O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


18 de julho de 2010

Não será o que todos pensamos?

 ●  11 comentários  ● 
Desculpem estar a "tapar" os tópicos No início de Agosto... e Torneio Guimarães: Esperança e Alerta pois até a mim já me cansa voltar ao "tema Roberto", mas dei uma volta pela Gloriosasfera e deparei-me com uma invariável orientação a este tema a cada jogo do SLBenfica. Roberto, seja pelo valor, seja pelas exibições, acaba sempre por ser tema de conversa e isso não é bom.

De todos esses textos, gostava de vos trazer algo que li no Blog EternoBenfica e que, apesar de extenso, acho que é um bocadinho a opinião e esperança de todos nós... que cada vez mais próxima se vai tornando em desilusão, não que ontem tenha tido culpa, mas apenas porque não teve mérito:

«Isso é um valor importante. Não posso dizer muito mais. Se o Benfica aceitou pagar esses números é porque tem uma grande confiança no atleta.»
Abel Resino 7/2010

Na realidade, quem fala, é tão somente o guarda-redes recordista na Liga Espanhola dos minutos sem sofrer golos. Para cima de 1200 minutos.
Porterazo dos grandes, questiona os valores dados por um atleta que não vale mesmo -neste momento!- os mais de 8 milhões que o Benfica investiu nele.
Reconhece o Abel Resino que o rapaz é trabalhador, com algumas lacunas e imaturidade para defender uma «baliza grande».
O problema, é que esta é, uma opinião avalizada por alguém que sabe o que é ser um guarda-redes a sério, e que, conviveu com o Roberto, tendo-o preterido. Logo, para lá de isenta, não é «comprada» para denegrir de forma "Abutriana" a visão dos Dirigentes do Benfica e sua capacidade negocial. A farpa «a crise não chegou a Portugal?» é de envergonhar quem comandou o negócio.

Não foi os frangos sofridos no jogo contra o Sion que me deixaram pensativo. Sou Benfiquista e, como outros, sonho há muito tempo em ter um grande guarda-redes.

Experiente, frio e reactivo.

Este tremeu depois do 1º golo. Mais do que é normal, e no 2º golo sofrido, num jogo sem importância, congelou. E isso, criou-lhe um sério problema para o futuro, pensei eu, acto imediato.

Na minha rua, no meu tempo de infância, as coisas resolviam-se com rapidez. Aqueles 2 frangos, eram motivo para passar num corredor "humano" para levar uns carolos, calduços e uns biqueiros. Coisa normal, praxe só dada aos frangueiros com mérito, mas a coisa não acabava ali. O enxovalho durava, durava ... ainda hoje se recorda passados 30 anos!

Adiante.

Veio o Jogo contra o Aris, 2º teste, a bancada Benfiquista mais angustiada que o próprio Roberto, ganhou-se, tirando a mudança do equipamento, nada de diferente se vislumbrou no rapaz, pouco fez e sofreu um golo em claro offside do grego. A nossa vitória por 4-1 fazia antever o regresso às goleadas ... desde que as bolas não passassem a defesa, e o Roberto, não fosse o último a ser batido, porque eu desconfiava que seria, cada tiro, cada melro.

Chegado a território Nacional, vi pela tv um treino no Seixal. Mas o que vi, foi um outro rapaz, um rapaz que tem tudo para vir a ser um dos melhores guarda-redes Europeus. Jan Oblak com 17 tenros anos, ágil, corajoso e com qualidades ímpares ... a frieza, olhos abertos a sair às bolas, reflexos felinos. Qualidades daquelas que Deus, por exemplo, deu ao Casillas, talvez em maior quantidade que ao Oblak mas, é evidente o predestinado que ali está.

Mas o tema é o Asturiano.

1º Torneio da época, Guimarães, jogo de estreia em território Nacional do Roberto, tudo fazia antever que seria um jogo para nos acalmar.

O tal guarda-redes excepcional, aquele que consegue com defesas impossíveis, resgatar pontos, emendar erros dos defesas, iria comprovar depois das palavras reconfortantes de Rui Costa e Jesus (visionários estudiosos que, suaram mas que encontraram no Reino de Aragão, o «sonho maior» de todos os Benfiquistas), que ele ali estava lá, elástico, nervos d'aço, instintos apurados ... enfim, um guarda-redes talhado para grandes equipas como o nosso Benfica.

Foi uma desilusão. Jogo simpático, jogo em que se viu um claro desenvolvimento de Kardec e Airton em 6 meses, mas que começou mal, Faria ficou-se num cruzamento, e o avançado holandês de cabeça, fez o Roberto voar com estilo mas, eficácia zero. Não foi desta que ele safou e fez a diferença.
2ª parte, note-se que ele pouco ou nada teve de trabalho na 1ª, e eis que, em mais uma jogada de ataque do Groningen, remate de fora da área, tenso e rasteiro ao canto ... seria desta? não, também não foi!

E já eu me sentia incómodo, quando o nosso Nuno resolve mostrar que ainda sabe. Faz de cabeça o 3-2 já mesmo a morder os 90m no crono, mas o jogo ainda não tinha acabado.

No banco, "Ruía" Costa as unhas até ao sabugo, Jesus olhava desconsolado. Jogada seguinte, lado direito, falha da defesa do Benfica ... é desta que o Roberto mostra a excelência e não confirma a vulgaridade!

... negativo, lá levantou o rapaz o seu 1,92m de puro desânimo e foi buscá-la ao fundo das redes, pela 3ª vez.

O semblante do rapaz não enganava, conheço aquele olhar de já o ter visto no espelho e em tantos outros rostos que conheci. Até ao fim do jogo foi penoso olhar para a sua expressão. Terminou o jogo, e ver o David Luiz, dar-lhe força, dizer-lhe que tinha de ter cabeça fria, que não se podia deixar abater, foi o que me deixou preocupado. Dessa mensagem, dessa mensagem dada por alguém que com 19 anitos falhou em Paris no jogo de estreia e soube reagir, deveria ir para a marca de penáltis, um homem capaz de se rasgar todo e mostrar que entre os postes( dizia o Resino que entre os postes ele era bom!) não ia deixar os seu créditos caírem por terra. Caíram mesmo, nada fez, nem escolher bem o lado para onde ia a bola, escolheu.

Acabou o jogo, e se vocês repararam como eu reparei, Luís Matos, treinador dos guarda-redes, foi dar-lhe uma palmadinha reconfortante, a um calmeirão que saiu a olhar para o chão.

Não é a pena que nos vai fazer encolher os ombros e esperar o milagre! desculpem a frieza. Não teve culpa nos golos, mas não mostrou ser capaz de criar em nós a imagem do Porterazo.

Isto não vai ser fácil, amanhã Jesus (que diz que não se engana), voltará a insistir nele. Se o fizer ou não fizer, as dúvidas vão estar sempre lá.

Ao Roberto, desejo que reaja pela positiva, que tenha capacidade para demonstrar que é muito, mas muito mais, do que aquilo que mostrou até agora, sinceramente digo isto, porque não sou pessoa para cortar as asas ou desejar mal a alguém no começo duma carreira.

Não vai ser este o guarda-redes que se procurava, nem imaginam como gostava de estar errado.

Agora a parte séria. É que o problema passa a ser da SAD do Benfica, do Sr. Luís F. Vieira, do Sr. Jorge Jesus e do eloquente Sr. Rui Costa que afirmou ter o Roberto, e passo a citar, o "perfil e as características do guarda-redes que procurava o Benfica. Tinha sido observado várias vezes, por isso não há hipótese de errar!». Se foi observado tipo Schafer ou Patri poderemos ter aqui um caso 8.5 vezes mais complicado.

Não tendo sido acertada a escolha, logicamente ninguém acredita naquela notícia do clube inglês que oferecia já 12M€ podendo chegar aos 15, e que o Presidente Inglês estava no Allgarve a comer uma cataplana de marisco, aguardar a pressão por ele exercida, capaz de fazer o «coreáceo negociador do Bigode Soviético», ceder e vendê-lo!

Façamos assim, não sou olheiro, nem o olheiro era vesgo, mas se é verdade, vendam, nem falem do Roberto ao Fundo de Jogadores, não vão eles achar ... qualquer coisa de interessante nele!

E depois comprem um, mas com seriedade empresarial, se for possível Sr. Luís Filipe Vieira.

P.S. E deixe de parte esses seus novos tiques de Florentino, versão Castilha, por favor. As versões pack Alverca, não resultaram, assim como não resultará provavelmente, o pack Castilha com direito a recompra.

11 comentários blogger

  1. axo que a proposta de 12M ja expirou a mt tempo.

    ResponderEliminar
  2. vou agora po estadio ver os 15-0 que n foram ontem e a 1 defesa do roberto, so espero que o balboa se tenha constipado durante a noite

    ResponderEliminar
  3. Na pretérita pré-época, não tinha eu pc e por isso e por não ter grandes expectativas, não acompanhei a preparação tão ao minuto como nesta.
    Por falta dessa bitola de comparação, tenho tido o máximo cuidado em opinar sobre o que se vai passando, seja nas contratações seja nas incidências da preparação.
    Por isso, na dúvida, defendo a actuação dos Dirigentes do Glorioso, dado que, pelo facto de terem conquistado o que conquistaram na época passada, tem direito a crédito e muito apoio.
    Inclusivamente já critiquei o GB de forma a que ele não publicou o comentário.
    (Note-se que não fui mal educado ou ofendi alguém!)
    O problema que eu tenho é estar a assistir a uma batalha com três frentes onde se degladiam os que apoiam TODAS as contratações do Glorioso, os que são contra TUDO o que o Glorioso compra e os que vão aqui e ali contestando algumas contratações.
    Porque fui percebendo que o JJ sendo um superior treinador também é humano e também tem propensão a errar, e também por ser humano tem as suas "pancas", tem havido contratações que tem falhado.
    Lembro-me assim rápidamente de Shaffer e Urreta (que duvido tenham falhado assim tanto) de Júlio César e César Peixoto(que trabalharam com Jesus ?!?!) Meneses etc.
    Como nas guerras, arranjou-se agora uma batalha à parte relativamente ao Roberto em que uma das facções (a que não acredita no rapaz) está a ganhar aos pontos.
    Mas o engraçado, correndo a blogosfera, é que os defensores do Roberto são de longe muito mais e mais aguerridos que os contrários, que se contam pelos dedos.
    E que muitas vezes ainda os "portões da guerra" estão fechados já os pro estão a disparar forte e feio.
    Logo na altura da contratação, estranhei terem pago tanto pelo GR sendo ele pelo menos um atleta com pouca tarimba.
    Também pelo facto de ter brilhado no Setúbal da liga espanhola tal como o Moretto, o que para mim não servia de curriculo porque são equipas em que o GR funciona de maneira totalmente antagónica aos das grande equipas.
    O próprio facto de se ter apresentado como defesa do jovem o ter sido 1º GR do Atlético de Madrid não me descansou porque durante toda a época eles andaram a lutar para não descer também, como tal, a jogar pressionados na defesa.
    Essa dúvida, aliada ao preço fez-me discordar e a seguir calar-me para não destabilizar.
    Mas tenho reparado que provávelmente estarão a cometer um ou mais erros ao porem o rapaz a fazer a totalidade dos jogos como no caso do Groningen.
    Porque não pôs o JJ outro GR na segunda-parte?
    Se na 1ª não houve nada de especial a apontar, caberia a outro fazer a 2ª e defender os penalties.
    Defendia o Roberto e rodava outro, porque, não sei não!!
    Em relação ao resto, venham os mundialistas e vamos ver se as vitórias da última época e o assédio de outros clubes não lhes roubou alguma "virgindade" (modéstia) necessária para enfrentar os desafios que aí vem.

    Anónimo impublicável !

    ResponderEliminar
  4. GBàpresidência18 julho, 2010 19:30

    A resposta à pergunta do post é: óbviamente que não.

    Claro que o caríssimo GB pensa assim, mas é porque é flagrante que quem escreveu isto é apenas mais um adepto do "bota-abaixo", mais um critico de LFV (e de JJesus e Rui Costa, mas com mais subtileza), mais um que não respeita a decisão dos sócios que o elegeram como presidente e que "ataca" o homem não percebendo (ou não querendo perceber) que estão a "atacar" os Benfiquistas, em especial os que nele votaram.

    Dizer que só porque o jogador custou o que custou já tem que fazer defesas impossíveis é no minimo patético.
    Um guarda-redes que faz a diferença vale pontos no final duma época, mas pelo menos deixem-no lá chegar. E de preferência em sossego! Depois faz-se as contas.

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto com td k li......ontem durante o jogo dizia um amigo.."o rapaz nao teve hipoteses em nenhum dos golos.....tem e azar k az bolas k vao a baliza vao sempre bem colocadas.."

    E digo-vos o k disse a esse amigo.....por 8,5milhoes de euros.....nem direito tem de ter azar.....pagamos o pacote completo....ate a sorte tinha de vir.


    Para o GB ou alguem mais bem informado.....o Gr do CSKA Akinfiev.....sera k custava mais de 8,5 m de euros?????

    PS:AKECE MOREIRA K FINALMENTE XEGOU A TUA VEZ......EMBORA PESSOALMENTE AXE K NAO TENS KUALIDADE SUFICIENTE PARA SERES O GR DO GLORIOSO!!!

    ResponderEliminar
  6. ridiculo critiaro roberto por sofrer os golos de ontem, onde nao teve hipoteses.

    criticam o tipo por nao defender o im'ossivel? dpois admirem-se que ele falha.

    jesus escolheu-o. isso devia ser o sufici4nte pra os papagaaios nnao andarem a procura de protagonismo.

    ResponderEliminar
  7. a mim, enoja-me a atitude mesquinha do que querem ver o roberto na fogueira, e contribu8em para isso e para que acontecam coisas mas ao benfica.

    querem aquela gloria imbecil de poderem dizer "eu bem dizia". sao os chamados benfiquistas a fingir, que so sao benfica nas vitorias e nas facilidades,

    neste momento e preciso apoiar o roberto. nao foi a toa que ele foi considerado o motivo pelo qual o saragoça nao desceu, o que dizem em esanha e simplesmente que ele os salvou da descida.

    agora querem queima-lo, e obviamente, sendo ele novito, tendo chegado a um clube com dimensao muito superior ao que estava habituado, e sendo crucificado e colocado todo o seu valor em causa por um erro, claro que os erros se vao suceder.

    jesus escolheu roberto e so por isso devia merecer credito. mas nao, eu vejo e aquela idiotice habitual do adepto.

    sim, foi muito caro. mas se nao o queimarem pode vir a tornar-se barato como javi garcia. mas os inquisidores preferem velo falhar mesmo que isso signifique uma derrota do benfica. porra, que e sempre a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  8. JJ escolheu logo calem-se? LOL! Imbecilidade do dia.

    ResponderEliminar
  9. Ontem o Roberto confirmou os sinais que vinha dando ao longo da pré-época: não passa de um erro de casting, e dos caros, porra! É para vender e é já!
    Será que era assim tão difícil para quem tinha €8,5M para gastar escolher um bom guarda redes??
    Este GR é para mim a pior contratação de sempre do Benfica. Pelo valor gasto e pela posição em questão.

    ResponderEliminar
  10. volta quim com este nao vamo longe

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB.

ranking