O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Que esperar do nosso futsal?

. 7 comentários
Fui convidado pelo GB para dar o meu contributo na modalidade futsal, aceitei, pois é uma modalidade que acompanho mesmo antes do Benfica ter entrado e da qual gosto bastante.

Portanto vamos lá fazer um pequeno apanhado da nossa secção, sobre o que esperamos do Benfica para esta época de grandes mudanças na equipa e não só.

Saíram Ricardinho, Zé Carlos, Pedrinho e Zé Maria, entraram Vitor Hugo, Diego Sol e Diece, sendo este ultimo a grande aposta da secção para colmatar a saída do Mágico.
Para já e pelo que deu para ver, Diece, é um jogador bastante rápido, com garra e com muita técnica.

Vitor Hugo poderá ser uma alternativa viável a Bebé, muito bom entre os postes e muito bom a colocar a bola em jogo, mas na minha opinião será o Bebé que vai continuar a defender a nossa baliza.

Diego Sol, já sobejamente conhecido, veio do Belenenses, onde foi nosso adversário em algumas finais, é um jogador inteligente e bastante sereno dentro do campo, uma boa contratação.

O resto da equipa mantem-se, com a excepção do treinador, no final da época foi dispensado um treinador campeão europeu e contratado um campeão nacional, saiu André Lima entrou Paulo Fernandes.

Para já a equipa tem ganho todos os jogos da pré-época, se bem, que nos 15 dias que esteve no Luso, os adversário eram fracos, no regresso a Lisboa, participou no Torneio Centenário da AF Lisboa, tendo vencido o Dínamo de Moscovo e o Belenenses, garantindo assim mais um caneco, mas acima de tudo mostrando que continua uma equipa forte, organizada e determinada a vencer. Muito bem no que diz respeito a fase atacante do jogo, embora na defesa, Paulo Fernandes, ainda tenha muito trabalho pela frente.

A FIFA por seu lado alterou algumas regras na modalidade, sendo a mais relevante, a utilização do 5x4, se antes o GR avançado podia jogar a bola em qualquer parte do campo as vezes que quisesse, (no caso de ser no seu meio-campo, apenas uma vez, sem que a bola ultrapassa-se a linha de meio-campo ou esta tivesse sido tocada por um adversário), agora com esta nova regra o GR avançado apenas pode tocar várias vezes a bola no meio-campo adversário, e no seu meio-campo apenas pode voltar a jogar a bola depois de esta ser tocada por um adversário, o não cumprimento desta regra dá direito à marcação de um livre directo no local onde foi feito o passe e a falta conta como acumulada. Esta regra vem claramente beneficiar a modalidade em geral e o Benfica em particular, pois até ao momento apenas usava o 5x4 em situações de desvantagem no marcador, o mesmo não acontecia com equipas mais fracas e como o Belenenses que fazia uso desta estratégia de jogo para garantir posse de bola e perca de tempo, mesmo quando se encontrava em vantagem no marcador. Por falar em tempo, também o este sofreu alterações, o jogo não acaba com o sinal sonoro no fim dos 20m, mas sim quando o árbitro o entender.

Força Benfica, força Futsal Benfica, queremos o Bi-Campeonato Europeu e a reconquista do Campeonato Nacional.

PS: Para quem já tem saudades, como eu, de ver o Ricardinho a jogar deixo aqui um video dele já no Japão, agora é que o japoneses vão ficar de olhos em bico...


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Perder di Maria e Ricardinho na mesma época doi!

    Continua brilhante, com o benefício de ter opositores mais fracos e que não o conhecem...

    Boa sorte ao blogue para esta nova etapa e votos de felicidades aos novos escribas.

    ResponderEliminar
  2. Vermelhusco26/8/10 18:15

    Lol. Os efeitos sonoros da tv japonesa sao demais!
    E o Ricardinho realmente deixou-os de olhos em bico.

    ResponderEliminar
  3. O Diece ainda não mostrou o suficiente para mostrar que está à altura de substituir o enorme Ricardinho. Apesar disso, estou muito confiante para esta época, acho que a equipa tem mostrado um bom espírito e a conquista do torneio da AFL foi um excelente indício. Acredito que vamos ser campeões.

    ResponderEliminar
  4. quem é k esta a altura de substituir ricardinho marcio? :P

    é obvio k o substituto sera tecnicamente mais fraco, mas pode ser globalmente mais equilibrado. ate pode ser k a propria equipa seja mais equilibrada kem sabe?

    ResponderEliminar
  5. Quem show do Ricardinho! A brilhar ao mais alto nível... pena que seja tão longe.

    Quanto ao "novo" Benfica, foste dos primeiros a saber a minha opinião de que acreditava que uma das principais soluções passava pela substituição do André Lima. Sim um homem excelente, mas... como dizia o anuncio da Galp "queremos mais..."

    A saída do Ricardinho é muito dificil de fazer... Diece, falou-se no Neto, o Marinho está a crescer, o Anilton

    Eu diria que o substituto do Ricardinho vai ser mais jogo colectivo e estratégia com o Paulo Fernandes, talvez por isso a escolha do Diego, por exemplo

    Só é pena que tenhamos demorado tanto a solucionar a questão do treinador, pois perdemos a oportunidade de atacar jogadores que entretanto foram parar a AlvaLIDL

    ResponderEliminar
  6. quero dar os parabens pelo facto de passar a haver kem falesobre o futsal ,e gostava ke o mesmo fosse feito com as outras modalidades pois eu gosto de acompanhar todas mas em especial o futsal.

    espero ke voltemos a ser campeoes nacionais pois voltar a ser campeao europeu vai ser dificil.
    espero tb ke o mister paulo fernandes tenha mao no plantel do benfica pois naoo deve ser facil.

    um abraço

    Hugo Santos
    http://bobaseke.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Hugo, vou tentar encontrar quem tenha esse interesse e acompanhe as modalidades. Falar de trivialidades, mais vale estar quieto

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking