O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 26 de junho de 2010

Fábio e Rodriguez (o James). Possível?

. 6 comentários
Há dois jogadores que me estão a inquietar por motivos diferentes: Fábio Coentrão e James Rodriguez. São ambos excelentes jogadores, embora em momentos de maturidade diferentes e podem (ou não) ambos vir a jogar no Benfica na póxima época.

O jornal AS (de Espanha) diz que o Benfica e o Bayern já chegaram a acordo por Fábio Coentrão. Já o também espanhol Jornal Sport, diz que o Benfica é o destino mais provável de James Rodriguez. Já diz o povo "de Espanha nem bom vento, nem bom casamento...".

Quero dizer-vos que duvido (ou quero duvidar) bastante das duas notícias, por várias razões. No que diz respeito ao Fábio, num ano em que DiMaria, Cardozo, David Luiz e Ramires podem abandonar a Luz (e é preciso não esquecer a "birra" do Luisão), a venda prematura do Fábio Coentrão seria um tremendo erro e, possivelmente, algo que a SAD até se poderia (no quadro das demais vendas) evitar.

Por outro lado, quando é visto por muitos como o melhor lateral esquerdo a jogar no Mundial da Africa do Sul, vender Fábio Coentrão por valores na ordem dos 20M€ seria limitar absolutamente o potencial de retorno do jogador que, nas mãos de Jorge Jesus, evoluirá ainda mais e estará ainda em melhor plano no final do próximo ano.

A única variável que poderia justificar esta venda seria a permanência de Cardozo ou David Luiz, "obrigando" a SAD a uma receita choruda com outro elemento da equipa. Mas como acho que, mesmo apesar do fraco Mundial que fez Cardozo, ainda tem mercado e fará menos falta que Coentrão... penso que não se coloca o caso. Já Ramires não entrará talvez nesta "contabilidade", dado que o acordo com Kia e Bertolluci para os 50% terá "comprado" a permanência mais um ano, possivelmente.

No que diz respeito ao puto James Rodriguez, estou a ver muita conversa, muita tinta a correr, muito tempo a demorar o fecho do negócio - onde é que eu já vi este filme!!!!! O jogador, bem aconselhado, recusou o mercado russo, pelo que ficam Espanhol e Benfica na luta. E o interesse do SLBenfica é real que o GB sabe.

Posto isto, e dado que o jogador tem muitíssimo potencial e até já algo demonstrado, é fundamental não deixar arrastar o tema mais tempo e fechar já o negócio daquele que poderá ser efectivamente um excelente substituto de DiMaria, pois quer-me parecer que o Banfield está a ver se consegue que a publicidade em torno do processo chame a atenção de clubes dispostos a pagar mais.

Posto isto, amigos... veremos se teremos a possibilidade de ver estes jogadores de vermelho e branco na próxima temporada, sendo que é algo que se avizinha uma missão complicada se:

1. Não houver a preocupação de aconselhar Fábio Coentrão a ficar mais um ano, a troco de uma SIGNIFICATIVA melhoria contratual e, consequentemente, incremento da clausula para 45 a 50M€.

2. Não houver uma acção ao mais alto nível junto dos dirigentes do Banfield para garantir a conclusão do negócio, na hora, a troco de algumas cedência de parte a parte, mas que impeça a entrada de novos clubes - recordo que os argentinos são peritos, inclusivamente, a falsear interessados para aumentar os valores.

Neste momento e com as informações que me chegam, penso que é possível que este ano aconteça efectivamente uma debandada de jogadores do SLBenfica a troco da entrada de muitos milhões, com DiMaria, David Luiz e Cardozo entre os que tenho poucas dúvidas que saiam e Ramires, Luisão e Coentrão a deixar-me algumas dúvidas, ou melhor dizendo esperanças, que permaneçam.

Como dizia José Veiga," o mercado corre a nosso favor"... ou não! Pelo que só peço a quem deixe sair eventualmente estes (parte ou todos) os jogadores que tenha o cuidado de ANTES garantir que tem condições para garantir um substituto à altura.

PS- Esta ala esquerda do SLBenfica ainda vai dar muito que falar até ao fecho do mercado, com os nomes de Coentrão, Marcos Alonso, Simão, James Rodriguez e Sebastian Leto a mexer....
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Boas as tuas análises, como sempre.
    Sobre o Puto Columbiano, já disse em vários blogues que este arrastamento, esta novela em 165 episódios é-nos prejudicial.
    Dizem ter entrado na corrida um 4º.clube Europeu e não tenho duvidas de que será o clube do honesto Espragueira e do Pidá, aquele que é presidido por um tal careca,velho e rico.

    Já li que o Puto maravilha diz que é um sonho jogar com o Aimar e Saviola, mas já ouvi isso no ano passado e foi o que foi.

    Por último caro GB, não dês mais tiros nos pés por amor da Santa. Era mesmo necessário falar no fim da tua soberba crónica no nome do José Veiga, que só trás divisões entre os teus leitores???
    Assim, vão continuar a pensar que és da linha Veiga, do Vencer...vencer e por aí fora, quando sei que o teu único pensamento é o Benfica, independentemente das carinhas larocas que os servem.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Viriato já me conheces a tempo suficiente para saberes que me estou nas tintas para quem acha que tenho algum tipo de alinhamento seja com quem for, além daquele que tenho com as quotas que pago anualmente e com o cativo que já paguei.

    Portanto, posso fazer as referencias que me apetecer, até que pq quem n quer entender... azar

    ResponderEliminar
  3. Geração...Eu só queria o esclarecimento da nossa direcção perante os 8.5 milhões gastados num G.R. que nem internacional é, quando tinhamos um G.R. português que se chama Eduardo que vinha para o Benfica por metade do dinheiro. Os espanhóis ainda agora não querem acreditar em tal negócio, pois eles gozam que fomos comidos. O Atl. Madrid pede 8.5 milhões e só quer dar 15 milhões por Luisão (internacional brasileiro). Estamos a brincar com quem?

    Este negócio cheira-me a esturro e exijo explicações por parte da direcção. Isto não se admite.

    Não duvido do valor do Roberto nem tenho nada contra o Roberto, agora 8,5 milhões?

    Ainda não estou em mim...

    ResponderEliminar
  4. O chefe do bando de contumil deu um apartamento à "nandinha" mais umas férias e tal.
    O nosso Presidente, ao que parece para não perder a "flausina" boa que lá tem anda a abrir um bocado demais os cordões à bolsa.
    Isto para além de pôr patins em rapazes que depois de os mandar comprar a "flausina" diz que já não gosta deles (Éder, Meneses, Shaffer, Urreta etc).
    Será já por conta do novo contrato dos direitos televisivos?
    Será para não deixar o bando de contumil meter os dentes no próximo campeonato e pô-los definitivamente no lugar deles, ao nível da lagartada, dos Conquistadores e dos pedreiros?
    Mas há um passivo a abater também!
    Uma explicaçãozita aqui ao ouvido era bem recebida!

    ResponderEliminar
  5. Caro GB: Será que é possivel que efectivamente o valor contemplado, será a soma dos salarios com o valor da transferência? isto é legal. è que se é legal, e com fartos beneficios fiscais não sei pq não é sempre utilizado... Este submundo da bola não me diz nada, é para mim impenetravel! Mas esta direcção devolveu-me o orgulho e prazer de ser Benfica... e isso é algo que não pode ser esquecido.Já não via i benfica jogar assim desde os tempos da 1ª passagem do sueco...
    Paulo Antunes
    socio nº218219

    ResponderEliminar
  6. Amigo GB: Não temes que a qualquer momento LFV faça asneira? não me deixa nada tranquilo, estou sempre à espera de uma trêta qualquer.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking