O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

pré-época e mercado de transferências

. 6 comentários

Aproveitando a minha estreia no GeraçãoBenfica, não queria deixar de fazer uma reflexão sobre esta pré-época que muita tinta fez correr nos jornais e muitas emoções provocou no universo benfiquista.

Na época passada voltei a entusiasmar-me com o futebol do Benfica. Não sentia esse entusiasmo desde o ano em que fomos campeões com o Toni (época 93/94) em que Rui Costa, João Pinto, Vitor Paneira, Mozer, Isaías, Rui Águas e Schwarz encantavam os relvados portugueses (e não só) com o seu futebol. Quem não se lembra dos 4-4 em Leverkusen?
Passaram 15 anos até que voltasse a sentir a alegria de ver o Benfica a jogar à bola. Juntar um grupo de amigos, umas cervejas e o nosso Benfica. Aimar, Saviola, Di Maria, David Luiz e companhia a jogarem de olhos fechados e a não deixarem os adversários respirar. A festa voltou à Luz.
O Benfica foi campeão porque pura e simplesmente praticou o melhor futebol, melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador, melhor jogador, melhor assistência no estádio...enfim...túneis? Quando as coisas são tão óbvias, os delírios dos outros até servem para animar as conversas no café. Afinal de contas, falar de futebol sem criticar os árbitros e a existência do sistema não tem piada nenhuma.

Não sou um admirador do Luís Filipe Vieira, mas estou surpreendido com o seu trabalho no clube. Antes do Vilarinho o clube estava caído em desgraça, sem crédito na banca, sem credibilidade na europa, motivo de chacota em Portugal e era sistematicamente ridicularizado pelo Porto. Luís Filipe Vieira pode ter muitos defeitos, pode ter muitos esquemas (ou não), mas o que é certo é que também tem trabalho para mostrar. Um centro de estágios, uma máquina de marketing ao nível das melhores empresas em Portugal, um canal de televisão, jogadores de classe mundial, modalidades amadoras a recuperar o seu prestígio e muito mais. Não merece ser tratado e não merece que se digam muitas das coisas que por aí tenho visto. Vamos aguardar pelo fim do mandato e depois votar consoante as nossas opiniões. Afinal de contas é isso que se faz numa democracia.

Más compras de jogadores? Qual é o clube que não as tem? Quantos flops existem por ano no Barcelona, Manchester, Chelsea e Real Madrid? Certamente que um flop deles é bem mais caro que um nosso. Só após alguns meses de adaptação a um país e um clube é que se pode começar a tirar conclusões sobre um jogador, e mesmo assim pode apenas ser um caso de má adaptação e não um caso de mau jogador.
No Benfica existe uma tendência para fazer as malas a um jogador ao fim de 3 jogos. Não aprendemos com os erros? Lembram-se do Di Maria? Vejam os jogadores do Braga que nos clubes grandes toda a gente gozava. Um jogador de futebol está sujeito a uma pressão que poucos de nós imaginam. Se não tiver uma personalidade forte pode facilmente vacilar, especialmente se ouvir assobios no estádio ou tiver fóruns e imprensa a “malhar” nele. Eu estou à espera que a concorrência e a imprensa façam isso. A motivação deles é diminuir-nos e vender jornais. Mas muito me choca ver a nossa própria massa de adeptos a fazê-lo.

Jogadores vendidos ao preço da chuva? Como é possível dizer isso num ano em que um dos jogadores mais badalados do ano (Villa) é vendido por 40 milhões?

Época mal planeada? Em Julho tínhamos já 4 contratações confirmadas. Em ano de mundial muita coisa pode acontecer e certamente a direcção sabia que até ao fim do mercado de transferências iria existir muita instabilidade. Os avisos por parte de Rui Costa que os últimos dias do mercado iam ser os piores não foram inocentes.

Contratações à última hora? Não me choca dado que se conseguem arranjar belos jogadores e belas pechinchas nesta altura. É nesta altura que os grandes clubes também fazem os últimos arranjos no plantel. O Benfica, como grande clube que é, está atento às movimentações de mercado até ao fim.

Já muitas vezes se disse que o nosso maior inimigo somos nós. Mas somos mesmo! Como se pode deitar abaixo ao fim de 4 jogos oficiais um treinador que nos deu o que nos deu na época passada? Como se pode criticar jogadores que anteriormente deram tudo? Já pensaram que podem simplesmente estar cansados? O Jorge Jesus fartou-se de avisar que os jogadores são sobrecarregados no início para estarem no pico de forma lá para Outubro.

Roberto? Pode até ser mau, mas também pode ser muito bom. Não tem sido dada oportunidade para que ele prove o seu valor. Desde o 1.º dia que está a ser ridicularizado. Lembram-se do Butt? Porque ninguém fala do Felipe do Braga?? Há dias vi muito boa gente a escrever que era um grande guarda-redes, mas depois ninguém falou nos dois golos consentidos por ele ao Sevilha.

Vamos em frente que a época é longa e com esta possível contratação do Hleb voltamos a ter um grande plantel. Avante Benfica!

P.S.: é com satisfação que vejo o GeraçãoBenfica a “contratar” um membro para acompanhar o futsal. Trata-se de uma modalidade que assume cada vez mais importância na estrutura interna do clube.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Boas, eu também concordo que isto é uma má fase, e que o Mundial atrapalhou e muito a nossa preparação mas acho que a culpa foi nossa que no ano passado demos show de bola e os nossos jogadores foram falados por esse mundo fora. Apartir deste sábado e quando fechar o mercado todos se vão concentrar na nova época e com maior ou menor dificuldade vamos conseguir revalidar o título.

    Cumprimentos.
    João Rei

    ResponderEliminar
  2. olá jmc,
    antes de mais desejo-te boa sorte neste tua nova aventura cibernáutica.
    sobre o post: acho que estás a ver algumas coisas demasiado cor-de-rosa. os jogadores no braga não teriam (maioritariamente) o mesmo sucesso no benfica ou no porto, por exemplo. os nossos luís filipe e césar peixoto também eram estrelas bracarenses e seguramente que agora teriam lugares no actual onze do braga. mas no benfica nunca irão atingir esse nível. é diferente jogar pelo maior clube do mundo. não podes comparar com a situação dum jogador que em casa joga com uma média de 7000 espectadores.

    comparar roberto e butt também não me parece certo. um compromete e o outro simplesmente nunca tive oportunidades. não duvido que roberto seja melhor daquilo que já mostrou, mas o problema reside nos incríveis 8,5m. a culpa aqui é claramente da direcção (que aparentemente não a assume) e não admito que se culpe os adeptos pela situação difícil que roberto vive. somos um clube de 14 milhões e os jogadores têm que viver com isso.

    e, por último, as contrataçõs à última hora: naturalmente pode haver um ou outro toque final no plantel, mas este ano dá-me a ideia que vamos atrás dum grande prejuízo, colmatando saídas que já sabíamos que iam acontecer. o que se passou (e passa) nestes últimos dias é mais do que um pequeno ajustar, é um sprint final por termos notado que estamos mais fracos que o ano passado. podiamos ter feito melhor.

    ResponderEliminar
  3. Caro JMC bem vindo.

    Em relação ao Roberto não concordo qd dizes que não lhe têm sido dadas oportunidades...ele tem sido sempre titular, sempre. E sou daqueles q defende que ele não esteve assim tão mal na pré época como querem fazer crer mas é verdade q nos jogos a doer mostrou muita intranquilidade q contagia a restante equipa e isso é muito perigoso. Há q reconhecer q algo está mal e tirá-lo do centro dos ataques.

    Não concordo tb qd dão o Estádio e o Centro de Estágios como grandes obras de Vieira. Fosse quem fosse o presidente do SLB essas infra-estruturas seriam criadas. Não é por aí. Concordo com a questão do Marketing. A democracia permite a crítica. E tal como os nossos governantes Vieira tb tem que prestar declarações aos benfiquistas, explicar os caminhos e as justificações.

    Evidentemente q nada está perdido, ainda faltam muito jogos e uma vitória no sábado irá acalmar as hostes. Mas os corruptos estarem a 6 pontos e cheios de moral é muito perigoso pq eu sei perfeitamente como são as manobras do polvo..

    ResponderEliminar
  4. O assunto Roberto tem muito que se lhe diga...

    Acredito que este nao 'eum teste ao seu valor como jogador (porque esse,acho que o tem),

    'E mais um teste 'a sua personalidade,porque jogar num clube da dimensao do benfica 'e tambem ter capacidade de resistir 'a pressao e superar condicoes adversas.

    O problema do Roberto, para alem dos 8.5milhoes, 'e que para nos continua a ser um jogador desconhecido. Se o buffon chegasse por 8.5 milhoes e desse dois frangos, os benfiquistas continuariam a dormir descansados.

    No mais, se consultarem o jornal Marca e o As de Espanha e procurarem noticias do Benfica e do Roberto, reparam nas centenas de comentarios de espanhois, completamente surpresos com o desastre que a sua passagem pelo Benfica se esta a tornar.

    Nao li um unico comentario do genero: "Ahahah, enganamo-vos bem, enfiamos um barrete ao SLB de 8.5 milhoes, lalalala".

    O que se le 'e comentarios de centenas de adeptos do futebol completamente convictos do seu valor.

    ResponderEliminar
  5. pedro, pegando na parte em que falas no presidente prestar declaraçoes (informaçoes) sobre as estrategias e contrataçoes, estou totalmente de acordo.

    e mais k isso, precisamos de um departamento de comunicação a tempo inteiro, nao só para desmentir almoços e expeculaçoes de jogadores, mas para desmentir por exemplo o k pinto da costa disse sobre os "caceteiros", os invariaveis canticos k enchem os pulmoes dos clubes ligados aos corruptos, e mais, informarem os adeptos e socios sobre assuntos fracturantes, como por exemplo a contratação do roberto...pk os 8,5M? foi o treinador k insistiu na aposta nele? ha algum pacto entre o benfica e o atl. madrid? entre outros. axo k ao fazerem isso acalmariam mt os adeptos, e estes sentiriam mais confiança num clube k os envolve na sua vida diaria. se kerem confiança, entao confiem nos socios, k nos nao sejmos apenas uma cota ao fim do mes.

    kuanto aos corruptos e os 6 pontos de avanço, é claro k agr estao super-motivados, mas so o estao por culpa nossa, nao nos precavemos a tempo, agr temos de remediar, tem sido assim kuase sempre a maneira de fazer as coisas no benfica, e isso tira-nos mts hipoteses de ser superiores, isto pk alem de jogarmos contra 16 clubes, temos de jogar contra um sistema com federações, arbitros, media, politicos, ate a propria liga de clubes. é mt gente contra kem lutar, sem ter uma equipa a altura, e kuando falo em equipa, nao sao so os jogadores e equipa tecnica, mas dirigentes e adeptos.

    temos de saber ripostar os argumentos dos adversarios, sem com isso sujarmos a nossa alma de benfiquistas.

    é um tema k ja foi e voltara a ser falado aki no GB.

    ResponderEliminar
  6. Bom texto! tranquilidade acima de tudo!... mas lembro-me desse ano do campeonato de Toni que perdemos "apenas" o Rui Costa e o Schwarz e este ano foram "apenas" o Di Maria e o Ramires... lembra-se do ano seguinte não?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking