidor:
Contrato Renovado!? (com a Olivedesportos). Nada de novo, foram muitas as vezes que o GB disse que tinha a perfeita convicção que o negócio há muito estava feito por uma verba a rondar os tímidos 22M€. Se quiserem eu coloco aqui as dezenas de tópicos onde o referi.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. o cardozo tem a sua culpa, mas o k os adeptos fizeram antes depois da semana que passou e do que foi deliberado...esta tudo dito

    se realmente for verdade e o vieira renovar com a olivedesportos do oliveira por 22M esses mesmos adeptos nao podem falar mal, pk nem foram capazes de estar com a equipa kuando esta precisou deles tal como foi dito depois do plenario...so têm o benfica k merecem e as decisoes de direcção k merecem...

    ResponderEliminar
  2. Cardozo sem desculpa é pedir a morte do atleta, embora ache que deve ser punido pela direcção.
    Mas sem perdão estão aqueles adeptos que mais não sabem fazer que falara mal e assobiar, esses a mim e ao Benfica não fazem falta.

    ResponderEliminar
  3. Por Amor de Deus, DarthVader

    O Nuno Gomes, para não ir aos tempos de Nene e outros que entraram para a história do SLBenfica, foi muitas vezes assobiado na Luz e NUNCA fez o que o Cardozo está a fazer.

    O Nuno tem estatuto que o Cardozo NUNCA terá e até fora de convocatórias fica sem abrir a boca.


    Vir agora desculpar tudo com os acontecimentos de Guimarães é da mais pura demagogia. Arranjámos um tapete para onde se varre toda a merda?

    ResponderEliminar
  4. Jotas que dramatismo. Mas qual morte do atleta? Então mas ele pode andar a pedir aumentos todos os anos, a pedir para sair para outros campeonatos, a mandar calar os adeptos... pode fazer tudo!

    E aqueles que pagam para esses devaneios dele têm que ser compreensivos?

    Eu entendo que os assobios são uma demonstração de estupidez. Desabafos da bancada é uma coisa, assobios é outra. Todos temos o direito de questionar que o Cardozo não esteja a jogar bem, ainda que eu ache que assobios é coisa de burro. Mas querem ver que agora arranjámos um bode espiatório (as tais arbitragens) para toda a merda que fazem?

    ResponderEliminar
  5. nem esta em causa primeiro os acontecimentos de guimaraes ou outros casos noutros jogos de prejuizo para o benfica

    1º esta o facto que o benfica vive um momento delicado e que nesta semana os orgaos sociais reuniram e PEDIRAM aos adeptos e socios que apoiassem incondicionalmente a equipa tecnica e jogadores...

    para mim virem assobiar e em numero escasso so demonstra que mais do que tudo o k se esta a passar para o benfiquista medio o k mais interessa é o nº de pontos que a equipa tem, e como esta a 9 pontos do porto, "sao ruins", "nao prestam" e toca de assobiar a 1º ocasiao, entao assobiar o cesar peixoto so de meter o pe no relvado é de bradar aos ceus...

    mas pior k tudo, para mim este comportamento dos adeptos so da razao aos anti-benfica no que dizem contra nos! entao a equipa tem sido tao prejudicada pelas arbitragens e agr assobiam a equipa? entao afinal foi por incompetencia dos funcionarios do seu clube!

    o cardozo nao fez bem, estou eu a dize-lo, e podia (e devia) ser penalizado pela direcção.

    ResponderEliminar
  6. ..."Contudo, a realidade é que faz todo o sentido, porém, recordar a frase de José Mourinho - que passo a explicar que a coloquei para LFVieira - que diz: «Quem quiser pode assobiar. Posso gostar mais ou menos, mas respeito. Trabalho para a satisfação total dos adeptos e pagam-me para trabalhar e não para criticar os meus adeptos. Nunca direi nada contra os adeptos do Madrid»." ...

    Essa do trabalho para a satisfação total dos adeptos, é muito boa... principalmente para ser lida por aqueles que nunca lidaram de perto com o Zé Mourinho !

    Um conselho caro Geração, não se iluda, o José Mourinho , independentemente do valor que tem, esteve, está e estará sempre, primeiro que tudo, preocupado com o seu prestígio pessoal, e só muito depois vem o clube que lhe paga, e lá bem no fim... os adeptos ! !
    Fique bem, e no próximo domingo é para ganharmos .

    ResponderEliminar
  7. estás a alimentar uma polémica desnecessária, gb. já passaram quase 24h, todos nos pronunciamos sobre o tema, ele pediu desculpa. que queres mais? estamos a jogar para o sistema. é isto que eles querem.

    em vez de promover a união (necessária para a revolução), estás a aquecer uma coisita. não te esqueças que és ouvido e nem todos os benfiquistas têm a capacidade necessária para verem isto racionalmente.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,
    Ponto prévio: ontem vi pela primeira vez esta época o nosso rolo compressor, depois da saída do Gaitán (está compreensivelmente a milhas do Amorim - por quem nem morro de amores - no que se refere a cultura táctica e entrosamento com a equipa, principalmente a defender).
    Quanto ao tema Cardozo, depois de hoje até já ter trocado alguns mimos com outros Benfiquistas por causa dele, fico feliz por ler um post que retrata exacta e fielmente a minha forma de sentir e pensar este episódio.
    Começava a achar que era o único a julgar inadmissível a atitude do Cardozo.
    Podemos ser Benfica sem este ou qualquer outro Cardozo, mas sem respeito estou seguro que não.
    Saudações
    PTG

    ResponderEliminar
  9. O clube da Luz pediu aos adeptos, durante uma conferência de imprensa, para não assistirem aos jogos fora do Estádio da Luz como medida de protesto com a arbitragem do encontro Vitória Sport Clube vs. Sport Lisboa e Benfica.
    O que é que vou fazer da vida?
    Ir ao Dragão e Alvalade sem apoio.

    ResponderEliminar
  10. Capitão “encarnado”
    Nuno Gomes: “Vamos lutar contra tudo e contra todos”

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente com tudo, mas tudo o que o GB disse... Desde sermos nós os ADEPTOS/SÓCIOS, quem lhe paga, a ser estupidez (das grandes) as assobiadelas, passando pelo caso (mais que concreto) do Nulo Golos ou Nuno Gordo como muitos lhe chamam (mas que ninguém pode negar o seu benfiquismo e a sua importância no balneário e não só)!!
    O que não entendo é como o JJ não abdica do Cardozo se este não está em condições (não percebo como, se dos mundialistas foi o menos utilizado (tirando o Luisão) e nesta última convocatória nem constava o seu nome)! Ontem entendo que não o tenho substituído para o poupar a uma monumental assobiadela e piorar a situação/relação público-jogador...
    Mas mesmo nos outros jogos???? Mas que raio!!! Porque apostar nele de início se em forma já é parado, paradinho então em baixo não sei o que dizer, não consigo entender... Não me venham com a desculpa do poder físico e do jogo aéreo... Miccoli, João Pinto, Saviola entre outros baixinhos muitos golos marcaram de cabeça!!!
    Quando se tem Jara no banco com ganas e qualidade para jogar não entendo o porque da aposta no Cardozo em baixo de forma!!
    Outra questão um pouco mais off-topic, o que se passa com Weldon?? Está lesionado??? O ano passado tanto JJ apostou nele e esta ano quando estamos com uma clara falta de velocidade no nosso futebol (essencialmento do meio-campo para a frente), pq não apostar no homem mais rápido da liga com bola (como disse JJ)?? Quando mexe na equipa na segunda parte em vez de meter Peixoto por exemplo?? Tinha dado jeito nestes últimos jogos... Não percebo o que se passa!!! Mas que falta velocidade isso consigo ver...
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. O Cardozo fez mt bem!!! Parecem umas virgens ofendidas!!!

    Querem respeito? Dêm-se ao respeito!!!

    Por pagarem cotas não vos dá o direito de andar a assobiar e a chamar nomes aos atletas. Era o que mais faltava!!! Respeito e educação!! Conhecem estes valores?

    Isto parece uma ditadura, quem paga as cotas pode fazer o que quiser aos seus atletas... Estão lá para jogar e para serem insultados se assim os adeptos entenderem... Comem e não bufam!!! É como as mulheres em certos países, não têem opinião, não contam para quase nada...

    Grande Cardozo!!!

    ResponderEliminar
  13. Caro pjsimoes,

    Ninguém, mas ninguém, mas é que ninguém, mas é que nem mesmo ninguém está a acima do clube...

    Se no teu trabalho mandasses calar o teu patrão mesmo que este te tivesse criticado de forma imprópria que te aconteceria???

    Este clube foi construído com o suor e sofrimento dos adeptos, não é agora uma prima donna que agora aqui chega (é pesetero como é público, em 3 anos 3 aumentos de ordenados, pediu até às últimas para sair, forçou da maneira que forçou) e agora é coitadinho, à granda Cardozo...
    Está lá é para jogar, marcar golos e respeitar os adeptos!
    Ainda mais, ao mandar calar, mandou calar o mundo Benfiquista não apenas quem o assobiava...
    Reflete sobre isso!

    ResponderEliminar
  14. Bruno, não preciso de reflectir e mantenho a minha posição, quem quer respeito tem que se dar ao respeito... Se o meu patrão me chama-se de filho da p... e outros nomes e passasse a vida a insultar-me podes crer que não se ficaria a rir, e era capaz de o mandar calar... Nós tb temos direitos e não é por seres patrão de alguém e que lhe pagues o ordenado que podes insultá-lo da forma que bem queres...

    E tb acho que comparar o futebol com outra qq actividade é no minimo ridiculo, com o devido respeito. Ou será que os homens tb podem marcar férias a meio do campeonato? Será que podem tirar licenças sem vencimento? Como seria? Será que podem dar 30 dias á entidade patronal e rescindir contrato?

    Para mim, Cardozo respondeu muito bem e dentro do razoável, se fossem alguns jogadores que andam por aí a resposta teria sido esta: .|. :)

    ResponderEliminar
  15. Metes tantas vezes o "dedo na ferida" que só te falta o patrocínio do Betadine.
    Sempre se assobiou os jogadores do Benfica, epá não é por mal, é uma medida profilática que visa avisar os jogadores, assim tipo alarme, que um homem pagou bilhete mas não foi para aquilo.
    Agora também este é um dos «escolhidos» do costume, porque há outros que não estando a jogar um caroço, não se ouve nem um «ah que chatice, falhou!».
    Eu já disse que acho que ele tá pesado, e lembra-me no que respeita a centros para golo, a minha filha quando passou da mama para o biberão!... no início andava à nora.
    A mama da Maria(juro-vos que a minha esposa se chama assim) tinha desaparecido, e o silicone, não lhe sabia ao mesmo, até se habituar, levou uns tempos, e eu ao lado na cama, não descansava nem um pouco.

    Abraço grande Benfiquista

    ResponderEliminar
  16. Primeiro: assobiar Cardozo é um acto imbecil!
    Cardozo é não só o melhor avançado (goleador) actual do Benfica como um dos melhores de sempre!
    Segundo: Cesar peixoto apesar de não ser um grande jogador é um profissional(campeão europeu)competente, logo quem assobia um jogador antes mesmo de tocar na bola não passa de um imbecil!
    quanto ao gesto de mandar calar o publico é um acto obviamente reprovável!
    Recordo aos mais esquecidos que o tão amado quim, mandou os adeptos para a "puta que vos pariu" no jogo de pré epoca com o milan o ano passado, e não vi as virgens ofendidas de agora!
    Cardozo teve ainda a oportunidade de pedir desculpa, por isso assunto encerrado. Bater neste tema é o mesmo que andaram a fazer a Roberto; dar armas a quem nos quer mal destruindo o que é nosso...perfeita imbecilidade...ainda não aprenderam?

    ResponderEliminar
  17. Cardozo é um dos mais mal amados do plantel! e vai continuar a ser... Teve uma atitude incorrecta de resposta a incorrecto comportamento dos associados do Benfica. pediu desculpa. ponto final....
    socio nº 218219

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking